E se as rosas ficarem pretas depois do inverno?

Contente
  1. Por que as rosas ficam pretas?
  2. Como reanimar?
  3. Profilaxia

As baixas temperaturas afetam negativamente as roseiras, porque essas plantas adoram o calor. Frequentemente, os produtores de flores estão interessados ​​em saber o que fazer se as rosas ficarem pretas após o inverno. O principal é não entrar em pânico, existem várias maneiras de respirar vida nos arbustos. Troncos pretos não são motivo para desenterrar rosas, primeiro é preciso estabelecer a causa desse fenômeno e depois tomar medidas para salvar as flores. Eles também irão deliciar os proprietários do jardim com um aroma delicioso e belos botões.

Por que as rosas ficam pretas?

As razões para o aparecimento de escuridão em roseiras podem ser diferentes. Na maioria das vezes, isso acontece sob a influência de temperaturas negativas. A preparação inadequada de rosas para o inverno leva ao escurecimento dos brotos. O congelamento ocorre no outono ou na primavera. Alguns produtores removem o material de cobertura muito cedo, ignorando a ameaça de geada. Outros motivos incluem:

  1. cuidados inadequados com as flores, levando ao aparecimento de fungos;
  2. arranjo incorreto de arbustos.

O aparecimento de escurecimento nas rosas pode causar uma doença fúngica e, com o tempo, também afeta os rebentos jovens. Esta é a chamada queimadura infecciosa ou anelar.

A mancha preta é provocada pela doença da marsonina. É difícil de tratar, é causada pelo fungo Marssonina rosae, que infecta a folhagem com brotos. Primeiro, eles são cobertos com manchas branco-púrpura e depois pretas. As folhas adquirem uma coloração marrom-acinzentada e começam a desmoronar.

Os arbustos fracos por causa da marsonina tornam-se ainda mais atrofiados e praticamente não agradam aos jardineiros com a floração, dificilmente suportam o inverno. É difícil prevenir a formação de fungos, mas você pode cuidar de fortalecer a imunidade das flores. Isso ajudará as plantas a resistir melhor ao agente causador da doença. O fungo vive em solo alcalino, folhagem velha em ruínas, seus esporos são tolerados por rajadas de vento.

A probabilidade de infecções fúngicas no caule e folhagem de roseiras aumenta sob as condições:

  • alta umidade;
  • clima úmido e quente;
  • uma mudança brusca de chuvas para seca;
  • irrigação excessiva;
  • iluminação insuficiente.

A escuridão nas rosas também pode aparecer devido ao oídio. Os esporos do patógeno vivem no solo por anos e tornam-se ativos assim que as condições favoráveis ​​são criadas para isso.

O risco de infecção por oídio aumenta quando os ramos das rosas ficam muito grossos. Rebentos jovens com pecíolos são os primeiros a serem afetados. Uma camada branca aparece em sua superfície. Conforme os esporos amadurecem, gotículas de líquido são liberadas e úlceras são formadas. As folhas ficam amarelas e os botões ficam menores, muitas vezes não florescem. A exposição das hastes pode ocorrer com o tempo.

O oídio é promovido por:

  • chuvas frequentes, alta umidade;
  • mudanças repentinas de temperatura;
  • falta de minerais;
  • uma grande quantidade de nitrogênio no solo.

As queimaduras infecciosas provocam esporos de fungos. Isso costuma acontecer com a chegada da primavera, quando as roseiras se soltam do material de cobertura. A razão está na umidade que se estabelece sob os abrigos, principalmente em temperaturas de congelamento.

Mas o erro mais comum que os jardineiros cometem - divulgação antecipada após o inverno. É difícil prever quando virá o aquecimento persistente, por isso é recomendável abrir as rosas no início de maio. É perigoso fazer isso antes, pois o retorno inesperado das geadas pode causar sérios danos às flores.

Nada pode ser feito em relação ao local errado, por isso é importante cuidar do bom isolamento dos arbustos e do tratamento cuidadoso de pragas e doenças no verão. Em outras ocasiões, escolha o local para o roseiral com mais cuidado, levando em consideração as necessidades da variedade em particular.

Como reanimar?

Nem todos os jardineiros sabem o que fazer e como reviver as rosas se os caules ficarem pretos. Algumas pessoas acham que basta lançar os arbustos, e a situação vai voltar ao normal, na verdade, nem tudo é tão simples. Você pode salvar flores regando e podando os galhos. Em breve, as plantas vão se distanciar e começar a encantar os donos com a floração.

Muitos arbustos enegrecidos são considerados viáveis. Existem variedades que se recuperam, perdendo até completamente o caule. Raízes vivas dão novos pecíolos e o arbusto está ganhando massa verde.

Vamos considerar as principais maneiras de restaurar plantas danificadas após o inverno.

Após a retirada do material de cobertura, é necessário retirar os detritos ao redor das roseiras. Estamos falando de galhos quebrados, folhagem seca, grama. Certifique-se de varrer o solo das rosas. Examine os galhos com cuidado, é importante ter certeza de que não estão danificados. Galhos quebrados precisam de poda higiênica. Para fazer isso, prepare um podador picante com var.

Var pode ser substituído por pasta "Runnet", É fácil de usar. Outro bom remédio é o verde brilhante. Use luvas grossas para proteger as mãos de pontas afiadas. Se o dano for insignificante, as fatias ganham vida, mantendo uma distância de cerca de 0,5 cm do rim vivo. É importante obter suavidade, sem bordas rasgadas e manter uma ligeira inclinação.

Cortar tecido morto está repleto de podridão e morte. Cada uma das fatias deve ser desinfetada com um verniz de jardim.

Se o galho estiver completamente enegrecido, ele é cortado no local do enxerto para que não haja mais cânhamo. Os pecíolos abaixo deste local também devem ser removidos, caso contrário a planta perderá suas características varietais.

Não é tão fácil entender se uma flor está viva se todo o arbusto ficou preto. Para isso, a rainha das flores é cortada e o que vai acontecer a seguir. Se as raízes não tiverem sofrido, e houver botões vivos, logo aparecerão jovens pecíolos, no futuro eles se transformarão em um arbusto maduro.

As rosas são bastante resistentes, por isso toleram bem quase todos os tipos de poda higiênica. Têm todas as possibilidades para restauro de copas, floração longa e exuberante.

A próxima etapa é alimentar flores.... Isso vai acelerar o crescimento da massa verde e garantir uma boa floração.

Os fertilizantes são usados ​​para alimentar rosas, que contêm nitrogênio - verbasco ou nitrato de amônio. Após 14 dias, o procedimento é repetido. Durante a formação dos botões, um fertilizante complexo líquido de origem mineral é usado. Uma planta requer cerca de 3 litros.

Para ressuscitar rosas, você pode usar sulfato de magnésio. Ele acelera o despertar de rins dormentes na área da vacina.

Para preparar uma solução, 2 colheres de sopa. eu. colheres são diluídas em 10 litros de líquido. Para uma dissolução rápida e de alta qualidade do pó, primeiro adicione um pouco de água e, em seguida, despeje o restante. Todos os arbustos são irrigados com a solução preparada.

Este método não pode ser usado se o arbusto for derramado. ácido succínico - escolha um remédio.

No caso do ácido succínico, 60 comprimidos são tomados por 3 litros de líquido. É um medicamento anti-estresse eficaz, junto com Epin... O ácido fornece primeiros socorros à planta afetada após o inverno, é aplicado na raiz.

Todos os medicamentos devem ser diluídos estritamente de acordo com as instruções.

Plantas enegrecidas podem ser cobertas com garrafas de plástico de gargalo cortado de 2-5 litros. Isso cria um efeito estufa. No interior, as paredes dos recipientes são revestidas com cal. As garrafas são removidas após o aparecimento de 10 cm de brotos.

A irrigação com sulfato de magnésio é repetida 2 semanas após o surgimento dos botões das rosas para consolidar o resultado.Se tudo for feito corretamente, no final da primavera as roseiras ganharão vigor.

Em vez de sulfato de magnésio, você pode usar vodka normal. Para isso, 250 ml de álcool são diluídos em 10 litros de água. Uma planta requer 3-4 litros de solução.

Profilaxia

Para evitar que as rosas fiquem pretas, é preciso cuidar bem delas, fechar e abrir os arbustos. O material de cobertura é retirado somente após o término da geada, caso contrário, os pecíolos abertos podem congelar.

É inaceitável manter as rosas cobertas em clima quente - isso levará à queima de plantas jovens e ao apodrecimento devido à umidade excessiva.

As roseiras, junto com outras plantas, estão bem cientes da aproximação do calor. Mesmo que sejam cobertos por uma camada de terra e material protetor, seus botões começam a acordar e inchar, enquanto o sistema radicular continua a permanecer no solo ainda congelado e é incapaz de cumprir seu propósito. Por esse motivo, deve-se ter cuidado para restaurar o equilíbrio e prolongar o período do sono de inverno. Em março, os abrigos, sob os quais estão os arbustos, são polvilhados com uma massa de neve.

Rosas que passam o inverno logo abaixo da neve, por exemplo, cobertura do solo, também requerem cobertura adicional. Isso é uma espécie de engano das plantas para que não sintam o calor que se aproxima.

Com a chegada de abril, período de rápido degelo da neve, ela é removida, e sulcos são formados ao redor dos arbustos para escoar a água do degelo. Nesta altura, começam a arejar as rosas, abrem as flores durante várias horas.

Se depois do inverno as plantas não sofreram, então depois de 7 dias você pode começar a soltar o solo, irrigando levemente as plantas, borrifando-as com um medicamento que estimula o crescimento. Ao mesmo tempo, devem permanecer sob uma capa fina para que não ocorram queimaduras - o sol é muito agressivo na primavera. Depois de adaptar as cores aos raios do sol e aquecer a terra a +20 graus, o material de cobertura é removido. Recomenda-se fazer isso em tempo nublado.

Para evitar fungos, o solo próximo às rosas é solto e tratado com fungicidas, por exemplo, "Fitosporin". Pode ser usado Bordéus líquido com concentração de 1%.

Não desenterre rosas que ficaram pretas depois do inverno, na maioria das vezes essas plantas podem ser salvas. Experimente uma variedade de produtos de ressuscitação no mato.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário