Razões e medidas para combater a teia de aranha na rosa
Uma das pragas mais comuns das rosas de interior ou de jardim é considerada o ácaro-aranha - um organismo parasita que se distingue por seus sinais característicos de manifestação e um perigo significativo para o crescimento ou desenvolvimento da cultura. O jardineiro precisa saber sobre as regras básicas para lidar com esse inseto.
Sintomas da aparência
O primeiro e mais importante sinal da doença é a presença de teias de aranha na rosa. Além desse sintoma, o processo patológico pode ser identificado pelas seguintes manifestações distintas:
- pequenas manchas brancas nas folhas;
- manchas pontilhadas de preto ou através de buracos nos botões;
- um grande número de aranhas no solo e no sistema de caule.
Na presença dos sintomas acima, a planta começa a murchar rapidamente, enquanto suas folhas secam e caem rapidamente. Se a rosa estiver coberta por uma fina teia de aranha e aparecerem carrapatos ou aranhas na folhagem, isso indica uma doença negligenciada. Devido à tonalidade vermelha brilhante e aos sinais proeminentes, é muito fácil reconhecer os parasitas.
Quando um jardim ou planta de casa começa a secar, é quase impossível preservá-lo. Portanto, os especialistas recomendam o diagnóstico oportuno e a prevenção da cultura.
Causas da doença
O ácaro-aranha é um inseto nocivo que é mais comumente transportado por animais de estimação ou pelos ventos da rua. Os pequenos insetos são onívoros e raramente morrem por falta de nutrientes. O uso de teias de aranha finas permite que as pragas viajem por longas distâncias. Esses insetos se parecem com carrapatos comuns com uma tonalidade vermelha pronunciada.
O principal motivo do aparecimento de organismos parasitas nas roseiras é a não observância das regras de cuidado da planta. Além deste fator, os seguintes pontos afetam a ocorrência de carrapatos:
- um sistema imunológico enfraquecido devido a doenças anteriores;
- excesso ou falta de nutrientes no sistema radicular;
- aquecimento prolongado das raízes e do solo por luz solar direta.
Se este inseto não for removido em tempo hábil, ele é capaz de sugar com rapidez todo o suco da planta, razão pela qual a rosa morre e seca rapidamente.
Como se livrar?
É muito difícil tratar uma planta dos efeitos negativos e manifestações externas de um ácaro-aranha, portanto, o jardineiro não deve usar um método, mas vários de uma vez. O processamento complexo com o uso de remédios químicos e populares permite que você consiga uma eliminação rápida e eficaz dos processos patológicos.
A primeira coisa a fazer antes de usar esses ou aqueles métodos de combate à teia de aranha é limpar previamente a cultura com uma esponja macia e água com sabão. Esta etapa eliminará um grande número de insetos.
Se a lesão prejudicial da rosa não é muito espalhada e está localizada exclusivamente em pequenas áreas, você pode usar métodos populares e pulverizar com qualquer uma das soluções preparadas.
- Alho... Amasse ou pique duas cabeças de alho e despeje 1 litro de água limpa sobre elas. A solução é infundida por 5-6 dias. A mistura resultante é aplicada ao tronco, folhas e sistema radicular da planta.
- Cebola... Despeje cerca de 100-150 g de casca de cebola com 5 litros de água limpa e deixe fermentar por 6 dias. Em seguida, coe cuidadosamente a solução resultante. Use a mistura resultante para pulverizar a folhagem e o caule da planta. Ações preventivas ou terapêuticas são realizadas até o desaparecimento do ácaro. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de alcatrão de bétula ou sabão verde à cebola, o que aumentará a eficácia da solução.
- Cyclamen... Pique vários tubérculos da planta e cozinhe-os em água fervente por 60 minutos. Despeje a solução resultante em um recipiente selado, isole e coloque em um local seco por um dia. A rosa deve ser tratada com esta substância por 5-8 dias.
- Álcool... O método clássico para limpar um ácaro-aranha. Para isso, as folhas e o tronco são cuidadosamente tratados com solução médica. Apesar da alta eficiência do método, ele pode eliminar rapidamente os insetos de forma direta, mas não seus ovos.
- Dente-de-leão... Moa pequenas partes da raiz do dente-de-leão medicinal (cerca de 30-40 gramas) completamente e encha com água limpa em um volume de 1 litro. Em seguida, infunda a solução por 3-4 horas. Com a substância resultante, limpe suavemente a folhagem da rosa por 1 semana.
Além dos métodos acima, um método no qual as manifestações patológicas e os ácaros da aranha são eliminados pela introdução de insetos predadores, como phytoseiulus, goldilocks e amblyiseus mostra alta eficiência... Os insetos acima são geralmente comprados em lojas especializadas ou fazendas particulares. Após 1-2 dias após a introdução, o predador é capaz de comer até 10 ácaros e 20 ovos. Quanto mais insetos forem adicionados à planta, mais eficaz será o resultado.
Além dos métodos populares de combate às manifestações de um ácaro-aranha, você pode usar preparações especializadas baseadas em uma substância química. Para isso, os chamados acaricidas são freqüentemente usados.
- "Alatar"... É o agente mais eficaz e tóxico contra os ácaros. No processo de beneficiamento, o jardineiro deve usar luvas, máscara médica e roupas fechadas. Este medicamento é usado apenas em uma área bem ventilada ou ao ar livre.
- Fitoverm. Uma característica distintiva do produto é a menor toxicidade, por isso pode ser usado em ambientes internos. Apesar da baixa taxa de virulência, é importante seguir os cuidados descritos acima durante o processamento. Com a ajuda deste medicamento, o carrapato pode ser eliminado rapidamente - em 5-7 dias.
- "Tiovit Jet"... Combate organismos parasitas e larvas com rapidez e eficácia. O extermínio completo de insetos indesejados é observado após 2-3 aplicações. Um análogo eficaz é o remédio doméstico "Iskra" ou "Neoron".
Medidas de prevenção
A base para a prevenção de ácaros aranha é o cuidado sistemático competente para uma planta adulta. É especialmente importante para qualquer rosa manter as condições ideais de umidade e temperatura, bem como monitorar a fertilização e o cronograma de irrigação. As flores são pulverizadas periodicamente com um borrifador e compostos orgânicos são usados como cobertura.
Seguir as regras de cuidado permite manter com eficácia uma forte imunidade na cultura, protegendo adicionalmente a folhagem, o sistema radicular e os caules dos efeitos negativos de certas pragas. Também é especialmente importante remover as folhas estragadas ou secas em tempo hábil, examinar os botões quanto à presença de ácaros e monitorar a qualidade da mistura do solo. Como mostra a prática, quanto mais cedo as pragas ou quaisquer manifestações sintomáticas forem detectadas, mais fácil será destruí-las. Além das medidas preventivas descritas acima, é necessário garantir que não haja sinais de apodrecimento na folhagem ou sistema radicular.
Recomendamos o uso de uma solução à base de sabão comum para limpar potes, peitoris de janelas ou bandejas adicionais. Além disso, é melhor não colocar orquídeas perto de rosas - esta cultura é altamente suscetível à formação e reprodução de microrganismos patogênicos.
O comentário foi enviado com sucesso.