Pulverize rosas: características, variedades e regras de cuidado
A rosa é a mais popular e amada representante de plantas com flores, que pode ser vista não só em canteiros perto de casas particulares, mas também em canteiros de parques da cidade e várias áreas de recreação públicas. A alta popularidade desta planta forçou os criadores a trabalhar no desenvolvimento de novas variedades. Possuem ampla gama de cores, além de alta resistência a diversas doenças e condições climáticas desfavoráveis.
Um dos últimos avanços na criação foi o spray de rosas. A nova fábrica rapidamente ganhou uma posição de liderança no ranking de vendas deste grupo de produtos devido aos seus elevados parâmetros estéticos e medidas agrotécnicas pouco exigentes.
O que é isso?
Rose spray (spray rosa) é um desenvolvimento inovador que surgiu como resultado do trabalho conjunto de botânicos e criadores profissionais no século XX. O segundo nome para as flores é rosas do pátio. Flores pequenas são muito populares entre os floristas que as usam para criar arranjos de casamento e férias e buquês de noiva.
As características distintivas são o pequeno tamanho do arbusto, a altura máxima da planta não é superior a 80 cm, a formação de mais de 9 botões em um galho. Os pedúnculos podem ser grandes e médios, e pequenos, cujo diâmetro varia de 3 cm a 8 cm.
As principais vantagens desta planta:
- frutificação massiva por um longo período;
- despretensão;
- resistência a baixas temperaturas e condições climáticas adversas;
- falta de espinhos espinhosos;
- a última formação de pedúnculos no final do outono;
- a presença de um aroma delicado;
- a capacidade de crescer em vasos e vasos de flores.
As melhores variedades e suas características
Em viveiros especializados, você pode ver uma grande variedade de rosas pulverizadas, que diferem tanto na cor quanto na forma e no tamanho do botão.
A gama dos tons mais comuns:
- Vermelho;
- Laranja;
- Branco;
- creme;
- cor de rosa;
- cítrico;
- amarelo.
Existem outras tonalidades que vão surpreender até mesmo os jardineiros experientes.
Os representantes de rosas rosa e creme são os seguintes tipos:
- Lydia adorável;
- "Yana";
- "Memi Eden";
- "Barbodos";
- Águas profundas;
- Hiho Spray;
- "Evelyn";
- "Graça";
- Lankom;
- "Bonika";
- "Cetim";
- Lidelaike;
- Intuição de rosa;
- "Jessica";
- "Victoria";
- Gloreus.
Os seguintes tipos tornaram-se representantes brilhantes das variedades laranja e amarela de rosas em spray:
- "Mandarim";
- "Esfinge";
- Flash de fogo;
- "Kelly";
- "Samba";
- Samer;
- "Clementine";
- "Bater";
- Macorena;
- Sant City;
- "Spray de laranja";
- “Alegria”;
- Bebê laranja;
- "Jazabel";
- Ryzn Shine;
- "Rumba";
- "Tufão";
- "Zorenka";
- "Tibete".
As rosas vermelhas incluem os seguintes tipos:
- "Tomango";
- "Natalie";
- "Anão;
- Leili Flirt;
- Mikado;
- Baby Bakara;
- "Mirabel";
- "Black Jack";
- Cherie Folies;
- "Rubicon".
Menos populares são as variedades multicoloridas - "Papl", "Princess", "Kent", "Drop", "Abracadabra", "Orion", "Bordeaux", "Tiramisu".
Uma atenção especial deve ser dada à descrição dos representantes mais solicitados desta flor.
- Lydia adorável - planta holandesa cuja altura é inferior a 75 cm e o diâmetro do arbusto chega a 55 cm A gama de cores dos botões varia da framboesa ao rosa pálido. A principal característica é a presença de um núcleo escuro. O tamanho dos botões deixa cerca de 3,5 cm Vantagens - floração longa e maciça, alta resistência às baixas temperaturas e aos tipos de doenças mais comuns, aspecto espetacular.
- "Fire Flash" - uma variedade brilhante, cuja cor se assemelha ao fogo. Nos arbustos baixos crescem botões amarelos com manchas laranjas, cujo tamanho não ultrapassa 3,5 cm, esta variedade é uma das mais apreciadas entre os floristas e designers.
- "Yana" - um representante decorativo da família das rosas spray, cuja altura máxima do arbusto é de 55 cm Vantagens - compacidade, a presença de um aroma indescritível e delicado. Âmbito - decorar bordas e varandas.
