Como escolher e reanimar mudas de rosa?
Essas pessoas que realmente amam flores, muitas vezes são vítimas de seu vício. Se não compram tudo na fila, gastam muito, e nem sempre escolhendo as plantas com escrúpulo. Durante a temporada em lojas especializadas, tudo é forrado com caixas de rosas. Eu gostaria de comprar isso e aquilo. Mas a escolha nem sempre é boa e, quando uma planta comprada precisa ser reanimada, não está totalmente claro como fazê-lo.
As nuances de escolha
E tudo começa com uma escolha na própria loja, o principal não é se deixar levar pelas emoções, mas sim considerar o produto proposto de forma profissional e imparcial.
Ao escolher rosas em uma caixa, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.
- Existem alguns tiros quebrados... Claro, a imagem na caixa e a bela descrição distraem muito. Mas, na verdade, você não precisa olhar para isso, mas para a planta. Se a muda estourou os brotos, é melhor não tocar nela. Provavelmente, eles pararam durante o transporte. Essa planta não pode ser salva.
- Cor e estado dos rebentos. Os brotos das rosas são geralmente cobertos por uma densa camada de parafina. E ele não permite examinar minuciosamente a condição da muda. Mas brotos pretos e secos ainda podem ser vistos. Os enrugados também não servem. Esse produto não deve ser tomado.
- Número de brotos. É importante observar como a muda se desenvolve. Dois ou três brotos que se desenvolvem normalmente são o mínimo. Mas se a muda for um galho solitário que se projeta, sua viabilidade é baixa.
- Sistema radicular. Todas as seções devem ter uma coloração branca. Tecidos pretos ou amaciados (se houver) podem ser cortados e pedaços de carvão podem ser passados sobre as seções do corte. Raízes muito longas são cortadas, as mesmas zonas do sistema radicular que morreram são removidas.
Em princípio, um não profissional também pode distinguir uma muda de alta qualidade e saudável de uma planta doente. Mas existem nuances. Por exemplo, os floricultores aconselham a compra de plantas enxertadas: são mais bem desenvolvidas, dão floração abundante no clima da faixa do meio. Essas mudas terão pelo menos alguns brotos maduros que já estão lignificados. Sua casca não deve ser danificada. O colo da raiz deve ter diâmetro igual em todas as áreas, não ultrapassando 0,8 cm.
Ao escolher uma rosa em uma caixa, você precisa olhar não tanto para GOST e a descrição, mas para exatamente como a planta se parece e o que se sabe sobre sua variedade.
Se a flor varietal for do sul, ela criará raízes apenas na região sul, haverá problemas na faixa do meio. O ideal é escolher uma planta enxertada, com raízes autônomas, que não pareça frágil e não tenha deformações externas visíveis. Não tenha medo daquela substância de cera, que é coberta com rosas compradas. É cera ou parafina. Como regra, um fungicida também está presente na cera. Tudo isso é necessário para proteger uma flor jovem de doenças. E remover a camada de cera não é a maneira certa de comer. Retirá-lo significa danificar facilmente a muda. Os botões vão acordar e libertar a cera da planta.
Reanimação após a compra
Não tenha medo desta palavra - é realmente possível reviver a flor. E há muitas maneiras de fazer isso. Por exemplo, compraram uma planta, trouxeram para casa, examinaram, mas os brotos estão secos, os botões parecem mortos. Mas tudo não está perdido.
Veja como reviver uma rosa.
-
Solo nutritivo... É necessário fazer tal substrato no qual haverá 2 kg de solo preto, 1 kg de turfa de alta charneca e água. E tudo isso deve ser mole em consistência. Você também pode adicionar um estimulante de crescimento lá.E agora todas as partes danificadas da muda devem ser cortadas, as partes secas e deformadas devem ser removidas, e as raízes da planta devem ser colocadas em um recipiente com esse "mingau" de solo. De vez em quando, você precisa ver como as mudas estão lá. Normalmente, em 3-4 semanas, a planta ganha vida. E se tudo estiver bem, é transplantado para solo úmido.
-
Energizado... Pode salvar não apenas plantas semi-secas, mas, ao que parece, até mesmo completamente secas, murchas. Primeiro, você precisa cortar os galhos e as raízes de acordo com o mesmo princípio do solo nutriente. Em seguida, a rosa é totalmente enviada para a solução do bioestimulador para ficar nela por meio dia. E depois disso, pode ser enviado imediatamente para um local de constante crescimento. Vale a pena adicionar húmus e turfa à cova em um balde. O próprio lugar deve ser sombreado. Então você pode continuar a alimentar a rosa com "Kornevin" de acordo com as instruções.
- Banho d'água. Este método é considerado o mais urgente, é usado quando todo o resto não funciona. Para mudas secas, esse método é comparável à terapia de choque, mas o principal é ajudar. Depois de podar as raízes e os rebentos, a planta deve ser embebida em água a uma temperatura de +40ºC, à qual já foi adicionado um agente formador de raízes. A flor fica ali por 2 ou até 3 dias. Em seguida, a muda (geralmente com dois anos) é enviada para um balde, coberto com um cobertor quente por cima. Deita-se água quente em tudo, usa-se um duche e depois coloca-se um saco num balde com um cobertor. E tudo isso é muito rápido. Esse procedimento pode ser feito todos os dias se a manta estiver completamente fria. Os rins geralmente acordam após alguns dias. Mas se não ajudasse, então é isso - a muda morreu.
Existem também situações opostas, por exemplo, os rins começaram a crescer antes do tempo. Ou seja, o crescimento já começou, mas é muito cedo para plantar a planta em campo aberto. O que uma florista deve fazer é adiar, pelo que parece, o momento em que as folhas se desdobram. É preciso atentar para qual é exatamente o tamanho do rim.
Se menos de 10 mm, as rosas são simplesmente adicionadas gota a gota. Se ainda houver neve e o solo estiver congelado, é preciso fazer um pequeno furo na neve e colocar a planta ali mesmo na embalagem. Ou seja, não há necessidade de perturbar as raízes. Em seguida, a rosa é polvilhada em cima com um substrato vegetal (mais confiável - uma loja). E para fortalecer a proteção, você pode isolar tudo com spunbond de cima. Fica mais quente - e as mudas podem ser plantadas de acordo com o esquema padrão.
Mas se o comprimento dos novos brotos já ultrapassar 1 cm, eles têm um lugar na prateleira de baixo da geladeira... Só primeiro você precisa colocá-los em um recipiente adequado e polvilhar as raízes com turfa. Se a casca estiver seca, você pode borrifá-la com água fria. Você não pode regar um pedaço de terra próximo à raiz, apenas borrifá-lo (caso contrário, tudo morrerá). Os brotos devem ser embrulhados em papel e, em seguida, em polietileno. E essa composição é enviada para a geladeira.
O procedimento acima é adequado apenas para fevereiro ou março. Os rins crescerão em uma temperatura positiva, então o processo deve ser estritamente controlado. Se o comprimento dos brotos verdes for ainda maior que 2 cm, e raízes brancas começarem a se formar nas raízes, você terá que plantar as mudas em alguns vasos. E assim que o tempo estabilizar - caia na rua.
Nuances de aterrissagem
Tudo é muito mais simples aqui, e se a planta sobreviveu até este momento, não deve haver problemas.
Coisas para lembrar sobre o pouso:
- o local da vacinação deve ser aprofundado de 2 a 4 cm, apenas com um transplante temporário é difícil de fazer (por exemplo, as raízes são longas);
- com cuidado, é necessário distribuir as raízes no solo e, em seguida, derrubar abundantemente o local de plantio;
- se falamos de mudas, a solução "Fitosporina" definitivamente não será supérflua, é orgânica, o que significa que não há por que temer uma overdose;
- uma solução da cor de uma infusão de chá saturada - essa é a aparência de uma preparação devidamente diluída;
- não há necessidade de compactar o solo separadamente, ao derramar as próprias raízes poderão entrar em contato com o solo;
- à medida que o solo diminui, a terra pode ser adicionada.
O cultivo de rosas em vasos (ou seja, superexposição temporária) requer uma temperatura não superior a +15. Ou seja, nas condições de um apartamento / casa, isto é uma loggia, uma varanda, um terraço fresco. Nos primeiros dias a planta deve ser protegida do sol aberto, removida para um local luminoso, mas esta luz deve ser difusa. Mas depois de alguns dias, as rosas terão, pelo contrário, que ser expostas no peitoril da janela mais iluminado. As rosas, nesta época, precisam de luz solar ativa e frescor.
Se neste momento as flores que crescem em vasos não recebem luz suficiente e estão em condições muito quentes, elas entrarão em crescimento ativo, mas serão fracas. Os brotos alongados, infelizmente, não são viáveis no verão. Isso se aplica a rosas do arbusto e rosas trepadeiras. Essa planta transplantada para o solo está doente, é muito difícil de criar raízes.
Onde armazenar até o desembarque?
Por exemplo, rosas foram enviadas de uma loja online em fevereiro. Eles estão dormindo e o que fazer não está claro. A melhor opção seria mantê-los no frio até o momento do desembarque. Portanto, o período de descanso vai durar. A rosa pode ser embalada em várias camadas de papel, colocada na geladeira (o local mais acessível), pode ser carregada para uma varanda fria. Ou enterrá-lo sob uma espessa camada de neve.
Mas se os brotos já estão acordados, as coisas ficam mais complicadas. Sim, a rosa tem seu próprio suprimento: alguns brotos congelam, depois outros acordam em seu lugar. Mas apenas a flor ainda sofre, portanto a melhor solução é plante uma rosa por um tempo em um vaso. Bem, em uma casa particular, é melhor apenas enterrar uma rosa adormecida sob a neve. E é mais fácil fazer isso em um lugar com sombra, onde quase não há sol e a neve não vai derreter por muito tempo.
Cultivo e reanimação de rosas com sucesso!
O comentário foi enviado com sucesso.