Rosas de chá híbridas: o que é, variedades com descrições, plantio e cuidado
A maioria dos residentes de verão, jardineiros e apenas residentes de casas particulares se esforçam para decorar a área próxima a seus lotes com flores que agradariam aos olhos por um longo período e são despretensiosos no cuidado. As rosas são difíceis de atribuir ao número de tais plantas, mas há uma certa variedade de roseiras que combinam as melhores qualidades de outras variedades e ficam ótimas no paisagismo - a rosa chá híbrida. Apresentada em várias variações, esta flor é a planta de jardim favorita de muitos residentes de verão. Porém, antes de comprar, todos são aconselhados a se familiarizarem com as peculiaridades do aspecto das flores, as regras de plantio e cuidados, bem como todas as variedades populares. Todas as nuances acima serão apresentadas em detalhes neste artigo.
O que é isso?
Uma variedade de flores, como rosas de chá híbridas, foram cultivadas por um criador chamado Guyot na França. Em homenagem à sua terra natal, ele chamou a nova flor de "La France". Apesar de essas plantas terem nascido na década de 70 do século passado, elas ganharam popularidade apenas 20 anos depois.
O cruzamento baseou-se em duas variedades originais - remontant e também chá. Desta última espécie, como resultado do cruzamento, o híbrido herdou características como um longo período de floração, uma forma de botão, um aroma delicado que se desdobra aos poucos.
As características herdáveis da cultivar remanescente incluem resistência a baixas temperaturas, bem como a resiliência e força da planta.
Com o tempo, essa flor foi multiplicada, muitas novas variedades de plantas de chá híbridas apareceram. Os jardineiros modernos cultivam milhares de tipos diferentes dessas roseiras. No entanto, algumas das espécies disponíveis não foram criadas para serem cultivadas ao ar livre. Alguns mostram que as variedades crescem apenas em áreas especialmente designadas sob condições especiais.
Todos os representantes de chá híbridos da flora podem ser condicionalmente divididos em grupos de acordo com várias características. A primeira delas é a altura do mato, que pode variar de 60 centímetros a quase 2 metros. A forma da planta também pode ser diferente, incluindo piramidal, bem como espalhada, sem contornos claros. O principal critério para dividir as rosas híbridas em grupos é a tonalidade dos botões, que podem ser vermelha, escarlate, bordô, laranja, pêssego, rosa, lilás, creme, branco, e também consistem em dois tons que se cruzam.
Variedades
Ao escolher uma variedade de chá híbrido, preste atenção não apenas ao nome, mas também à descrição fornecida no verso da embalagem. Geralmente lista as principais características da planta, como a cor do botão, altura, forma e cuidado.
Entre as plantas com botões de vermelho clássico ou tons semelhantes, pode-se distinguir uma série de variedades populares.
Bacará Preto
O bacará preto tem o tom mais escuro de todas as cores de chá híbridas.Essas rosas parecem realmente incomuns, especialmente se forem plantadas em uma área ligeiramente sombreada do canteiro de flores e não estiverem adjacentes aos botões mais brilhantes. Quando o arbusto cresce, aparece nele uma flor cujo diâmetro não ultrapassa 10 cm.
Mas essas plantas, ao combinar cores marrons iridescentes, podem realmente decorar a paisagem do seu jardim.
Magia negra
Outra variedade com botões vermelho-escuros é Black Magic. Quando fechadas, as rosas têm uma tonalidade quase preta, mas quando desabrocham é possível admirar a nobre tonalidade vermelho-bordô da parte interna dos botões. O diâmetro das flores é alguns centímetros maior do que a variedade anterior.
Senhor lincoln
Se você quiser saturar o canteiro de flores com um aroma fortemente perceptível, faça com que ele faça parte das plantas de chá híbridas da variedade "Mr. Lincoln". Eles têm botões brilhantes de tamanho médio, podem atingir tamanhos grandes e mais modestos.
Neste último caso, tais flores são adequadas até mesmo para um único plantio, porém, no caso de arbustos de grandes dimensões, a planta pode ser feita o fundo da paisagem.
Dame de Coeur
Os amantes de rosas vermelhas altas vão adorar a variedade Dame de Coeur, cujos botões em forma de xícara podem ter um diâmetro de 12 centímetros.
Uma vantagem distinta é a resistência da flor não só à geada, mas também a várias doenças. O aroma dos botões não é forte, mas muito agradável.
Piano
A intensa cor escarlate e a forma incomum das pétalas caracterizam a variedade de roseiras Piano. As flores dessas plantas são chamadas de densamente duplicadas, porque têm o formato de uma tigela, densamente preenchidas com pétalas, cujo número é de cerca de cem pedaços! Os botões nesses arbustos crescem em inflorescências na quantidade de 3 a 5 peças. O diâmetro dos botões varia de 8 a 11 centímetros, dependendo do cuidado correto da planta e das condições em que foi encontrada.
Uma cor que pode adicionar ternura e brilho extra ao design geral do jardim é o rosa. Em cores de chá híbridas, apresenta-se em uma variedade de tonalidades.
Primeira bailarina
A Prima Ballerina é uma variedade muito despretensiosa de roseiras com pequenos botões. No entanto, o tamanho pequeno é compensado pelo fato de que essas flores rosa brilhante cobrem o arbusto em grande número.
Uma característica dessa planta resistente à geada é que seus botões mudam gradualmente de cor com a luz - de um rosa intenso, ele gradualmente se transforma em luz devido à queimadura no sol.
Flamingo
Um tom delicado de rosa é inerente às flores de chá híbridas da variedade Flamingo. O arbusto bem ramificado é coberto por um grande número de espinhos, mas ao mesmo tempo é caracterizado por uma floração abundante. Os botões pertencem à categoria de felpudos, já que o número de pétalas neles é em média 25 peças.
O cheiro das flores é fraco, mas agradável, e o caule e as folhas verde-escuros densos têm boa imunidade a algumas doenças, como o oídio.
Lancoma
Se você quiser encher seu jardim com botões de fúcsia rosa brilhante, escolha a variedade Lancoma. Apesar de tal arbusto de chá híbrido ter apenas um metro de altura, sua floração é muito abundante. Os botões são de tamanho médio - cerca de 10 centímetros.
Eles vão diluir a paleta brilhante do jardim ou criar uma atmosfera delicada especial na casa de verão com rosas de chá híbridas em tons de branco, creme ou leitoso. Eles parecem muito orgânicos com qualquer tipo de design de jardim, enquanto a maioria das variedades parece incomum devido à sua forma interessante e tons claros apresentados de uma nova maneira.
Jardins bogatel
Pouco exigente para as condições de cultivo, mas ao mesmo tempo muito bonita, é a variedade Sady Bogatel. A abundante floração de tal arbusto é representada por botões de cor creme, cujas pétalas são pintadas externamente em tom de pêssego.
Durante o período de floração, o brilho da flor diminuirá ligeiramente, mas em geral ainda terá um aspecto elegante e delicado.
Estrela da Tarde
Uma flor branca com pétalas dispostas ao longo de uma trajetória em espiral é típica para uma variedade de representantes de chá híbridos da flora como "Estrela da Noite". Apesar do diâmetro do botão ser de 8 a 10 centímetros, as flores parecem bastante grandes devido à cor e ao tamanho das próprias pétalas.
Anna e Anastasia
Entre as variedades mais leves de rosas-chá híbridas, vale destacar duas variedades com características semelhantes - "Anna" e "Anastasia". Esses arbustos têm cerca de um metro de altura ou um pouco mais abaixo, flores de um tom branco frio. Ambas as variedades são muito resistentes a vários tipos de doenças.
A principal diferença entre elas é que as rosas da variedade "Anastasia" têm botões ligeiramente maiores de diâmetro - 11 centímetros.
Os tons lilás são menos comuns entre os botões de rosa, mas entre os chás híbridos, você pode encontrar variantes em que essas cores se apresentam em todo o seu esplendor.
Paraíso
Variedade “Paraíso” - uma ótima opção para o jardim, que no processo de floração muda os tons do botão. A cor de base desta rosa exuberante é lavanda. No início da floração, há uma fina borda vermelha ao longo das bordas das pétalas, e até mesmo tons prateados podem ser vistos no meio do botão. À medida que a flor cresce, o tamanho da borda e o brilho de sua cor aumentam, e a parte principal das pétalas adquire um tom lilás mais saturado.
Lua Azul
Blue Moon é uma variedade de chá híbrido, famosa por seu aroma atraente e flores de tons incomuns, próximos ao lilás escuro ou até mesmo ao roxo. Estas flores destacam-se entre outras pelo facto de florescerem lentamente.
A parte interna do botão é mais clara que a externa, porém, na sombra e no sol, a mesma flor terá tonalidades diferentes devido ao jogo de luz e sombra. Isso pode ser usado para criar composições de paisagens.
Quem decorar o jardim com cores quentes ficará satisfeito com a presença de tons ensolarados no local das roseiras, por exemplo, o amarelo e o laranja. Entre as opções de chás híbridos, também existem variedades semelhantes.
Monica
"Monica" é uma roseira pertencente à classe das plantas altas. Pode atingir tamanhos de 125 a 157 centímetros. A intensa cor laranja dos botões é ligeiramente mais clara no meio e mais intensa nas bordas. Esta variedade possui alta resistência ao gelo (até -23 graus Celsius).
O arbusto pode ser plantado ao sol ou à sombra parcial.
Conhaque de cereja
Um arbusto de tipo híbrido curto e rosa é a variedade Cherry Brandy. Esse arbusto não atinge mais de 30 centímetros de altura, enquanto suas flores são muito viçosas e grandes. Uma característica especial desta variedade é a cor dos botões - por fora as pétalas são de um vermelho intenso, mas quando a rosa floresce, o interior é âmbar. O arbusto também tem um caule longo e uma textura de folha brilhante.
Kerio
Uma planta compacta, mas bastante brilhante, do tipo de chá híbrido, é uma rosa da variedade "Kerio". Os parâmetros de tal arbusto são 1,2 metros de altura e não mais do que 0,6 metros de largura. As flores em si são coloridas de amarelo profundo e têm um diâmetro de 13 a 15 centímetros. O botão pode ter um grande número de pétalas, pelo que tem um aspecto colorido e exuberante. As folhas do caule são de cor verde escura e textura brilhante, mas há pequenos espinhos nos caules.
Esses chás híbridos representantes da flora, que combinam duas cores em seus botões, têm um charme especial. Entre essas plantas, há aquelas cujas flores têm uma tonalidade que passa suavemente para outra, mas também há um lugar para essas variedades em que a transição entre as flores é mais nítida. Ao mesmo tempo, a última variedade não parece menos bonita do que a primeira.
Double Delight
"Double Delight" é uma planta de chá híbrida única com um aroma pronunciado impressionante.Ao mesmo tempo, os botões de tal rosa são pintados em uma cor leitosa com uma borda rosa brilhante.
Uma característica desse arbusto é o grande tamanho não apenas das flores, mas também das folhas. A altura da planta é ligeiramente inferior a um metro, embora mostre uma elevada resistência aos parasitas fúngicos.
Osiria
Uma variedade de dois tons muito contrastantes é a rosa chá híbrida Osiriya. Cada pétala de seu botão é vermelha na parte superior, e o resto é branco. Como resultado, um buquê com essa borda parece encantador. Apesar de a altura do arbusto ser geralmente limitada a 70-80 centímetros, os botões são muito grandes em diâmetro - de 12 a 16 centímetros.
Versilia
Para quem gosta de tons pastéis e ao mesmo tempo quer que o canteiro fique com uma aparência incomum, existe uma variedade de roseiras como a "Versilia". As pétalas externas desses botões fofos têm uma tonalidade clara, quase leitosa, e na parte interna, transforma-se suavemente em pêssego.
Este arbusto sobrevive com sucesso ao período de inverno, mas deve ser cuidado com cuidado na entressafra - protegido durante o período de geadas, e lembre-se também de podar.
Abracadabra
A planta com uma das cores mais marcantes é a rosa Abracadabra. Esta flor de grandes botões, que podem até formar inflorescências durante o processo de crescimento, combina cores da paleta como vermelho escuro, marrom e também bege. Uma característica da planta é que os botões são coloridos de forma irregular, o que lhes dá uma aparência variada, elegante e incomum. A altura média do arbusto é de 0,7 metros, embora tenha folhas verde-escuras e botões com pontas pontiagudas com diâmetro de 12 centímetros.
Nostalgia
"Nostalgie" é outra variedade atípica de rosas chá híbridas, cujas flores, com sua forma arredondada em forma de tigela e cor incomum, se assemelham a nenúfares. A parte interna das pétalas localizadas no centro do botão é de cor branca, enquanto as pétalas externas e o lado externo do botão são dominados por coral.
Na hora de escolher a variedade certa, lembre-se que as melhores rosas combinam não só a bela aparência das flores, mas também indicadores como resistência ao gelo, robustez, além da relativa facilidade de cuidado e plantio. O preço de uma variedade geralmente é diretamente proporcional a essas características.
Aterrissagem
Independentemente de onde você cultive os arbustos - nos subúrbios ou em um outback distante, bem como a variedade a que pertence a rosa-do-chá híbrida, o método de pouso é universal e representa a seguinte seqüência de ações.
- Escolha de um local com lençol freático baixo, boa iluminação e sem correntes de ar.
- Se o solo não for argiloso, ele precisa receber "leveza" devido aos componentes adicionais - cinzas, composto e areia.
- É necessário esperar até que o solo aqueça, pois as plantas de chá híbridas não toleram solo frio. Portanto, a época ideal para o desembarque é a primeira quinzena de maio.
- Até o momento do plantio, as mudas devem ser armazenadas no solo no parapeito da janela ou no subsolo, após serem mergulhadas na areia.
- É necessário cavar um buraco de 0,5 metros de largura e 0,2 metros de profundidade alguns dias antes do plantio.
- Imediatamente antes do plantio, as raízes são cortadas até se formar um corte branco, depois as mudas são mergulhadas em água por meia hora.
- O solo deve ser regado e também tratado com um composto especial que ativa o crescimento (é adicionado à água).
- Coloque areia no fundo do buraco, e então o solo preparado com antecedência. Em seguida, abaixe as raízes no buraco e polvilhe com terra. À medida que é borrifado, o solo deve ser socado.
Cuidado
Existem vários procedimentos que deve ser feito para o cultivo bem-sucedido de arbustos de chá híbridos.
- Nos primeiros três dias após o plantio da rosa, ela deve receber bastante umidade - cinco litros de água em dias alternados. A rega subsequente é realizada uma vez por semana.Nesse caso, a flor deve ser regada apenas na raiz.
- Ao longo do ano, você precisa alimentar a planta em tempo hábil. Na primavera, é necessário introduzir fertilizantes orgânicos, no período ativo (julho) os minerais são introduzidos, na véspera do outono recomenda-se fertilizar o mato com potássio. No final do outono, antes do início da geada, adicione matéria orgânica novamente.
- Para criar proteção adicional para o arbusto de chá híbrido contra correntes de ar e exposição excessiva aos raios ultravioleta, pequenas árvores ou arbustos são plantados ao lado dele.
Preciso podar e cobrir para o inverno?
A poda é um procedimento necessário para manter a beleza e a saúde das roseiras, pois alguns ramos podem ser afetados por doenças e transferi-los para todo o arbusto. E alguns simplesmente morrem, e você também precisa se livrar deles.
No outono, são as áreas mortas ou danificadas do arbusto que devem ser cortadas. A poda da primavera depende da altura da variedade plantada. Para variedades baixas, 3 ou 4 botões devem ser retidos, e para rosas de caule alto, até 10 botões devem ser retidos. É este procedimento que ajudará a garantir uma floração mais abundante. No verão, é realizado um procedimento como o corte da queda da gema, que ajuda a economizar força da planta.
O abrigo é um procedimento necessário para preparar uma rosa de chá híbrida para o inverno.
É executado da seguinte forma.
- Enquanto os dias são quentes, é necessário borrifar o tronco e regar a planta com uma solução contendo biofungicidas. Esse processo é feito pela manhã para que depois do dia a planta seque.
- A velha camada de cobertura morta deve ser substituída por uma nova consistindo de ramos de abeto e palha. No topo você precisa colocar uma camada de composto ou estrume. A terceira camada é novamente feita de ramos de abeto.
- Também é necessário envolver o caule da planta em feno. Depois disso, deve ser coberto com um tecido especial que retém o calor e uma caixa.
Exemplos em paisagismo
As flores desempenham um papel importante no projeto paisagístico de uma área suburbana. São os botões híbridos da rosa do chá, apresentados em diversas cores e tamanhos, capazes de desempenhar diversas funções nos conceitos paisagísticos.
Arbustos altos de tons delicados combinam bem com arcos de jardim feitos de madeira.
Você pode criar um pequeno canteiro de flores para cada roseira fechando-o com uma sebe verde baixa.
Algumas pessoas preferem plantar essas flores em grupos, de forma que cada uma delas tenha uma certa tonalidade e não se misture com as demais.
As roseiras podem exercer um papel de destaque na paisagem, por exemplo, por estarem localizadas entre plantas com flores menores, focando assim em si mesmas.
Às vezes, rosas híbridas emolduram o terreno, plantadas em uma fileira perto do caminho do jardim.
Veja o próximo vídeo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.