Rosas francesas: descrição, variedades e seu cultivo
Rosa é um termo descritivo coletivamente que combina, sob seu significado, nomes, espécies, variedades de plantas do gênero rosa selvagem. Cultivado por humanos, raramente cresce na natureza, degenera com o tempo. Curiosamente, 90% das variedades desta planta foram criadas por cruzamento. A rosa é conhecida por sua grande variedade de cores. A quantidade de combinações de flores e tons, assim como formas e tamanhos, possui milhares de itens.
Ele se presta bem à seleção. O famoso mestre do enxerto desta planta foi Jean-Baptiste André Guillot. Com o tempo, o sobrenome do criador se tornou um nome familiar para muitas variedades e variedades de rosas. No momento, os melhores jardins da França são decorados com flores de Jean-Baptiste. Uma delas, conhecida desde os tempos antigos, é a rosa francesa.
Característica
A rosa francesa é um arbusto de baixo crescimento cujos troncos são cobertos por pequenos espinhos. Variedades que excedem 150 centímetros de tamanho são raras. O período de floração dura um mês por ano. Na maioria das regiões, é junho-julho. Formas de flores de peônia: regulares, duplas, semi-duplas.
A composição de cores da flor francesa é expressa por um espectro de combinações de roxo ou vermelho carmim. Com o tempo, como resultado da seleção constante, o espectro de cores se expande. O cheiro é um perfume agradável característico de uma rosa. As rosas francesas são resistentes a baixas temperaturas, despretensiosas e podem crescer em condições climáticas difíceis. Quase qualquer solo é adequado para seu crescimento.
Variedades
Existem algumas variedades de rosas francesas, considere as descrições das mais populares.
- Cardeal ds Richelieu. A altura do tronco do arbusto é de até 1 metro. Flores pequenas de cor lilás, configuração dupla. Tem cachos de flores racemosas. O tamanho das flores e a altura são permitidos para o plantio desta variedade em vasos. Aroma agradável e pronunciado.
- Gallica Complicata. Variedade antiga, mas rara, que ultrapassa a altura do tronco de 2 metros. O aumento do comprimento dos caules e a sua fraca resistência à quebra requerem a instalação de suportes adicionais, especialmente durante o período de floração. As flores são grandes - até 10 cm de diâmetro, têm formato de peônia achatada e cor branco-rosa. O aroma é suave, mas agradável.
- "Gallic Medicinal" (Gallica Officinalis). A variedade da planta é amplamente conhecida na França e no exterior. Ele tem caules subdimensionados cobertos por cachos de flores em forma de cacho. Parece perfeito em pequenas áreas de jardim. As flores são redondas, semi-duplas, escarlates. O cheiro característico é pronunciado.
- Gallica Versicolor. Uma das variedades mais despretensiosas da rosa francesa, é resistente à geada. Altura do caule até 1 metro. A forma da flor é plana e redonda. Cor - rosa pálido com salpicos escarlates. Aroma característico de longa duração. Susceptível à influência negativa do "freixo" - um fungo ectoparasitário da ordem do oídio.
- "Francês chique". Uma variedade de flores rosa com um tom agradável de rosa pálido de flores. A altura média do arbusto é de um metro e meio. Existem flores únicas e inflorescências de várias. Esta variedade não gosta de umidade excessiva, mas é resistente à luz solar direta. Tipo resistente ao gelo. O cheiro é pronunciado, com notas sutis de um tom de pêra.
- "Jardins da França". Uma floribunda ramificada parece espetacular no jardim.As flores são densamente duplas, têm muitas pétalas onduladas. Tolera perfeitamente o mau tempo. A cor é rosa brilhante com um tom salmão. O arbusto é largo, ramificado. A folhagem é escura e brilhante. Resistente a doença. A rosa é podada na área de 1 metro, sem poda pode crescer até dois metros.
Plantar e sair
A rosa francesa exige o cumprimento de alguns requisitos de plantio e cuidados subsequentes. As flores desta planta são sensíveis à luz solar. Os raios abertos do sol têm um efeito negativo sobre a planta - murcha das folhas, desbotamento da cor ocorre. Um local de pouso devidamente selecionado evitará a perda da cultura de flores. As plantas mais altas devem crescer ao lado da roseira, que irá absorver ou espalhar a luz ultravioleta. Ao mesmo tempo, eles não devem criar uma sombra espessa nas rosas.
Você pode obter o efeito de cobertura analisando a trajetória do movimento do corpo celeste. Plante o arbusto no local onde haverá maior sombra durante o período de maior percentual de iluminação, a saber: as roseiras devem ser cobertas com a sombra das demais plantas durante o pico do meio-dia. Em outras horas do dia - de manhã e à noite, os raios solares oblíquos não prejudicam a beleza francesa.
O sistema radicular das rosas francesas precisa de oxigênio. Para garantir sua entrega, é necessário afrouxar regularmente o solo ao redor do arbusto. A umidade é um recurso de suporte vital. As flores rosas têm um esquema de cores vivas e um aroma pronunciado graças à água. Sua norma fornece a melhor manifestação das propriedades listadas. A rega deve ser realizada regularmente, evitando o ressecamento ou assoreamento do solo.
Ao transplantar mudas ou arbustos inteiros, o fertilizante é necessário. Na sua capacidade, você pode usar substâncias especializadas fornecidas para floriculturas, salitre, esterco e outros produtos de degradação biológica. O período de alimentação deve coincidir com o plantio ou com o início do fluxo de seiva. No segundo caso, a intensidade da floração pode depender do grau de alimentação. O fertilizante ajuda a planta a sair da "hibernação" do inverno com menos consumo de energia. A energia economizada será utilizada para a formação de mais botões e sua qualidade.
A época de plantar o arbusto é no outono ou início da primavera. No primeiro caso, você precisa de tempo para plantar uma rosa antes do início da geada. No segundo - depois de definir a marca de temperatura acima de +15 graus. No primeiro ano de plantio, a floração é extremamente rara.
Para melhorar o fator de floração de uma rosa, vale a pena quebrar as bases das flores desbotadas, mas não cortá-las. O rendimento de flores será bom se o sistema radicular do arbusto estiver protegido antes do frio. Coloque um monte de terra na área onde o tronco vai para o solo. Cubra com serragem, palha, feno. Em algumas regiões, onde as geadas são severas, é recomendável parar os caules e cobri-los com uma película.
A rosa francesa precisa de cuidados constantes. É necessário remover botões velhos, folhas secas e danificadas e outros elementos residuais. Com esta abordagem, a floração e o crescimento abundantes são esperados. A "limpeza" do arbusto é feita no final do outono ou início da primavera. Em outras épocas do ano, pode prejudicar a planta.
No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre as rosas francesas.
O comentário foi enviado com sucesso.