Rosas enrugadas: características, variedades e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como escolher mudas?
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Aplicação em paisagismo

Rosa rugosa, ou seja, rosa enrugada, rugosa, é uma roseira brava e pertence à família Pink. Como todas as roseiras, esta planta é despretensiosa, distingue-se pelas belas flores pequenas, aroma doce e frutos saudáveis. A maioria dos jardineiros escolhe frutos de rosa para o paisagismo e redigir composições de bordas em suas áreas.

Peculiaridades

Rosehips são nativas do hemisfério norte. Rugosa cresce principalmente na costa marítima, razão pela qual a planta foi denominada "flor costeira". Também é encontrado em reservas naturais, áreas de preservação da natureza. A roseira rugoza é um arbusto muito extenso, cuja altura pode atingir vários metros. Os ramos têm formas diferentes. Existem variedades de cobertura do solo - os caules espalhados pelo solo, e os usuais - elevam-se acima do solo. Com o tempo, os galhos velhos ficam completamente nus e lenhosos, adquirindo uma coloração marrom.

A folhagem da rosa rugosa é exuberante, lembra uma "ceifeira", o tamanho da copa é de até 2 metros. As folhas jovens, dependendo da variedade, são pintadas em tons de verde-bronze, a folha formada é verde escura (há variedades com folhagem verde-acinzentada), lustrosa, áspera, "enrugada", no outono a placa é pintada de um tom amarelo brilhante. Botões individuais ou coletados em uma escova de até 8 peças.

As flores perfumadas são grandes, coloridas em vários tons de branco, rosa, dependendo da variedade. Eles são duplos (até 180 pétalas) e padrão (5-7 pétalas). Floração abundante durante todo o verão, começando em junho. Alguns híbridos estão florescendo novamente. Os pequenos frutos laranja-avermelhados são formados no final de agosto.

Esta rosa é despretensiosa, resistente às mudanças de temperatura. A planta é capaz de se desenvolver em terras frescas e salgadas. Difere em boa resistência de inverno, freqüentemente encontrada em áreas com clima frio.

Ao analisar a descrição das características da rugose, as principais vantagens da planta podem ser distinguidas:

  • arbusto perfumado com um cheiro agradável;
  • pouco exigente para a composição do solo;
  • Não requer cuidados especiais;
  • a rosa do cachorro quase não fica doente;
  • resiste a quedas de temperatura;
  • floresce profusamente;
  • o tamanho, a forma da planta, permitem que você crie sebes floridas e outras composições.

Formar os caules da rugosa eretos ao longo de uma sebe ou suporte permitirá que a planta se pareça com uma rosa-do-caule. Este método é frequentemente usado para criar cercas de flores, ao criar composições de paisagens em camadas ou como decoração para uma das paredes de uma casa.

Variedades

Variedades de roseiras enrugadas diferem umas das outras na tonalidade do botão, seu tamanho e número de pétalas, o tamanho do arbusto e a forma dos brotos.

Rainha do norte

A planta é altamente resistente à geada, resistente a doenças fúngicas e infecciosas e tem um rápido crescimento. A roseira atinge os 200 cm de altura, nas zonas frias o crescimento do arbusto não ultrapassa os 100 cm e a floração é longa, de Junho a início de Setembro. As flores são grandes, duplas, com até 12 cm de diâmetro e a cor das pétalas é rosa intenso, branco-rosa.

Os frutos são ricos em elementos úteis, são usados ​​para fazer doces, compotas e tinturas.

Rubra

Arbusto extenso até 250 cm de altura, a floração ocorre no verão, em condições favoráveis, é possível a re-formação dos botões florais. As flores são grandes, as pétalas são rosa. No final de agosto, os frutos laranja-avermelhados estão empatados. A variedade distingue-se pela sua despretensão, facilidade de atendimento. "Rubra" é usado para formar uma sebe de floração, plantando em uma fronteira mista.

Grootendorst

Um híbrido criado em 1918. Nos brotos, até 10 botões de uma tonalidade vermelho-carmesim estão localizados em pincéis. O diâmetro da flor é de até 4 cm. A Rosa Mosqueta se popularizou devido ao formato incomum do botão, que se parece com um cravo, razão pela qual recebeu outro nome - "rosa cravo".

Pink Grootendorst

Um híbrido do Grootendorst usual, com flores rosa. A roseira chega a 150 cm de altura, um arbusto de folhas verdes claras, enrugadas, com a superfície externa brilhante. As flores são pequenas, com até 3 cm de diâmetro. O Grootendorst rosa floresce abundantemente.

Recomenda-se plantar a planta em plantio de grupo, criando uma sebe de floração ou mixborder.

Abelzieds

Uma espécie de variedade "Rubra". Arbusto de até 250 cm de altura, os botões são de cor rosada, a forma lembra uma tigela, o diâmetro de uma flor em flor é de 5 a 6 cm, a planta é abundante em floração, com aroma fraco. Mostra-se bem ao lado de outras culturas em plantios em grupo.

Alba

As flores de "Alba" são pintadas de branco. Esta variedade resiste às geadas da Sibéria, por isso é recomendada para cultivo em regiões de clima severo. A roseira brava floresce profusamente, o aroma quase não é sentido. O arbusto é adequado para a formação de várias composições, sebes, canteiros de flores.

Hansa

"Hansa" parece "Alba", mas as pétalas das flores desta planta são pintadas em um tom rosa claro. Freqüentemente, a planta é combinada com várias culturas de baixo crescimento.

Meu Hammerberg

A menor planta deste tipo - a altura do arbusto chega a meio metro. A lâmina foliar é grande, enrugada, de cor verde brilhante. Os botões são pintados em tons de roxo, o diâmetro da flor em flor é de 9 cm. Esta variedade tem um aroma forte. Tolera perfeitamente geadas, não requer abrigo para o período de inverno.

Como escolher mudas?

Uma muda pode ser enxertada ou cultivada a partir de uma estaca com uma raiz já formada. Ao comprar uma planta, você deve prestar atenção aos seguintes sinais e critérios:

  • deve-se dar preferência a mudas anuais;
  • uma planta com raízes abertas sobreviverá facilmente se movendo e plantando em um novo local, o principal é não deixar as raízes secarem, para o qual é recomendado envolver o sistema radicular com um pano úmido ou plante em um saco com um pequeno quantidade de água ou terra molhada;
  • os brotos das mudas são lisos, sem danos;
  • não é recomendável comprar mudas com botões floridos, tal planta é mais difícil de se adaptar a um novo lugar;
  • as mudas vendidas em embalagens podem ser enfraquecidas pelo armazenamento de longo prazo no inverno; seu sistema radicular pode estar seco demais.

Aterrissagem

Recomenda-se plantar uma rosa enrugada na primavera. Para a cultura, eles escolhem um local ensolarado e tranquilo no lado sul. O solo deve ser argiloso, saturado de húmus. Em terras esgotadas, você definitivamente deve adicionar matéria orgânica às covas de plantio. Antes do plantio, o sistema radicular da planta é colocado em uma pasta de argila, a cova é preenchida com um balde de húmus.

É possível plantar roseiras em uma região quente no outono. Os arbustos estão localizados a até 150 cm um do outro e das lavouras vizinhas. No cultivo de uma sebe, o plantio é realizado dentro de um metro entre as plantas.

O ponto de crescimento do arbusto nunca deve ser coberto, caso contrário, pode levar à morte da planta. A profundidade do novo orifício deve corresponder à profundidade do antigo orifício. Os arbustos recém-plantados são regados abundantemente, borrifados em cima com solo seco e compactados. Para facilitar a adaptação das plantas a um novo local, as raízes são embebidas durante várias horas em água antes do plantio com a adição de estimulantes de crescimento - "Kornevin", "Epina".

Rugosa prefere áreas iluminadas com abrigo do vento.A solução mais bem-sucedida é plantar a planta em uma encosta sul ou em uma área plana, cercada por uma cerca ou outros edifícios. Ao plantar um arbusto em uma fronteira mista, as plantas são colocadas sob a sombra de árvores mais altas. A rosa enrugada é praticamente despretensiosa aos extremos de temperatura. A Rosa Mosqueta se desenvolve melhor a 16-22 graus Celsius. Capaz de suportar geadas de até -40 graus por um curto período de tempo. As plantas jovens devem ser protegidas dos efeitos das baixas temperaturas que ocorrem à noite no período outono-inverno, cobrindo os arbustos com material isolante ou película.

Ao cultivar arbustos nas regiões do norte, é recomendável cobrir completamente os arbustos durante todo o período de dormência da planta nos meses de inverno.

O nível de umidade deve ser moderado. Com um maior teor de umidade no solo, a probabilidade de desenvolver doenças infecciosas e fúngicas do sistema radicular aumenta, o que acabará por levar à morte da planta. No período chuvoso, recomenda-se cobrir a planta com uma película para reduzir a quantidade de água, e também após o fim de chuvas prolongadas, recusar a rega e a pulverização por uma semana.

Na estação quente, rega-se à medida que as camadas superiores do solo secam cerca de 5 cm. É necessária uma pulverização abundante para a planta de manhã e à noite. Não é recomendável pulverizar em dias de sol, pois os raios solares nas gotas de água nas folhas podem queimar a lâmina foliar.

Cuidado

A planta não requer uma manutenção cuidadosa, o principal é não se esquecer da alimentação da roseira. A rosa é mais sensível aos fertilizantes orgânicos, então mais de duas vezes por temporada é necessário aplicar uma solução de verbasco e húmus sob a raiz da planta. A cobertura é feita na primavera e no outono (após a poda).

Durante a estação de crescimento, a planta requer ferro e magnésio. Os fertilizantes minerais complexos são usados ​​durante todo o ano, exceto nos meses de inverno. A cobertura é recomendada somente após regar a planta, caso contrário, o sistema radicular pode ser "queimado".

Se a rosa mosqueta desacelerou seu crescimento ou a formação de botões de flores congelou, vale a pena usar formulações especiais para rosas de jardim.

O afrouxamento do solo é realizado apenas nos primeiros anos de vida da planta (até três anos). Durante este período, ocorre a formação ativa do sistema radicular do arbusto. A cobertura morta começa na primavera e termina no outono. Mensalmente, é feito um afrouxamento único do solo em todo o diâmetro da cova de plantio. Este procedimento reduz a atividade de crescimento de ervas daninhas, melhora o acesso de oxigênio às raízes e melhora a retenção de umidade nas camadas superiores da terra. Para cobertura morta, vale a pena levar serragem, folhas secas.

A primeira modelagem é feita no segundo ano de vida da roseira após o plantio. A poda começa no final de abril, antes que os brotos comecem a se formar. Rebentos velhos, doentes e verdes são removidos. Até 6 botões são deixados em cada ramo. Quando o arbusto é rejuvenescido, a planta é totalmente podada, todos os ramos são removidos em um comprimento de até 15 cm do ponto de crescimento do arbusto.

Durante o período de floração, os arbustos não são tocados, aguardando a formação dos frutos. Os botões florais são formados nas pontas e no terço superior do comprimento dos brotos. Após a floração, o rebento é encurtado para a primeira folha com 5 placas. Ramos com frutas são encurtados de acordo com o mesmo princípio. Rugosa mora em um lugar em média por até 20 anos. A planta é transplantada apenas em caso de infecção da planta, diminuição do crescimento e intensidade da floração. O procedimento é realizado após o término da floração, formação dos frutos.

O arbusto deve ser cavado até a profundidade da cova de plantio, tentando tocar as raízes jovens o menos possível. Junto com um pedaço de terra, a planta é transplantada para um novo lugar. Após o plantio, o arbusto deve ser regado em abundância e fertilizado.

Não se recomenda o replantio de plantas com mais de 7 anos de idade devido à capacidade de deterioração da roseira canina para criar raízes em novos terrenos.

Aplicação em paisagismo

Rugosa é amplamente utilizado para criar canteiros de flores e composições de paisagens em jardins, parques, praças e outros lugares. Devido à sua altura (até 200 cm), a variedade Alba é frequentemente cultivada como sebe.

A rosa branca é plantada com coníferas em composições de grupo, na maioria das vezes em primeiro plano ou como arbustos de "fronteira", dividindo a área do local em zonas. A coroa do quadril rosa é fácil de alimentar para poda e modelagem.

    As variedades rosa são cultivadas como uma rosa padrão, combinadas com outras variedades de roseiras ou plantadas com uma mistura. As espécies trepadeiras são adequadas para o paisagismo de paredes de casas, arcos, cercas. As roseiras de cobertura vegetal são combinadas com zimbro ou outros arbustos perenes, com plantas com flores - peônias, íris, crisântemos e outros.

    Para informações sobre como cuidar de uma rosa enrugada, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário