Como reanimar rosas após o inverno?

Contente
  1. Como aparar corretamente?
  2. Rega e processamento
  3. Top curativo
  4. E se os arbustos ficarem pretos?

A rosa é uma das plantas mais lindas e incríveis do jardim. Se você decidir plantar tal vegetação em seu local, você precisa saber como reanimá-la adequadamente após o inverno.

Como aparar corretamente?

Após o inverno, a rosa precisará de cuidados especiais. O procedimento de poda ajudará a restaurar as plantas após o tempo frio. Envolve a remoção de partes velhas e doentes da rosa. Os rebentos da vegetação devem ser encurtados para que todos os arbustos remanescentes sejam cobertos. Após este procedimento, os brotos com comprimento de 20-25 centímetros devem permanecer.

A poda só deve ser feita com tesouras de poda bem afiadas. Recomenda-se pré-tratar sua lâmina com um anti-séptico.

Além do mais, durante a poda, vale a pena retirar todas as áreas que são afetadas por geadas e doenças, pragas. Na maioria das vezes, as partes afetadas ficam pretas. São cortados com uma pequena captura da parte sã do arbusto. Às vezes, após o inverno, aparecem rachaduras de vários tamanhos na base dos brotos. Se forem pequenos, podem simplesmente ser tratados com permanganato de potássio e depois cobertos com piche. Se as rachaduras forem grandes, os brotos terão que ser removidos, pois não crescerão mais.

Às vezes, o molde pode ser visto na base dos galhos após a geada. Também deve ser removido com um pano umedecido em permanganato de potássio. A poda de rosas só deve ser feita em tempo seco. No processo de poda, manchas marrom-avermelhadas podem ser vistas nos arbustos. Na maioria das vezes, eles fecham ou tocam os brotos. Essas manchas são um sinal de queimadura infecciosa. Essa doença pode destruir rapidamente o arbusto inteiro. Para salvar uma flor, é melhor cortar imediatamente os brotos doentes em uma madeira saudável. Todas as áreas remotas são necessariamente queimadas, pois podem ser fontes de infecção.

Se você cultivar uma rosa trepadeira em sua casa de verão, também terá que podar. Ao mesmo tempo, rebentos finos são encurtados para estimular o crescimento e também é realizada uma limpeza higiênica simples. Em qualquer caso, todas as áreas doentes e mortas são necessariamente removidas. Imediatamente após a poda, certifique-se de processar os arbustos e o solo ao redor deles. Para isso, é melhor usar fungicidas.

Os tempos de poda podem variar dependendo da variedade de rosas. Se variedades de floração precoce crescerem em seu local, o procedimento deve ser realizado em abril, antes do início do botão. Espécies de chá híbridas escaladoras são melhor podadas em maio, antes de florescer.

Rega e processamento

Depois de realizada a poda, procede-se à rega. Para fazer isso, use água com temperatura de + 18 ... 23 graus. Nesse caso, uma bucha deve ter um balde cheio. A rega deve ser feita sem o uso de cobertura. Para que a rosa acorde completamente, ela deve ser umedecida regularmente. A camada superficial do solo não deve estar seca. 2-3 dias após a poda, a vegetação e o solo ao redor devem ser tratados contra doenças fúngicas. Para fazer isso, você pode usar o líquido Bordeaux (1%). É feito de cal (100 gramas) e sulfato de cobre (100 gramas). Esses componentes são diluídos em 10 litros de água pura. Além disso, 100 sq. As plantações m devem representar 10-15 litros da mistura acabada.

E também para esse processamento, pode-se usar uma solução de sulfato de cobre (1%). Neste caso, 10 litros de líquido são misturados com 100 gramas de vitríolo.A pulverização com uma composição pronta é realizada a uma taxa de 10 litros por 100 sq. m. Se, depois de remover o material de cobertura, você vir sinais de doenças fúngicas nas rosas (manchas marrons ou pretas, amarelecimento, flor cinza fofa ou branca), o tratamento deve ser iniciado imediatamente, porque a infecção se espalha muito rapidamente, com um infecção forte a planta morrerá.

Freqüentemente, os jardineiros usam fungicidas prontos para processar uma rosa do jardim. Os medicamentos a seguir são considerados os mais populares:

  • "Hom";
  • Pico da Abiga;
  • Fundazol.

Para a prevenção, recomenda-se também a realização de tratamentos subsequentes com água e sabão ou tintura à base de urtiga fresca. Para obter o melhor efeito, você pode adicionar um pouco de pimenta à composição.

Freqüentemente, após o inverno, você pode ver pulgões e lagartas nas rosas. Eles afetam a folhagem, bem como os botões que estão se formando. Para destruir todos os parasitas, é necessário fazer um tratamento inseticida. Você também pode usar remédios populares (tintura com tabaco, alho picado, com casca de cebola). No futuro, você precisará inspecionar periodicamente os arbustos e verificar se há pragas. É necessário processar a vegetação em climas calmos e secos. Se você planeja trabalhar com produtos químicos prontos, use equipamentos de proteção com antecedência, incluindo luvas, chapéu e respirador. Antes de usar tais formulações, certifique-se de ler as instruções para determinar a dosagem correta.

O solo ao redor das plantas também precisa ser processado. É importante realizar a cobertura morta em tempo hábil. Este procedimento é melhor realizado após o uso de fertilizantes. A cobertura morta ajuda a vegetação a se desenvolver adequadamente e a resistir a várias doenças. Além disso, este tratamento irá manter o líquido no solo, em temperaturas muito altas o solo irá resfriar. O procedimento evita a compactação excessiva do solo, preserva elementos minerais úteis, protege as raízes das rosas e melhora significativamente a aparência dos arbustos. A cobertura morta pode ser feita em qualquer época do ano. Para restaurar as plantas após o inverno, o procedimento é realizado no início da primavera. Ao mesmo tempo, primeiro, eles retiram as ervas daninhas cuidadosamente do solo próximo aos arbustos, certifique-se de remover ervas daninhas e plantas daninhas. Depois disso, o solo é cuidadosamente coberto com cobertura morta, a camada deve atingir 5-6 centímetros. Certifique-se de que a base do barril não fecha. Quando a massa se transforma em húmus, ela se mistura com o topo da terra. Uma nova camada de cobertura morta é colocada em cima.

Os componentes de cobertura morta podem ser adquiridos prontos em sua loja de jardinagem. E você também pode prepará-los. Neste último caso, é necessário preparar pequenos pedaços de papelão, feno, capim seco e serragem. O composto é uma ótima opção. Pode ser feito de uma variedade de componentes, incluindo resíduos de alimentos (na maioria das vezes de pedaços de vegetais, frutas). O material preparado é misturado e deixado junto aos arbustos para apodrecer. E também estrume ou excrementos de galinha são freqüentemente usados. Eles devem estar secos para criar cobertura morta. Para que os arbustos hibernem, eles também são cobertos com cobertura morta e, em seguida, cobertos com um material de proteção especial.

Top curativo

Para reanimar uma rosa de jardim após o período de inverno, uma variedade de curativos também são usados. Uma excelente opção seriam estimulantes naturais do crescimento - humanos. Eles são produzidos com base em turfa e carvão marrom. Humates permitem não só estimular o crescimento do sistema radicular, mas também melhorar a qualidade do solo ao redor da planta. Esses componentes devem ser usados ​​duas vezes dentro de um mês. Freqüentemente, os jardineiros usam fertilizantes especializados já prontos para as rosas. Mas é melhor usá-los apenas na metade da dose. Após a poda, os arbustos devem ser alimentados com compostos de nitrogênio. As seguintes preparações de nitrogênio são muito populares entre os jardineiros:

  • "Aquamix";
  • "Kemira-Universal";
  • "Aquarin".

Para estimular ainda mais o crescimento das plantas, componentes minerais e orgânicos devem ser combinados. Como último, pode-se levar excrementos de pássaros, húmus, esterco podre. Quando a rosa está na fase de formação de novos ramos jovens, você pode usar tinturas nutritivas preparadas à base de ervas ou esterco. Imediatamente após a fertilização, os arbustos devem ser regados abundantemente com água à temperatura ambiente.

Se uma rosa na rua estiver muito congelada, seca e depois do inverno não se desenvolver bem ou nem acordar, ela pode ser revivida com sulfato de magnésio. Este método simples consiste em tratar os arbustos regando a vegetação com uma solução com essa substância (para 3 litros de água, 25 gramas). Despeje uma pequena quantidade da solução resultante em um regador ou outro recipiente e despeje sobre a rosa. Isso é feito com cada arbusto. Alternativamente, você pode simplesmente borrifar sulfato de magnésio ao redor dos arbustos. Isso é feito a uma distância de 5 a 7 centímetros do tronco.

E se os arbustos ficarem pretos?

Freqüentemente, após o inverno nas rosas, você pode ver áreas de cor preta, que foram congeladas no inverno. Neste caso, você precisa remover imediatamente todas as folhas secas e caídas ao redor da vegetação. A camada de solo, que foi usada para borrifar a planta no inverno, é raspada. Depois de pelo menos duas semanas desde a remoção do material de cobertura, você pode começar a podar a planta. Será necessário remover todas as áreas enegrecidas, quebradas e fracas dos brotos.

Todas as seções são feitas ligeiramente acima do rim vivo. Se todos os caules estiverem completamente enegrecidos, você terá que cortar o local do enxerto, nem mesmo deixando um cânhamo. Nesse caso, a rosa será capaz de crescer e se desenvolver no futuro apenas quando seu sistema de raízes estiver vivo. Com o tempo, os rebentos novos começarão a crescer nos arbustos. Mas levará muito tempo para formar um novo arbusto saudável.

E também arbustos enegrecidos precisarão especialmente de alimentação. No início de maio, será necessário o uso de fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Às vezes, em vez de uma composição de armazenamento pronta, nitrato de amônio e verbasco são usados. Após duas semanas, este procedimento é repetido. Quando os botões começam a se formar nos arbustos, um fertilizante mineral complexo na forma líquida deve ser aplicado. Além disso, para cada planta adulta deve haver cerca de três litros dessa substância. Se a planta não acordar por muito tempo após o inverno, é difícil se recuperar, o número de regas também deve ser aumentado.

Se as rosas estiverem muito congeladas, você também pode usar vários estimulantes de crescimento prontos para uso. Se você não realizar a ressuscitação correta das plantas após o inverno, elas podem morrer em breve.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário