Qual deve ser a distância entre as rosas ao plantar no solo?
Plantar e cuidar das rosas é um dos maiores desafios para os jardineiros. Independentemente disso, essas flores, lendárias por sua beleza, continuam sendo algumas das mais apreciadas nas parcelas em todos os lugares. Um dos componentes da fitossanidade, além da plena floração, é o plantio adequado. Rosas plantadas muito próximas, mesmo que todas as outras condições para um crescimento favorável sejam satisfeitas, murcham logo. O artigo abaixo dirá a você tudo sobre a distância para plantar flores.
Fatores de influência
A distância entre as rosas ao plantar no solo deve ser selecionada de acordo com quatro fatores principais.
- Em primeiro lugar, essas são as características do local de pouso. Na maioria das vezes, esse item inclui recursos como o grau de iluminação, o nível de fertilidade do solo e assim por diante.
- As especificidades de cuidar dessa variedade de rosas. Alguns espécimes simplesmente não toleram a proximidade uns dos outros e de outras plantas. Você também precisa se lembrar que nas proximidades, doenças, como parasitas, se espalham rapidamente.
- Dimensões de rosas. Quanto maior a planta, mais nutrientes e sol requer.
- Componente estético. Rosas cheias nem sempre são bonitas. As flores, uniformemente "distribuídas" por todo o canteiro de flores ou canteiro, parecem muito mais "vantajosas".
A que distância plantar flores de cobertura do solo?
Rosas de cobertura vegetal incluem variedades eretas, rastejantes e lacrimejantes.
As roseiras (também eretas) podem ser plantadas a uma distância de 60 cm a 1 metro umas das outras. Para variedades em miniatura, a lacuna pode ser reduzida para 40 cm.
Rosas rasteiras são plantadas a uma distância de cerca de meio metro umas das outras. Mas alguns jardineiros recomendam colocar essas variedades com base em sua taxa de crescimento. Obviamente quanto mais rápido e impetuoso for o desenvolvimento, maior deve ser a distância.
O parâmetro máximo para rosas de crescimento rápido é 1 metro. No entanto, uma lacuna de 70 cm é frequentemente considerada ideal.
A distância ideal entre as espécies que choram é a metade de sua altura. A peculiaridade dessas variedades é o crescimento rápido e violento e, portanto, a distância entre espécimes semelhantes é geralmente maior do que para outras flores.
Esquema de plantio de variedades trepadeiras
Nessas variedades, os caules podem atingir até 15 metros de comprimento e, como já mencionado, crescem rapidamente. Em vista dessas características, é muito importante plantar essas rosas corretamente. A distância entre as amostras de escalada deve ser de 3 a 5 metros. Se os arbustos não crescerem, a distância pode ser reduzida para 2 metros. Em média, para criar uma querida sebe de rosas, bastará plantar de 3 a 5 arbustos a uma distância adequada.
Vários jardineiros consideram a distância entre as plantas não tão necessária. Eles argumentam que a distância até a cerca, bem como a direção de crescimento das raízes, são muito mais importantes. A lacuna ideal é considerada cerca de meio metro até a cerca. E as raízes devem estar localizadas na direção oposta a ela. Com esse plantio, o espaço livre entre as mudas pode ser reduzido para 3 metros.
Plantando outras espécies
Normalmente, os jardineiros recomendam o plantio de rosas na primavera - durante o período em que a temperatura do ar chega a mais de 10 graus. É neste caso que o mais provável é que as flores criem raízes e cresçam bem. Essas recomendações são mais adequadas para o plantio na primavera.
Selo, cascata
Essas variedades são cultivadas apenas por enxertia. Normalmente, um talo rosa é enxertado em um talo de roseira. Via de regra, essas variedades são plantadas uma de cada vez.
Os espécimes em cascata diferem porque as variedades trepadeiras ou de cobertura do solo são usadas como enxerto - seus brotos se retorcem e pendem.
Como já disse, essas espécies são cultivadas individualmente e, portanto, geralmente são organizadas em uma fileira. Com tal arranjo, 3 metros são suficientes para variedades padrão, e para variedades em cascata, uma distância maior é necessária - de 3 a 5 metros.
arbusto
Floribunda, variedades de parque, rosa chá híbrida, grandiflora são as mais famosas subespécies do mato. Pode parecer que a distância entre essas espécies deva ser maior do que para todas as outras espécies. No entanto, isso não é totalmente verdade e às vezes eles não requerem muito espaço. Deixe pelo menos 2 metros de terreno "livre" entre os arbustos. Depois que os arbustos cresceram, a distância entre eles deve ser de cerca de 1 metro. Em geral, as rosas do grupo são plantadas dependendo de sua altura. Quanto maior for, mais deve haver terra “livre” entre eles.
Canteiros de flores
Polyanthus, parte do chá híbrido, e floribunda são rosas de canteiro de flores. Têm esse nome devido ao fato de serem convenientes para cultivo em canteiros de flores - são relativamente pequenos. É melhor plantar plantas em canteiros retangulares. Existem duas variedades desta categoria de flores: crescimento forte e crescimento fraco. É desse acessório que vai depender a densidade de plantio das plantas. Os primeiros são colocados a cerca de meio metro um do outro, os de crescimento fraco são plantados de forma mais densa - cerca de 30 cm um do outro. Uma rosa bouquet também é plantada no solo a uma curta distância - o espaço máximo entre as mudas pode ser de 40 cm.
À parte, vale destacar a rosa inglesa: as mudas são plantadas em 3-4 pedaços a uma distância de cerca de 50 cm entre si.
Se tudo o que foi dito acima parece um pouco complicado, existe uma regra universal para calcular a distância ideal entre as rosas durante o plantio: um espaço de pelo menos metade da altura de um adulto deve ser deixado entre as plantas. Você pode descobrir o comprimento da rosa futura com o vendedor, no rótulo (se a muda foi comprada em uma loja) ou encontrar as informações necessárias na Internet.
O comentário foi enviado com sucesso.