Rose "Cordana": descrição e recomendações para cultivo
A rosa "Cordana" é bem conhecida dos amantes das plantas de interior e é cultivada com sucesso em vasos e no campo aberto como decoração de meio-fio. A popularidade da flor se deve às suas altas qualidades decorativas e ao tamanho incomum em miniatura.
Peculiaridades
A rosa "Cordana" (lat. Rosa Kordana) é uma típica representante da família Rosaceae da subfamília rosa e é uma planta com flores pequena e muito bonita. A história da origem da espécie remonta ao século 19, quando as rosas-chá-anãs chinesas foram trazidas para a Europa em 1810. A nova flor foi muito apreciada pelos produtores locais, após o que foi cruzada com sucesso com uma pequena rosa polyanthus. Como resultado da seleção, foi criada a primeira variedade europeia em miniatura, que leva o nome do agricultor Wilhelm Cordes, a quem deve sua aparência.
O habitat desta espécie são zonas de clima tropical e subtropical, no entanto, a "Cordana" cresce de forma excelente nas latitudes temperadas. Em condições favoráveis, a planta costuma atingir 30 cm de altura, se distingue por um grande número de belas e brilhantes flores de tons vermelhos, brancos, rosa e amarelos. As folhas também são uma cópia em miniatura das placas de folhas de rosas grandes e têm uma rica cor verde escura. O período de floração das plantas começa em maio e vai até outubro.
A principal diferença entre a "Cordana" e as rosas grandes é a ausência total de qualquer cheiro, o que permite que pessoas com tendência a alergias a plantem.
Variedades
A mini-roseira "Cordana" tem várias sub-variedades destinadas ao cultivo doméstico e de fronteira.
- "Misturar" é o menor membro da espécie e só é adequado para reprodução em ambientes internos. É considerada a mais caprichosa de todas as subvariedades, pois requer a criação de condições especialmente favoráveis. A planta deve o seu nome à variedade de cores, razão pela qual se tornou muito popular entre os floricultores amadores.
- "Lux Dinamarca" diferencia-se em arbustos compactos e púrpura pálido, com uma mistura de sombras de framboesa, flores.
- "Gigi" caracterizada por flores vermelhas e brancas, com os devidos cuidados pode atingir alturas superiores a 30 cm.
- "Amore" Destina-se ao cultivo em campo aberto e possui arbustos altos que chegam a 40 cm.
- Apollo tem flores amarelo-claras e pode florescer por até 20 semanas.
- Pasadena representa uma rosa clássica em miniatura e é caracterizada por maior resistência a doenças fúngicas.
- "Calibre" caracterizada por flores vermelhas em miniatura de 2-3 cm de tamanho, que florescem até o início do tempo frio.
Cuidado
Todas as subvariedades de rosas "Cordana" são bastante exigentes no tratamento, necessitando de criar condições especiais. Ao cultivar uma flor em casa, muitos fatores importantes devem ser levados em consideração e uma série de procedimentos obrigatórios devem ser seguidos.
Alojamento
Imediatamente após a compra, a planta deve ser lavada com água morna e borrifada com uma solução contra pragas. É melhor colocar a flor nas janelas voltadas para o sul ou sudoeste, e deve ser feito de forma que durante o dia seja moderadamente sombreada por outras plantas. A exposição à luz solar direta, especialmente no verão, é inaceitável.A temperatura do ar recomendada é de +15,20 graus.
Rega
Rosa "Cordana" precisa ser regada semanalmente com água morna e estável. Ao usar água fria da torneira, a planta pode adoecer com oídio - uma doença cuja cura será muito problemática. A rega deve ser bastante abundante, sendo obrigatória a retirada do excesso de líquido da panela. Caso contrário, a rosa pode não florescer. No verão, a planta precisa de regas um pouco mais frequentes, cuja necessidade é determinada pela camada superior seca da terra. Durante a rega, é recomendável soltar levemente o solo, fornecendo oxigênio às raízes das plantas e melhorando as trocas de ar.
Se precisar sair por muito tempo, é recomendável colocar uma quantidade suficiente de água em uma bandeja funda e colocar vasos com rosas. Dessa forma, as plantas podem se alimentar de um a um mês e meio. Além da rega, recomenda-se pulverizar as flores semanalmente com água decantada à temperatura ambiente.
Top curativo
A aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos é efectuada duas vezes por ano, tendo em consideração os períodos de vegetação das plantas: durante a floração e aparecimento dos ovários, não se alimenta. A melhor época para a alimentação é a primavera e o outono. Na primavera, ela é realizada antes da floração, e a ênfase principal é dada aos fertilizantes contendo nitrogênio. Contribuem para o crescimento abundante da massa verde e ativam a floração.
Nos meses de verão, recomenda-se levar os vasos com rosas para uma varanda ou terraço, deixando-os lá até que a temperatura do ar caia abaixo dos confortáveis +15 graus. Ao cultivar mini-rosas em campo aberto, é necessário remover regularmente ervas daninhas, soltar e regar, e cobrir as rosas com papel alumínio para o inverno.
No outono, depois que a mini-rosa desbotada, as preparações de fósforo e potássio começam a ser adicionadas. Eles sustentam a rosa na estação fria e a ajudam a suportar bem o inverno. A introdução de drogas como "Epin" e "Kornevin" dá excelentes resultados. O primeiro estimula o crescimento da parte aérea, e o segundo ajuda a fortalecer as raízes. Além disso, para o cultivo interno, recomenda-se ventilar o ambiente com mais frequência, garantindo assim um fluxo constante de ar fresco. No entanto, rascunhos não devem ser permitidos.
Poda
Para que a planta cresça e se desenvolva corretamente, ela deve ser cortada regularmente. Para fazer isso, remova galhos densamente crescidos que impedem outras pessoas de iluminar e respirar. Ao mesmo tempo, os resíduos podados devem ser retirados do vaso, caso contrário, começarão a apodrecer e causar danos à parte aérea inferior da flor. Recomenda-se podar várias vezes por ano: na primavera, os rebentos doentes ou danificados são removidos e no verão - caules murchas, tortos e espessos.
Além das finalidades sanitárias, a poda ajuda a despertar os botões dormentes e a aumentar a taxa de formação de novos rebentos. As plantas são cortadas antes do descanso de inverno. Para isso, a partir de meados de setembro, eles param de se alimentar e reduzem a irrigação. Depois que algumas das folhas ficam amarelas e caem, os topos dos brotos são cortados, deixando 5-6 botões fortes em cada um deles. Em seguida, a planta é colocada em um local fresco com uma temperatura de +8,13 graus e deixada neste estado por 1-2 meses. Após o aparecimento das primeiras folhas, que indicam que a rosa já descansou, o vaso é movido para o peitoril da janela, restaurando gradativamente o cuidado integral.
Transferir
Normalmente a mini-rosa "Cordana" é vendida em potes pequenos, o que exige o seu transplante para um ambiente diferente. Isso se deve ao fato de que muitos fabricantes literalmente enchem as misturas de terra com vários fertilizantes, o que dá às plantas uma apresentação apresentável. No entanto, é contra-indicado que uma flor permaneça nessas condições por muito tempo: o suprimento de nutrientes seca rapidamente e o jovem arbusto fica apertado em um pequeno vaso.Portanto, o procedimento de plantio de planta em local permanente é um evento obrigatório, devendo ser realizado imediatamente após a compra.
Antes de começar a plantar uma planta em um novo local, você precisa comprar um vaso de plástico de tamanho real com um volume de 1,5-2 litros, equipado com um compartimento de drenagem e orifícios para drenar o excesso de líquido. Uma mistura de drenagem deve ser colocada no fundo do vaso, que pode ser de argila expandida, e a terra deve ser derramada em cima. Você pode comprá-lo em uma loja especializada ou prepará-lo misturando solo de jardim, areia, composto e turfa na proporção de 2: 2: 3: 1.
O processo de plantio é o seguinte: primeiro, todas as hastes nas quais há flores são removidas do broto, e as restantes são encurtadas em um terço. Em seguida, a rosa é removida do pote de transporte junto com um pedaço de terra e as raízes são examinadas cuidadosamente. Se processos podres ou suspeitos forem encontrados, eles são imediatamente removidos e as seções são desinfetadas com carvão triturado ou material verde. Em seguida, a planta é plantada em um vaso, regada com um fungicida diluído ou uma solução fraca de permanganato de potássio. A rosa plantada é removida por 2-3 dias em um local escuro, após o qual é colocada no parapeito da janela e o cuidado total é iniciado.
As flores são plantadas em terreno aberto na primavera, depois que a camada superior da terra aquece até +10 graus, ou no outono. As condições ideais para "Kordana" são solos permeáveis à umidade, levemente ácidos e neutros. Plantar uma rosa no jardim não é muito diferente de plantar em vasos e é feito da mesma maneira. A única condição é o crescimento do rebento: não deve ser inferior a 30 cm, caso contrário será difícil para a flor lidar com os fatores ambientais agressivos e morrerá. A planta deve ser plantada em solo abundantemente regado durante o dia e na ausência de chuva e vento. Qualquer que seja a forma de plantio da planta, recomenda-se fazê-lo na época da lua crescente, mas o tratamento de pragas, ao contrário, é melhor feito na época da lua minguante.
Reprodução
"Cordana" é propagada por estacas. Para fazer isso, use topos cortados de brotos de até 3 mm de espessura, com 3-4 botões. O local do corte é cortado em um ângulo de 45 graus e tratado com qualquer estimulante de crescimento, por exemplo, "Kornevin". Em seguida, o corte é colocado em um recipiente com água decantada, cuja temperatura deve ser 2-3 graus acima da temperatura ambiente. Os primeiros pêlos da raiz geralmente aparecem após 2 a 2,5 semanas, após as quais os brotos podem ser transplantados para pequenos recipientes de mudas. Se possível, uma pequena estufa doméstica é construída para plantas jovens, na qual elas se sentirão mais confortáveis e protegidas. Quando aparecem as primeiras folhas, o enraizamento da estaca pode ser considerado um sucesso.
A reprodução das mini-rosas "Cordana" pode ser realizada não só por estacas, mas também por sementes. Para isso, no final do inverno, as sementes são semeadas em recipientes para mudas, das quais, no final da primavera, crescem os arbustos jovens, prontos para serem transplantados em grandes vasos. As sementes devem ser germinadas a uma temperatura de +18 graus e luz natural. É preciso ter um cuidado especial na hora de escolher sementes para propagação, comprando-as somente em lojas especializadas. Isso se deve ao fato da variedade ser híbrida e, ao utilizar sementes de baixa qualidade, as novas plantas podem não herdar integralmente as características maternas.
Doenças e pragas
Infelizmente, as rosas da variedade "Cordana" são plantas bastante fracas e, na ausência de cuidados adequados, muitas vezes sofrem várias doenças. Os principais motivos para o aparecimento de doenças são os cuidados inadequados, o plantio em solo sujo e a proximidade de plantas infectadas. A doença mais comum nas rosas são as infecções fúngicas. Considera-se como ambiente favorável ao seu desenvolvimento a alta umidade do solo e do ar, bem como o espessamento dos arbustos.Os primeiros sinais de infecção fúngica são o escurecimento das partes inferiores do caule, a formação de manchas escuras nas folhas, bem como o aparecimento de uma flor branca ou cinzenta nelas.
Para prevenir o aparecimento de doenças fúngicas, recomenda-se tratar o solo com fungicidas biológicos como "Fitosporin", "Mikosan V" e "Trichoderm", bem como imunomoduladores "Epina", "Zircon" e "Novosila".
O plantio adequado, cuidado competente, prevenção regular de doenças fúngicas e controle de pragas oportuno ajudarão a cultivar uma planta bonita e saudável que pode encantar seus proprietários por mais de um ano.
Para informações sobre como propagar a rosa "Cordana" com mudas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.