Rose "Desfile": características, plantio e cuidado
Rosa "Desfile" - este tipo raro de flores que combina praticidade em termos de cuidado, beleza agradável aos olhos e um perfume incrível na primavera e no verão. Seu nome original é Parade, foi introduzido nos Estados Unidos em 1953 e desde então se tornou popular. Este artigo irá falar sobre as razões para isso e sobre muitos outros fatos interessantes sobre essa variedade de rosas.
Descrição
A incomparável rosa trepadeira "Desfile" pertence ao grupo dos escaladores, ou seja, "trepadeira", a classe das rosas de flores grandes. Esta variedade de rosas não é caprichosa de forma alguma e cria raízes em quase todos os lugares onde será fornecida com os cuidados básicos.
Ela cresce e floresce rapidamente. A altura máxima que o arbusto pode atingir é de 4 metros, e a largura é de 2 metros. Claro, isso só é possível quando está preso ao suporte. Devido ao facto dos próprios rebentos desta variedade serem leves e muito flexíveis, sob a influência da gravidade das suas próprias flores, começam a inclinar-se para o solo.
Se você não amarrar os arbustos ao suporte, mais tarde os brotos simplesmente se quebrarão com o peso de suas próprias flores.
Deve-se notar que a sala rosa "Desfile" é bastante despretensiosa e requer apenas cuidados básicos.
As folhas do "Desfile" são verdes escuras, mas também finas e macias. Eles estão localizados muito próximos um do outro. As flores desta variedade são exuberantes e de formato oval, atingindo 10 cm de diâmetro. Uma flor contém cerca de 30 pétalas. Normalmente as flores aparecem em 5 peças em um galho. No final do período de floração, tornam-se quase rubis. As vantagens desta planta ornamental incluem o fato de que "Parade" floresce várias vezes por temporada. A primeira floração da temporada ocorre no início ou meados de junho, e a última - no final de agosto, início de setembro.
Bastante resistente ao duche, apesar da sua "ternura". Graças aos caules macios e flexíveis, a água flui deles, praticamente sem ferir a planta. As cores dessas rosas devem ser anotadas separadamente. Os botões vêm em uma variedade de cores que vão do rosa choque ao vermelho cereja. A cor mais escura está no núcleo da flor, e quanto mais perto da borda as pétalas estão, mais claras elas são. Aliás, a cada floração, as flores mudam de cor para uma mais escura e saturada.
Aterrissagem
As rosas devem ser plantadas durante o final da primavera ou início do verão. Tradicionalmente, acredita-se que com esse plantio, as rosas terão tempo de se estabelecer em um novo local até o outono. Alguns jardineiros plantam no outono ou no final do verão; isso nem sempre tem um bom efeito na planta. O desembarque no período tardio só é possível em áreas quentes com invernos amenos.... A rosa deve ser plantada em local bem iluminado e com vento.
O plantio "Desfile" pode ser feito com qualquer planta, mas você também pode plantar separadamente. Um exemplo notável de "boa vizinhança" é a planta clematis. Você precisa saber que uma planta tem uma floração vigorosa apenas no segundo ano após o plantio. E, em geral, um cuidado cuidadoso é necessário apenas no primeiro ano após o plantio, e no segundo e além, não é mais tão escrupuloso.
É melhor plantar rosas em solo solto, mas é mais provável que seja apenas um conselho. Em geral, "Parade" não é caprichoso a esse respeito e pode crescer em quase qualquer solo.
É importante plantar corretamente, porque o futuro destino da planta depende disso.
Para o plantio, o melhor é usar uma muda com três brotos e um sistema radicular pequeno.
Abaixo está uma instrução sobre como fazer isso corretamente.
- Para o arbusto, você precisa cavar um buraco do tamanho do sistema radicular.
- Despeje fertilizante orgânico na cova - esterco podre é o melhor. Um pequeno poço requer meio balde.
- A própria muda deve ser embebida em água com estimulante de crescimento "Kornevin" adicionado por meia hora.
- A muda embebida deve agora ser colocada no buraco em uma posição perpendicular ao solo. As raízes precisam ser espalhadas.
- Cubra com terra e pressione levemente.
- Polvilhe o arbusto com bastante água.
- Corte o arbusto com uma altura de 15 cm.
Como você pode ver, o processo de plantio em si não é muito difícil. Mas você precisará prestar atenção especial não só aos cuidados com a planta no primeiro ano após o transplante, mas também observar as menores alterações, como já comentamos acima.
Não plante a rosa em solo com pH alto. Ela não tolera um ambiente ácido. Para reduzir a acidez, soluções de cálcio devem ser adicionadas ao solo. No primeiro ano após o plantio, a planta não precisa ser alimentada. Normalmente, para que cresça rapidamente, há fertilizantes suficientes que são aplicados junto com o plantio.
Cuidado
Para que esta planta cresça bem, é necessário fazer um suporte para ela, ou plantar próximo ao suporte. Várias estruturas podem servir de suporte: uma cerca, um galho, uma treliça, uma coluna. Cuidar da planta não é difícil, como já mencionamos. Na estação quente, você precisa regar a rosa a cada 10 dias. No verão, isso pode ser feito com mais frequência, o principal é esperar que o solo seque completamente após a rega anterior. É imperativo alimentar as rosas com fertilizantes minerais e orgânicos.
Se o arbusto já tem vários anos, só pode ser fertilizado com aditivos orgânicos, e então, apenas 4 vezes por ano e apenas no verão... A cobertura ocorre apenas antes ou depois da floração. Todo outono você precisa adicionar uma solução de sais de potássio ao solo da planta.
Outro procedimento obrigatório para as rosas é a poda de galhos mortos e secos. A poda é realizada na primavera e no outono. Isso deve ser feito com cuidado, cortando os galhos acima da gema em um ângulo de 45 graus.
No final do outono, você precisa remover todos os arbustos para o inverno. Para isso, devem ser inclinados ao solo, cobertos com uma camada de folhas secas, cobertos com um pano ou pano. As folhas secas podem ser substituídas por ramos de abeto.
Com o início da primavera, é necessário retirar tudo isso, e é melhor fazer isso em tempo nublado, e primeiro até mesmo deixar as plantas cobertas com um pano leve. Em um dia frio e sem sol, as rosas não cairão sob os raios brilhantes do sol e suportarão mais facilmente a transição do inverno para a primavera. É imprescindível remover a tela das rosas no primeiro aquecimento da primavera.... Caso contrário, eles podem começar a torcer. Recentemente, estão à venda kits "para cobrir rosas no inverno". Inclui um suporte e um tecido semelhante a uma tenda. A poda das rosas deve ser feita com uma ferramenta afiada e é melhor desinfetá-la antes de começar o trabalho.
Ao cultivar uma rosa em casa em um vaso, é necessário regar a planta com bastante frequência, no verão - até duas vezes ao dia... As rosas adoram o sol, então você precisa colocá-las apenas no parapeito de uma janela, bem iluminadas pelo sol durante o dia. Recomenda-se regar com água morna. Jardineiros experientes notaram que quanto mais bem cuidada a rosa, mais exuberante ela floresce ano após ano. Mas notou-se também que quanto mais escuro o local onde crescem as rosas, menos vigorosas elas desabrocham.
Reprodução
Rose "Parade" pode se reproduzir de várias maneiras:
- um método bem conhecido - propagação de sementes;
- outro método "artificial" bem conhecido é a vacinação;
- a disposição em camadas é a maneira mais "natural" de reproduzir uma rosa;
- estacas.
Os métodos mais simples e baratos de propagação são cortes e camadas. As sementes precisam ser compradas apenas em lojas especializadas ou supermercados regulares. Rosas da mesma variedade, plantadas anteriormente, podem produzir sementes a partir das quais outras rosas podem crescer. Simplificando, as sementes nem sempre herdam traços maternos.
Doenças e pragas
Se você plantar uma planta em um lugar escuro, depois na própria planta e no solo, podem aparecer fungos. Apesar de esta roseira adorar regas abundantes, em caso algum deve ser plantada no solo, onde o lençol freático passa muito próximo da superfície. Se se verificar que o rizoma da planta está danificado, é necessário regá-lo com a solução Kornevin. Você também pode substituí-lo por uma solução de "Zircon" e "Epin".
Uma doença bastante conhecida que afeta muitas plantas, incluindo o "Desfile" - oídio. Ele aparece como uma flor branca nas folhas. O melhor remédio para isso é a infusão de cinzas, que deve ser pulverizada na planta.... Normalmente, as mudas jovens são suscetíveis a esta doença.
A mancha preta, que se expressa em manchas marrons nas folhas, é tratada com uma solução de sulfato de cobre.
Nota: Parade é altamente resistente ao oídio e manchas pretas. Simplificando, a planta é suscetível a essas doenças, mas extremamente raramente.
De outros ataque para uma rosa é um ácaro-aranha... Já à venda existem muitas soluções, infusões, pós que combatem esta praga. Outra praga que quase todos conheciam era a cigarra rosa. É um pequeno inseto voador verde que se alimenta da seiva das folhas e, como resultado, seca. O "Intavir" e o "Fufanon" ajudam a neutralizar a ação da praga.
Se as rosas à primeira vista não adoecem, mas crescem mal e parecem enfraquecidas, então você precisa regá-las regularmente com infusão de urtiga. Este caldo aumenta a vitalidade das rosas. Durante o inverno, mesmo estando sob a lona, as rosas ainda podem doer. Para prevenir doenças, é necessário borrifá-los antes do inverno com uma solução de vitríolo a 3%.
Uso em paisagismo
Rose "Parade" pode criar uma parede "viva" impressionante, mesmo que não esteja florescendo. Tudo graças à cor esmeralda escura das folhas pequenas e densas. E quando floresce, enche a área ao seu redor com seu aroma.
Se se pretende decorar uma parede ou uma treliça / vedação com rosas, então devem ser plantadas em linha a uma distância de 45 cm da estrutura com um intervalo de 1 metro entre os arbustos, visto que o rizoma crescerá activamente mais tarde. Botões de rosa brilhante ficam bem em arcos de mármore branco.
Colunas brancas entrelaçadas com rosas "Parade" são perfeitas como uma decoração exuberante do pátio de um restaurante ou outra instituição. As flores rosa brilhante terão um contraste brilhante contra o fundo das coníferas. Se desejar e com muito trabalho, a rosa desfile pode ser cultivada como um arbusto, apesar de precisar de apoio. É importante apenas cortá-lo regularmente em um determinado comprimento. Estes arbustos cor de cereja combinam bem com rosas brancas em forma de cerca viva.
As rosas "Desfile" plantadas ao redor também criarão uma sombra e darão graça ao gazebo de verão. Em conclusão, deve-se notar que, além de outras vantagens, a rosa desfile também se distingue pela longevidade e abundância de botões fechados durante o período de floração, que posteriormente irão florir gradativamente, formando assim o efeito de “floração infinita”.
Para obter informações sobre como propagar uma rosa trepadeira por meio de estacas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.