O que plantar ao lado das rosas?

Contente
  1. Opções melhores e neutras
  2. Piores plantas
  3. Rosas de variedades diferentes se darão bem?
  4. O que deve ser considerado ao escolher?
  5. Belos exemplos

A rosa é uma das flores mais procuradas, com inúmeras variedades cultivadas em várias regiões do país. Os jardineiros estão frequentemente interessados ​​no que pode ser plantado ao lado das rosas para acelerar e melhorar seu crescimento e floração. Vale a pena considerar essa questão com mais detalhes.

Opções melhores e neutras

Então, o que plantar ao lado das rosas para que elas se sintam confortáveis ​​e possam criar raízes rapidamente? Existem várias das flores de cultivo mais vibrantes e adequadas à rainha que podem se tornar as companheiras ideais para uma rosa trepadeira ou rosa do arbusto.

Clematis

A clematis é uma flor perene, cujas características são as seguintes:

  • tipo de - arbusto ou cipó;
  • flores - grande, até 15 cm de diâmetro com pétalas lanceoladas, principalmente em tons rosa, branco, azul ou roxo;
  • escapes - crescendo rapidamente.

A peculiaridade da clematite está em um sistema radicular semelhante ao das rosas, que prefere estar localizado mais próximo à superfície. Recomenda-se que as plantas sejam plantadas a uma distância de 50-60 cm uma da outra, para fornecer uma vizinhança confortável e evitar que as plantações lutem por nutrientes.

Entre outras coisas, clematis e rosas preferem uma drenagem elaborada e não gostam da proximidade de lençóis freáticos. Ambas as safras devem ser plantadas em áreas ensolaradas e sem correntes de ar.

Rosas entre a variedade de clematis são especialmente felizes variedade "zhakman" com as suas características flores grandes que exalam um aroma agradável. O tamanho máximo de um botão de clematite atinge 15 cm de diâmetro.

Uma característica da clematite são os rebentos excessivamente longos, que requerem fixação adicional em treliças ou arcos especiais. Se for necessário um transplante, é melhor dar preferência ao plantio de plantas jovens ao lado de rosas com raízes. Caso contrário, a clematite será capaz de destruir uma bela flor.

Lavanda

A planta tem maior resistência às duras condições de cultivo, por isso cria raízes rapidamente, mesmo em solos praticamente inférteis. Uma planta perene perene é considerada uma das melhores vizinhas para uma rosa. Entre as características da lavanda:

  • aroma rico e agradável;
  • inflorescências lilases claras;
  • altura - até 40 cm;
  • mais de 30 variedades.

Entre os híbridos mais comuns, existem Lavanda inglesa com suas folhas estreitas características.

A flor é bastante sensível ao sol e percebe negativamente uma longa ausência de luz solar. Em condições de crescimento favoráveis, ela produz flores desde o início da primavera até a primeira geada do outono.

Para manter sua aparência atraente, é recomendável podar a alfazema regularmente para formar uma coroa.

Com a ajuda da alfazema, é possível garantir não só o crescimento eficaz das rosas, mas também conseguir a criação de uma composição floral única, saturada de tons agradáveis ​​e delicados. Normalmente, a lavanda é plantada perto de rosas altas, bem como no ambiente de variedades trepadeiras. Uma composição em que roseiras são 2 vezes maiores do que inflorescências de lavanda terá uma aparência especialmente atraente.

Lobularia

É uma planta bastante compacta que fica bem perto de uma rosa. Forma - pequenos arbustos herbáceos de até 30 cm de altura.Durante o período de floração, a lobularia é coberta por pequenas flores de cor branca ou cereja. Algumas variedades produzem flores com pétalas escuras. No projeto paisagístico, a planta é usada para decorar a fileira inferior de um jardim de flores com rosas.

A principal vantagem da lobularia é a sobrevivência rápida em qualquer condição, de modo que a flor se torna uma vizinha ideal para as rosas.... Recomenda-se plantar uma cultura a 20-30 cm da rainha das flores para que os densos matagais de Lobularia não bloqueiem o ar com botões rosados ​​e não lhes causem doenças. A segunda vantagem da lobularia é a ausência de competição por componentes úteis no solo, então a rosa pode não se preocupar com a falta de nutrientes.

Lobularia é uma planta anual que não exige muito de rega e cuidado. No entanto, os jardineiros aconselham cuidar da poda regular da planta para formar uma coroa e conseguir uma floração exuberante e atraente.

Delphinium

A principal característica do delfínio é o seu design alto, que permite obter arranjos de flores originais em combinação com rosas. O perene é frequentemente usado em paisagismo como pano de fundo, bem como para colocar acentos principais. Entre as principais características:

  • duração da floração - 30 dias;
  • altura - até 80 cm;
  • pétalas - azuis, vermelhas, roxas e brancas.

Uma planta alta preenche facilmente as lacunas da composição, cria raízes facilmente em quase todas as condições. Delphinium se torna um contraste brilhante ao plantar com rosas e não irá de forma alguma suprimir o crescimento das flores e não ofuscar sua atratividade. Esse dueto é considerado um dos melhores, mas você precisa abordar com competência a formação de um arbusto e o cuidado adequado da flor.

Lobelia

Lobelia é uma planta que pertence à família da bellflower e é uma cultura de cobertura do solo. Características principais:

  • flores - pequenas pétalas em forma de leque;
  • duração floração - do início do verão ao final de setembro;
  • sombra de botões - lilás claro, azul ou branco;
  • placas de folha - verde escuro, tamanho médio.

A Lobélia é adequada para o plantio em terreno aberto, cresce bem tanto ao sol como à sombra. Portanto, essa cultura se tornará uma boa vizinha para as rosas.

Ao escolher a lobélia, deve-se dar preferência a variedades subdimensionadas para que não se sobreponham às roseiras.

De outros

Coníferas de baixo crescimento combinam bem com uma rosa. Os paisagistas aconselham o plantio dessas plantas aos pés do canteiro de flores onde a rainha das flores cresce. Então, por exemplo, você pode plantar coníferas como o zimbro ao lado de uma rosa, é melhor escolher espécies rasteiras. Um lugar digno será levado ao lado do anfitrião ou flores como:

  • crisântemos;
  • phlox;
  • íris.

Além dessas safras, você pode plantar outras plantas ao lado da rosa.... Por exemplo, gerânios ou malmequeres, que espantam as pragas e protegem as rosas da invasão de uma variedade de insetos que podem destruir os arbustos.

Você também pode plantar plantas baixas perto da rosa, o que impedirá o desenvolvimento de várias doenças. Ficará especialmente bonito: sinos, amores-perfeitos, hortelã, erva-doce e spurge.

Piores plantas

Nem todas as culturas são capazes de se tornar amigas das rosas. Existem aqueles que não são recomendados para serem plantados ao lado deles.

  • Dálias... Uma planta com um sistema radicular bastante desenvolvido e poderoso, que pode facilmente sobrepujar as flores próximas com sua superioridade. As rosas certamente perderão essa luta e não serão capazes de obter o suprimento necessário de nutrientes do solo. Portanto, as dálias são vizinhas indesejadas das roseiras.
  • Peônias... A proximidade de peônias com rosas levará à deterioração da massa caducifólia. Gradualmente, as placas murcham e caem. Além disso, as peônias podem atrapalhar a circulação do ar, o que causará o desenvolvimento de um fungo - uma doença grave que afeta todos os elementos da roseira.Finalmente, outro motivo para não plantar peônias nas proximidades é a liberação de uma substância perigosa pelas raízes das plantas, o que retarda o crescimento e o desenvolvimento de outras culturas próximas.
  • Hortênsias... Eles são plantas perenes que prosperam em solos ácidos. Infelizmente, esse substrato é perigoso para as rosas, então você deve evitar ficar perto de hortênsias ao plantar arbustos. Caso contrário, as duas plantas não se darão bem.
  • Samambaia... Embora as duas culturas possam fornecer uma mistura única, é melhor que elas não cresçam nas proximidades. A samambaia prefere lugares com sombra e a rosa cresce principalmente em áreas ensolaradas.
  • Loosestrife... Uma planta perene que agrada os jardineiros com lindas flores amarelas não pode se tornar uma boa vizinha de uma rosa. A cultura está crescendo rapidamente e busca capturar todo o espaço livre ao redor.
  • Physostegia... Um arbusto perene, cuja altura chega a 1,5 m, simplesmente se sobreporá à rosa e formará um clima úmido ao seu redor no qual a rainha das flores não pode crescer e morrerá rapidamente.
  • Rododendro... Uma flor popular que pode ser encontrada em quase todos os jardins. Uma planta bastante bonita, mas não é recomendável plantá-la ao lado de uma rosa. A espécie é bastante agressiva e exigente quanto às condições de cultivo que não são adequadas para roseiras. Se você plantar as duas safras lado a lado, a rosa começará a apodrecer depois de um tempo.
  • Lírios... As flores estragam rapidamente, por isso as plantas não podem ser colocadas perto.

A conformidade com as recomendações listadas ajudará a evitar erros de distribuição incorreta de cores no site.

Rosas de variedades diferentes se darão bem?

Freqüentemente, os jardineiros, especialmente os iniciantes, estão interessados ​​em saber se é possível plantar rosas de variedades diferentes lado a lado. A resposta é sim, e é melhor ter flores de diferentes tons nas proximidades, por exemplo, arbustos roxos, amarelos e laranja.

Curiosamente, nem todas as rosas são combinadas umas com as outras. Por exemplo, flores vermelhas se perderão em tal variedade.

Uma solução incomum seria plantar rosas cor de rosa e azuis lado a lado. Outras combinações populares:

  • vermelho com laranja;
  • creme com branco;
  • amarelo com azul.

Jardineiros experientes recomendam que você desista de tentar plantar rosas com botões de tons quentes e frios um ao lado do outro. Em geral, as rosas não se afetam de forma alguma, não atrapalham o crescimento, o bem-estar e a aparência atraente. Portanto, se desejar, você pode experimentar diferentes variedades e tonalidades.

O que deve ser considerado ao escolher?

Uma rosa de jardim é uma planta bastante instável a influências externas. Portanto, é importante cuidar da vizinhança favorável do mato com outras culturas, a fim de evitar sua morte por insetos, doenças ou mesmo secas. Existem vários pontos-chave a serem considerados ao escolher um vizinho.

  • As rosas do jardim vão se sentir confortáveis ​​ao lado das plantações, cujas raízes não exigem água ou nutrientes extras.
  • A planta não deve crescer ativamente em largura ou para cima e tente ocupar todo o espaço livre.
  • A combinação perfeita seria uma rosa e uma flor com um aroma incomum. Essas plantas são capazes de atrair insetos polinizadores com seu cheiro.
  • A cor das pétalas do vizinho deve estar em harmonia com a tonalidade dos botões de rosa, plantada em canteiro, caso contrário não será possível obter uma composição atraente.

Não é difícil encontrar uma vizinha para a rainha das rosas se seguir recomendações simples e levar em consideração os conselhos de jardineiros experientes. Em princípio, a planta cria raízes bem e cresce com muitas safras.

Belos exemplos

Antes de prosseguir com o desembarque de vários espécimes, vale a pena formar um futuro esquema de canteiro de flores com antecedência e levar em consideração a compatibilidade das plantas... Ao mesmo tempo, é importante certificar-se de que as cores são combinadas umas com as outras. Esta solução vai ajudar a tornar o jardim mais atmosférico e simplificar o cuidado da vegetação.

Colocar plantas em um canteiro de flores não leva muito tempo se você seguir um algoritmo simples.

  1. É comum plantar plantas altas no fundo.
  2. No meio, a cultura principal é plantada - uma rosa.
  3. Várias ervas são colocadas em primeiro plano.

Vale a pena examinar alguns exemplos para colocar a teoria na prática.

  • A foto mostra a versão mais colorida. Os jardins raramente são decorados desta forma, mas no verão os canteiros de flores com rosas e outras flores parecem muito atraentes. Ao mesmo tempo, todas as culturas são usadas para não prejudicar a flor de forma alguma.
  • A segunda opção mostra uma delicada combinação de rosa creme e lavanda.... Você também pode notar o plantio de outra variedade de roseiras nas proximidades.
  • Sebes e rosas a combinação perfeita para decorar o seu jardim. Ambas as culturas se dão bem uma com a outra.
  • E é assim que as plantações de rosas de várias variedades se parecem... Ao mesmo tempo, o designer conseguiu encontrar a combinação ideal.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário