Reprodução de rosas: métodos e segredos
A rosa é uma flor que gozou de imensa popularidade em todos os países em todos os tempos. Uma planta bonita deixa poucas pessoas indiferentes, não é à toa que é associada à beleza feminina. Existem tecnologias que permitem cultivar sem muita dificuldade essas maravilhosas plantas tanto em estufas quanto em casa.
Maneiras melhores
A forma mais popular de propagar rosas é cultivando flores a partir de estacas. A tecnologia é bastante simples e não requer grandes investimentos. Existem várias vantagens no enxerto em relação ao método de enxerto. Vantagens do método de enxerto:
- as plantas formam um forte sistema radicular;
- as flores podem suportar temperaturas negativas e alta umidade;
- a boa resistência das plantas contribui para sua rápida recuperação;
- para fazer surgir uma nova planta, basta "pedir emprestado" um galho de um buquê;
- cuidar das rosas durante o cultivo não leva muito tempo.
A reprodução de rosas por meio de estacas no outono é o método mais simples e comum; os cortes de rosas geralmente ocorrem pouco antes do início do frio do inverno.
Nesse caso, há muitas ramificações úteis que podem ser usadas com benefícios.
Algumas pessoas preferem realizar o processo de enraizamento no início de agosto em uma casa particular; esse método também permite que a maioria das plantas crie raízes.
O corte é seguido pela poda, que é realizada durante o período de aparecimento das primeiras geadas noturnas. Na Rússia central, isso geralmente acontece no final de outubro, início de novembro. Plantas com espessura de cerca de 5 mm são ideais para estacas. Não é difícil determinar a adequação de uma planta por sua aparência: se você pressionar os espinhos, eles ricochetearão facilmente. Cada planta possui vários botões (até quatro), o comprimento é de cerca de vinte centímetros.
Também é importante plantar a planta com a ponta certa, para que não haja “vice-versa”. No topo faz-se um recuo de alguns centímetros, faz-se um corte recto, um pouco mais baixo, faz-se outro corte - oblíquo, com um ângulo de 40 graus.
Recomenda-se o uso de faca ou pinça muito afiada, elas devem ser enxugadas com álcool antes da "operação".
Todo agricultor e jardineiro está bem ciente da existência de plantas arbustivas que podem ser propagadas por meio de uma tecnologia muito simples: um rebento jovem é cravado, regado e depois de um curto período de tempo germina.
Os seguintes tipos são ideais para o cultivo de rosas:
- escalando;
- miniatura.
Outras variedades dessas belas flores (chá híbrido ou floribunda) têm ramos rígidos quando podem ser propagados. Isso pode ser feito simplesmente com camadas. No entanto, cada espécie se comporta de maneira diferente, esse postulado também tem muito a ver com enxertia. Para plantar um broto flexível, ele pode simplesmente ser colocado no solo. Deve ser solto apenas das folhas, deixando 1-2 entrenós no final. Um pequeno sulco é cavado no solo ao longo de todo o comprimento, é regado moderadamente.
Se as rosas já estão enxertadas, então não é recomendado propagar com camadas verticais. Isso se explica pelo fato de os brotos crescerem no arbusto cortado. Apenas as variedades auto-enraizadas se reproduzem por estratificação vertical, que tolera bem todas as operações de poda.
Antes do início do inverno, as roseiras são cortadas, deixando os rebentos com não mais de dez centímetros de tamanho. Em março, esses "cânhamo" são borrifados com terra.
Para melhorar o estoque, muitas vezes são utilizadas camadas verticais, elas germinam gradativamente, então é recomendável adicionar terra para que o monte cresça até 30 cm de altura.
Pouco antes do frio, o solo é retirado com cuidado, embora seja importante não tocar nas delicadas raízes. Os brotos são separados do arbusto e instalados em vasos, aí "trazidos à mente". Cada método tem suas vantagens, esta tecnologia permite que as plantas sobrevivam e não morram por um motivo ou outro.
A vantagem indiscutível de cada método garante a preservação da casta rosa. E também atraído pela simplicidade de colocar camadas no solo. A desvantagem das camadas aéreas e verticais é que esses métodos são muito trabalhosos, requerem atenção e altas qualificações. Esse trabalho só pode ser realizado com algumas variedades de rosas.
O método mais popular e simples é instalar os brotos no solo. A tecnologia funciona de acordo com o seguinte algoritmo:
- marque o local de pouso;
- está sendo preparado um local para plantio e composição nutricional (turfa, aditivos de fósforo);
- o próprio rebento é examinado e preparado, colocado na ranhura;
- uma planta jovem é fixada com alfinetes ou pinos especiais;
- polvilhe com terra, regada.
Durante a estação quente, a planta é regada moderadamente, o solo não deve secar. Em setembro-outubro, as mudas são separadas da planta principal e transplantadas para um local estacionário. As estacas de rosas podem ser processadas em quase todos os meses quentes de março a novembro, mas a primavera é considerada a mais favorável para esse tipo de trabalho. No outono, os brotos podem ser separados e transplantados, podendo-se cultivá-los em vaso em casa.
O trabalho com as capas de ar ocorre na estação quente, após retirá-las, podem ser “cultivadas” em ambiente com temperatura alta acima de zero, o que possibilita o fortalecimento dos brotos. A reprodução por camadas tem uma série de vantagens:
- as plantas mantêm todas as suas qualidades protetoras, são capazes de continuar a se desenvolver bem;
- as estacas enraizadas no solo desenvolvem-se melhor, o que significa que as roseiras nunca se transformam em roseiras;
- as estacas são mais resistentes e a taxa de sobrevivência é maior do que as estacas.
A desvantagem dessa tecnologia é que ela se aplica apenas a rosas trepadeiras e miniatura.
Um pequeno recipiente é necessário para germinar rosas em miniatura. A tecnologia de estratificação é bastante aplicável para esta variedade de rosas. É muito importante encontrar um rebento longo logo no início, pode ser cavado em um recipiente separado. O trabalho ocorre de acordo com um determinado algoritmo.
Em primeiro lugar, todas as folhas são removidas da planta jovem. Apenas na borda permanece uma pequena quantidade.
Tem um rim, que vai ser instalado no solo, deve-se fazer uma pequena incisão embaixo dele com uma faca, depois a área é tratada com um estimulante, que é destinado à formação da raiz.
Uma composição especial, um substrato é colocado em um recipiente separado, a planta é adicionada com a extremidade para baixo. Rega. A planta deve germinar em um ambiente moderadamente úmido. Depois que a planta criou raízes, o corte é cortado da planta-mãe, que pode ser cultivada independentemente.
Compostos minerais com os quais é permitido processar plantas:
- superfosfato - adicionado na quantidade de 21 g / m2;
- Cloreto de Potássio - pode ser adicionado na quantidade de 11 g / m2;
- frequentemente, em vez de aditivos químicos, use cinzas, que é distribuído à taxa de 315 gramas por 1 metro quadrado.
Estimulantes de enraizamento devem ser usados sem falha, os mais eficazes deles são:
- Kornevin;
- "Kornerost";
- Charkor.
Você pode comprar esses medicamentos em uma loja especializada, eles estão na forma de pó ou de composição líquida. É proibido o uso de substâncias líquidas para a estratificação.Se o fertilizante se apresentar na forma de um gel grosso, deve-se cobrir os brotos com uma escova especial.
As formulações minerais contêm nitrogênio, bem como outros componentes. O cortador direciona todos os seus recursos vitais para a formação de raízes. É permitido introduzir nitrogênio somente depois que a planta estiver completamente enraizada.
Com o tempo, isso não pode demorar mais de um ano, somente após o final desse período é permitido adicionar compostos contendo nitrogênio.
Em certos períodos de desenvolvimento, as plantas requerem estimulantes de crescimento. Esses fundos ativam o metabolismo no sistema radicular, mas em tudo é necessária uma medida para não destruir o broto. Os brotos devem ser embebidos em uma mistura de certa consistência:
- "Heteroauxin";
- "Kornerost";
- Kornevin;
- "Ácido succínico".
A solução não deve atingir as folhas durante o processo de embebição. Se o caule for muito duro, ele pode ser processado por até 24 horas. Em média, não leva mais de 8 horas no total.
Um dos estimulantes mais úteis é o Radifarm, é eficaz e contém oligoelementos adicionais. E também útil "Zircon" (14 gotas por litro de água) - esta é outra ferramenta eficaz.
"Epin" é especialmente ativo para estimular o desenvolvimento das raízes (38 gotas por litro de líquido). Geralmente, leva de 12 a 18 horas para o sistema radicular "ganhar vida", e a taxa metabólica dobra.
Quais são as melhores rosas para crescer a partir de mudas:
- variedade de flores grandes "Flammentants";
- Variedades de iceberg e Rosalinda do grupo floribunda;
- chá-híbrido (estes estão longe de ser chá, não se confunda).
Todas essas variedades criam raízes em pouco tempo, mas depois as raízes não se desenvolvem muito ativamente, é difícil fazer sem enxertia. O processo de enxerto é mais difícil de aplicar a rosas remanescentes e rosas do parque.
O corte é feito da seguinte forma: são selecionados brotos saudáveis, cuja espessura é de cerca de 5 milímetros. São cortados em pequenos pedaços, nos quais deve haver vários botões (até cinco). Na parte superior da planta, as incisões são feitas retas, na parte inferior são feitas obliquamente. Todos os entalhes são feitos com pinça ou faca afiada, a lâmina deve ser tratada com álcool.
O entalhe superior é deixado logo acima do rim (2,5 cm), o corte inferior é feito abaixo do rim externo.
Na parte inferior, as folhas devem ser totalmente removidas. Várias folhas podem ser deixadas no broto (2-3). A reprodução da planta é realizada em setembro ou outubro, período neste período a muda fica exposta a menos estresse, enraíza-se mais ativamente. As regras de pouso são as seguintes:
- as estacas são cortadas, tratadas com um composto especial que estimula o crescimento das raízes ("Heteroauxina");
- cava-se um pequeno buraco com 25 cm de profundidade, enche-se 2/3 de erva e rega-se com composto;
- os brotos são plantados com uma inclinação de 40 graus, um terço da planta com dois botões permanece acima do solo;
- o broto é regado abundantemente.
Alguns jardineiros novatos não sabem como cobrir adequadamente as mudas no tempo frio. Isso é feito da seguinte forma: uma garrafa vazia de PVC de dois litros é retirada, são feitos orifícios para que o oxigênio possa fluir. O frasco está coberto de folhagem e matéria. O local do plantio é marcado com fragmentos de madeira, a palha é espalhada.
Uma tecnologia semelhante é aplicável para fazendas agrícolas privadas, para jardineiros amadores e até mesmo para donas de casa que cultivam rosas em casa. Consiste nos seguintes itens:
- são colhidas plantas com vários botões inchados (seu comprimento não ultrapassa 20 centímetros);
- para que as plantas não floresçam antes do planejado, você pode mergulhá-las em cera líquida e, em seguida, despejar água fria sobre elas.
As mudas são colocadas em uma panela. Pega-se um recipiente de PVC, preenchido com cascalho fino. Basta uma camada de 7 cm, depois deita-se terra por cima, que se mistura com a perlite. O solo deve estar úmido.O talo é mergulhado em água, colocado com um composto especial ("Kornevin") e instalado no solo. Em média, até 35 mudas podem ser instaladas em um contêiner de 45 cm de diâmetro. O balde é envolto em filme de PVC, preso com clipes de papel (ou prendedores de roupa). É proibido armazenar recipientes sob luz solar direta. O recipiente é envolto em isolamento e colocado na loggia, o isolamento também é colocado abaixo.
Manter as mudas em climas frios é fácil. Isso é feito da seguinte forma: faz-se um buraco com 17 cm de profundidade, o fundo é coberto com um pano de algodão, colocam-se estacas. As bordas são marcadas com pinos.
Preparar mudas para conservação é um procedimento bastante simples. As folhas são removidas, os cortes são dispostos na mesma distância, cobertos de terra. Eles podem ser removidos na primavera. As mudas que "parecem normais" têm uma pequena formação de planta, calo, raízes começam a crescer nesta "espinha". Caso o plantio seja feito após certo tempo (não mais de dois dias), as mudas são colocadas em um recipiente com água. Se possível, é permitido adicionar algumas gotas de solução estimulante ("Epin").
Dos remédios populares, é melhor usar fermento seco. Eles contêm um grande número de elementos úteis (140 gramas por litro de água). As mudas não ficam de molho por mais de um dia.
O mel também pode ser eficaz (120 gramas por litro de água). O mel é um excelente anti-séptico e contém um grupo de vitaminas B. Mergulhe em uma solução de mel por cerca de 20 horas.
A água de salgueiro é produzida pela infusão de galhos de salgueiro dos brotos. As mudas são embebidas em líquido pouco antes do plantio.
Método burrito
O burrito é um prato tradicional mexicano, assim como o Big Mac dos Estados Unidos. A tecnologia de propagação de uma rosa de jardim lembra em sua estrutura a "torta" mexicana.
Burrito é uma forma não convencional de propagação de rosas: as mudas são embrulhadas em jornal molhado ou pano de algodão. Na forma, realmente se assemelha a um prato em que o conteúdo (a própria alça) é embrulhado no material apropriado. Para a planta, esse embrulho é uma bênção. No seu interior existem excelentes condições para o início do período vegetativo de maturação da "saliência" radicular, calo, a partir do qual aparecerá o sistema radicular. Se fizermos uma analogia com o corpo humano, isso será semelhante à formação de células-tronco e ao aparecimento de um embrião.
As camadas são separadas do arbusto, cuidadosamente examinadas. Uma embalagem é feita de jornais, recortes são colocados nela (não mais do que 7 peças). O jornal é dobrado em 3-5 camadas, embebido em água. O saco pode ser embrulhado em plástico.
É permitido armazenar tal embalagem a uma temperatura de + 15-19 graus, este é o modo ideal para o aparecimento de calosidades. Depois de algumas semanas, é melhor verificar os pacotes, às vezes apodrecimento ou formas de fungos nas plantas, tais espécimes devem ser descartados. Se necessário, molhe o papel novamente com água.
Após a formação do calo, as mudas são plantadas no solo de forma que o botão superior esteja presente acima da superfície. O solo deve ser umedecido em um nível médio, a temperatura de crescimento é de +24 graus.
O recipiente com cortes deve ser "ventilado" regularmente, em nenhum caso deve-se permitir que o solo se transforme em uma substância de lama úmida. Mas o contrário também é verdadeiro: o ressecamento do conteúdo da embalagem leva à morte da muda.
Em batatas
As estacas de ramos de rosa podem ser enraizadas em batatas. É um ambiente favorável para a propagação de plantas. Um broto recém-cortado é processado com permanganato de potássio, pode ser deixado no suco de babosa (a proporção é 1/1), pode permanecer lá por não mais que meio dia.
Depois disso, o caule da futura flor é inserido no tubérculo, de onde são cortados os "olhos".Esse "ikebana" é colocado em um recipiente, borrifado com terra (2/3), regado com uma solução de permanganato de potássio (uma concentração bastante escura é necessária). Antes da rega, a água deve repousar (8 horas). Adicione água com um pouco de açúcar dissolvido uma vez por semana (algumas colheres de chá por copo de água).
De um buquê
A vida de um buquê de rosas pode ser estendida por muito tempo se eles forem cortados em pequenos pedaços e embebidos em água por um dia. Quase qualquer variedade pode ser cortada por divisão. Os caules são cortados em pequenos pedaços, eles podem ser enraizados em recipientes que são preenchidos com turfa ou solo. A solução de babosa (1/10) é frequentemente preparada e adicionada à planta plantada. As estacas adoram umidade e temperatura altas; sob tais circunstâncias, o sistema radicular se formará rapidamente.
Às vezes, a poda deve ser feita para que os recursos vitais das plantas sejam distribuídos de forma mais racional.
Ao plantar, você deve se concentrar nas hastes. Devem ser flexíveis, este indicador confirma sua "vivacidade". Se os caules forem "de pedra", duros, a probabilidade de germinação é drasticamente reduzida.
Se as rosas forem trazidas da Holanda ou da Polônia, a operação de cultivar uma flor a partir do caule não funcionará; nesses países, as flores são abundantemente regadas com produtos químicos (estabilizantes, conservantes).
Regras de pouso
A rosa é uma planta bastante caprichosa, requer atenção e manutenção da temperatura e outras condições. Adora locais muito iluminados, luz solar direta. É importante observar o regime de umidade correto, muitas dúvidas surgem aqui. Solo muito úmido leva à deterioração do sistema radicular, solo muito seco inibe o desenvolvimento vegetativo.
As rosas enxertadas na roseira destacam-se pela boa resistência. A argila é mais adequada para rosas, o pH ácido-base é de 6,7-7,3. Deve haver uma boa troca de ar no solo. O solo, que contém muita areia, também é adequado para o cultivo de rosas. Esse solo deve ser fertilizado adequadamente e outros solos devem ser adicionados. O solo, onde há muito húmus, está sempre úmido, mas, por outro lado, a troca de ar nele não é tão ativa quanto na areia. Freqüentemente, esse solo é polvilhado com uma camada de areia de rio e, depois, desenterrado.
Algo semelhante pode ser dito sobre a terra rica em argila - essa terra adere quando há muita umidade e não permite a passagem do oxigênio. Na estação quente, ele quebra rapidamente. Neste caso, também deve ser adicionada uma certa quantidade de areia fina.
Instruções detalhadas sobre como plantar corretamente as plantas da família das rosas do arbusto:
- antes do plantio, é necessário cavar um buraco com profundidade de pelo menos meio metro;
- a muda é retirada da embalagem, cuidadosamente inspecionada quanto a defeitos;
- então ele é imerso em um recipiente com água;
- se houver fragmentos danificados na planta, eles devem ser cortados com cuidado;
- fertilizantes são preparados e misturados com o substrato;
- no fundo do orifício é colocado um comprimido "iniciador", que será um bom remédio contra os efeitos de vários parasitas - geralmente a ação desse medicamento é suficiente para 1 ano;
- a muda é instalada na cova, enquanto o sistema radicular é suavemente endireitado;
- a base da raiz (com o ponto onde ocorre o enxerto) deve ficar 5 centímetros no solo, o que não permitirá o florescimento do tronco da roseira.
Dicas de cuidados
Os especialistas compartilham de bom grado seus segredos e dão muitos conselhos úteis aos jardineiros novatos. Aqui estão alguns deles.
- As rosas crescem em áreas protegidas dos ventos que são bem iluminadas.
- A água subterrânea deve estar a 1,2 metros da superfície. É importante que o sistema radicular esteja em um ambiente úmido, mas se a porcentagem de umidade for muito alta, a planta pode morrer.
- Não plante rosas em áreas úmidas.
- Não é recomendável cortar as estacas com tesoura, se houver “arranhões” ou rebarbas, a planta morrerá.
- Para organizar a reprodução de uma planta na estação fria (outono), o melhor é escolher brotos com uma "maçaneta", que é formada com material antigo. O calo se forma nele e o futuro sistema de raízes brota.
- Ao plantar no outono, certifique-se de deixar algumas folhas no topo da planta.
- Às vezes, para que os botões não floresçam de forma imprevisível, é melhor mergulhar a planta em cera quente e depois regar com água fria.
- Para obter até cinco plantas, você deve plantar até uma dúzia de mudas.
- É melhor usar vasilha para o plantio em vasilha pequena (até 1 litro), é melhor usar vidro ou PVC transparente para que você veja o quanto o sistema radicular já brotou.
- Quase qualquer primer adequado para flores é adequado.
- Às vezes, areia de rio (1/2) é adicionada, a areia permite que a umidade penetre melhor. E também a perlita e a vermiculita são adicionadas como suplemento nutricional.
- Se for possível adicionar musgo esfagno, a planta crescerá ainda melhor. Este produto fornece ventilação ideal do solo e melhora o ambiente de cultivo.
- Antes de plantar, você pode desinfetar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Às vezes é útil germinar mudas em água, então aumenta a chance de seu enraizamento mais confiável.
- Plantas que têm raízes (pelo menos 1 centímetro de comprimento) podem ser germinadas em água. Para que as mudas não sejam seduzidas, pode adicionar um pouco de "Fitosporina" à água.
- Uma camada de turfa (25 cm) ajuda bem no aquecimento das plantas, também ajuda a absorver a umidade e retê-la.
- Ao plantar, a distância entre as plantas não deve ser superior a 95 cm. Espécies como polyanthus, chá híbrido, floribunda podem ser plantadas a uma distância de até 65 cm. Variedades escaladas e padrão são plantadas a uma distância de até 1 metro .
- Se você cultivar mudas no parapeito de uma janela, é melhor no lado leste, para que os raios dispersos do sol caiam.
- É aconselhável arejar as mudas todos os dias.
- A rega deve ser selecionada individualmente, neste caso não pode haver receitas difíceis.
- Não é difícil enraizar a estaca no peitoril da janela, é importante apenas monitorar o nível de umidade e a temperatura do próprio peitoril.
Reprodução de rosas pelo método "Burrito", veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.