- "Rumba" - uma flor colorida que tem um tom amarelo profundo com reflexos rosa e carmesim. O número de flores em um ramo é de 15 peças. A cor de cada botão é única e irrepetível.
- "Hiha Spray" - planta com flor abundante, o número de botões rosa brilhante, seu número pode chegar a 20 peças. A altura de um arbusto chega a 100 cm.
- "Tomango" – pequena planta com grandes flores de veludo. A principal característica é a preservação da cor, mesmo sob os raios ultravioleta escaldantes do sol;
- "Black Jack" - um arbusto espetacular, cujo número de botões pode chegar a 30 pedaços. As pétalas têm uma estrutura aberta e são indispensáveis para a confecção de buquês.
Regras de pouso
O spray de rosa é um tipo de planta ornamental despretensiosa que não requer atenção especial. Para obter belas flores, residentes de verão experientes recomendam usar os segredos do cuidado e da reprodução das plantas.
Seleção e armazenamento de mudas
A escolha correta das mudas é a chave para se obter uma planta forte e bonita. Plantas embaladas em sacos plásticos com uma mistura nutritiva de solo e com sistema radicular aberto estão sendo vendidas em massa. Os criadores recomendam dar preferência ao primeiro tipo de flores.
Sinais de uma planta saudável:
- sistema radicular forte;
- ausência de danos mecânicos;
- falta de galhos secos e sinais de doenças fúngicas;
- a presença de um agradável aroma de terra e solo solto no recipiente;
- a presença de brotos brancos vivos nas pontas das raízes.
Antes de plantar, é imprescindível podar o material de plantio, durante o qual são retirados os botões, ramos secos e caules danificados. O número máximo de olhos deve ser 5. Os pontos de corte devem ser tratados com verniz de jardim.
Colocar mudas em água com humato de sódio durante a noite é um pré-requisito antes do plantio.
Hora e local de desembarque
A escolha de um local de plantio para uma planta favorita depende de sua variedade. Para algumas espécies, os locais mais favoráveis para o crescimento e desenvolvimento são as espreguiçadeiras e, para outras, locais com sombra parcial, onde os botões sempre terão tonalidades suculentas e ricas.
O processo de plantio consiste em várias etapas principais:
- formação de um poço de pouso com um diâmetro de 50x50;
- colocação de uma camada de drenagem, para a qual é necessário escolher areia de rio e cascalho fino;
- a formação de uma camada de nutrientes, que consiste em folhas caídas, húmus, esterco e fertilizantes orgânicos;
- colocar uma bucha em um orifício preparado;
- preenchendo a planta com terra enquanto compacta o solo ao redor do caule;
- rega abundante do mato com água limpa à temperatura ambiente na quantidade de 10 litros por cova de plantio.
Se o plantio é planejado para o outono, a partir do verão é necessário preparar ativamente o terreno no canteiro de flores.
Recomendações básicas para a preparação preliminar do local de pouso:
- limpeza de ervas daninhas e seu sistema radicular;
- cavar o local com reviravolta do coma do solo;
- cavar a trincheira necessária;
- misturar a camada fértil superior com fertilizantes minerais e colocar a mistura no fundo do poço;
- mantendo a cova de plantio por vários meses.
Se o plantio estiver planejado para a primavera, os jardineiros recomendam simplesmente cavar o local e adicionar fertilizante ao solo. Com a chegada da primavera, o solo estará enriquecido com minerais e para o plantio bastará cavar um buraco do tamanho necessário.
Antes de formar um canteiro de flores, deve-se levar em consideração o tipo de planta que cresceu em frente às rosas. O marmelo, a cereja e o espinheiro terão um impacto negativo no roseiral. Para criar condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento das flores, é necessário substituir a camada superficial do solo.
Para normalizar o equilíbrio ácido, as cinzas devem ser adicionadas ao solo ácido e húmus, composto e agulhas devem ser adicionados ao solo alcalino.
Como reproduzir?
Para obter novas plantas, os criadores distinguem vários métodos de reprodução:
- seminal - cultivo de mudas a partir de sementes colhidas;
- enraizamento de galhos - cavar o ramo inferior do arbusto-mãe para formar o sistema radicular de uma nova planta;
- sugadores de raiz - separação de plantas jovens com raízes desenvolvidas do arbusto principal;
- enxerto - cortar pedaços do caule e colocá-los em estimulador de crescimento, bem como plantar brotos em estufas e viveiros;
- divisão - divisão de todo o arbusto em partes independentes separadas.
Como cuidar?
Cuidar de uma planta ornamental não causará dificuldades, mesmo para jardineiros novatos. Este processo consiste nos seguintes procedimentos:
- afrouxando a camada fértil superior;
- remoção oportuna de ervas daninhas;
- implementação de rega e alimentação regulares;
- realizando a poda correta.
Top curativo
Uma planta ornamental precisa de alimentação constante durante todo o período de cultivo. O tipo de fertilizante mais importante no verão é o nitrogênio e, no início do outono, jardineiros experientes recomendam a aplicação de fertilizantes de potássio e fósforo.
Rega
A rega regular é a principal condição para uma floração abundante. A quantidade de água depende das condições de temperatura do ambiente e deve ser aumentada durante os períodos de seca. Uma camada espessa de cobertura morta retardará significativamente a secagem do solo e reduzirá o consumo de água para irrigação.
Para evitar queimaduras nas plantas, os especialistas recomendam regar apenas após o pôr do sol.
Controle de doenças e pragas
Os botânicos consideram pulgões, cigarras, ácaros-aranha e vermes da folha as pragas mais perigosas das rosas. Para combater esses insetos, é aconselhável o uso de uma solução de sabão com pó de mostarda e pimenta vermelha, além de produtos químicos especiais.
O oídio e a mancha preta ocupam as primeiras posições entre as doenças mais perigosas das rosas. Para prevenir o aparecimento destas doenças, proceda ao processamento regular dos canteiros de flores com preparações líquidas e à base de potássio bordalesa. Aos primeiros sinais de aparecimento de áreas afetadas, deve-se tratar as plantas com uma solução de refrigerante.
A poda preventiva pode ajudar a prevenir pragas e doenças. Os brotos cortados devem ser retirados do local e queimados.
Poda
A rosa spray é uma planta ornamental para a qual a poda regular e oportuna é de grande importância. Esta manipulação promove o aparecimento de rebentos novos e novos botões, sendo também uma medida preventiva no combate a várias doenças perigosas.
Os especialistas recomendam podar várias vezes enquanto remove a folhagem velha e os galhos secos.
É necessário remover não só ramos, mas também inflorescências secas desnecessárias.
Um pequeno corte de planta gastará a quantidade mínima de energia e nutrientes para o crescimento da massa verde e dará o máximo de energia para a formação de um grande número de botões brilhantes.
Regras básicas para poda correta:
- o uso de ferramentas que são tratadas com desinfetantes;
- você precisa começar a podar dos galhos mais baixos;
- processamento de locais cortados com grama de jardim;
- ângulo de corte - 45 graus.
A tecnologia de poda e modelagem do arbusto depende da variedade e das características da planta selecionada.
Como se preparar para o inverno?
A preparação adequada para o período de inverno é um fator importante que afetará a condição da planta na primavera.
Estágios de preparação:
- remoção de ramos secos, flores;
- a formação de um coma terrestre;
- criação de um aterro de areia;
- cobrindo o local com grama seca ou galhos.
Muitos jardineiros estão usando um novo método para esconder a planta. Este método prevê a fabricação de uma estrutura de ferro 40 cm de altura acima do jardim de flores. Isopor ou outro tipo de isolamento é preso à estrutura. Toda a estrutura deve ser coberta com um filme plástico denso, cujas bordas são fixadas com terra e pedras. Você pode ventilar a estrutura antes do início de geadas severas.
Um jardim de flores é parte integrante de todo terreno pessoal, que consiste em várias plantas. As plantas com flores não só decoram esteticamente o território, como também conferem um aroma delicado e bom humor.
Análise e características do spray de rosa e outros bloom, veja abaixo.
Obrigado! Você tem a maior lista de variedades de rosas para spray que encontrei na Internet aqui.
Muito obrigado pelo artigo profissional e detalhado! Gostaria de saber quais são as temperaturas mais baixas que essas rosas podem suportar sem abrigo.
Tatyana, as rosas pulverizadas sem abrigo podem suportar uma queda de temperatura de curto prazo de -15 ° C, e a variedade mais resistente à geada é canadense, elas podem suportar uma queda de temperatura de -40 ° C, a tal temperatura que eles fazem não precisa de abrigo para o inverno.
Boa tarde. Diga-me que recebi um pacote com rosas. É possível plantá-los em terreno aberto agora? Não está frio para eles?
Raisa é obviamente fria, mesmo para as regiões do sul. A rosa é termofílica. Para regiões, as mudas devem ser plantadas em terreno aberto apenas quando ocorre um calor constante a uma temperatura média diária do ar de + 15 ... + 16 ° C, quando o solo seca e aquece até + 10 ... + 12 ° С.
O comentário foi enviado com sucesso.