Causas do aparecimento de ferrugem nas rosas e seu tratamento

Contente
  1. O que é perigoso e com que se parece?
  2. Por que isso aparece?
  3. Como tratar?
  4. Profilaxia

Literalmente, todo jardineiro encontrou doenças fúngicas como a ferrugem. É a doença que causa manchas vermelhas e marrons nas folhas e em outras partes da rosa no verão, além de destruir a flor. Neste artigo, consideraremos todos os seus sintomas, as causas de seu surgimento e também falaremos sobre os métodos que podemos usar para lidar com isso.

O que é perigoso e com que se parece?

A ferrugem é uma doença comum em plantas de jardim, causada por fungos. É considerada uma das mais perigosas e pode matar flores em pouco tempo. Não é difícil, mesmo para um jardineiro inexperiente, identificar essa doença. Sua característica distintiva é a mancha: as rosas doentes são cobertas por manchas avermelhadas ou amareladas de tamanhos pequenos. Via de regra, isso acontece no final de maio ou em junho. Na aparência, essas manchas lembram granulados. Eles cobrem as folhas, brotos e inflorescências da planta doente.

Sintomas mais óbvios da doença podem ser vistos após algumas semanas: durante este período, o micélio do fungo começa a crescer através da lâmina da folha, razão pela qual manchas vermelhas podem ser vistas na parte superior. No verso, você pode ver almofadas contendo esporos, que se distinguem por sua convexidade. No outono, as manchas mudam de cor para acastanhadas. As mesmas partes da planta que não foram afetadas pelo fungo ficam claras e desbotadas, o que indica que o processo de fotossíntese da planta foi interrompido no nível celular.

Com o tempo, novas folhas crescem em uma rosa doente, mas parecem deformadas, como o caule de uma planta. Os botões e flores da rosa começam a murchar sem se abrir, o que ocorre devido à cessação da circulação do suco nutritivo. A rosa começa a desprender ativamente a folhagem e as áreas afetadas da planta racham, por causa da qual ela morre subsequentemente.

A ferrugem se espalha rapidamente pelo jardim e é muito difícil de tratar. Portanto, recomenda-se o combate a esta doença nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.

Por que isso aparece?

A ferrugem nas rosas pode aparecer por vários motivos.

  • Uma das principais formas de infectar uma planta é pelo ar. As correntes de vento transportam esporos de fungos de plantas doentes para plantas saudáveis. Além disso, a doença pode ser transferida do jardim de outra pessoa.
  • Outra razão para o aparecimento de ferrugem nas rosas é esta é a abundância de insetos nocivos no jardim, que não só se alimentam de sucos vegetais, que lhe causam grandes prejuízos, mas também são portadores de doenças perigosas.
  • Além disso, a ocorrência de fungos é facilitada por condições adequadas para a sua ativação e posterior distribuição no jardim. Essas doenças incluem alta umidade das massas de ar, abundância de chuvas no verão, bem como uma deficiência perceptível de elementos nitrogenados no solo onde as flores crescem.

Como tratar?

Para o tratamento, os jardineiros usam medicamentos diferentes e geralmente fazem suas próprias formulações.

Remédios populares

Muitos jardineiros não gostam de usar química em suas casas de veraneio, preferindo preparações orgânicas e soluções preparadas de acordo com receitas populares, pois são absolutamente inofensivas ao meio ambiente e ao homem, e também, via de regra, são fáceis de preparar, não podem causar alergias e diferem em seu preço baixo.

No entanto, esse método de luta não pode ser considerado o mais eficaz. Será quase impossível livrar-se da ferrugem com a sua ajuda, porque a doença penetra nas próprias rosas, o que torna o processo de eliminação da doença mais problemático... No entanto, remédios populares podem ser usados ​​para prevenir a ferrugem. Eles ajudarão não apenas a salvar as plantas da ocorrência dessa doença, mas também a fortalecer sua imunidade.

Então, a ferrugem pode ser combatida com solução baseada em urtiga. Você precisará de um balde inteiro desse componente, no qual deverá colocar água limpa e morna. Tudo isso deve ser guardado em um lugar quente, bem santificado pelo sol, e dado tempo para uma infusão completa - isso geralmente leva cerca de quinze dias.

Não se esqueça de mexer a solução periodicamente, enquanto monitora o processo de fermentação. Quando a solução estiver completamente pronta, você não conseguirá ver bolhas em sua superfície - isso é o que indica que a mistura está pronta para uso. Se você planeja usar uma mistura para regar as raízes, neste caso, cada litro da solução filtrada precisará ser diluído em 9 litros de água. E para borrifar a planta, a mistura deve ser diluída em 12 litros de água.

Adequado para tratamento e solução de absinto... Isso exigirá um barril, que deverá ser enchido com absinto e água morna. Em seguida, o barril deve ser deixado ao sol para infusão por 2 semanas. Após este tempo, a mistura deve ser filtrada, após o que estará pronta para uso. Lembre-se de misturar este produto com 9 litros de água antes de pulverizar a planta.

Você também pode processar a planta usando outra solução feita à base de chá e vodka... Não é difícil fazer essa mistura. Isso exigirá um litro de água, duas colheres de chá de chá forte e três colheres de chá de vodka. Tudo isso precisa ser bem misturado, após o que as plantas podem ser tratadas com a mistura resultante.

Fungicidas

O melhor remédio que permite curar uma roseira da ferrugem são os medicamentos fungicidas.... Eles diferem em seus eficiência e resposta rápidasão capazes de atuar localmente e sistemicamente. O primeiro tipo de droga, via de regra, afeta apenas a parte externa da cultura. E os que diferem na ação sistêmica tratam a planta por dentro, por isso, no combate à ferrugem, recomendamos dar preferência a eles. Você pode comprar esses agentes fungicidas em uma loja especial para residentes de verão. No entanto, não recomendamos comprar todos os fungicidas, mas apenas aqueles que já se estabeleceram como potentes. Essas drogas incluem:

  • Falcão;
  • "Strobe";
  • Líquido bordalês;
  • "Topázio".

No entanto, ressaltamos que todos os medicamentos listados devem ser usados ​​de acordo com as instruções, observando-se rigorosamente todas as proporções indicadas. A instrução, via de regra, está localizada na embalagem de cada um dos medicamentos.

Profilaxia

O cumprimento das medidas preventivas ajudará não só a prevenir a ocorrência de ferrugem nas rosas, mas também a tomar rapidamente medidas específicas caso esta doença apareça em seu jardim.

  • Então, a primeira coisa a fazer é inspecione regularmente arbustos de flores para a presença de uma doença. Vendo os primeiros sintomas da doença, certifique-se de destruir as áreas afetadas cortando e queimando-os ainda mais... Não vale a pena ter pena da planta na hora da poda, senão o fungo não pode ser destruído. Tendo eliminado as áreas doentes, não se esqueça de tratar a planta com preparações especiais.
  • Não se esqueça da alimentação, afinal, a falta de certos elementos no solo pode causar o aparecimento de um fungo. Além disso, os fertilizantes ajudam a fortalecer a imunidade da cultura, o que a torna mais resistente a todo tipo de doenças.
  • Fornece à planta condições favoráveis ​​de crescimento e desenvolvimento... Ao regar, não permita o excesso de umidade, porém, sua deficiência também será prejudicial à planta.
  • Desinfete o material do jardim sem falhar, porque com a ajuda deles também é possível espalhar o fungo de plantas doentes para plantas saudáveis.
  • Não se esqueça de destruir a folhagem restante, uma vez que insetos nocivos e esporos de fungos podem hibernar sob eles.
  • Os tratamentos preventivos não devem ser privados de atenção, que também ajudam a fortalecer a imunidade da planta e a prevenir o aparecimento e a propagação da doença.
  • Destrua insetos parasitas porque causam grandes danos à planta, e muitas vezes também a infectam com um fungo. Deve-se prestar atenção especial à luta contra parasitas como pulgões, carrapatos de Putin, vermes da folha e lesmas.

A propósito, você pode combatê-los com a ajuda de remédios populares, que foram fornecidos acima. Porém, se houver muitos insetos, neste caso recomendamos o uso de produtos químicos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário