Rose "Rosarium Utersen": características, plantio e cuidado
A rosa trepadeira é uma decoração comum no jardim. Comparadas às variedades arbustivas, elas podem não apenas se tornar parte do arranjo de flores, mas também decorar cercas, portões e sebes. Existem muitas variedades de rosas trepadeiras que podem ser cultivadas mesmo em regiões com climas adversos, e uma das variedades populares é o Rosário Utersen.
Descrição
A variedade foi cultivada em 1977 pelos famosos produtores de rosas alemães Kordes. Os botões grandes não se interessavam particularmente pelos jardineiros, pois lhes pareciam antiquados, uma reminiscência dos vestidos magníficos das senhoras da era vitoriana. Nos 23 anos seguintes, a variedade foi esquecida, mas em 2000, com o advento da moda vintage, voltou a se popularizar. Desde então, apenas fortaleceu sua posição no mercado de flores.
A variedade pertence ao grupo alpinista, ou seja, planta trepadeira com floração repetida. Esta espécie é caracterizada por brotos alongados e grandes botões. O cultivo é possível não apenas em climas quentes, mas também na faixa do meio, por exemplo, na região de Moscou.
O arbusto é volumoso, viçoso, é bastante alto - até 4 metros, chega a crescer 1,5 metro de largura. Os caules são bastante grossos e espinhosos. Os espinhos são longos e finos, quase imperceptíveis na folhagem, por isso os especialistas recomendam trabalhar com a variedade com luvas grossas. Pode ser cultivada tanto em forma de arbusto como como elemento de sebe. Você pode plantar uma rosa em forma de tronco.
O início da floração é caracterizado pela densidade da folhagem e pelo esplendor das flores desabrochando com pétalas de um vermelho vivo ou rosa escuro. As rosas são dispostas em pincéis de 3-7 peças. Durante a floração, os botões tornam-se gradualmente prateados. Uma das flores em flor tem um diâmetro de até 12 cm e é decorada com centenas de pétalas.
A primeira onda é considerada o pico, é nesta altura que a rosa cresce tanto quanto possível. Cada nova floração produzirá cada vez menos flores. A última onda geralmente ocorre em meados de setembro, quando o arbusto pode dar apenas alguns botões. A fragrância das flores é leve, delicada, você pode sentir o aroma adocicado de rosa selvagem e maçã nela.
A principal vantagem da variedade é sua alta imunidade e resistência às doenças mais comuns. Além disso, essa variedade pode ser plantada em climas difíceis, por exemplo, em uma região com chuvas constantes. Na hora de escolher um local, não há regras especiais, a cultura vai crescer bem tanto em local iluminado quanto em sombra parcial. As desvantagens incluem a abundância de espinhos pontiagudos imperceptíveis, bem como a necessidade de uma liga para um suporte forte, caso contrário, os caules dobram para o chão. A desvantagem é a necessidade de um arbusto como abrigo durante o inverno.
Aterrissagem
Na hora de escolher o local para o plantio, a iluminação do local não importa, mas é importante que o gramado esteja protegido do vento. Melhor o arbusto crescerá em solo fértil e leve. Uma pequena inclinação no sul ou sudoeste é adequada para o cultivo de rosas. Recomenda-se escolher um local longe de árvores altas, e também não considerar uma planície para o plantio, onde a água ficará estagnada.
Ao escolher uma muda "Rosarium Utersen" no mercado, dê preferência a rebentos fortes e fiáveis, com sistema radicular de cor uniforme e sem deformações na superfície.O colar da raiz de um espécime saudável tem uma cor verde escura; cada haste deve ter 2-3 brotos fortes.
Antes de iniciar o plantio, é necessário retirar as raízes do material de plantio em até 20 cm e colocá-lo na água por várias horas. Este procedimento permitirá que a planta fique saturada de água, por isso ela se adapta rapidamente a um novo local. É melhor plantar uma rosa no outono, mas um broto jovem de setembro precisa ser coberto com cobertura morta, por exemplo, com húmus ou material não tecido. Em seguida, siga estas etapas:
- cavar um buraco até uma profundidade de 50 cm;
- colocar algum tipo de adubo orgânico no fundo, por exemplo, esterco podre;
- umedeça bem o local de plantio;
- coloque o broto no buraco para que os ramos da raiz não interfiram uns com os outros e possam crescer livremente;
- Encha o buraco com terra de forma que o colo da raiz fique 5 a 6 cm acima do solo.
Cuidado
Ao cultivar a variedade apresentada, siga as seguintes regras.
Regar e alimentar
Os primeiros dois anos são as plantas mais importantes da vida. A cultura requer irrigação semanal. É o suficiente para derramar um balde de água morna de cada vez. A quantidade de rega deve ser duplicada durante o tempo seco.
Os primeiros fertilizantes são aplicados no primeiro ano, no final de maio. Você pode usar misturas especializadas projetadas para plantas com flores. No verão, o arbusto é alimentado várias vezes mais em intervalos de uma vez a cada duas semanas.
Para arbustos adultos, com mais de dois anos, três curativos adicionais por ano são suficientes. A primeira vez que a rosa é fertilizada após o degelo da primavera, então durante o período de floração, a última alimentação é realizada depois que o arbusto murcha. Recomenda-se alimentar uma cultura de dois anos com um fertilizante que contém nitrogênio. Adequado, por exemplo, verbasco, excrementos de pássaros, nitrato de amônio. É necessário alimentar a planta após a chuva ou rega abundante.
Uma breve visão geral das rosas mais despretensiosas "Rosarium Utersen" no vídeo abaixo.
Poda
Para que o arbusto produza flores saudáveis e viçosas e tenha uma aparência bonita, é necessário podar sistematicamente. Os botões desta variedade formam-se nos rebentos do ano passado e do presente, pelo que se recomenda marcar os caules mais prolíficos. Ramos fracos precisam ser cortados, eles tornam a copa muito grossa e interferem em espécimes fortes.
A poda é recomendada na primavera após a remoção da capa protetora, geralmente este procedimento ocorre em meados de abril. É necessário eliminar não só os caules fracos que não dão flores, mas também os rebentos congelados. A manipulação é realizada com uma tesoura afiada com muito cuidado. Se, antes e depois de cada poda, a ferramenta for tratada com um anti-séptico, o risco de infecção do arbusto será significativamente reduzido. É melhor queimar galhos cortados - este é outro método de prevenção de doenças.
Preparando-se para o inverno
A preparação para as geadas começa no final de agosto.
- Nesse momento, o solo sob o mato cessa de se soltar, os fertilizantes com nitrogênio não são mais aplicados, menos frequentemente se rega.
- Quando a temperatura do ar cai para -5 graus, o arbusto precisa ser coberto com uma película espessa. Anteriormente, não é recomendável cobrir este indicador, pois isso pode provocar o amortecimento e o apodrecimento da planta.
- Retiram-se os ramos secos, os caules são retirados do suporte, enrolados com barbante e pressionados contra o solo, previamente forrados com ramos de abeto.
Todas as manipulações devem ser realizadas em tempo seco.
Doenças e pragas
Como mencionado acima, a variedade é bastante resistente às doenças mais comuns, como o oídio ou a mancha preta. No entanto, antes de doenças mais raras, a planta é frequentemente impotente, incluindo podridão cinzenta e ferrugem. Essas doenças afetam a cultura com cuidados inadequados ou na escolha de um local malsucedido.
Sinais de podridão cinzenta: o arbusto torna-se castanho-acinzentado, as folhas estão a esfarelar-se, os ramos apodrecem. Quando os primeiros sintomas aparecem, a rosa deve ser borrifada com sulfato de cobre ou líquido bordalês. Se a planta for gravemente afetada pela doença, ela deve ser transplantada para uma área mais ventilada. Além disso, a situação será salva com o tratamento com "Fundazol" ou "Oxyhom" duas vezes em duas semanas.
Esta variedade não é particularmente resistente a pragas, sendo freqüentemente atacada por pulgões, cigarrinhas, cigarrinhas e ácaros. Os jardineiros recomendam combater esses insetos com preparações especiais "Inta-vir", "Fufanol", "Comandante". É possível que vários tratamentos sejam necessários para um arbusto. Os malmequeres plantados ao lado de uma rosa ajudam a espantar as pragas: os insetos têm medo do cheiro dessas flores.
Avaliações
As críticas sobre a variedade são, em sua maioria, positivas. Jardineiros compartilham fotos de seus “animais de estimação” e dão dicas sobre como cultivar. Observa-se que a rosa cresce bem mesmo nas regiões do norte da Bielo-Rússia, onde as geadas caem até -25 graus. Ao mesmo tempo, ela hiberna em tal clima sem abrigo. Alguns jardineiros que lançaram o site notam que às vezes a rosa começa a florescer sem motivo, sem nenhum cuidado. A este respeito, a variedade é recomendada para cultivo para iniciantes. Das vantagens, destaca-se também a resistência da variedade às doenças, o seu aroma muito agradável, a cor rica dos botões.
No entanto, também existem muitas desvantagens. Por exemplo, a abundância de espinhos torna difícil trabalhar com um arbusto. Além disso, ramos maciços muitas vezes limitam a capacidade de formar uma coroa. Segundo alguns jardineiros, a variedade não é tão estética se comparada a outras variedades, já que as flores são muito pequenas para um volume tão grande de massa verde. Esses estetas preferem cultivar essa variedade de rosa na forma de um arbusto.
Uso em paisagismo
O "Rosarium Utersen" fica lindo tanto no caso de uma plantação de arbusto, como quando amarrado a um suporte. Uma opção bastante comum no projeto paisagístico é colocar rosas ao redor da borda do gazebo. Este será um verdadeiro paraíso, sobre o qual se fala nos contos de fadas. O mesmo efeito pode ser obtido colocando os brotos ao longo da grade do terraço. Se você colocar galhos ao longo das treliças, poderá dividir visualmente o local em várias zonas, enquanto as bordas de cada uma exalarão um aroma doce.
Se os métodos listados acima parecerem um pouco pretensiosos, você pode simplesmente plantar a cultura em um arbusto separado, que se tornará a decoração principal do jardim e ficará acima do resto das plantas com flores. Se uma construção externa desagradável for instalada no gramado, que não pode ser removida de nenhuma forma, você pode escondê-la sob galhos rosa. Além disso, muitos jardineiros colocam chicotes na fachada de um prédio que tem qualquer defeito - botões rosa e folhagem densa irão esconder qualquer falha. Para o mesmo propósito, as rosas podem ser esticadas ao redor de árvores mortas e postes nus.
Se você plantar uma cultura em um tronco, ela será uma pequena árvore com uma copa arredondada, repleta de botões brilhantes. Essas composições ficarão lindas ao longo do caminho do jardim. Se houver poucos espécimes, você pode colocar duas árvores opostas uma à outra ao longo das bordas do portão de entrada.
Rosa em qualquer forma será perfeitamente combinada com plantas azul-púrpura, por exemplo, alfazema, sinos, amores-perfeitos crescendo ao pé do arbusto. Flores rosa muito delicadas ficarão próximas ao branco e ao azul. Árvores perenes ficam lindas ao lado de rosas trepadeiras. Recomenda-se evitar tons de vermelho e laranja perto da roseira - essas não são combinações muito boas.
O comentário foi enviado com sucesso.