Rosa "Laguna": características, tipos e cultivo

Rose Laguna: características, tipos e cultivo
  1. Descrição
  2. Variedades de variedades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Seleção de assento
  5. Aterrissagem
  6. Regras de cuidado

Uma das variedades de rosas trepadeiras que são merecidamente populares entre os jardineiros é a "Laguna", que possui muitas características notáveis. Em primeiro lugar, é apreciada pela sua despretensão, permitindo o cultivo em várias regiões, e pelo seu aspecto espectacular, que ajuda a decorar o local. Outras vantagens desta variedade merecem atenção, cada uma das quais vale a pena considerar com mais detalhes.

Descrição

A primeira menção da "Lagoa" como uma espécie separada data de 2004. Seu criador é a conhecida empresa alemã Wilhelm Kordes and Sons, que se especializou na seleção de variedades bonitas e pouco exigentes desde o final do século XIX.

Uma descrição da rosa em questão do grupo de alpinistas pode ser encontrada abaixo:

  • altura / largura máxima de uma planta adulta - 3 m / 1 m;
  • flores rosa escuro, cujo diâmetro chega a 10 cm;
  • textura aveludada de botões e pétalas;
  • o número de flores por pincel - até 8;
  • folhas densas verde-escuras com um brilho brilhante perceptível;
  • o número de inflorescências é determinado pela idade do arbusto;
  • a área de cultivo mais adequada - VI (USDA);
  • florescem ao longo da estação quente até às primeiras geadas de outono, em 2 ondas (a segunda não é inferior à primeira em intensidade).

Outra característica interessante da "Laguna" é o formato de suas flores, devido às quais a planta se assemelha a antigas variedades de rosas.

Variedades de variedades

Também vale a pena mencionar duas variações populares da planta apresentada, que podem decorar o local da mesma forma que a variedade parental.

Azul

Uma das principais características da "Lagoa Azul" são suas flores roxas, que posteriormente adquirem um tom roxo claro. Elas não são tão grandes quanto as da variedade-mãe, que é típica das rosas do grupo rambler, ao qual pertence a variedade considerada. Outras características da Lagoa Azul são hastes delgadas e flexíveis cobertas por espinhos mais tortos e menos pétalas que adornam suas flores semi-duplas.

Doce

Esta variação apareceu recentemente - em 2012. Da variedade mãe, ela tirou todas as principais vantagens, complementando-as com um tom rosa mais delicado. O aroma de "Laguna Sweet" merece especial atenção, no qual se destacam notas de limão, patchuli, gerânio e muitos outros componentes. Quanto às flores, são do mesmo tamanho que a variedade-mãe e têm uma duplicidade pronunciada.

Vantagens e desvantagens

Entre todas as vantagens da rosa trepadeira "Laguna", que a tornam sempre popular, um lugar especial é ocupado pela impressionante duração da floração. A robustez invernal da planta em questão também merece destaque: estando devidamente recoberta, resiste sem dor a temperaturas até -28 ° C. Dada esta circunstância, a variedade descrita pode ser cultivada com sucesso na região de Moscou e outras regiões com condições climáticas semelhantes.

Além das já listadas, a rosa Laguna tem as seguintes vantagens óbvias:

  • floração abundante, devido à qual a folhagem da planta é praticamente invisível;
  • despretensão, permitindo que você suporte um déficit de umidade e muitos outros problemas;
  • aroma intenso espalhando-se por todo o jardim;
  • resistência à grande maioria das doenças, incluindo o oídio e a mancha preta mais características das rosas;
  • crescimento rápido, permitindo decorar o território vizinho com o menor custo de tempo;
  • alta resistência à chuva;
  • tendência mínima ao desbotamento, característica das pétalas das plantas.

Apesar da sua juventude, a variedade Laguna pode orgulhar-se de vários prémios de prestígio - medalhas de ouro nas competições de 2007 na Alemanha e Suíça, bem como o prémio de melhor sabor ganho há 6 anos na Holanda.

Quanto às deficiências da rosa trepadeira descrita, a principal é um grande número de espinhos fortes e afiados cobrindo seus caules. Outras desvantagens, menos perceptíveis, do "Laguna" incluem a necessidade de providenciar um abrigo de inverno e não a maior resistência a pulgões e ácaros.

Seleção de assento

Na hora de decidir o local para o plantio da rosa "Laguna", vale considerar que ela prefere uma boa iluminação, mas não gosta de luz solar direta. Este último queima as folhas da planta, o que o torna justificável por sua localização em sombra parcial das 11h às 16h. Também vale a pena levar em consideração o nível do lençol freático no local: para esta variedade são permitidos valores superiores a 1 m, o que se explica pela especificidade do seu sistema radicular. E também ao colocar uma rosa junto à parede do edifício, é necessário excluir a possibilidade de a água escoar da cobertura para a mesma.

Outra condição, cuja aderência permite contar com o rápido desenvolvimento de uma planta jovem - a escolha de um solo adequado. Ideal para "Laguna" é um solo leve e nutritivo que é bom para o ar e a umidade. Você pode prepará-lo misturando os seguintes ingredientes:

  • solo e areia do jardim - 10 kg cada;
  • turfa - 5 kg;
  • cinzas de madeira e fertilizante mineral complexo - 0,4 kg cada.

Se você seguir as recomendações listadas acima, em um ano a rosa vai deliciar seus donos com a primeira floração.

Aterrissagem

A prática mostra que esse problema pode ser resolvido tanto no outono quanto na primavera. Caso as condições climáticas interfiram na implantação da primeira opção, o plantio deve ser adiado para o final de abril ou maio. Assim que o solo aquecer até + 10,12 ° C, você pode prosseguir com a seguinte sequência de ações.

  • Cave um buraco com 50 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro, e também é necessário levar em consideração a distância do buraco até a parede ou outro objeto orientado verticalmente - 50 cm ou mais.
  • Instale uma treliça ou rede na qual os brotos de rosa irão subir. Para fazer isso, você precisa recuar da parede pelo menos 10 cm.
  • Se uma muda for comprada com raízes abertas, ela deve ser inspecionada cuidadosamente e as áreas danificadas devem ser removidas, se encontradas.
  • Mergulhe a planta jovem em uma mistura líquida de verbasco e argila, preparada na proporção de 1: 2, por cerca de 2 horas.
  • Regue o solo preparado e espere até que toda a umidade seja completamente absorvida.
  • Coloque a muda no buraco, espalhando suas raízes por igual no fundo do buraco. Em seguida, resta cobri-los com terra, compactando cuidadosamente cada camada.
  • Atenção especial deve ser dada ao colo da raiz, que deve estar 7 cm abaixo do nível do solo.

Em conclusão, a rosa é regada e o círculo do tronco é coberto com palha. E também os especialistas recomendam cortar uma planta jovem a uma altura de 20-25 cm da superfície da terra.

Regras de cuidado

Durante os primeiros 15 dias após o plantio, uma jovem rosa trepadeira deve ser protegida da luz solar direta. Cuidar mais dela não é difícil, mas tem certas características.

Rega

Apesar da resistência da planta descrita à falta de umidade, não se deve esperar que o solo seque completamente no círculo do tronco.Se não houver precipitação, durante o primeiro ano após o plantio, a "Lagoa" deve ser regada com relativa freqüência - cerca de uma vez a cada 5 dias, e após o período especificado - duas vezes menos. Na presença de chuva, este procedimento deve ser realizado de acordo com o grau de sua intensidade.

O momento ideal para regar é à noite ou de manhã cedo. Outras condições significativas incluem a necessidade de afrouxamento regular do solo e recusa de aspersão.

Fertilização

Se a fertilização orgânica foi introduzida no solo usado para o plantio da planta, durante o próximo ano ela deve ser fertilizada apenas com complexos minerais. É aconselhável fazer isso 4-5 vezes ao longo da temporada, guiado pelo algoritmo mais simples:

  • no início da estação de crescimento - compostos de nitrogênio;
  • no meio - uma combinação de preparações de potássio e fósforo;
  • no final - apenas curativos à base de potássio.

A matéria orgânica deve ser aplicada com menos frequência - uma vez a cada 2 anos. A experiência mostra que uma variedade de fertilizantes desta categoria são adequados para Laguna, mas os melhores resultados são alcançados por uma combinação de composto maduro, farinha de ossos e húmus.

Liga

Para que a aparência da roseira corresponda às preferências de seu dono, o último precisa aderir às seguintes recomendações:

  • a orientação horizontal dos brotos principais da planta faz com que pareça uma nuvem em flor;
  • se a opção for pelo leque, os ramos laterais devem permanecer livres;
  • realizando uma liga de rosa a um arco, é necessário direcionar seus caules em espiral.

E também deve-se ter em mente que "Laguna" pertence às variedades trepadeiras altas e, portanto, precisa de um suporte confiável.

Poda

A realização do procedimento em questão na primavera envolve a retirada de brotos que não sobreviveram ao inverno. As hastes restantes são podadas altas.

Com o início do outono, é necessário retirar as flores secas e encurtar os caules em cerca de 1/3 do comprimento, o que é necessário para protegê-los do frio. Mas também vale a pena se livrar dos caules que já atingiram os 3 anos de idade - para evitar uma diminuição na qualidade da floração.

Preparando-se para o inverno

Uma queda de temperatura abaixo de -7 ° C significa que é hora de cobrir a Lagoa Rosa para o inverno. Para isso, é necessário retirá-lo do suporte e colocá-lo no solo, preenchendo o espaço livre resultante com galhos de árvores coníferas.

Em conclusão, resta cobrir a planta com um material que deixe o ar passar bem e colocar galhos de abeto, feltro e tábuas em cima.

Doenças e pragas

Como mencionado anteriormente, as doenças raramente incomodam Laguna. Quanto aos parasitas, da invasão de que podem sofrer as rosas da variedade descrita, são:

  • pulgões que sugam os sucos de várias partes da planta e os enfraquecem;
  • ácaro-aranha, cuja atividade leva à degradação e morte das folhas.

O controle de pragas envolve o uso de inseticidas de amplo espectro (por exemplo, Actellika ou Fufanona). O processamento deve ser realizado duas vezes, com intervalo de 3 dias.

Resumindo, podemos afirmar que a rosa trepadeira "Laguna" é a solução ideal para quem quer decorar o seu terreno sem tempo e esforço desnecessários. A validade desta tese é confirmada pelos comentários de muitos jardineiros, e todos podem se juntar a eles.

No próximo vídeo você verá a poda de rosas trepadeiras das variedades "Helen", "Laguna" e "Lavinia".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário