Características do plantio de rosas na primavera em terreno aberto
O cultivo de rosas na primavera é um processo que exige que o jardineiro siga diretrizes e regras simples. Além de conselhos sobre cuidados, é preciso levar em consideração a região, ser capaz de analisar o calendário lunar e conhecer as regras básicas sobre tecnologia de pouso.
Cronometragem
É necessário plantar rosas em campo aberto na primavera de acordo com os termos. Apesar de poder plantar uma planta em abril ou maio, deve-se sempre prestar atenção ao calendário lunar e às características da região. Isso permitirá que a rosa cresça muito melhor e com mais eficiência.
Levando em consideração a região
Como todas as regiões do país diferem em diferentes condições climáticas e regimes de temperatura, ao plantar uma rosa, é necessário prestar atenção especial à localização territorial da casa de verão. Caso contrário, a planta pode não criar raízes.
Para a faixa do meio, incluindo a região de Moscou, você deve escolher um bom abrigo que possa proteger a rosa de ventos frios e geadas. Nesse caso, o material utilizado não deve interferir na circulação natural do ar.
Nesta área, não é recomendado o cultivo de uma rosa em altitudes mais elevadas.
Se a planta está planejada para ser plantada nos Urais ou na Sibéria, o local deve ser escolhido mais próximo ao lado sul. Caso contrário, a rosa morrerá rápido o suficiente devido às fortes geadas noturnas. Como no caso da faixa do meio, é especialmente importante aqui proteger a flor das rajadas de vento. A planta deve ficar longe de edifícios que não a obscureçam.
Nos Urais e na Sibéria, é melhor cultivar uma rosa em altitudes baixas. Seguir esta regra permitirá que o sistema radicular se desenvolva melhor e proteja a planta do excesso de umidade. Nesta região, o plantio da flor é recomendado no início a meados de maio.
Se a rosa for cultivada no sul, o plantio deve ser feito no final de março ou meados de maio, dependendo das condições climáticas e da variedade utilizada. O local deve ser escolhido sem sombra e sem luz solar direta.
Calendário lunar
Jardineiros experientes recomendam plantar uma rosa exclusivamente em dias favoráveis, que são calculados com base no calendário lunar.
Como mostra a prática, a lua afeta muito o desenvolvimento da maioria das plantas, portanto, é especialmente importante se familiarizar com o calendário atual do ano antes de plantar.
Usando dados do calendário, o proprietário de uma casa de veraneio pode determinar as condições favoráveis não apenas para o plantio de uma rosa, mas também para o cultivo ou transplante. A duração do mês lunar é de 29,5 dias. Durante este período, o satélite dá uma volta ao redor da Terra, passando por 4 estágios.
- Lua Nova. A época mais infeliz para o trabalho de jardinagem e plantio. Na lua nova, não é recomendável plantar ou transplantar nada. A duração da fase desfavorável é de 3 dias.
- Quarto crescente. A melhor época para plantar uma planta. Durante este período, a lua atrai de forma independente a energia da rosa, razão pela qual ela cresce com muito mais eficiência e rapidez. Além de pousar, você pode transplantar, fertilizar ou inocular na lua crescente.
- Lua cheia. Este estágio lunar não é recomendado para transplante ou plantio de plantas. Dura 1 dia. Na lua cheia, é melhor limitar-se a se alimentar e processar de doenças ou pragas.
- Lua minguante. Qualquer tipo de rosa cresce mal na lua minguante, o que é explicado por uma diminuição no potencial de energia.
Para determinar independentemente a fase da lua, você precisa substituir um lápis comum em seus "chifres" principais. A letra "P" resultante indica uma lua crescente, em qualquer outro caso - uma lua minguante.
Os dias mais favoráveis para o plantio de rosas em 2021:
- 19 a 29 de março;
- 18 a 28 de abril;
- 19 a 26 de maio;
- 11 a 24 de setembro;
- 12 a 23 de outubro;
- 8 a 20 de novembro.
Os seguintes números são desfavoráveis:
- 4 a 18 de março;
- 2 a 17 de abril;
- 1 a 18 e 30 de maio.
Independentemente do estágio lunar, recomenda-se plantar a planta antes do almoço ou ao amanhecer. Se houver um mês de crescimento, é necessário usar fertilizantes de base mineral, e se a lua minguar - de orgânicos.
Preparação
Para que as rosas cresçam bem, a primeira coisa a fazer é escolher o local certo para o futuro plantio. A área deve ser bem ventilada e aberta ao sol por pelo menos 5 a 6 horas por dia. Devido a isso, as folhas molhadas após a chuva secam muito mais rápido.
O nível ideal de acidez do solo é o pH na faixa de 6,5-7,5 unidades. O menos favorável para a maioria das variedades de rosas é o solo arenoso e franco-arenoso.
Ao plantar uma planta em solo argiloso, a drenagem deve primeiro ser realizada com areia ou turfa.
Antes de plantar, você também pode cavar o solo e aplicar fertilizante. Como cobertura, você pode usar qualquer fertilizante mineral ou esterco. O fertilizante é aplicado sob todos os arbustos, independentemente do tipo de planta. Para um substrato leve, é eficaz usar uma pequena quantidade de cinza.
Os especialistas não recomendam o plantio de uma rosa em solo pantanoso. Caso contrário, a flor não receberá a quantidade necessária de oxigênio e murchará rapidamente. Você também deve prestar atenção ao plantio denso: se uma rosa for plantada dessa forma, muitas vezes sofrerá de doenças fúngicas.
Antes do plantio, o sistema radicular é limpo de áreas quebradas e danificadas. Jardineiros profissionais recomendam lubrificar os cortes com grama. Se uma muda com raízes abertas for cultivada, ela deve ser deixada na água por 10-12 horas. As raízes são melhor envolvidas em uma serapilheira ligeiramente úmida.
Além das manipulações acima, também é necessário preparar um local para futuros desembarques. O tamanho do buraco recomendado é 60x60 cm com uma profundidade de 70 cm. É melhor colocar o solo escavado ao longo das bordas do buraco. Os especialistas aconselham colocar uma camada uniforme de tijolos quebrados, seixos e cascalho no fundo dos buracos. No topo da drenagem, é melhor preencher 40 cm da mistura de solo previamente preparada e iscas adicionais. Isso permitirá que o sistema radicular cresça.
Tecnologia
Depois de concluir as etapas preparatórias acima, você pode prosseguir com o plantio da própria planta. Para isso, recomenda-se o uso de instruções passo a passo.
- Mergulhe o sistema radicular em uma solução especial de argila. Para prepará-lo, é necessário misturar 10 litros de talker de argila com 5-6 tabletes de "Fosforobacterina", previamente dissolvidos em água limpa.
- Espalhe suavemente as raízes da planta em uma pequena colina em uma cova de plantio pré-preparada. É especialmente importante espalhar cuidadosamente o sistema radicular. Caso contrário, ela não poderá receber a quantidade necessária de oxigênio.
- Coloque a muda no buraco e faça o local da enxertia na profundidade de 3 a 7 cm. Ao plantar uma planta, também é necessário realizar uma pequena compactação do solo ao redor da muda. Tal recomendação salvará o sistema radicular de mudanças bruscas de temperatura e permitirá que a planta seja plantada adequadamente.
- Regue a muda após o plantio. É melhor usar água limpa ou uma mistura especializada para cuidar das raízes.É necessário evitar a entrada de líquidos na parte aérea, caso contrário a planta sofrerá queimaduras solares.
- Uma regra igualmente importante para o plantio é podar a rosa depois que ela se aprofundou no caroço. Neste caso, é necessário deixar pelo menos 2-3 rins saudáveis e fortalecidos. Se o local do enxerto for mostrado durante a rega, a rosa deve ser polvilhada com uma pequena quantidade de terra.
Depois que a planta foi plantada, ela deve ser sombreada por 10-18 dias (dependendo das condições de cultivo, variedade varietal, bem como outros fatores menores). Após o término do plantio, a planta deve ser regada em abundância.
A temperatura da água recomendada é de 20-30 ° C. Primeiro, o líquido é aplicado todos os dias, de manhã ou à noite. Após algum tempo, a rega é reduzida para 1 vez por semana.
Além de hidratar o solo, a rosa precisa de um procedimento de afrouxamento, o que contribui para uma melhor permeabilidade ao ar, evitando o desenvolvimento de ervas daninhas. Este processo deve ser executado imediatamente após a rega.
Uma atenção especial também deve ser dada à luta contra várias doenças e pragas. Para proteger a rosa de microorganismos negativos, pode-se plantar sálvia e cebola ao lado dela, que, com seu aroma, vão espantar a maioria das pragas populares. No caso de doenças, utilizam-se preparações especializadas de efeito suave.
Características de plantio de diferentes tipos
O correto plantio de rosas na primavera ocorre de acordo com certas recomendações quanto às características das diversas variedades. Caso contrário, a flor não desabrochará, murchará ou morrerá rapidamente.
Ao plantar rosas floribunda, deve-se respeitar uma distância entre os arbustos de 30-45 cm e 60-90 cm no caso de linhas. O plantio desta variedade na primavera em solo aberto é feito a uma profundidade de 3-8 cm. Durante o processo de poda, muitos especialistas recomendam deixar 3-4 gemas.
No caso de plantio de variedade trepadeira, a distância entre as mudas deve ser da ordem de 1 a 1,5 m, sendo necessário aprofundar ainda mais o sítio de enxertia em 8 a 10 cm, dependendo da espessura do tronco principal.
Ao plantar esta variedade, não é recomendado aparar adicionalmente as mudas, você só pode atualizar as seções antigas.
Devido à propriedade dos cacheados, a variedade trepadeira deve ser plantada próximo ao suporte. Para fazer isso, você pode usar uma treliça, coluna, parede ou pequeno arco. Essas ações permitem que a planta cresça mais bonita e luxuriante, ao mesmo tempo que facilita mais cuidados. É importante respeitar uma certa distância entre a flor e o suporte - 28-30 cm.
Agora vamos considerar as características do plantio de outras variedades de rosas.
- Híbrido de chá. Esta variedade distingue-se por certas recomendações e regras de plantio, sem as quais a rosa não conseguirá adaptar-se normalmente às novas condições. A variedade de chá híbrido precisa aprofundar o local da enxertia em 4-5 cm. No plantio em solo aberto, também é necessário monitorar a distância entre os arbustos - de 30 a 50 cm, entre fileiras - 65-90 cm. devem ser deixados botões em todos os rebentos, caracterizados por um bom desenvolvimento.
- Cobertura do solo. Ao plantar essa variedade, deve-se respeitar uma certa distância - de 50 a 150 cm para mudas, dependendo da largura do arbusto principal. A poda da roseira de cobertura do solo só é realizada quando for necessário atualizar os cortes ou remover ramos danificados. O local de inoculação aprofunda em 5-6 cm.
- Parque. A distância entre os arbustos de uma rosa do parque deve ser de 50% do comprimento de uma flor adulta. Informações semelhantes são indicadas na descrição da planta. Ao plantar esta variedade, o jardineiro precisa aprofundar o local do enxerto em 5 cm. Durante o processo de poda, geralmente restam 5-8 botões saudáveis.
Além das variedades descritas acima, a rosa inglesa é especialmente popular. Para que esta espécie comece a florir sem problemas após o plantio, deve ser cortada de 6 a 8 gemas e observada uma distância entre os arbustos de 1,5-2 m, com reentrância para enxertia de 5 a 6 cm.
Dicas úteis
A primeira coisa que os especialistas recomendam é comprar material de plantio exclusivamente em lojas especializadas. Se isso não for possível, você pode entrar em contato com o viveiro para comprar mudas. Ao escolher o material de plantio das rosas, é preciso estar atento às características visuais da muda. Não pode haver danos ao seu sistema radicular e o próprio tronco deve ter uma aparência saudável. Caso contrário, a rosa pode não germinar ou morrer rapidamente.
Ao comprar mudas com sistema radicular aberto, deve-se escolher espécimes com 2 a 3 hastes e com comprimento máximo de 25 cm. Também é preciso prestar atenção à casca da planta: ela deve ter uma superfície lisa e uniforme. É melhor que as mudas tenham botões verdes e raízes flexíveis. Se forem adquiridas mudas com sistema radicular fechado, é necessário considerar cuidadosamente os brotos existentes, que não devem ser muito alongados ou leves.
Caso contrário, a planta não será capaz de se adaptar rapidamente às novas condições e começará a murchar rapidamente.
Ao comprar uma muda em um saco plástico, recomenda-se avaliar primeiro o estado dos brotos. Os rebentos saudáveis distinguem-se pela mesma tonalidade verde, sem danos e uma superfície lisa e uniforme. Para o plantio, não se deve comprar mudas com flor ou manchas brancas, sinais de doenças ou presença de pragas. Não deve haver cortes com base no tiro.
Regular, O cuidado adequado e oportuno após o plantio de uma rosa de primavera é a chave para o crescimento eficaz da flor e uma bela floração no futuro. Esta regra se aplica a absolutamente todas as variedades de rosas.
O cuidado de rosas de alta qualidade se distingue por ações simples:
- rega regular e cuidadosa;
- formação correta da bucha principal;
- prevenção do aparecimento de várias pragas e doenças;
- aplicação oportuna de fertilizantes e curativos.
Além das características acima, também é necessário lembrar a importância de escolher o local certo para o cultivo e seguir a técnica de plantio. Os problemas no cuidado e cultivo são enfrentados principalmente por jardineiros novatos ou inexperientes, mas instruções detalhadas e conselhos profissionais o ajudarão a lidar com qualquer tarefa.
O comentário foi enviado com sucesso.