Por que a rosa seca e o que fazer?
A rosa de interior ou de jardim é considerada uma planta delicada. E para iniciantes, ela geralmente apresenta surpresas desagradáveis. Por que uma rosa seca e perde folhas é uma das perguntas mais populares.
Más condições
As rosas precisam de um clima ameno. Não é à toa que o criador mais famoso dessas flores - David Austin - mora no Reino Unido, onde pode ser úmido e nublado, mas as flutuações de temperatura durante o ano são atenuadas pela presença do oceano. Em condições mais contrastantes, a rosa parece pior. Nas salas, os seguintes parâmetros serão ideais para ela:
- até + 26 ° С no verão, de + 10 ° С a + 16 ° С no inverno;
- umidade média - cerca de 50%;
- luz difusa abundante, uma pequena quantidade de luz solar direta é permitida, por exemplo, algumas horas à tarde;
- regar conforme a necessidade, em caso de ressecamento do solo em 2 cm;
- solo necessariamente macio e de boa respiração, com um conteúdo suficiente de húmus, turfa e areia;
- falta de correntes de ar e ao mesmo tempo uma quantidade suficiente de ar fresco.
A violação de qualquer um desses parâmetros pode fazer com que as folhas sequem, caiam, o arbusto fique feio exposto por baixo. A razão específica pela qual a rosa seca pode ser vários fatores ao mesmo tempo. A baixa temperatura combinada com a alta umidade devido ao solo muito denso leva ao apodrecimento das raízes. As folhas murcham, ficam amarelas e depois caem.
A causa mais comum em quartos é o ar excessivamente seco. Um arbusto em uma panela é colocado no lugar mais brilhante, pode haver radiadores abaixo. E mesmo que haja umidade suficiente nos quartos, pode haver uma ilha de secura local devido ao calor que vem constantemente de baixo e os raios de sol aquecendo a panela. A planta carece de umidade na zona da raiz e na área da copa. As folhas, começando pelas mais baixas, secam e voam.
As rosas devem ser pulverizadas na folha pelo menos 1 vez por dia. Neste caso, é importante que entre ar fresco na divisão, mas não há corrente de ar.
Cuidado impróprio
Os erros ao sair costumam levar a duas razões finais para a queda das folhas:
- excesso de umidade - o sistema radicular começa a apodrecer;
- falta de umidade - a planta seca.
Em ambos os casos, as folhas voarão, apenas de maneiras diferentes. Na primeira, a rosa fica amarela, a folhagem fica macia, fica nos pecíolos por muito tempo, depois cai. No segundo, as folhas perdem o turgor, depois começam a amarelar e secar ao mesmo tempo, voam rapidamente.
O que fazer? Em cada caso, é necessário buscar deficiências específicas no atendimento para salvar a planta. As razões podem não ser óbvias. Às vezes, basta mover o pote para um novo local ou embrulhá-lo em papel branco.
O tratamento de emergência também é diferente para ambas as situações. No primeiro caso, é necessário reduzir a irrigação com urgência, em caso de danos graves, a planta é retirada do vaso, examinado o sistema radicular. No segundo, a rega deve ser aumentada.
Vamos listar os possíveis erros no cuidado de rosas de interior e de jardim.
- Regar com água fria e instável. A água fria é estressante para as raízes das plantas. Perturbada contém uma grande quantidade de sais, eles tornam o solo mais pesado, a rosa absorve nutrientes pior, aos poucos começa a enfraquecer.
- Pote muito apertado. As mini variedades devem ser cultivadas nos quartos. Eles são transplantados uma vez por ano, a poda é realizada na primavera. Se não for possível transplantar, mas for óbvio que a planta está apertada, ela é podada pesadamente e alimentada com mais frequência. Você pode substituir o solo superficial por um novo.
- Vizinhos indesejados. Não se deve plantar rosas ao lado de hortênsias, por mais espetacular que esse bairro possa parecer. Não os coloque com bulbos, dálias, gladíolos, íris, lírios, lírios do vale, brunner, anêmonas, tenaz, cordeiro. Algumas dessas plantas têm sistemas de raízes muito agressivos, outras têm técnicas agrícolas contrastantes.
- Falta de ferro. A clorose se manifesta em um amarelecimento bastante característico. A folha brilha no início, e a “polpa” - o espaço entre as veias - sofre mais. Perto deles, a folha permanece verde brilhante por muito tempo. Após a clarificação, as folhas ficam amarelas, também gradativamente. As plantas afetadas são tratadas com preparações de ferro como medida temporária.
- Falta de cálcio. Potássio e cálcio são elementos conflitantes. Se houver muito potássio, a planta não consegue absorver o cálcio. Sua falta afetará imediatamente a saúde da planta: ela enfraquece, os brotos de uma rosa de jardim são afetados por doenças secundárias e pragas, as folhas se enrolam. A cultura precisa ser alimentada com nitrato de cálcio, no futuro, revisar o esquema de fertilizantes.
- Falta de nitrogênio. Em primeiro lugar, manifesta-se nos rebentos jovens: tornam-se fracos, dobrados com a idade. As folhas novas iluminam-se, caem rapidamente, tornam-se muito estreitas, as mais baixas ficam amarelas. As rosas são alimentadas com uréia, mas é importante fazer isso antes de meados de julho. Um excesso de nitrogênio não é menos perigoso do que uma deficiência.
A falta de nutrição também pode ser o motivo. Geralmente observada em mato, não transplantada a tempo para outro recipiente, plantas ou rosas crescendo em solo muito pobre. A cultura tenta equilibrar as substâncias vindas do solo e o volume da massa terrestre. Neste caso, as folhas caem de baixo, a natureza da morte se assemelha ao outono das folhas, a rosa pode parecer saudável, mas cresce lentamente.
Se a rosa murchar no verão (com bom cuidado), o motivo não é óbvio e a planta precisa ser restaurada com urgência - deve-se providenciar as condições da estufa. Um saco transparente é colocado no vaso, não muito próximo, a planta é colocada em um local moderadamente quente, muito claro, sem sol direto.
O abrigo é retirado várias vezes ao dia, a planta é borrifada com solução de Epin. O solo é derramado com "Zircão".
Tratamento de doenças
Contra doenças fúngicas, a flor deve ser tratada com bordeaux líquido ou vitríolo de ferro, topázio ou preparações de falcão. Listamos as doenças fúngicas mais comuns das rosas nas ruas.
- Ferrugem - manchas amarelo-acastanhadas enferrujadas e claras em todo o prato, folhas ondulam e caem.
- Oídio - as folhas ficam brancas, como se cobertas de geada, a cobertura pulverulenta branca fica cinza com o tempo. As rosas trepadeiras sofrem mais frequentemente com a doença.
- Mancha preta - numerosas manchas marrons em um estágio inicial, elas gradualmente se tornam pretas nas bordas, crescem e escurecem mais e mais, até quase pretas. As folhas começam a cair das partes inferiores dos ramos.
- Míldio - áreas claras nas folhas, tornam-se gradualmente castanhas, a tonalidade é ligeiramente roxa. As manchas costumam se espalhar a partir do pecíolo. As folhas caem primeiro de cima.
- Podridão cinzenta - pequenas manchas marrons nos caules, depois crescem, as folhas não têm nutrição suficiente, ficam amarelas e caem, as pétalas da flor ficam cobertas por uma flor cinzenta, ressecam nas pontas. Na maioria das vezes, afeta híbridos de chá e floribundas, especialmente os densamente duplos.
Se sinais de doenças fúngicas aparecem com frequência no local, não basta curar a própria flor. É necessária uma revisão da tecnologia agrícola, a escolha de variedades mais resistentes. Este último inclui a rosa trepadeira.
Controle de pragas
Existem mais pragas no campo aberto do que no fechado. O mais perigoso é a discreta mosca-serra rosada para baixo. O único sintoma é que as pontas dos brotos jovens caem, depois secam e morrem. Importante: isso não acontece da base, mas mais próximo da ponta. Os brotos afetados são cortados, as passagens através das quais os ovos do inseto serão visíveis. Os ramos são cortados em um pano limpo.Eles se livram da rosácea da mesma maneira, a praga põe ovos nos brotos das rosas, as larvas os danificam e partes das plantas secam. O pulgão verde se instala em caules e brotos, é claramente visível, as plantas são imediatamente tratadas com "Fitoverm", "Aktellik", "Aktara".
As rosas de interior, se plantadas em solo estéril e não têm uma vizinhança indesejável com novas plantas, sofrem com um conjunto menos diversificado de pragas. O ácaro interno mais comum é o ácaro-aranha. É fácil de reconhecer em um estágio inicial: uma teia de aranha branca aparece nas juntas entre as folhas. No futuro, eles secam, escurecem, ondulam e caem, a planta murcha. Se você não agir a tempo, a rosa pode morrer. Mas livrar-se da praga é fácil: apenas algumas borrifadas com Fitoverm ou outro acaricida, além de cuidar bem da rosa. Os ácaros da aranha não se instalam em plantas que são regularmente pulverizadas. Para prevenção, será útil tratar rosas com solução de Epin 2 vezes por semana.
Medidas de prevenção
Em campo aberto
- Limpeza de outono completa. A maioria das pragas hibernam em uma variedade de lixo de jardim (folhas mortas, galhos, solo superficial). A cobertura morta deve estar sempre fresca e limpa.
- Alimentação equilibrada com base nas condições iniciais. Plantas saudáveis dificilmente ficam doentes, sua imunidade natural funciona.
- A distância ideal entre as plantas, em plantações espessas, as rosas adoecem com mais frequência.
- No outono, borrifar a rosa com uma solução de sulfato ferroso a 3% será útil.
- Cavar profundamente o solo sob os arbustos antes de enviar para o inverno. As larvas no topo do solo têm menos probabilidade de sobreviver à geada.
Nos quartos
- Pulverização oportuna. Via de regra, você não pode exagerar nas salas de estar. Será útil tratar duas vezes ao dia com água morna estabilizada.
- Regar com um líquido limpo e macio, de preferência descongelado.
- Inspeção cuidadosa e processamento de todas as plantas que entram na casa. Patógenos e pragas geralmente acabam em um apartamento com recém-chegados.
Será muito útil escolher variedades de rosas resistentes e livres de doenças. Em primeiro lugar, você pode prestar atenção às variedades que possuem um certificado ADR alemão. As rosas que o recebem são avaliadas por uma comissão especial. A classificação inclui flores que são cultivadas sem pesticidas, sua resistência natural é avaliada. Essa classificação é uma das poucas que permite que você escolha uma variedade confiável e resistente ao inverno para a faixa do meio.
O comentário foi enviado com sucesso.