Rosas padrão: descrição, tipos e sutilezas de plantio

Rosas padrão: descrição, tipos e sutilezas de plantio
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. As melhores variedades
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Enxerto
  8. As sutilezas da preparação para o inverno
  9. Exemplos em paisagismo

Árvores rosa exuberantes há muito são um adorno das cidades do sul da Rússia e dos países europeus. Eles se tornaram populares na faixa do meio, freqüentemente encontrados no projeto paisagístico de chalés.

Peculiaridades

Na verdade, as rosas padrão não são árvores - são obtidas enxertando diferentes variedades no rebento da raiz - o caule (tronco). Variando sua altura, você pode obter árvores com alturas diferentes.

Visualizações

  • Anão. Essas árvores têm de 0,3 a 0,5 m de altura.
  • Opções de meio carimbo. Sua altura pode chegar a 0,8 m.
  • Troncos comuns. Essas opções têm uma altura de até 1,3 m.
  • Rosas de alto padrão. São árvores "choronas" de até 3 metros. Estas são as maiores rosas padrão.

Deve-se notar que as rosas enxertadas mantêm suas propriedades. Por exemplo, as variedades em cascata na versão padrão são árvores “choronas”.

As plantas em um tronco ficam ótimas em qualquer projeto paisagístico, por exemplo, em plantações em grupo, em gramados ou em composições em cascata de várias camadas.

Jardineiros experientes dizem que essas árvores podem ser obtidas em qualquer cultura.

De acordo com as recomendações para o caldo, é melhor escolher a roseira brava, por ser a mais resistente. O espécime deve ter um sistema radicular forte e brotos flexíveis.

Ao comprar um caule pronto, é imprescindível estudar sua descrição, que contém um algoritmo detalhado de cuidado e descreve quais plantas foram enxertadas.

Deve-se lembrar que a decoratividade é altamente dependente da qualidade da muda original., portanto, deve ser inspecionado cuidadosamente. É melhor comprar um refúgio em lojas especiais, onde pode consultar um bom especialista - desta forma, pode ter a certeza de que está a adquirir produtos de qualidade.

Você precisa perguntar sobre a idade da muda. É melhor que ele tenha 2 anos, pois durante este período se formam raízes e tronco fortes. Se brotos secos ou rachaduras forem vistos no sistema radicular, então é melhor não tomar tal estoque - o caule deve ser uniforme e liso.

O diâmetro do tronco é determinado com base no tipo de árvore. Por exemplo, para os tipos "chorões", a melhor opção seria um diâmetro de até 2 cm, o resto - até 1 cm. A coroa deve ter pelo menos duas vacinas - neste caso, ficará exuberante.

O substrato deve ser fresco e úmido. Se houver musgo, ervas daninhas ou se estiver completamente seco, significa que o broto foi mal conservado - é melhor não comprar esses produtos. É importante que o sistema raiz seja fechado.

Vale a pena decidir com antecedência sobre a variedade enxertada e familiarizar-se com os requisitos para o seu cuidado, bem como com as características climáticas.

As melhores variedades

Os criadores distinguem três tipos principais de porta-enxertos para a formação de um caule, alguns dos quais têm subespécies.

  • Os caninos - o tipo mais comum. No entanto, possui características conflitantes.
    1. Rosa canina - porta-enxerto de longa duração. Porém, ao escolher esta opção, deve-se levar em consideração seu crescimento lento, embora haja problemas de reprodução. A espécie não é caracterizada por um alto grau de resistência à geada, mas variedades híbridas de chá enxertadas nela toleram muito bem o frio.
    2. Registro de Heinsohn. Esta opção é usada principalmente pelos alemães para enxertar rosas amarelas.
    3. Canina de Pfander - a espécie é altamente resistente à geada. Ele se encaixa perfeitamente com qualquer variedade de rosas, com exceção de espécies de chá híbrido amarelo.
  • The Synstylae. Esta opção é bastante despretensiosa. Resistente a pragas e doenças. Adapta-se facilmente a solo franco-arenoso. Os criadores usam este tipo de porta-enxertos para criar variedades vigorosas.
    1. As indicae - é mais utilizado em regiões de clima ameno. Adequado para todos os tipos de rosas.

    Os profissionais aconselham algumas variedades para enxertia no fuste.

    Eles serão discutidos a seguir.

    • "Super Excels". Espécie trepadeira com tronco de 1 a 2,5 m de altura. O período de floração é no verão e setembro. Possui flores pequenas com aroma suave. A variedade é resistente a muitas pragas e doenças, exceto o oídio. A árvore é resistente à geada e à seca. Perfeito para reprodução na faixa do meio.
    • Swany. Esta variedade é considerada a mais produtiva entre os tipos de cobertura vegetal. Seu progenitor é uma rosa selvagem do Leste Asiático. A própria planta está rastejando, então o caule ficará "chorando". Esta variante apresenta flores brancas de tamanho médio (até 6 cm de diâmetro) com estrutura dupla e aroma delicado. As inflorescências em forma de guarda-chuva consistem em 15-20 botões. A rosa é caracterizada por uma decoração versátil, resistência à geada, floração intensa. Recentemente, os criadores criaram várias subespécies desta variedade com uma tonalidade rosa e vermelha.
    • Variedade Crocus Rose criado pelo renomado criador David Austin. As rosas foram especialmente criadas de modo a serem não apenas viçosas e perfumadas, mas também resistentes à geada e às doenças. Curiosamente, dependendo do período de floração, os botões mudam de cor. A variedade pertence à classe Arbusto (meia folha). A propósito, as flores desta rosa são pequenas - apenas 8 cm, mas muito terry e exuberantes, por isso a coroa ficará quase toda coberta com elas, criando um efeito decorativo inigualável.
    • "Charlotte" (Charlotte). A rosa é considerada uma das mais belas variedades amarelas. As flores não são brilhantemente saturadas, mas sim tons amarelados suaves e cremosos. As inflorescências são pequenas - 3-5 peças. A variedade é compacta, ramificada, na versão padrão forma uma densa coroa vertical. Floresce durante todo o verão. Entre as vantagens destacam-se a despretensão, um grau médio de resistência ao oídio e excelente resistência a outros tipos de pragas.
    • Todo outono, uma exposição de flores é realizada no castelo francês de Versigny, que reúne muitos jardineiros. Foi em homenagem a este evento que o incrível rosa salmão variedade "Versaini"... As flores duplas densas exalam um agradável aroma de laranja-pêssego com notas de anis e baunilha. Você pode admirá-los durante toda a temporada. Excelente como um rebento para uma rosa padrão - a coroa é exuberante, brilhante e espessa. Os galhos estão eretos.
    • As variedades alemãs de floribundo incluem Berstein e Schackenborg. São arbustos compactos com flores duplas. Em Berstein eles são amarelo-âmbar, enquanto em Schackenborg eles são de rosa a laranja.

    As inflorescências são pequenas, com 3 a 5 botões.

    As variedades são bastante ramificadas, por isso são adequadas para o cultivo de uma árvore padrão. A resistência a várias doenças é moderada. Ambos são bastante despretensiosos.

    • Têm raízes alemãs e mais duas variedades: "Rosarium Utersen" e "Sonneshirm". Sonnenschirm é um representante das variedades de cobertura do solo. As rosas são muito despretensiosas, crescem densamente e florescem abundantemente, por isso são frequentemente enxertadas nos caules. As árvores "choronas" resultantes decoram perfeitamente qualquer paisagem. Rosarium Uetersen também é uma variedade de escalada.

    As flores são grandes e, ao contrário dos "Sonneshirms", são brilhantes e duplas. As rosas são caracterizadas por um alto grau de resistência à chuva, geada e oídio.Como a variedade em si é alta, as árvores comuns com seu uso são altas e exuberantes.

    • Entre as variedades americanas adequadas para enxerto de fuste, os criadores distinguir "gelo da Borgonha" do grupo floribunda. A rosa é única em sua cor - tem uma rica tonalidade ameixa, às vezes roxa. A textura das pétalas é aveludada e agradável ao toque. Entre as vantagens, destaca-se também a floração abundante. A resistência a mudanças bruscas nas condições climáticas é moderada, assim como a doenças.
    • Se você precisa comprar rosas vermelhas brilhantes, deve prestar atenção às rosas canadenses grau "Adelaide sem capuz"... As flores podem não ser fofas, mas a planta cresce muito rapidamente e floresce abundantemente. Criadores canadenses cuidaram da resistência absoluta à geada da rosa. Se a planta congelar em geadas de quarenta graus, ela pode ser restaurada, uma vez que é geneticamente inerente. Entre as vantagens, vale destacar a alta resistência a doenças e pragas. Uma rosa padrão baseada nesta variedade acaba se espalhando com uma coroa exuberante.

    Aterrissagem

    Para obter uma árvore bonita e saudável, você deve seguir certas regras de plantio.

    Seleção de assento

    Antes de plantar, você precisa decidir um lugar onde a rosa se sinta confortável.

    Rosewood é uma planta muito delicada. Áreas áridas e abertas ao sol não são adequadas para ele - no sol elas podem queimar e crescer.

    As áreas sombreadas também não são adequadas.

    As rosas de seleção não gostam de umidade, correntes de ar e vento norte. A proximidade do lençol freático é um fator negativo para o tronco. A melhor solução é um local com sombra no lado sul da casa ou cerca.

    No caso de você não poder escolher um lugar permanente, ou o clima não permitir que você deixe plantas para o inverno na rua, então há uma saída - cultivar uma rosa padrão em um vaso.

    Datas de desembarque

    Os profissionais reconhecem incondicionalmente que o melhor período para o enraizamento do caule é de abril a maio.

    A data será diferente em cada região. Você precisa esperar até que o solo aqueça até pelo menos 15 graus. As condições climáticas devem alcançar estabilidade - não deve haver mudanças bruscas de temperatura.

    Preparação do site

    A operação de preparação do local para o plantio deve começar no outono.

    Basicamente, todas as ações consistem na boa lavra da terra e na sua fertilização.

    Não há requisitos fundamentais para o solo, mas foi notado que as rosas padrão se sentem mais confortáveis ​​em solos argilosos diluídos com areia de rio para soltura e turfa com composto para valor nutricional. Além disso, o solo é enriquecido com aditivos orgânicos.

    Em alguns casos, recorrem a ajustes agronômicos.

    • Solo preto rico em gordura é misturado com argila.
    • Na falta de fósforo, é adicionada uma mistura especial de farinha de osso, superfosfato e verbasco infundido. Deve ser lembrado que o estrume deve ser pré-misturado dentro de 2 anos. Sua alternativa é o húmus obtido durante a vida das minhocas.
    • No caso de alta acidez do solo, utiliza-se farinha fosfórica para neutralizá-lo.
    • O solo arenoso é bem ventilado e aquecido, mas não retém bem os nutrientes, então pó de argila, grama e húmus são adicionados a ele.
    • Os loams comuns são corrigidos com uma mistura de areia grossa, composto e grama.
    • Se o solo no local for pesado com muita argila, ele seca por muito tempo e é mal ventilado. Precisa ser melhorado com a introdução de solo de grama, húmus, composto e folhas podres.

      Se as rosas já cresceram no local e morreram, quando for reaproveitado, é necessário retirar a camada superior com espessura de pelo menos 70 cm e substituí-la por terra fresca.

      Antes do inverno, o solo deve ser cuidadosamente cavado duas vezes para arrancar as raízes remanescentes - bactérias patogênicas ou pragas podem se formar nelas.

      Esse tratamento reduzirá o risco de doenças das plantas no futuro.

      Esquema de desembarque

      As rosas padrão devem ser plantadas de forma correta, obedecendo a um esquema previamente traçado de forma a melhorar o desenho do local e atender aos requisitos de cuidado.

      As árvores não devem ser aglomeradas - a distância ideal entre elas deve ser de cerca de 1,5 m.

      Ao criar uma composição, vale a pena considerar o crescimento de todas as plantas incluídas nela: árvores e arbustos, bem como a extensão de sua copa.

      Antes de criar um diagrama, deve-se ter em mente que nem todas as plantas se dão bem com rosas. Por exemplo, camomila ou rudbeckia são completamente inadequadas para tal tandem - é melhor escolher alfazema, salva, petúnia ou lobélia.

      Regras de pouso

      1. A fossa do tronco geralmente tem formato quadrado com dimensões de 70x70 cm. Se o rizoma não for grande, é necessário aumentá-lo. O cálculo deve ser realizado dependendo da liberdade com que o sistema radicular está localizado dentro da depressão - não deve ser apertado.
      2. No centro do furo, uma estaca de suporte é cravada a uma profundidade de pelo menos 0,5 m. A altura do corte é selecionada abaixo do porta-enxerto.
      3. O fundo deve ser afrouxado e coberto com argila expandida.
      4. No topo do piso de argila expandida, uma mistura de grama, folhagem podre, turfa, areia de rio e argila é derramada no centro em proporções iguais. A altura do escorregador deve ser de 5 cm A composição especificada é opcional - os componentes podem ser alterados dependendo das características do solo.
      5. A bola de aterrissagem é cuidadosamente removida do recipiente e colocada dentro do recesso preparado. As raízes do caule são cobertas por um substrato fértil. O caroço é regado e compactado de forma a que o talo tenha 5 cm de profundidade.

      Não há necessidade de bater. No momento do plantio, deve-se lembrar que as rosas padrão são cobertas para o inverno, portanto, deverão ser dobradas. Por esse motivo, o tronco deve ser posicionado inicialmente ligeiramente em declive, dependendo da curva natural da árvore.

      1. Os ramos da coroa e do tronco devem ser amarrados com fitas de tecido macio à estaca de suporte.
      2. Pela primeira vez, uma árvore enraizada é coberta por uma película. Os especialistas recomendam colocar um saco plástico cheio de musgo úmido ou algodão, o que evitará que a coroa seque. Quando a planta criar raízes, você pode removê-la por um tempo, acostumando gradualmente a rosa às mudanças de temperatura.

      Cuidado

      Para cultivar uma árvore bela e exuberante, você precisa cuidar dela adequadamente - isso é especialmente importante durante a estação de crescimento.

      É importante monitorar a umidade do solo e o grau de aeração. Não se esqueça de realizar medidas de tratamento preventivo contra pragas e alimentá-los na hora certa.

      Antes de plantar, deve-se estudar o passo a passo do cultivo, cuidar de cada etapa, possíveis situações críticas e sua correção.

      Regar e remover ervas daninhas

      Como as rosas adoram umidade, precisam ser regadas regularmente durante a estação quente.

      Muitos jardineiros profissionais organizam a irrigação por gotejamento usando instalações especiais.

      Na falta desse equipamento, uma planta adulta precisa de 20 litros de líquido, que é despejado nas ranhuras próximas às raízes.

      As copas das árvores padrão recém-plantadas não devem secar - é por isso que estão cobertas de polietileno com musgo úmido.

      Um procedimento como a aspersão é contra-indicado para fustes, pois pode causar a morte de rebentos jovens.

      As rosas não toleram a presença de ervas daninhas - sugam a umidade e os nutrientes necessários do solo. Além disso, insetos nocivos podem se reproduzir neles. Por esse motivo, a remoção de ervas daninhas é uma etapa importante na manutenção de seu jardim de rosas.

      Para um crescimento confortável, as rosas padrão precisam de terra solta. Portanto, a remoção regular de ervas daninhas, afrouxamento e cobertura morta serão necessários.

      Uma vez que o solo solto seca rapidamente, é recomendável aplicar uma cobertura morta no solo para reter a umidade nele.Isso deve ser feito com húmus, palha ou serragem.

      Liga

      Depois que a árvore fica mais forte, o suporte original precisa ser substituído. É melhor se for metálico. Eles também usam plástico durável, fibra de vidro ou bambu. Neste último caso, o suporte terá de ser alterado à medida que se deteriora.

      O pau é cravado no solo do outro lado da inclinação do tronco a uma distância de 0,1 m.

      Os ramos da copa são amarrados com fitas de fixação macias que não prejudicam a planta. Isso inclui fita isolante, bem como espuma de borracha e tecido. Normalmente use uma montagem em forma de "oito" logo abaixo do local de vacinação.

      Top curativo

      Ao plantar, o caule é fertilizado imediatamente. A mistura de nutrientes é adicionada à cova de plantio. Durante a estação de crescimento, a alimentação será necessária duas vezes: na primavera e após a floração.

      Produtos prontos - complexos minerais especialmente concebidos para rosas padrão - incluir os compostos de potássio, fósforo, nitrogênio e magnésio necessários para essas plantas. A quantidade está indicada nas instruções. Rosas adultas requerem cerca de 6 kg de fertilizante por 1 sq. m.

      Cobertura natural - verbasco podre e vermicomposto. Eles são dispostos em uma camada fina ao redor do tronco a cada ano.

      O curativo mineral é bem absorvido se aplicado em solo úmido.

      Profilaxia

      As rosas são suscetíveis a ataques de várias pragas, bactérias nocivas e doenças fúngicas.

      A imunidade pode ser aumentada escolhendo um estoque e uma variedade enxertada com genética resistente.

      Não se deve abandonar as medidas preventivas de tratamento das árvores na fase inicial da estação de crescimento. Para isso, são produzidos os inseticidas "Aktara" ou "Bi-58 New".

      Para evitar que as rosas apodreçam, manchas ou clorose, os profissionais aconselham a realização de inspeções regulares da copa e do tronco e a remoção de galhos danificados. Pode-se borrifar com uma solução de sulfato ferroso (4 litros do produto para 14 litros de água), repetida após um mês.

      Como foi provado experimentalmente que é quase impossível remover doenças infecciosas, você precisa monitorar a limpeza das ferramentas de inventário - você precisa desinfetá-las regularmente com permanganato de potássio, começar o controle de pragas a tempo para que não apareçam no jardim .

      A poda é a limpeza de uma rosa padrão de galhos velhos, doentes e danificados, a eliminação de crescimento excessivo ao redor do tronco e da copa. O trabalho é recomendado para ser realizado na primavera.

      Rosas de chá em miniatura e híbridas não devem ser abreviadas - deve haver pelo menos seis botões, caso contrário a copa terá formato irregular e os brotos laterais entrarão em crescimento.

      Em uma árvore trepadeira, os brotos do esqueleto que murcharam no ano passado são cortados. É melhor cortar um pouco os ramos novos. Se não houver crescimento excessivo, os cílios do ano anterior não serão removidos, mas apenas os topos serão cortados.

      Além disso, a poda é realizada ao preparar uma planta para o inverno.

      Reprodução

      Alguns jardineiros afirmam que é extremamente difícil cultivar uma rosa padrão sozinho, mas é possível. O principal é ter muita paciência e ter alguma habilidade na enxertia de plantas.

      Os especialistas aconselham o uso de roseira brava como estoque. Suas mudas dão resultado de 40% quando selecionadas. A Rosa Mosqueta é o mais resistente a vários fatores adversos: geada, calor, insetos, doenças.

      Um cinorrodo pode ser cultivado a partir de uma semente ou um corte de uma planta já madura pode ser usado. O principal é que o tronco seja plano, forte e alto.

      Crescendo a partir de sementes

      A colheita dos frutos para a semeadura é realizada mais perto de meados de agosto. É melhor escolher bagas que sejam uniformemente castanhas. As sementes são tiradas deles e semeadas em solo úmido. Na seca, as safras precisam ser regadas.

      As mudas aparecem na primavera ou na segunda primavera. Os brotos crescem até o outono, após o qual as mudas fortes selecionadas são transplantadas para uma crista separada.

      O espaçamento entre linhas não deve ser inferior a 1,5 m, uma vez que os frutos da roseira devem ser preenchidos.

      A distância entre as plantas deve ser de 20 cm.

      Estacas

      Em primeiro lugar, os arbustos necessários são escolhidos a partir das roseiras bravas, são desenterrados e plantados numa área separada, onde são cultivados. Mudas durante este período são cuidadosamente examinadas e selecionadas.

      Outras ações são realizadas da mesma forma em ambos os casos.

      Durante 4 anos, os brotos são cuidados: são regados, alimentados, são realizados procedimentos preventivos e são soltos.

      Na primavera do quinto ano, todos os ramos são cortados da muda na altura do colo da raiz, restando apenas o caule central. No final de julho, eles o beliscam.

      Perto de meados de agosto, diferentes variedades na quantidade de 4-5 botões são enxertadas no estoque, a altura de enxerto é de cerca de 1,2-1,5 m.

      Enxerto

      A enxertia de rosas em um caule é realizada no mesmo período que nas colheitas comuns de rosas.

      Brotando

      O procedimento mais comumente usado é chamado de borbulhamento - o enxerto é realizado com a ajuda de um botão de estacas de uma variedade selecionada de rosas.

      Para obter um resultado positivo, recomenda-se retirar 3 ou 4 botões de uma vez da parte central do rebento de um ano. Os especialistas aconselham cortar o chip de baixo para cima.

      Em seguida, no porta-enxerto no local da enxertia, a casca é cortada na forma da letra “T”. Um rim cortado é inserido na incisão, toda a área é cuidadosamente amarrada com fita adesiva, capturando 2 cm de cima e de baixo. Apenas o olho mágico deve permanecer do lado de fora.

      O resultado do procedimento ficará aparente em um mês - o botão começará a crescer e o pecíolo da folha desaparecerá.

      Estacas

      Você pode enxertar variedades de rosas no estoque usando estacas. Para realizar este procedimento, é feita uma divisão na parte superior do porta-enxerto. Estacas jovens saudáveis ​​são cortadas do arbusto enxertado, afiadas por baixo e inseridas na divisão preparada. Para prensagem de alta qualidade, o cilindro é envolvido com fita adesiva.

      Para proteger as seções abertas de larvas de insetos, doenças e decomposição, elas são revestidas com grama de jardim.

      Em ambos os casos, após a enxertia, os troncos são preparados para o inverno: cobrem, enfraquecem e dobram.

      Após o início da primavera, os botões devem começar um crescimento ativo. Durante todo o verão seguinte, deve-se tratar da formação da copa de uma roseira, atingir seu esplendor e forma uniforme.

      Para plantar a variedade de forma eficaz, é melhor usar rosas comprovadas e resistentes ao clima.

      No total, o cultivo de uma rosa padrão leva cerca de 7 anos.

      As sutilezas da preparação para o inverno

      A preparação para as geadas de inverno deve ser iniciada com bastante antecedência. Os profissionais recomendam iniciar a poda dos galhos nos primeiros dias de outubro, dependendo da variedade do tronco. Por exemplo, um grupo de chá híbrido é cortado em cerca de 40 cm, enquanto a versão em cascata quase não é cortada, mas apenas as partes superiores são cortadas.

      A vegetação rasteira que não se formou é removida, pois o inverno está além de suas forças.

      Operações de preparação:

      • remova as folhas da copa;
      • cave uma árvore de um lado de forma que, sem dobrá-la, abaixe-a até o solo;
      • cravar um gancho de metal no solo e prender a haste com ele;
      • de modo que os ramos não toquem o solo, ramos de abetos ou abetos são colocados sob a copa;
      • cubra a coroa por cima com um saco plástico;
      • organizar um abrigo para o sistema radicular de um substrato seco;
      • depois que a neve cair, a rosa padrão deve ser batida.

        O abrigo pode ser desmontado quando uma temperatura constante de pelo menos 15 graus for estabelecida, a terra aquecer e o perigo de geada passar. Por esse motivo, esse período varia conforme a região. Por exemplo, na região de Moscou, começa em meados de abril.

        Exemplos em paisagismo

        Rosas padrão são plantadas individualmente ou em uma composição.

        Variedades em miniatura de até 45-50 cm de altura são frequentemente plantadas em vasos e usadas para decorar caminhos, varandas, becos ou terraços.

        Rosas de meia haste de até 80 cm de altura podem ser usadas para decorar pátios fechados ou gazebos abertos à sombra.

        Plantas convencionais convencionais de até 130 cm são adequadas para qualquer paisagem aberta.

        As rosas de caule alto precisam de grandes áreas: parques, jardins do palácio e becos.

        Para obter informações sobre como cultivar rosas padrão em casa, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário