Por que as rosas crescem mal e o que fazer?
Muitos jardineiros se esforçam para decorar seus terrenos com rosas - felizmente hoje não há restrições, variedades especiais foram desenvolvidas para regiões frias que passam calmamente no inverno coberto. E não há nada a dizer sobre o sul, a escolha é simplesmente enorme, haveria uma vontade de cuidar dessas flores. Mas muitas vezes muitos jardineiros novatos se perguntam por que as rosas não crescem bem e o que fazer. Vale a pena entender isso com mais detalhes.
Más condições
Se você pretende adquirir rosas em seu site, precisa prever todas as nuances de escolher um local para plantá-las e, em seguida, partir. Só neste caso você pode contar com o sucesso.
O primeiro passo é comprar mudas saudáveis e é aconselhável fazer isso em viveiros de fornecedores confiáveis. Se a qualidade das mudas está fora de dúvida e as rosas morrem após o plantio no solo, é necessário prestar atenção aos seguintes pontos:
- solo pobre que não atende aos requisitos da rosa;
- plantio tardio, razão pela qual as mudas jovens não criaram raízes;
- a rosa foi plantada no lugar errado, de que necessita para vários parâmetros;
- rega excessiva ou insuficiente, necessária para certas variedades;
- falta ou, inversamente, excesso de fertilizantes.
Para evitar que isso aconteça, você deve inicialmente escolher a muda certa. Ele deve estar vivo e saudável, nenhum galho seco ou áreas podres devem estar presentes. Em caso de dúvida, o vendedor deve cortar para mostrar que a planta está viva.
Em seguida, você precisa encontrar o lugar certo. Para rosas, você precisa escolher uma área seca e ensolarada com baixa ocorrência de água subterrânea. É melhor encontrar uma área onde o sol seja a maior parte do dia. Além disso, é imperativo certificar-se de que as rosas estão protegidas do vento. É bom se houver uma cerca ou muro de construção nas proximidades. As correntes de ar e as fortes rajadas de vento são prejudiciais para as plantas jovens.
O solo deve ser ligeiramente ácido, excessivamente ácido ou alcalino para rosas não vai funcionar. Para ter certeza do solo correto, você pode comprar tiras de teste especiais e verificar o nível de acidez. Então, essa nuance será excluída dos pontos de dúvida.
A terra deve incluir grama, húmus e composto. Se for difícil preparar a composição sozinho, você pode comprar um solo especial para rosas em uma loja de jardinagem. Isso irá eliminar quaisquer dúvidas sobre a qualidade do solo. Além disso, os arbustos precisam fornecer uma boa drenagem. Para fazer isso, pequenos seixos ou pedra triturada devem ser despejados no fundo da cova de plantio, tijolos quebrados também são adequados.
Ao plantar uma flor, você deve transferi-la para a cova de plantio junto com um torrão de terra, você não deve enterrar muito a muda. Deve estar acima do nível do solo da mesma forma que cresceu em um vaso.
Uma rosa recém-plantada precisa de rega cuidadosa, especialmente se o tempo estiver seco por muito tempo antes. Em seguida, a cobertura morta é colocada na superfície, podendo ser serragem ou palha.
Se todas as atividades de seleção do local, solo e plantio forem realizadas corretamente, resta esperar que a rosa se desenvolva corretamente. Mas se depois de algum tempo o crescimento não for menor e os arbustos não florescerem, vale a pena buscar motivos para cuidados inadequados.
Cuidado impróprio
Se as rosas no campo ou no jardim crescem mal, tanto em altura quanto em largura, isso significa que elas não recebem os cuidados que deveriam ter.Portanto, você precisa analisar todas as suas manipulações e entender onde os erros foram cometidos. Vale a pena considerar que a escalada, o arbusto e as rosas de cobertura do solo precisam de tecnologia agrícola completa.
Poda
Freqüentemente, os jardineiros fazem a poda errada e então ficam surpresos porque o arbusto não cresce, a rosa parou de se desenvolver, não tece, parou de crescer.
A primeira poda deve ser feita na primavera para formar um arbusto. Ao mesmo tempo, a poda sanitária é executada primeiro, os brotos congelados ou secos são removidos. Em seguida, eles avaliam o arbusto e decidem para onde gostariam de direcionar os galhos. Você precisa podar para evitar o crescimento de galhos para dentro, isso fará com que o arbusto fique mais espesso e, em seguida, acarrete várias doenças. Portanto, todos os ramos que crescem para dentro devem ser removidos na primavera. E então apare o arbusto de forma que os botões, para os quais o arbusto é reduzido, olhem para fora. Em seguida, o arbusto crescerá em largura, posteriormente parecendo exuberante e bonito.
Não vale a pena fazer um corte de cabelo muito ativo, senão a planta pode se desenvolver lentamente. E não se surpreenda se em um ponto a rosa parou completamente. Portanto, é imperativo deixar três botões vivos em cada broto.
No verão, a poda é suave, principalmente com botões desbotados, folhas secas. A poda de velhos botões estimula o desenvolvimento de novos. Se notar que a rosa não está se desenvolvendo, você pode fazer um corte de cabelo leve beliscando as pontas, mas, novamente, monitore cuidadosamente a localização correta dos botões. No outono, a rosa é preparada para o inverno, o que significa que é preciso cortar o excesso de brotos que não parecem saudáveis e atrapalham o desenvolvimento da planta.
Rega
Erros de rega também podem levar às consequências mais graves. Se uma rosa, por exemplo, está claramente murchando e morrendo, as folhas se tornaram letárgicas, isso pode significar que a planta sente um excesso de água. Rosas adultas toleram bem a seca, por isso é melhor pular a rega do que fazer muito. Basta regar as rosas uma vez por semana e menos ainda se estiver a chover. E é melhor controlar a frequência da rega verificando o quão úmido está o solo sob o arbusto, então definitivamente não haverá erros. Isso é muito fácil de fazer. Basta amassar um punhado de terra nos dedos. Se seus dedos estiverem limpos e secos, é necessário regar. Se houver vestígios de terra em suas mãos, então a terra está suficientemente umedecida e é melhor esperar um pouco com rega.
Deve-se sempre lembrar que se a rosa seca e precisa de água, a situação é muito simples de resolver. Você precisa regar a planta e, depois de um tempo, ela ganhará vida. Mas se houver excesso de umidade e as raízes começarem a apodrecer, a planta pode não ser salva. Para fazer isso, você terá que cavar, remover os fragmentos podres, secar as raízes e plantar em um novo solo.
Top curativo
Devido à aplicação prematura de fertilizantes ou à sua ausência, as rosas podem ter folhas subdesenvolvidas, folhagem desbotada, botões pequenos e fracos. Para evitar todos esses transtornos, é preciso cuidar da introdução da fertilização, mas sem fanatismo.
Jardineiros experientes acreditam que três curativos por estação são suficientes.
-
Na primavera, a planta precisa de nitrogênio para formar massa verde, além de potássio e magnésio. Você pode escolher medicamentos com qualquer nome, na embalagem dos quais esses componentes estão listados.
-
No verão, você pode adicionar matéria orgânica, mas deve-se ter muito cuidado e diluir bem as formulações concentradas. As instruções sempre indicam a dosagem exata.
-
No outono, a planta precisa de húmus. E este será o último curativo antes da preparação para o inverno.
Para entender quais fertilizantes faltam à planta, você precisa prestar atenção à sua aparência. Por exemplo, se houver falta de nitrogênio e fósforo, manchas avermelhadas podem aparecer nas folhas. A formação de botões e brotos irá parar. A falta de cálcio afetará a folhagem, ela começará a cair e, como resultado, a rosa pode eliminá-la completamente.
Medidas de prevenção
Ao cuidar das rosas, não se esqueça das medidas preventivas. Então você não terá que corrigir os erros, e os arbustos vão se deliciar com o seu florescimento.
- Muitas vezes, o tratamento das rosas com uma solução de cinzas é referido como medidas preventivas. Isso pode ser regado ou pulverizado.
- Para prevenir doenças fúngicas, e as rosas são especialmente suscetíveis a elas, na primavera e no outono, os arbustos devem ser tratados com líquido bordalês. Durante todo o verão, você pode tratar os arbustos com "Fitosporin".
- A prevenção do aparecimento de várias pragas e fungos será a colheita oportuna de folhas caídas no outono, ervas daninhas - durante todo o verão.
- A cobertura morta do solo ajudará a manter a umidade no solo e reduzir o crescimento de ervas daninhas. Nesse caso, serragem, feno e palha são adequados. E as rosas, neste caso, ficarão mais bonitas.
- Não se esqueça da poda sanitária. Também é muito importante para as rosas.
O comentário foi enviado com sucesso.