O que fazer se as folhas de uma rosa estiverem enroladas?

Contente
  1. Erros de cuidado e sua correção
  2. Tratamento de doenças
  3. Controle de pragas
  4. Dicas úteis

As rosas de jardim e de interior requerem bastante atenção. Estas são flores caprichosas e frequentemente os jardineiros têm problemas para crescer. Um deles é a folhagem ondulada. Os motivos desse fenômeno, bem como os métodos para sua eliminação, serão considerados no artigo.

Erros de cuidado e sua correção

As folhas de uma rosa muitas vezes se enrolam por culpa do próprio jardineiro. Há várias razões para isso.

  • Nível de baixa umidade. Este problema é especialmente relevante para rosas de interior. No ar seco, as folhas começam a murchar, enrolar em um tubo e podem até amarelar. Se o motivo for justamente a baixa umidade, vale a pena aumentar seu desempenho. Para fazer isso, ao lado das rosas, você pode colocar alguns pratos com água. Um umidificador também ajudará. Além disso, a folhagem dos arbustos deve ser borrifada ou enxugada com um pano úmido. Você pode organizar um banho quente no banheiro para rosas de interior, tendo previamente coberto o solo com um pacote.
  • Aquecer. As rosas não toleram muito bem o calor. Nessas condições, a folhagem é a primeira a sinalizar uma temperatura muito alta. As rosas de interior precisam ser movidas para uma sala mais fria. Os de jardim não são plantados com antecedência onde é impossível criar pelo menos sombreamento parcial.
  • Falta ou excesso de luz. As roseiras amam o sol, mas não devem ser colocadas em áreas completamente abertas sob os raios ativos escaldantes. Ao mesmo tempo, a sombra constante será prejudicial a esta cultura. Aqui você terá que procurar o "meio-termo". Os peitoris das janelas com iluminação difusa são adequados para culturas em interior.
  • Rega inadequada. Se você permitir constantemente que a terra ao redor dos arbustos seque, a rosa responderá curvando a folhagem para fora. Com a falta de água, o arbusto começa a perder folhagem, pode não florir. Mas também é necessário regar corretamente, é inaceitável correr para o outro extremo. A irrigação é melhor feita à noite, você pode instalar irrigação por gotejamento.
  • Mudanças de temperatura. Rose ama mais o frescor e pode até suportar o frio. Mas uma mudança brusca do calor para o frio e vice-versa é destrutiva para a planta.

Pelo mesmo motivo, os cômodos que contêm rosas de interior devem ser ventilados com cuidado, evitando-se correntes de ar na flor.

Tratamento de doenças

Rosas podem machucar tanto no quarto quanto na rua. Para iniciar o tratamento, você precisa ser capaz de reconhecer corretamente as doenças que causam o enrugamento da folhagem.

  • Oídio. Essa doença afeta qualquer cultura no jardim, e as rosas não são exceção. O oídio se manifesta como uma flor branca na folhagem, semelhante aos cereais. Um pouco depois, começa a escurecer e engrossar, forma esporos de fungos. Para evitar que todo o jardim infeccione, vale a pena tratar a rosa com agentes fungicidas, por exemplo, "Fundazol". Você também pode tomar o líquido Bordeaux. As partes doentes dos arbustos são removidas.
  • Ferrugem. Na doença, as folhas ficam cobertas de manchas ou crescimentos de cor vermelha amarelada. A folhagem começa a enrolar e depois cai. A imunidade geral do arbusto é enfraquecida. Você pode tratar a ferrugem com vitríolo de ferro, líquido Bordeaux, "Falcon".
  • Mancha negra. No caso dessa doença, manchas roxas começam a cobrir a folhagem, que então se torna muito escura. Em seguida, aumentam de tamanho, espalhando-se por toda a lâmina foliar. As folhas infectadas com a doença são cortadas e queimadas. Os arbustos são pulverizados com Topázio.

Além de doenças fúngicas, as roseiras também podem ser afetadas por doenças virais.Eles podem ser reconhecidos não apenas pela torção da folhagem, mas também pela deformação crítica dos brotos e caules. As plantas doentes param de crescer. Os vírus não são tratados, os arbustos infectados devem ser removidos.

Controle de pragas

Muitas vezes, as rosas de interior e de jardim podem atacar pragas. Sua atividade leva não apenas à torção das placas das folhas, mas também à opressão geral da planta. Além disso, as pragas toleram bem o fungo.

Pulgão rosa

Este minúsculo inseto coloniza rapidamente roseiras e algumas outras plantas do jardim. Muito fácil de reconhecer, pois deixa um resíduo pegajoso. Na maioria das vezes, os pulgões vivem na parte inferior das placas das folhas e também fazem alvenaria ali.

Existem vários métodos para se livrar dos pulgões.

  • Uma pequena colônia de insetos pode ser removida da folhagem com uma boa pressão de água. A parte inferior da placa é processada com especial cuidado. Você terá que repetir o procedimento várias vezes, pois os ovos podem permanecer nas folhas.
  • Pulgões gostam muito de alguns insetos úteis. Estas são joaninhas, escaravelhos, crisopídeos. Eles devem ser atraídos para o seu site.
  • O sabão em pó ralado permitirá que você remova pulgões do local. Misture uma colher de sopa com um litro de água e depois ande sobre as plantas.
  • Não menos bons resultados serão obtidos por infusões de alho, decocções de cascas de cebola, cinzas e soluções de tabaco. Se houver muitos pulgões, você pode usar drogas como "Nim", "Aktara", "Fitoverm".

Rolo de folhas

Esses insetos também costumam parasitar a folhagem das rosas. Se as folhas novas se enrolaram em um tubo e depois caíram, você deve dar uma olhada mais de perto para ver se há lagartas ou larvas de curuquerê nelas.

Se uma praga for encontrada, as seguintes técnicas de descarte podem ser tentadas.

  • É necessário tirar 0,8 kg de absinto fresco, corte, despeje um balde de água. Deixe por dois dias, depois ferva. Se não houver líquido suficiente até 10 litros, é necessário adicioná-lo. Depois, com o produto resultante, vale tratar os arbustos do jardim.
  • Pegue as pontas dos tomates ou batatas no valor de 4 kg, despeje um balde de água, deixe por cerca de 4 horas. Em seguida, coe e adicione 50 gramas de sabão ralado.
  • Se os insetos estiverem espalhados, você pode se livrar deles com Cesar ou Confidor Maxi.

Rosácea viu mosca

Sawflies são insetos voadores, um pouco semelhantes a pequenas moscas ou vespas minúsculas. O perigo é representado por suas larvas, que comem a folhagem jovem e a faz enrolar.

Vamos ver o que fazer com esse tipo de parasita.

  • As moscas-serra geradas podem ser destruídas com Aktara, Tanrek, Fitoverm e outros inseticidas fortes.
  • Se não houver muitos insetos, você pode espalhar cinzas de madeira ao redor dos arbustos, 500 gramas por planta, e irrigar as rosas. É verdade que o efeito do procedimento não pode ser prolongado (não mais do que uma semana).
  • Você precisa levar 1 kg de folhagem de beladona, a matéria-prima deve ser fresca. Despeje 2 litros de água, cozinhe por cerca de 4 horas. Em seguida, deixe esfriar e acrescente mais um litro de líquido. Pulverize arbustos e solo por baixo.

Essas não são todas as pragas, devido às quais a folhagem se enrola para dentro. Além disso, danos consideráveis ​​podem ser causados ​​por ácaros, cigarrinhas-das-rosas. É melhor remover os cicadocos imediatamente com inseticidas.

Com um carrapato, você pode primeiro tentar lutar com infusões de dente-de-leão, cascas de cebola, tabaco. Se não houver resultado, vale a pena tomar acaricidas ("Apollo", "Kleschevit").

Dicas úteis

As orientações a seguir são úteis para quem cultiva rosas em casa ou no jardim e deseja evitar o enrolamento da folhagem.

  • Rosas de interior definitivamente requerem drenagem. Se não estiver lá, a umidade pode começar a estagnar. Isso levará a doenças que podem fazer com que a folhagem enrole.
  • As rosas são regadas apenas com água morna com cloro envelhecido. Ao regar com líquido frio, o arbusto fica estressado. Por causa disso, ele para o crescimento, enrola as folhas e as espalha.
  • As safras de horticultura devem ser afrouxadas.Isso permite que eles obtenham muito oxigênio e resistam melhor às doenças. Rosas caseiras também podem ser afrouxadas de vez em quando. Um plugue comum é suficiente para isso. Sem afrouxar, a umidade passa pior para as raízes, a planta começa a sentir falta dela.
  • O solo próximo às rosas do jardim deve ser removido. A presença de ervas daninhas não deve ser permitida, uma vez que nelas se escondem pragas, que muitas vezes se tornam o primeiro motivo para enrolar a folhagem de um arbusto de rua.
  • A fertilização é extremamente importante para as rosas. Você não pode passar sem eles, pois aumentam a imunidade. A primeira alimentação geralmente é feita com nitrogênio. É graças a eles que a folhagem adquire esplendor e um tom verde vivo. Quando os botões são formados, fósforo e potássio são adicionados. No final de setembro, eles param de se alimentar.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário