Rosa Damascena: descrição e cultivo

Rosa Damascena: descrição e cultivo
  1. História da variedade
  2. Descrição
  3. Variedades
  4. As sutilezas do crescimento

A beleza, uma vasta paleta de cores e um aroma deslumbrante fizeram da rosa a flor mais difundida do mundo e um símbolo lendário do amor e da paixão. Por mais de cinco mil anos, a humanidade tem cultivado este representante do gênero rosa selvagem. Uma das variedades mais perfumadas, a rosa de damasco, é hoje cultivada em jardins privados e à escala industrial.

História da variedade

China, Índia, a ilha de Creta e o antigo Irã (Pérsia) há muito discutem sobre o direito de ser chamada de pátria da rainha das flores. Não é por acaso que os poetas persas chamam sua terra natal de Gulistan - a terra das rosas. Damasco rosa (Rosa damascena) também traça sua história dos luxuosos jardins do Oriente Médio. No vale do rio Barada, terras férteis se tornaram o local da fundação de uma das cidades mais ricas e famosas da antiguidade. Situado no cruzamento de rotas comerciais, o antigo reino de Damasco, chamado na poesia de "Éden perfumado", se distinguia por um clima ameno e uma abundância de vegetação, era um verdadeiro oásis no meio do deserto.

A imagem da rosa de damasco pode ser vista nos afrescos da antiga Pompéia, a flor era muito popular no Império Romano. Então, a variedade foi esquecida para reviver com renovado vigor no Oriente árabe. Não é à toa que os árabes são considerados os pioneiros do método de obtenção de água de rosas por destilação.

Graças às rosas, a história manteve o nome do cruzado Robert de Brie: fascinado pelo fragrante arbusto de damasco, ele o trouxe para a França em meados do século 13... A variedade rapidamente se espalhou e dominou a jardinagem europeia até o século 19, quando foi substituída por híbridos de rosas de chá chinesas.

Descrição

A classificação divide a família das rosas em grupos de rosas modernas e antigas. Damasco pertence à classe das rosas velhas de jardim, que se originou de uma espécie híbrida que surgiu a partir do cruzamento das rosas gaulesas e almiscaradas (Rosa gallica e Rosa moschata).

A planta é um arbusto perene de até 1,5 m de altura com longos caules e grandes folhas verdes. Flores amargas, bastante grandes, de até 7 cm de diâmetro, podem ser de vários tons - do creme ao rosa brilhante. Às vezes você pode encontrar variedades de branco e muito raramente - vermelho. Os espinhos em diferentes variedades também diferem: são avermelhados, bastante impressionantes ou com aparência de cerdas pequenas. O arbusto floresce por muito tempo, mas na maioria das vezes uma vez, em junho-julho, embora espécies remanescentes (re-floridas) já tenham sido criadas. Frutos vermelhos lisos aparecem nos galhos no final de agosto.

Este grupo de rosas reúne um aroma excepcionalmente forte, portanto, esta variedade em particular foi cultivada desde os tempos antigos para obter óleo de rosa e água perfumada.

Variedades

Hoje, existem muitas variedades de rosas de damasco, mas analisaremos apenas as mais populares delas.

Rosa Kazanlik

Esta variedade foi trazida para a antiga cidade búlgara de mesmo nome no século 17 pelos turcos otomanos. As características únicas e o cheiro deslumbrante das rosas turcas encontraram novas facetas na Bulgária. O clima favorável da região contribuiu para o cultivo de uma valiosa espécie aromática, e hoje o Vale das Rosas, nas proximidades de Kazanlak, é um famoso destino turístico, onde até um festival anual é realizado. E a flor perfumada, famosa por sua beleza e aroma, tornou-se o símbolo nacional do país.A rosa oleaginosa de Kazanlak é considerada uma das melhores do mundo para a produção de óleo essencial, e os mestres búlgaros mantêm em segredo o método único de sua produção. O arbusto desta rosa é ereto, com rebentos fortes. As flores duplas são rosa com estames dourados. Não floresce por muito tempo, uma vez no verão.

Leda

É um arbusto baixo e extenso, atingindo 1,2 m de altura. Batizada com o nome da heroína dos mitos gregos, a variedade tem características de cores distintas. As suas folhas opacas são bastante invulgares: verde-escuras, arredondadas, com a parte inferior cinzenta prateada. Durante a floração, o arbusto é muito bonito: botões vermelho-escuros abrem-se gradualmente em inflorescências turcas brancas como a neve, com uma borda de cereja nas pétalas. Leda é resistente à chuva, geadas e doenças.

Despretensioso para a composição do solo, cresce bem mesmo à sombra.

Ispahan

Uma variedade muito perfumada com inflorescências rosa pálido, cujo nome vem da cidade iraniana de Isfahan. Na Idade Média, era uma das maiores cidades do mundo. A variedade é excelente contra doenças e intempéries. Arbusto alto com uma floração.

York e Lancaster

Essa variedade incomum deve sua origem e nome à famosa página da história britânica - o fim da Guerra da Rosa Escarlate e da Rosa Branca, que durou mais de 30 anos. O brasão da Casa de Lancaster foi decorado com uma flor vermelha, e a dinastia oposta de York escolheu o branco como seu símbolo. O novo rei Henrique VII Tudor fez o símbolo da paz que reinou após longos e sangrentos anos de paz com o emblema heráldico na forma de uma rosa dupla: uma flor branca em cima de outra vermelha. A rosa Tudor ainda é um dos sinais mais usados ​​hoje: no brasão real, moedas, etc. Acredita-se que a variedade tenha sido criada por um criador belga por volta de 1576.

Em um arbusto desta espécie multicolorida única, você pode ver rosas em tons de branco, escarlate e luxuosas inflorescências variegadas. As flores são exuberantes, duplas, com grande número de pétalas - 27 a 35 peças. A planta atinge 150-200 cm de altura, tolera bem as geadas, pode crescer à sombra, tem uma resistência média a doenças.

A variedade agrada com floração abundante e dura bastante tempo.

As sutilezas do crescimento

Ideal para o cultivo de rosas de damasco no sul da Rússia, mas os jardineiros do Cinturão Médio, da Sibéria e da região do Extremo Oriente também as usam com sucesso em seus terrenos pessoais e no projeto de parques da cidade como um tipo decorativo. Claro, o cultivo industrial da variedade para obter óleo essencial na maioria das regiões da Rússia é impossível. Ao plantar em territórios ao norte da região de Voronezh, as roseiras devem receber um material de cobertura para o inverno.

O local da rosa no local deve ser escolhido com cuidado: proteja o arbusto do sol escaldante, mas também não o plante em um canto que fica constantemente na sombra. A sombra provoca o aparecimento de oídio e várias infecções fúngicas, e a floração pode tornar-se muito escassa. É aconselhável proteger os arbustos de correntes de ar. O plantio geralmente é feito na primavera em uma área plana em solo fértil aquecido pelo sol: solo preto ou argila solta.

Em áreas com clima ameno e outono quente, o plantio é possível no final de setembro.

Se você planeja plantar várias plantas, a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 70-80 cm. Uma camada de mistura de nutrientes é colocada na depressão preparada (cerca de 50x50 cm): húmus, húmus, fertilizantes minerais. Todas as raízes danificadas, doentes e secas devem ser removidas da muda. As raízes são enterradas 5 cm, a cova de plantio é coberta com terra e regada abundantemente. Idealmente, o solo ao redor da muda deve ser coberto com serragem ou turfa. A cobertura morta elimina a necessidade de rega frequente.

A rega da planta é regulada pelo regime de temperatura: em dias quentes, deve ser aumentado até 2 vezes por semana e gradualmente reduzido à medida que o outono se aproxima. Antes do início da geada, as rosas devem ser regadas abundantemente, até 30 litros por arbusto.

Além disso, a água quente está sempre preparada para irrigação, doenças podem desenvolver a partir do frio.

A roseira requer formação de copa. Pode até ser feito no primeiro ano e, em seguida, poda higienizada regularmente no início da primavera.

Quando as rosas murcharam e as temperaturas noturnas caíram, você precisa cobrir seu sistema radicular para o inverno. Na maioria das vezes, utiliza-se turfa ou simplesmente despeja-se sobre o tronco uma camada de terra com cerca de 15 cm de altura.Na primavera, esse abrigo é retirado quando a probabilidade de retorno do gelo já tiver desaparecido.

A rosa damascena é uma variedade antiga maravilhosa que não requer manutenção excessiva, mas com bastante amor, dará ao seu jardim não só uma floração brilhante, mas também um aroma deslumbrante.

Para a história da origem da rosa de Damasco, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário