Transplante de rosas para outro lugar no outono
Qualquer área decorada com flores fica bonita e agradável aos olhos. Uma das culturas mais atraentes são as rosas, porque muitas pessoas tentam plantá-las perto de suas casas ou da entrada. Para que as flores cresçam bem e agradem com uma floração plena e exuberante, é necessário encontrar o local certo para elas e transplantar de acordo com todas as tecnologias deste procedimento.
O transplante de outono é o mais favorável, portanto é importante conhecer todas as características de transferência de arbustos de um local para outro, o momento desse evento e as especificidades dos cuidados posteriores.
Peculiaridades
A rosa é uma linda flor de aroma agradável, que tanto adultos como crianças gostam, homens e mulheres. As rosas são dadas em aniversários, casamentos e outras comemorações; são plantadas em parques, perto de complexos residenciais e no setor privado. Tamanha popularidade dessas flores dá vontade de cultivá-las, o que significa que você precisa ser capaz de cultivar esta planta. A rosa, como qualquer outra flor, possui características próprias de desenvolvimento, preferências e nuances de cuidado. Para crescer uma rosa, você precisa ter uma certa base de conhecimento, sem a qual até mesmo a variedade mais despretensiosa começará a murchar.
Além do plantio normal de uma nova planta, pode ser necessário transplantar rosas para outro lugar. Pode haver vários motivos para isso.
- A necessidade de replanejar o local para novas árvores, construção de uma fazenda ou mudança de um jardim de flores para outro local.
- Transferir um ou mais arbustos para uma composição já criada. Se houver um jardim de rosas já formado e alguns dos arbustos estão morrendo nele, então o canteiro de flores parece pobre e descuidado. Para sanar a situação, basta plantar novos arbustos no lugar das vítimas.
- Condições de cultivo inadequadas para rosas... A área escolhida para um jardim de flores pode ser à sombra, o solo pode ser pesado, as correntes subaquáticas podem causar o apodrecimento do sistema radicular, as plantas próximas podem afetar negativamente os arbustos, oprimindo-os.
- Tipo de solo inadequado... As rosas precisam de solo ideal para que os arbustos cresçam normalmente e floresçam bem. Se o solo for argiloso, então as raízes frequentemente vêm à superfície do solo, e é por isso que secam. Em solo muito solto, o sistema radicular se aprofunda e esgota o solo, não deixando nenhum nutriente para o cultivo.
- Crescimento de arbustos maduros. Para manter o jardim de flores limpo e bem cuidado, é importante controlar o tamanho das rosas. Se os arbustos cresceram muito, são cortados e plantados.
Você pode transplantar rosas a cada 3-5 anos, para que o jardim de flores agrade com uma floração abundante e o solo esteja cheio de componentes úteis. O procedimento de transplante pode ser realizado no outono e na primavera. Plantar no outono é mais favorável ao cultivo de arbustos fortes e saudáveis. Pelo fato da muda passar o frio do inverno em um novo local, ela se aclimata mais rápido e começa a crescer mais ativamente na primavera.
Se a região estiver muito fria ou o clima for muito instável, é melhor fazer o plantio na primavera. Para o arbusto criar raízes em um novo lugar, leva de 2 a 3 semanas. Em climas temperados, onde o frio ocorre nos meses de outubro e novembro, é melhor replantar as rosas no outono, e onde fica mais frio cedo e pode haver geadas imprevistas, é ideal trabalhar na primavera.
Cronometragem
Para escolher o momento certo em que é melhor fazer o transplante de rosas, é preciso antes de tudo levar em consideração as peculiaridades da região. Nas regiões Sul, vale a pena realizar o procedimento em outubro ou novembro. Quanto mais quente a região, mais você pode atrasar o trabalho. Mais tarde, em 15-20 de novembro, não vale mais a pena iniciar um transplante, como o tempo pode mudar drasticamente, os arbustos não terão tempo de se enraizar em um novo lugar e morrerão. Nas regiões centrais, é melhor plantar rosas em setembro ou outubro. Quando ainda está quente lá fora, mas o sol já não bate e há uma reserva antes de começar a geada, este é o momento mais favorável para a jardinagem. Nas regiões setentrionais e nos locais onde faz mais frio muito cedo e forte, recomenda-se o replantio dos arbustos na primavera, pois as geadas podem chegar já em setembro.
Para escolher um mês adequado para o trabalho, vale a pena olhar para a previsão do tempo de longo prazo. Se as geadas são prometidas apenas no inverno, então você pode trabalhar com segurança em outubro e novembro. Se o primeiro tempo frio estiver previsto para o final do outono, a época ideal será setembro ou início de outubro. Em regiões onde já faz frio em meados de outubro, você pode transplantar rosas no final de agosto ou início de setembro.
O trabalho é permitido em agosto se as primeiras geadas já ocorrerem no final de setembro.
Ao escolher entre o plantio de rosas no outono e na primavera, você deve se concentrar nos prós e contras de cada opção. As vantagens do trabalho de outono incluem:
- crescimento ativo do arbusto na primavera;
- a presença de umidade suficiente no solo permite que as raízes se desenvolvam plenamente e se proporcionem condições confortáveis para o inverno;
- as flutuações de temperatura são mais estáveis no outono do que na primavera;
- a presença de um grande número de mudas que podem ser selecionadas e transplantadas;
- enquanto o arbusto está crescendo ativamente, você pode avaliá-lo totalmente e escolher o mais saudável e o mais forte, na primavera é mais difícil.
Além dos aspectos positivos, há uma série de desvantagens, que incluem:
- o início do desenvolvimento do arbusto após o plantio, o que nem sempre é bom se uma onda de frio é esperada para breve;
- o plantio prematuro no outono pode causar o congelamento dos arbustos;
- medidas impróprias para cobrir as rosas no inverno podem provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas, e na primavera o mato será afetado por elas.
No plantio na primavera, será necessário arrancar todos os botões, evitando o florescimento dos arbustos na primeira vez após o trabalho, para que a cultura gaste sua energia enraizando e crescendo em um novo local.
Preparação
Para transplantar adequadamente uma roseira para um novo local, é necessário começar a cuidar dela a partir de agosto. Um evento importante será a introdução de curativos e fertilizantes, que irão ativar o crescimento das raízes e tornar a planta mais forte e resiliente. Superfosfato, sal de potássio e cloreto de potássio podem ser adicionados sob o arbusto. A próxima etapa de preparação é a poda da colheita. No outono, quando as temperaturas noturnas começam a cair para 0 °, é necessário cortar todas as folhas e encurtar significativamente os brotos. Para aumentar o crescimento da raiz, as pontas também precisam ser aparadas.
Antes de replantar roseiras, é preciso escolher um local adequado para elas e preparar o solo. As rosas amam o sol, porém, os raios diretos podem provocar danos à folhagem, por isso é importante escolher um local onde haverá alternância de luz e sombra. A área destinada ao jardim de flores não deve ter corrente de ar, pois é prejudicial às plantas. O solo deve ser leve, argiloso, sem lençóis freáticos que irão inundar o local.
O buraco para a planta não deve ser muito grande, suas dimensões serão um pouco maiores do que a massa de terra para a qual o novo arbusto será transferido - a profundidade é cerca de 70 cm e a largura é cerca de 40 cm. Se o plantio for feito no local onde a rosa morreu, então é melhor repor totalmente o solo neste pedaço de terreno. Alguns dias antes do transplante, os fertilizantes são despejados no orifício preparado e, após o procedimento, o arbusto é coberto com uma pequena quantidade de terra para esconder as raízes e evitar que os raios solares as alcancem.
Existe uma grande variedade de rosas, e cada variedade possui suas próprias características de transplante.Para rosas pulverizadas, o processo de plantio em novo local consiste no preparo de um arbusto e uma cova, após o qual a muda é transferida para um novo local. Para uma rosa trepadeira, a ordem de trabalho é quase a mesma, o arbusto é regado abundantemente, cortado, sobram brotos de 25-30 cm de comprimento, uma bola de terra é retirada, com a qual a planta é transferida para um novo local, plantadas e cobertas com ramos de abeto para o inverno.
Apesar das diferentes variedades, pode haver várias razões para o transplante de rosas para um novo lugar:
- esgotamento do solo;
- arbusto muito grande;
- não é o lugar certo.
As rosas não crescem em um lugar por muito tempo, já que as raízes absorvem ativamente os nutrientes do solo, portanto, a cada 3-5 anos você precisa mudar o lugar do jardim de flores no local. Uma rosa adulta precisa ser rejuvenescida e plantada. Para dividir o arbusto, deve-se cortar a planta com cuidado para que cada muda tenha um número suficiente de raízes e galhos.
Se a região é muito fria e as flores não sobrevivem após o inverno, elas podem ser transplantadas do jardim para o vaso no inverno e devolvidas ao local na primavera. O correcto trabalho do sítio permite-lhe transferir rapidamente os arbustos para um novo local e proporcionar-lhes todas as condições necessárias ao seu normal crescimento e desenvolvimento.
Com um torrão de terra
Existem duas opções para o transplante de rosas, uma envolve a transferência de uma planta com um pedaço de terra no qual ela cresce, a outra - a ausência de qualquer solo velho. A necessidade de usar terras do antigo sítio surge quando o mato está enfraquecido ou não há muito tempo para o enraizamento.
Para transplantar uma rosa com um torrão de terra, você precisa fazer o seguinte.
- Regue a flor com bastante água algumas horas antes do trabalho.
- Amarre os brotos com uma corda para que fiquem por perto, não caiam e não interfiram no trabalho.
- Cave no tronco do arbusto em círculo, deixando uma distância de 20-25 cm da rosa.
- Aprofunde a vala, descendo até a base da flor. Se raízes muito longas forem encontradas, elas devem ser cortadas.
- Quando o arbusto está completamente desenterrado, é necessário levantá-lo com uma pá com uma das mãos e segurar o tronco com a outra, para transferi-lo para um novo local. Você precisa trabalhar sem pressa - para que a terra não entre em colapso desde as raízes.
- O arbusto é colocado em um novo buraco na mesma profundidade em que cresceu no antigo lugar.
- As áreas vazias na nova fossa são preenchidas com solo preparado e compactadas manualmente.
Depois de concluído o transplante, a planta é regada com 20 litros de água morna. Após esse trabalho, o arbusto criará raízes rapidamente em um novo lugar e sobreviverá mais facilmente às geadas.
Sem terra
Se as roseiras forem fortes, tiverem um bom sistema radicular, podem ser transplantadas sem um coma de terra. Para realizar esta atividade, você deve seguir a sequência de etapas.
- É bom regar o arbusto antes de iniciar o trabalho para garantir uma extração mais rápida da planta do solo.
- No arbusto que foi escavado, é necessário examinar toda a parte subterrânea. As raízes e os brotos devem ser verificados quanto a doenças e pragas. Se houver partes problemáticas, devem ser cortadas completamente com uma poda e o corte deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio.
- A planta é embebida por um dia em uma solução de "Kornevin" ou similar.
- Antes do plantio, a rosa deve ser mergulhada em uma solução de argila e verbasco na proporção de 2: 1.
- Coloque a muda em um novo buraco, espalhando as raízes para os lados, apontando-as para baixo.
- Preencha as áreas vazias do poço com terra e tampe com a mão.
Após o plantio, o arbusto é regado com 20 litros de água e se esconde imediatamente para o inverno.
Cuidados de acompanhamento
Para ajudar as rosas a se enraizarem em um novo lugar e prepará-las para o inverno, é necessário criar condições ideais para elas. Cuidar das plantas após o transplante reduz-se a tais atividades.
- Rega... Após o plantio, é necessário fornecer irrigação estável ao arbusto. É importante aplicar umidade regularmente, mas em pequenas quantidades, para que o solo fique profundamente umedecido antes do frio.Se você colocar muita água, há um grande risco de que as raízes apodreçam e a planta morra.
- Fornecendo sombreamento. Após o transplante, a luz solar direta será prejudicial à cultura, portanto é importante fornecer sombra para o roseiral.
- Top dress. No processo de plantio da rosa, é necessário adicionar fertilizantes de fósforo-potássio diretamente na nova cova, proporcionando ao arbusto a presença de nutrientes pela primeira vez. Se os fertilizantes não tiverem sido aplicados, eles podem ser despejados no solo próximo ao arbusto após o plantio e gradualmente aprofundados no solo, cavando. No outono não deve ser adicionado nitrogênio, pois ajuda a ativar o crescimento da massa verde do arbusto, e antes do inverno esse processo será indesejável.
É necessário preparar a cultura para a geada quando esfriar fora de -5 ° C. Os arbustos são cobertos com ramos de abeto ou tecido não tecido. Se a região for ao sul, basta cobrir o solo, cobrindo o mato com uma camada de terra de 15 centímetros. Se todas as atividades forem realizadas da maneira correta, o arbusto logo se enraizará em um novo lugar e a partir da primavera se deliciará com a massa verde abundante, logo florindo.
O comentário foi enviado com sucesso.