Reprodução de rosas por estratificação
A reprodução de rosas em camadas é uma ótima maneira de aumentar sua coleção de colheitas decorativas, para tornar o local ainda mais pitoresco e uma obra-prima única de paisagismo. Os especialistas neste campo estão confiantes na produtividade e naturalidade do método vegetativo.
Vantagens e desvantagens
Tendo dominado a reprodução de rosas por camadas, você pode cultivar a variedade que desejar no local sem recorrer a investimentos caros. O principal bônus desse método é a capacidade de preservar as características varietais inerentes a uma bela planta. Eles serão, sem dúvida, transferidos para um novo arbusto cultivado de uma forma simples e acessível, mesmo para um agricultor iniciante.
Outras nuances estão listadas entre as vantagens:
- simplicidade e baixo custo de qualquer método vegetativo, dispensando a compra de material caro no viveiro ou no mercado;
- obtendo não uma rosa enxertada, mas um arbusto independente, sobre suas próprias raízes;
- qualidades úteis - o resultado dos esforços sai adaptado às condições existentes, aliás, não dá um crescimento selvagem que necessite de remoção permanente;
- despretensão - o arbusto se acostuma com as características do solo e não requer misturas especiais de solo, cresce mais e recebe imunidade natural da fonte;
- a chance de obter uma variedade rara em sua coleção, que pode não estar no sortimento de lojas online e redes de varejo, e sem nenhum custo especial.
Das desvantagens, eles listam, em vez disso, as circunstâncias do que as deficiências reais. Para cultivar a variedade que você gosta, é necessário fazer alguns esforços e levar em consideração as circunstâncias: as características biológicas da espécie, a seleção correta do material para propagação vegetativa, a esterilidade do substrato e a nitidez do utensílio de jardim, aderência com as regras prescritas e no momento certo.
Que variedades podem ser propagadas?
A falta de experiência pode criar uma ilusão enganosa de facilidade na aplicação do método de camadas em um jardineiro novato. No entanto, sua adequação não se estende a todas as muitas variedades de rosas criadas pelos criadores. Esta é uma das principais desvantagens. Ao criar um jardim de rosas em sua posse de terra, é melhor encontrar uma das publicações que descrevem em detalhes as características varietais:
- em algumas fontes é indicado que as variedades trepadeiras e em miniatura se reproduzem bem, e é melhor criar cobertura do solo por estacas;
- em outros, argumenta-se que, mesmo sem levar em conta as nuances especiais, o sucesso do método é superior a 50%, e você pode tentar em qualquer caso;
- chamando a atenção para a existência de várias formas de fazer estratificação, também é possível criar uma rosa do mato, floribunda, chá e variedades híbridas, desde que não haja enxertos sobre elas;
- o robusto canadense pode até, sob certas condições, ser deixado para o inverno no solo, coberto com composto, e a separação da mata-mãe pode ser feita já na primavera.
Podem não ser necessárias instruções detalhadas sobre a preparação do solo, fertilização e comprimento e largura das covinhas. Isso acontece porque os floricultores experientes não se limitam a polvilhar um galho de um arbusto. Existem métodos de obtenção de camadas em uma posição vertical, no ar, usando dispositivos primitivos, mas eficazes.
Perseverança e perseverança, mais o conhecimento de alguns segredos ajudarão a alcançar o resultado desejado, obter material de qualidade suficiente para arranjar um belo local, segmentos de paisagismo.
Cronometragem
Cada método de criação tem seu próprio tempo recomendado. Mas são bastante arbitrários, porque o trabalho na planta já está em andamento há algum tempo. Pode ser realizado em campo aberto, em casa de vegetação, ou não para plantio em casa, mas para venda:
- O trabalho com a cobertura do solo, as rosas trepadeiras e arbustivas começa no início da primavera, desde que seja utilizado o método de estratificação horizontal.
- No outono cortam e na primavera picam o broto para obter camadas verticais, que são transplantadas após o final da queda das folhas.
- No verão, pode-se fazer alporquia, o que permite colher grandes mudas, deixar o material enraizar no local até o frio entrar.
Em algumas fontes, você pode encontrar recomendações para começar a criar arbustos e rosas trepadeiras em julho. Mas seria mais correto falar sobre a segunda metade do verão. Para fazer isso, você precisa seguir as recomendações, e o enraizamento final ocorre na primavera, então você pode se separar da mãe.
Para aqueles que querem se engajar definitivamente na criação de verão, os cortes são recomendados, embora neste caso seja difícil de fazer com uma estação.
Métodos de reprodução por estratificação
Este método de criação doméstica é um método simples e conveniente, descomplicado e produtivo, comprovado por muitos anos de prática. A vantagem é a possibilidade de fazer estratificação de um arbusto que já está crescendo no jardim, basta cavar por meios improvisados. A maneira mais fácil, segundo os especialistas, é colocar camadas simples, quando basta fazer um sulco com brotos com boa tendência à formação de raízes. Este método é o mais rápido de todos conhecidos. O enraizamento ocorre em uma estação, simplesmente deixando cair os galhos, levará mais tempo para o ar e para a vertical. O sucesso de uma empresa é, em qualquer caso, determinado pela forma correta de redigir as instruções seguidas. Cumprindo passo a passo os passos necessários, você pode prescindir de enxertos e compras caras, que também não dão 100% de garantia.
Muito se decide pela persistência e escrupulosidade de seguir as instruções, que são ligeiramente diferentes para cada método.
Deitado no solo
O método principal, cuja breve essência é borrifar solo em um broto flexível de um arbusto maduro para fazê-lo enraizar. Um algoritmo aproximado para este método mais popular:
- liberação do broto das folhas (os entrenós ficam no final);
- é enterrado na ranhura preparada ao longo de todo o comprimento;
- fixado com arcos ou grampos de metal;
- o solo com o qual é borrifado é permanentemente umedecido;
- após o enraizamento, o material acabado é separado da amostra original.
Alguns cuidados serão necessários - as ervas daninhas são arrancadas ao redor da plantação, regada tanto o arbusto quanto as camadas, afrouxa o solo e aplica fertilizantes. Uma condição importante é evitar que o arbusto jovem floresça na primeira estação, para que gaste energia apenas para sobreviver em um novo local.
Ar
É realizado por meios improvisados, na maioria das vezes uma garrafa de plástico cortada. A casca verde é retirada do galho, o segmento exposto é tratado com uma solução estimulante e, a seguir, colocado em um frasco cheio de substrato nutritivo, compactado e umedecido. A garrafa pode ser presa com barbante ou fita. Alguns artesãos utilizam uma pinça de plástico para isso (não é um pré-requisito), o principal é proteger a estrutura do superaquecimento das raízes, para isso ela é envolvida em papel alumínio reflexivo.
Tiram um pouco e colocam de novo, e só depois de verificar o desenvolvimento das raízes é que se corta o galho com uma ferramenta de jardinagem esterilizada e afiada. Antes do plantio, as raízes são mantidas em água para que absorvam uma quantidade suficiente de umidade. Você pode adicionar um pouco de "Kornevin" a ele.
Vertical
É usado apenas com certas variedades que aceitam com calma uma poda forte, pois certamente será necessário para obter um resultado. A mata-mãe é podada no outono e, na primavera, os brotos são cravejados, que cresceram cerca de 10 cm. Aumentando gradualmente o monte cheio de solo úmido ao longo do verão, no final do outono, os brotos com raízes são separados da planta de origem e transplantados para mais longe ou para o local pretendido.
O uso deste método é comum no cultivo para venda, mas se for necessário para suas próprias necessidades, então a mesma regra funciona com a estratificação horizontal. - a roseira não deve florescer durante sua primeira estação independente. As camadas não são o único método de propagação de rosas, mas são simples e produtivas. É usado por floricultores experientes e iniciantes. Observando todas as condições, eles alcançam seu objetivo. Quando fazer isso - mais cedo ou mais tarde - pode depender da variedade a ser propagada.
O comentário foi enviado com sucesso.