Rosas peônia: variedades e sutilezas de cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Recomendações de seleção
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Exemplos em paisagismo

As rosas peônia fazem jus ao seu nome: flores exuberantes com várias pétalas, que lembram a flor com o mesmo nome. Devido às suas incríveis propriedades decorativas, a planta é muito popular entre os jardineiros, mesmo aqueles que são frios o suficiente para rosas.

Descrição

As peônias ou rosas inglesas foram criadas pelo famoso criador David Austin. Ele se inspirou em rosas velhas em uma exposição na França e decidiu diversificar sua cor, bem como a resistência a fatores externos negativos. Em seguida, realizou um trabalho de cruzamento entre a rosa gaulesa e a floribunda, recebendo lindas flores, semelhantes a peônias. Essa foi a primeira rosa, que recebeu o nome de "peônia". Um fato interessante é que essas flores ainda não foram atribuídas a um ramo separado na classificação e, até agora, pertencem a arbustos, ou seja, a rosas do mato.

Por que essas flores se tornaram tão populares em todo o mundo?

  1. Resistente a temperaturas extremas.
  2. Imunidade a muitas doenças e pragas.
  3. Fácil de cuidar.
  4. Variedade de cores e tons.
  5. A densa coroa do arbusto. Floração duas vezes por temporada.
  6. Um perfume divino, especialmente quando chove.
  7. Flores grandes, cobrindo abundantemente o mato.

As rosas peônia são distinguidas por um grande número de pétalas. Terry denso enfatiza o chique dessas plantas. A beleza desses arbustos é realmente impressionante. Mas eles ainda têm algumas desvantagens.

  1. Da abundante quantidade de flores, os ramos literalmente dobram-se ao solo. Isso requer cuidado extra.
  2. A resistência declarada às doenças nem sempre se confirma na prática.
  3. As chuvas prolongadas têm um efeito muito negativo nas condições da mata.
  4. Algumas variedades não florescem pela segunda vez.

Tipos e variedades

Existem cerca de 200 variedades desta rosa no mundo, mas é impraticável usar mais da metade delas para cultivo na Rússia. As condições climáticas do nosso país não são suaves e estáveis. As variedades de rosa peônia são convencionalmente divididas em quatro tipos principais: rosa, amarela, branca e vermelha. O criador dessas espécies, David Austin, apenas buscou a variedade de cores de sua criação. Cada um dos tipos de rosas peônia inclui muitas variedades, mas há algumas especialmente notáveis.

Rosas peônia rosa

As variedades mais comumente usadas são rosa.

  • Constance Price É uma peônia trepadeira rosa. Ela se espalha até 3 metros de largura, e os brotos chegam a 6 metros. Tem uma cor rosa pálido de flores que nunca se abrem totalmente.
  • Eglantine - roseira arbustiva. Ela floresce quase continuamente, mas costuma adoecer, o que torna o uso dessa variedade inconveniente.
  • Miranda - uma rosa com pétalas externas brancas e pétalas internas rosa. As flores são muito grandes - até 10-12 cm de diâmetro, mas não perfumadas.

Rosas peônia branca

  • Tranqüilidade - uma rosa com pétalas branco-amareladas formando uma grande flor com cerca de 12 cm de diâmetro. As flores são coletadas em inflorescências. A variedade floresce duas vezes por temporada.
  • Ganso da neve - um grande arbusto de até 3 metros de altura. As flores são pequenas, mas duradouras: florescem quase toda a estação.
  • Claire Austin - um pequeno arbusto redondo com um diâmetro de cerca de 1 metro.As flores redondas e amareladas emitem um aroma suave e agradável e crescem em três em uma única haste.

Rosas peônia amarela

  • Celebração de Ouro - um pequeno arbusto de longa floração com até 1,5 metros de diâmetro. Flores enormes atingem 15 cm e também são perfumadas. A variedade praticamente não é suscetível a doenças.
  • Graham Thomas - floresce durante todo o verão com flores grandes e brilhantes de damasco. Um grande arbusto está um pouco doente.

Rosas peônia vermelha

  • William Shakespeare - uma variedade muito famosa por sua beleza. Flores escarlates, duplas, são coletadas em inflorescências de 4 peças.
  • Benjamin Britten - as pétalas externas são maiores que as internas, o que torna a estrutura da flor muito interessante. Aroma agradável e arbusto compacto atraem muitos jardineiros.
  • Otelo - variedade exigente, mas muito bonita, com pequenas rosas de framboesa.

Recomendações de seleção

As rosas peônia são plantas muito versáteis. Eles são usados ​​até mesmo para criar sebes, sem falar no plantio individual ou em grupo. Nenhum bouquet de noiva clássico pode prescindir de tal flor. Para um pequeno jardim, pequenas variedades podem se tornar a peça central de um canteiro de flores ou mixborder. Além disso, pequenas rosas peônia são cultivadas em vasos, mas transplantadas para o campo aberto para o inverno.

Para cultivadores de flores amadores, é melhor não se deixar levar por variedades incomuns com muitas nuances no cuidado. Escolher os comprovados tipos clássicos de rosa peônia ajudará você a cultivá-la sem problemas e a desfrutar de sua bela aparência e aroma.

Para que a planta se sinta à vontade em qualquer área, vale a pena comprar variedades adaptadas resistentes à geada.

Aterrissagem

As rosas peônia ficam lindas com muitas plantas, mas também podem servir como uma tênia devido ao grande tamanho do arbusto. O melhor lugar para plantar tal rosa é um lugar iluminado com um grau médio de ventilação. O solo não deve ser pesado. As rosas peônia também não favorecem o excesso de nitrogênio. Para que tal planta se desenvolva bem, é necessário excluir a ocorrência de água subterrânea no local de plantio proposto.

A melhor época para plantar é no meio ou no final da primavera, quando o solo já aqueceu o suficiente e a geada não é mais esperada. O pouso em si é praticamente direto.

Para um melhor enraizamento, é necessário manter o sistema radicular do material de plantio adquirido em solução de estimulantes de crescimento.

O assento deve ser preparado da seguinte maneira.

  1. Cave um buraco que excederá o diâmetro do sistema radicular da planta preparada em cerca de 10 centímetros. A profundidade da cova deve ser cerca de 50 cm, sendo preferível uma cova grande, pois é nela que se pode posicionar cuidadosamente o sistema radicular da planta. Se vários arbustos forem plantados ao mesmo tempo, a distância entre os limites das covas de plantio não deve ser inferior a meio metro.
  2. É aconselhável colocar uma camada de drenagem no fundo da cava preparada: argila expandida, tijolo quebrado, areia grossa.
  3. Uma camada de terra misturada com fertilizante universal é despejada na drenagem.
  4. O sistema radicular da muda é examinado e as pontas das raízes mais grossas são aparadas. Para um crescimento mais rápido, você pode mergulhar as raízes por algumas horas em uma solução de estimulantes de crescimento.
  5. Uma roseira é colocada verticalmente no local preparado, a terra é gradualmente despejada em cima e levemente compactada.
  6. A rosa peônia plantada é bem regada com um balde d'água, cuja temperatura não deve ser muito diferente da ambiente.
  7. De cima, o solo ao redor do arbusto é coberto para evitar ressecamento prematuro.

Cuidado

Cuidar de roseiras peônias não é muito difícil. É importante lembrar seus principais componentes e não esquecê-los.

  • Remoção de ervas daninhas e liga. O primeiro procedimento protege a planta das ervas daninhas, que além de interferir no seu pleno desenvolvimento, podem provocar o aparecimento de patógenos.A liga ajuda a manter a integridade do arbusto durante o período de floração, o que torna os ramos mais pesados.
  • Rega. As rosas peônia não requerem condições especiais de irrigação. Esse procedimento é realizado conforme a necessidade, aumentando a frequência nos meses de seca. É importante não exagerar na água, pois essas plantas tendem a apodrecer.
  • Top dress. No primeiro ano após o plantio, os fertilizantes não devem ser aplicados, pois eles já foram aplicados na cova de plantio. Mas no próximo ano, certifique-se de colocar fertilizantes adicionais a cada mês da estação de cultivo. Para isso, os orgânicos são excelentes: esterco de vaca ou cavalo, esterco de galinha, composto e cinza de madeira. Mas os fertilizantes especializados para rosas também não devem ser descartados. No início da primavera, deve-se prestar atenção aos fertilizantes nitrogenados para um melhor conjunto de massa verde, e antes da floração, é melhor usar fósforo e potássio, além de um spray de ácido bórico, que estimula o ovário dos botões. Antes da queda, a alimentação é interrompida para que as raízes aumentem a massa e a parte aérea pare de crescer.
  • Poda. É muito importante remover os botões que se firmam no primeiro ano de desenvolvimento da planta. A floração esgota enormemente uma planta já não forte até a sua morte. Permita que a rosa peônia floresça totalmente apenas no próximo ano. A poda dos rebentos desta rosa é realizada duas vezes: na primavera e no outono. Na primavera, a poda é de natureza higiênica: a copa é desbastada para que a planta respire e a probabilidade de infecções fúngicas diminua. No outono, os brotos danificados e enfraquecidos são removidos. A ferramenta deve ser desinfetada antes de aparar. Os brotos deste ano são cortados em um terço e o crescimento abaixo do enxerto é completamente removido.
  • Abrigo para o inverno. Apesar da resistência das rosas peônia ao frio, é melhor proteger os arbustos e cobri-los para o inverno. Este procedimento é realizado em um período de temperaturas de 0 ° a - 5 ° C. Se você fechar a rosa mais cedo, condensação de vapor d'água e, conseqüentemente, bolor e podridão podem se formar sob o abrigo. Uma "casa" para uma planta pode ser construída de forma independente, na forma de arcos cruzados de metal ou plástico. De cima, os arcos são cobertos por uma tela especial. Também estão à venda capas reutilizáveis ​​especiais para rosas e outras plantas. Você pode usá-los, mas são muito mais caros. Os arbustos pequenos podem ser cobertos com ramos de abeto ou serradura.
  • Prevenção de doença. Apesar da resistência da peônia ser elevada a muitas doenças, seus problemas freqüentes são o oídio, a mancha preta e a podridão. É melhor prevenir esses problemas usando um medicamento adequado em doses profiláticas durante toda a estação de cultivo, cerca de três vezes. Bordeaux líquido, "Bactofit", "Fitosporin" e enxofre coloidal são perfeitos.

Reprodução

Existem muitas maneiras de plantar rosas David Austin. As principais e mais simples que até um amador pode utilizar são as estacas, propagação por estratificação, sementes e brotamento.

Estacas

O procedimento é realizado em agosto. Para este método, você precisará do broto deste ano, que contém 3 folhas. A muda é plantada em canteiro preparado e regado de modo que haja uma folha na superfície, e é coberta com meia garrafa de plástico com gargalo torcido. Se houver vários cortes, eles serão colocados a uma distância de 20 centímetros um do outro. Quando chega o inverno, eles devem estar cobertos de neve. No ano seguinte, eles devem dar suas folhas, as mudas enraizadas podem ser plantadas em outros locais de crescimento ou deixadas por mais um ano no mesmo jardim.

As estacas de uma rosa peônia também podem ser cultivadas no inverno. Para isso, as estacas preparadas são embrulhadas em jornal úmido e aguardam até que se forme um calo no final dos brotos para que os botões comecem a florescer. Em seguida, as mudas que começaram a crescer são plantadas em vaso com terra e cobertas com jarra de vidro.Na primavera, eles são transplantados para um terreno aberto, evitando lugares muito ensolarados e muito escuros no jardim.

Reprodução por camadas

Para ramos fortes e alongados de uma rosa peônia, este método é perfeito. Para reproduzir por camadas, você precisa escolher os brotos para enraizar na segunda metade do verão. O criadouro é preparado com antecedência: eles limpam o solo, desenterram e fertilizam. No local do enraizamento proposto (aproximadamente no meio do broto), é feita uma incisão na parte inferior, onde é inserido um fósforo. Esta parte do broto é fixada com um suporte, enterrado na terra, compactado e regado. E o resto está amarrado a uma estaca vertical. Na próxima primavera, você já pode separar o arbusto da planta-mãe e transplantá-lo.

Sementes

Em teoria, esse método existe, mas na prática nunca é aplicado. A herança de características em rosas, especialmente as enxertadas, não ocorre. É impossível prever o que exatamente acontecerá ao cultivar sementes.

Brotando

Este método de reprodução é bastante difícil de executar: precisão e exatidão são necessárias. Um corte em forma de T é feito no broto da rosa, que será usado como tronco. Um descendente é introduzido nele, que receberá energia do sistema raiz acabado.

Exemplos em paisagismo

Para decorar terrenos pessoais, parques e jardins domésticos, as rosas peônia são usadas com frequência. As rosas peônia ficam especialmente bonitas contra o fundo de coníferas verdes.

  • Sebe incrivelmente linda de rosas peônia rosa claro chama a atenção. Tal decoração de parques ou palácios antigos mostra o bom gosto do paisagista. A magnificência de tal sebe permanecerá após a floração, o verde irá deliciar os olhos.
  • Gazebo vivo É uma ótima maneira de sombrear o espaço do jardim e criar uma área de estar extra. As rosas peônia trepadeiras são ótimas para essa finalidade. E sua beleza e aroma tornarão o gazebo verdadeiramente fabuloso.
  • Canteiro de flores rústico com floração contínua com um acento em forma de rosa peônia com pequenas flores. Simples e de bom gosto. Essa decoração é adequada para uma residência de verão ou uma área suburbana.
  • Viagem única composição de uma rosa peônia cor de damasco. É fácil mover esse vaso de flores para qualquer lugar do jardim.
  • Buxo lacônico e bela rosa peônia. A combinação de formas claras de meio-fio de buxo e linhas livres de uma roseira é uma ideia para um paisagismo de sucesso.
  • Um grupo de rosas peônias da mesma cor no centro do pátio. Um destaque brilhante contra o fundo de ladrilhos lacônicos parece incrível e ecoa a cor do tijolo à vista, o que torna essa composição ainda mais orgânica.
  • Cerca de madeira e uma rosa trepadeira - uma combinação agradável e aconchegante. Após a floração, o verde também destacará bem a árvore. Você pode usar essa ideia tanto para cercas quanto para caramanchões de madeira.
  • Rosas peônia padrão emoldurando o caminho, enfatizam o estilo inglês do jardim. Flores vermelhas e seixos brancos criam um contraste incrível.
  • Mixborder - este é exatamente o jardim de flores onde a rosa peônia pode se mostrar em toda a sua glória. A combinação com coníferas torna esse jardim de flores ainda mais vantajoso.
  • Arco de rosas peônia - uma boa solução em todos os sentidos. A aparência romântica de tal elemento de design de paisagem adicionará entusiasmo a qualquer site.

Você aprenderá ainda mais sobre rosas peônia assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário