Nuances de plantar rosas no outono

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. As condições necessárias
  3. Cronometragem
  4. Preparação
  5. Tecnologia de pouso
  6. Erros comuns

Plantar rosas no outono é um negócio complicado, especialmente para floristas novatos. No entanto, jardineiros experientes dizem que há benefícios nisso. Considere todas as nuances de plantar rosas no outono.

Vantagens e desvantagens

Plantar rosas no outono tem suas vantagens, dizem os especialistas.

  • O plantio de outono é bom porque com o início da estação quente, essas rosas ultrapassarão as mudas da primavera em crescimento e floração rápida.
  • Há muito trabalho no local na primavera, e no outono você pode encontrar tempo para plantar mudas em terreno aberto.
  • No outono, a terra ainda não tem tempo de esfriar, chove e se põe no ar e no solo umidade ideal. A coincidência de todas essas condições contribui para o enraizamento precoce das mudas.
  • Com o início do outono, os compradores são oferecidos ampla gama de material de plantio, e na primavera a escolha não é tão grande.

Junto com as vantagens, sempre há desvantagens. Vamos considerá-los.

  • Durante este período, para os arbustos jovens, a questão do abrigo é aguda. Aqui é necessário encontrar o "meio dourado". Se o abrigo for insuficiente, os arbustos jovens podem congelar, e se você colocar uma camada muito grossa, um excesso de umidade se formará no interior e as lindas plantas serão atingidas pelo fungo.
  • A escolha de uma data de desembarque é problemática: se plantada mais cedo, então as plantas jovens podem dar mais verde, e se você se atrasar um pouco para o plantio, então há o risco de danos aos arbustos por geada.

Importante: se você planeja plantar uma cultura tão caprichosa no outono, precisa acompanhar a previsão do tempo.

Em qualquer caso, tudo depende dos seguintes componentes:

  • a variedade selecionada;
  • a condição do arbusto durante o plantio;
  • clima;
  • condições climáticas.

As condições necessárias

Para que as mudas criem raízes, criem raízes e, com a chegada da primavera, fiquem verdes e se deliciem com a cor, é necessária uma combinação de certas condições. Entre eles estão a época do plantio, a escolha correta das mudas, o preparo do solo, a aderência à tecnologia de plantio, mais cuidados antes da chegada do inverno. Discutiremos isso a seguir.

Cronometragem

É melhor começar o plantio em setembro e terminar em outubro. Tudo depende das variedades e das condições climáticas externas. O regime de temperatura ideal, quando você pode plantar arbustos, é de 10-15 graus durante o dia. À noite, a temperatura não deve cair abaixo de +5 graus.

Levando em consideração a região

As condições climáticas em cada região da Rússia são diferentes, portanto, as datas de desembarque também serão alteradas. O trabalho de plantio é realizado no momento seguinte.

  • Nos arredores de Moscou as rosas são plantadas do início de setembro até o final do mês.
  • Na Sibéria, nos Urais o trabalho começa no final de agosto e continua até meados de setembro. Deve-se ter em mente que o plantio de outono nessas regiões é melhor realizado quando for absolutamente necessário. O trabalho principal nessas regiões é realizado principalmente na primavera.
  • Centro da rússia - do início ao final de setembro.
  • Para regiões do sul o tempo de pouso é alocado de meados ao final de outubro.

Nem é preciso dizer que devemos sempre nos guiar pelas condições climáticas. O início do outono ou a chegada repentina de um ciclone frio sugere que o trabalho de plantio deve ser adiado para a primavera.

Calendário lunar

A maioria dos jardineiros associa todo o trabalho da floricultura às datas do calendário lunar. O enraizamento das plantações de flores é realizado durante o minguante ou o nascer da lua. No outono de 2021, as datas mais adequadas para esse tipo de trabalho são:

  • em setembro - 2, 3, 5, 7, 9;
  • em outubro - 1, 4, 5, 11, 30.

Dias desfavoráveis:

  • em setembro - 1, 17, 27, 28;
  • em outubro - 2, 16, 24, 25, 26, 31.

Não é recomendável plantar na lua nova, lua cheia. A razão é que toda a vegetação está em repouso neste momento, apenas a rega é permitida.

Preparação

Antes do plantio, é necessário preparar o solo e o material de plantio.

Um lugar

Os floristas recomendam preparar um local para o trabalho de plantio com antecedência. Em primeiro lugar, é necessário determinar corretamente a área das roseiras, pois este será o seu local permanente de crescimento. A área do roseiral deve ser iluminada, sem correntes de ar. Especialmente as variedades altas precisam disso. São muito caprichosos com ventos, geadas leves e correntes de ar.

Escolha um local de pouso com cuidado. Afinal, se a rosa está em um canto sombreado, uma imunidade pobre, doenças e uma invasão de pragas a aguardam. Ela florescerá ligeiramente, mas crescerá rapidamente. Se você plantá-la sob os raios escaldantes do sol, ela secará o solo, gerará floração curta e queimará a folhagem.

É melhor plantar longe de cercas e quaisquer estruturas.... As rosas não gostam de sombra, por isso não é recomendado plantar arbustos jovens diretamente sob as árvores. Não recomendamos colocá-los onde haja água subterrânea nas proximidades: os arbustos rapidamente começam a apodrecer o sistema radicular. Se o local for desfavorável nesse sentido (geralmente há umidade e, em alguns lugares, água), então é melhor elevar o roseiral como um escorregador alpino.

Não plante roseiras ao lado de cerejas, damascos ou espinheiros. Eles têm as mesmas doenças, pragas.

Material de plantio

Recomenda-se abordar a escolha do material de plantio de forma responsável. Antes de plantar mudas, preste atenção às seguintes nuances.

  • Cor dos caules e folhas: uma boa planta tem um tom brilhante de folhas e caule, o arbusto tem espinhos saudáveis ​​e afiados.
  • Sistema radicular deve ser distinguido por uma cor uniforme, a ausência de áreas com manchas, crescimentos, partes podres.
  • Na hora de comprar, não leve material de plantio com caules grossos. Uma haste de mais de um centímetro indica uma rosa de meia-idade. Mudas com cerca de dois anos de idade criam melhor raízes.

Os arbustos também precisam ser processados:

  1. primeiro mergulhe o sistema radicular do arbusto em água por um dia;
  2. remova todos os verdes, corte brotos de até 30 centímetros;
  3. limpe as raízes de danos visíveis, apodrecimento, crescimentos;
  4. borrife as raízes com uma solução de sulfato ferroso a 3%, depois baixe-as até uma mistura de argila e esterco.

Com o sistema radicular fechado, não é necessário processar mudas. Você só pode regar um arbusto com um pedaço de terra antes de plantar.

Para evitar problemas antes da escavação, os arbustos devem ser armazenados de forma adequada. No caso de compra prematura, recomenda-se embrulhar as rosas em casa em papel úmido, enviar para um saco plástico com furos e, em seguida, colocá-las no compartimento da geladeira para verduras. A temperatura de armazenamento pode variar de 0 a -3 graus.

Se os arbustos parecerem fortes, eles devem ser cuidadosamente colocados em um balde, cobertos com uma mistura de areia levemente umedecida e baixados para o porão. Muitos jardineiros estão interessados ​​em saber o que fazer se uma muda florescer. Esse pote é necessário e pode ser deixado em casa por até três semanas. É durante esses períodos que a cultura de flores se desvanece e recebe nutrição do solo. Depois de concluída a floração, pode ser plantada.

O plantio e todos os trabalhos subsequentes de cuidado com os arbustos diferem dependendo da filiação varietal. Vamos considerar as principais características.

  • Variedades do parque - a opção mais despretensiosa de plantio. Se forem plantadas no outono, com a sua floração farão as delícias dos proprietários desde o final da primavera.
  • Variedades de escalada plantadas na primavera e no outono.Antes de iniciar o plantio, é necessário cortar os chicotes e o sistema radicular para 35 centímetros. A cultura da flor é enviada para o buraco com uma ligeira inclinação em direção ao suporte, e as raízes devem ser estendidas na direção oposta. Precisa de abrigo.
  • Tudo variedades de cobertura do solo é melhor plantar no outono, então eles vão se deliciar com a floração durante todo o verão. Eles precisam de muita água.
  • Flores de chá híbridas eles são plantados inequivocamente na primavera, porque eles amam o calor, eles não suportam nem mesmo geadas leves.
  • Rosas Floribunda e variedades de chá plantado principalmente na primavera e com suporte obrigatório.

Solo e buracos

A composição do solo para as rosas é importante. O solo deve ser fértil, oxigenado e com pH neutro. Um mês antes do plantio, é recomendável cavar a área até a profundidade da baioneta.

Neste caso, é necessário remover todas as ervas daninhas e raízes, pedras e detritos. Se o solo for muito ácido, você precisará adicionar turfa e areia.

É hora de preparar os buracos. Perfure um buraco com 40 centímetros de profundidade e 60 centímetros de diâmetro. É preciso lembrar que a cova de plantio deve ter o dobro do tamanho do sistema radicular da rosa. Portanto, os furos devem ser preparados no momento em que as buchas já tiverem sido adquiridas. Na presença de solo úmido e pesado, recomenda-se fornecer mais 20 centímetros de profundidade para preenchimento da camada de drenagem.

Cada buraco é coberto com uma mistura de solo nutritiva de turfa, húmus e grama em proporções iguais. Se houver argila no jardim de rosas, será necessário adicionar um pouco de areia. Imediatamente adicionamos fertilizantes ao buraco: cinza de madeira, superfosfato e sulfeto de potássio. Em solos argilosos, é necessário adicionar drenagem de argila expandida, seixos ou fragmentos de tijolos.

Tecnologia de pouso

O algoritmo para o plantio correto de arbustos com sistema de raiz aberta é o seguinte:

  1. no buraco preparado você precisa plantar um arbusto, espalhando cuidadosamente as raízes nas laterais;
  2. as covas que ficaram nas laterais são cobertas com uma mistura de cinza e substrato;
  3. o círculo de terra próximo ao arbusto é cuidadosamente forjado, depois do qual é regado com dois regadores de água morna;
  4. cobrimos o círculo de terra com turfa seca até uma espessura de 20 centímetros.

Esse era o chamado método de plantio a seco, e também há um método por via úmida. Sua essência é a seguinte: depois que o buraco é preenchido pela metade com a mistura de nutrientes, uma solução de humato de sódio é enviada para lá. Todas as outras ações são realizadas de forma semelhante ao método de secagem.

Para o transplante de flores com sistema radicular aberto, é recomendável remover todas as folhas e raízes secas. É preciso lembrar que o comprimento das raízes saudáveis ​​não deve ultrapassar 40 centímetros. Também é aconselhável remover os rins. Eles apenas contribuem para a germinação prematura. Um dia antes do plantio, as raízes da planta são melhor embebidas em uma solução fraca de fungicidas com intensificadores de raízes. Com raízes fechadas, tudo é muito mais fácil. Primeiro, a planta é bem regada e depois plantada junto com um pedaço de terra.

Os cultivadores experientes muitas vezes enraízam os próprios cortes de rosas. Isso é fácil de fazer. Vamos descrever toda a tecnologia abaixo.

  1. No verão, à sombra, é necessário cavar uma vala de até 15 centímetros de profundidade... No fundo do buraco, despeje uma fina camada de areia.
  2. Em um arbusto maduro, escolha um broto com não mais do que 0,8 centímetros de espessura... Corte-o com cuidado. O comprimento do caule não deve ultrapassar 20 centímetros. Nós o limpamos de folhas e espinhos.
  3. Reforçamos cuidadosamente os cortes a uma distância de 15 centímetros uns dos outros na vala. Adormecemos com o solo. Nós compactamos o solo ao redor das mudas.

No verão, é necessário regar e limpar constantemente. No outono, o enraizamento das mudas ocorrerá. Depois disso, no inverno, você pode plantá-los como arbustos independentes de acordo com todas as regras.

Prevê-se que deixe distância suficiente entre os arbustos para seu pleno crescimento e desenvolvimento. Para polyanthus, cobertura do solo, variedades de chá híbrido, você precisa deixar pelo menos 60 centímetros, para variedades de parque - 80 centímetros.Recomenda-se deixar um metro inteiro para rosas padrão e trepadeiras. Para rosas Floribunda, partimos de 30 a 60 centímetros, e 50-60 centímetros é melhor deixar para as variedades inglesas de David Austin. Miniatura ou meio-fio precisará de 25 centímetros.

Cuidado complexo não seguirá imediatamente após o plantio. Existem apenas algumas etapas a serem seguidas.

  • Conforme mencionado acima, imediatamente após a finalização do trabalho de plantio, é necessário efetuar o desprendimento completo das mudas. Não é necessário umedecer mais o solo, especialmente se chuvas frequentes forem planejadas no outono.
  • Antes do início do tempo frio, é recomendado isolar o círculo do tronco com cobertura morta. Nos Urais ou na Sibéria, as rosas são isoladas mais completamente, envolvendo o caule com estopa ou lutrasil com barbante.

Erros comuns

Parece que tudo é tão simples. Mas existem alguns erros fatais que os iniciantes costumam fazer. Vamos falar sobre eles.

  • Não é recomendável atrasar o plantio no outono.... As últimas plantações são de bulbos e flores em sementes. A adaptação do sistema radicular leva pelo menos duas semanas. Se, após o desembarque, o frio vier imediatamente, os arbustos morrerão.
  • Não permita que rosas sejam plantadas em turfa quase pura... É por esta razão que o sistema radicular da rosa está morrendo. Plante-os corretamente em uma mistura de solo fértil com alto teor de húmus. O solo ideal para uma rosa é argila drenada. E a turfa é usada como cobertura morta.
  • Os especialistas afirmam que na hora de baixar o arbusto no buraco, é necessário endireitar com cuidado todas as raízes. Caso contrário, o arbusto ficará fraco, inviável.
  • O plantio incorreto em relação ao colo da raiz é outro erro comum... Os cultivadores de flores experientes enfatizam que o ponto de crescimento não deve ser enterrado abaixo de 5 centímetros sob o solo. O lento desenvolvimento da cultura da flor é garantido se o colo da raiz for muito profundo.
  • O plantio precoce também não levará a nada de bom. A melhor opção para realizar trabalhos de terraplenagem é três semanas antes do início do frio persistente. Quando plantada cedo, a planta cultivada pode crescer.

Às vezes acontece que as mudas foram compradas no outono, mas o clima não melhora em nada: chove, aí fica o frio. Há uma sensação de que não há lugar para o trabalho de plantio nesta temporada. Você não deve ficar chateado. Antes do início da primavera, é necessário cavar a cultura em uma trincheira ou estufa a uma profundidade de 40 centímetros. Antes do início do tempo frio, é melhor cobrir as rosas com turfa ou ramos de agulhas e, em seguida, desenhar no topo da neve. Existe outra opção - enviar os arbustos para a adega e armazenar a 0 graus.

Ambos os métodos são bons para a proteção. E com o início do calor, você pode pousar de acordo com todos os padrões.

Plantar rosas no outono tem suas próprias nuances. Mas se todas as sutilezas forem observadas, ele acabará sendo melhor do que o de primavera. Sua vantagem é que suas rosas crescerão muito mais cedo, florescerão e se deliciarão com sua beleza mais do que os arbustos plantados desde o início da primavera.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário