Como lidar com teias de aranha em uma rosa de quarto?

Contente
  1. As razões para o aparecimento da teia de aranha
  2. Medidas de controle
  3. Prevenção

Muitas vezes, os proprietários de apartamentos cultivam rosas em casa. Essas flores são muito caprichosas e, se você não seguir todas as regras de cuidado, poderão surgir vários problemas. Um deles é o aparecimento de uma pequena teia fina nas folhas. Vamos dar uma olhada mais de perto no que isso pode estar relacionado, por que é perigoso e como se livrar do infortúnio.

As razões para o aparecimento da teia de aranha

Existe apenas uma razão para o aparecimento de uma malha fina nas placas das folhas. Este é o resultado do "trabalho" de um ácaro - um inseto microscópico que adora parasitar plantas. É impossível vê-lo em rosas, exceto talvez com uma lupa. Mas a teia de aranha é visível a olho nu. Uma das principais características de um ácaro-aranha é sua capacidade de se reproduzir rapidamente. Um par de insetos cria rapidamente uma colônia inteira, que se distingue por sua enorme vitalidade.

Os ácaros da aranha aparecem em vasos de rosas caseiros por vários motivos.

  • Vento... Se não houver grade na janela e você mora nos andares mais baixos, os insetos podem muito bem ser trazidos por uma corrente de ar. Tendo encontrado uma fonte de alimento, o carrapato se instala instantaneamente em um novo lugar.
  • Ar seco... As rosas da rua adoecem nos verões quentes, na ausência de rega e chuva. Os animais de estimação adoecem mais frequentemente no inverno, quando o ar no apartamento está muito seco devido às baterias.
  • Imunidade insuficiente. A razão pela qual a folhagem está coberta por uma fina teia de aranha pode ser um sistema imunológico enfraquecido. Essas plantas adoecem em primeiro lugar e morrem muito rapidamente devido aos ataques do parasita.

A atividade dos ácaros da aranha acarreta os seguintes perigos.

  • Encolhendo... A rosa infectada seca rapidamente, sua folhagem começa a murchar e fica coberta de manchas escuras. Quanto mais seco o ar na sala, mais rápido esse processo ocorre.
  • Perda de bela aparência... A planta fica letárgica, para de florescer e, se florescer, botões pequenos e pouco atraentes. As pétalas secam rapidamente.
  • Perda de imunidade. Alimentando-se da seiva da planta, os ácaros a enfraquecem e a colocam em perigo. Essas plantas podem adoecer com qualquer coisa. Além disso, os próprios parasitas são portadores de doenças perigosas.

Medidas de controle

Se uma rosa seca, primeiro você precisa se certificar de que ela foi atingida por um ácaro. As folhas da planta na parte inferior são cobertas com manchas amareladas - esta é a primeira etapa, indicando que a embreagem foi feita. Além disso, a rosa ficará gradualmente coberta com teias de aranha, a malha se espalhará não apenas para as folhas, mas também para o caule e os botões.

Sem tratamento adequado, a cultura morre em 2-3 semanas.... Portanto, você deve lutar contra as teias de aranha em uma rosa do quarto o mais rápido possível. Existem várias maneiras de fazer isso, mas uma combinação de duas ou três opções é a melhor escolha.

Mecânico

Se uma teia de aranha aparecer, você pode tentar se livrar dela usando métodos mecânicos. Existem duas maneiras aqui. Em ambos, o primeiro passo é remover a folhagem infectada. Em seguida, procedemos da seguinte forma.

  • Regue bem a planta e cubra-a com um saco plástico. Deixe como está por 3 dias. Carrapatos não toleram umidade.
  • Pegue um sabão em pó e esfregue-o em uma esponja ou pano. Trate cuidadosamente a folhagem com ele, especialmente a parte inferior, onde a praga está se escondendo. Deixe o sabão nas folhas por algumas horas, depois enxágue, mas para que não entre no solo. Uma vez não será suficiente, então você terá que fazer vários tratamentos.

Produtos químicos

Se os carrapatos entrelaçaram completamente a flor, ainda é possível curá-la. Porém, para isso, é necessário tomar produtos químicos. Aqui está uma lista de fundos testados por jardineiros e residentes comuns de apartamentos.

  • Actellik. Este é um dos medicamentos mais eficazes, mas é muito venenoso, por isso é necessário trabalhá-lo com cuidado. Para fazer a concentração correta, 1 ampola é diluída em um litro de água. Em seguida, a folhagem da flor é pulverizada com o agente, especialmente de baixo para cima. Depois de alguns minutos, os ácaros sufocarão com o veneno. Depois de uma semana, as rosas são processadas novamente.
  • Apollo. Este produto destrói apenas a alvenaria de insetos. Não mata adultos, mas os priva completamente da capacidade de reprodução. Para preparar a composição, é necessário dissolver a ampola em 5 litros de água e, em seguida, pulverizar a rosa no pote. Depois de algumas semanas, você pode repetir o tratamento.
  • "Nissoran". O princípio desse remédio é semelhante ao anterior: também esteriliza insetos. Um grama da droga é suficiente para um litro de água. O processamento é realizado por pulverização, é realizado uma vez. No entanto, o agente consegue destruir completamente os carrapatos em apenas 10 dias, portanto, não é recomendado processar arbustos fortemente infectados à beira da morte.
  • "Fufanon"... Uma droga muito ativa, extremamente tóxica para os carrapatos. Mata uma colônia de parasitas em 24 horas. Mas você não pode usá-lo o tempo todo, pois os carrapatos se adaptam rapidamente a ele. Para a diluição, 5 ml são suficientes para 5 litros de água.
  • Fitoverm... Este é um dos medicamentos mais inofensivos para o ser humano, podendo ser processado mesmo com as janelas fechadas. Para prepará-lo, é necessário tomar um litro e um quarto de água e, em seguida, dissolver 2,5 ml do medicamento nele. Você terá que processá-lo repetidamente, cerca de 4 vezes. O intervalo entre os procedimentos é de uma semana.

Deve ser entendido que as substâncias químicas agressivas podem ser perigosas para a saúde humana e animal. Portanto, vale a pena escolher os medicamentos menos tóxicos para um apartamento. Se apenas agentes venenosos estiverem disponíveis, as seguintes regras devem ser aprendidas:

  • é proibido o processamento à porta fechada (exceto "Fitoverma"), portanto, o procedimento é realizado na rua ou na varanda;
  • bloquear o acesso das crianças à rosa e evitar que os animais de estimação cheguem à flor pulverizada;
  • realizar todas as pulverizações com máscara de proteção, óculos e luvas;
  • cobrir o solo com um saco durante o tratamento para que o inseticida não entre;
  • com a mesma embalagem, a rosa é fechada após processamento por 24 horas.

Importante: os carrapatos se adaptam rapidamente aos medicamentos, por isso precisam ser trocados com frequência. Os ingredientes ativos devem ser diferentes. Além disso, deve-se ter em mente que o uso constante e descontrolado da química levará a um aumento do nível de nitrogênio no solo. Essas rosas vão parar de florescer.

Métodos tradicionais

Para infecções menores, alguns remédios caseiros podem ser usados. Aqui estão os mais eficazes.

  • Alho... Você precisa pegar 0,5 kg de matéria-prima, pique finamente e despeje 3 litros de água. Em seguida, coloque o recipiente em local escuro por 5 dias e feche com uma tampa. Após este tempo, coar a composição, tomar 60 ml e despejar em um balde de 10 litros. Despeje 50 g de sabão em pó ralado ali. Efetue o processamento da folhagem e do substrato.
  • Meimendro... É necessário preparar um quilo de meimendro preto seco e colocar 10 litros de água na matéria-prima. Insista meio dia. Em seguida, coe, misture com 50 g de sabão e borrife na folhagem.
  • Cascas de cebola... Tome 0,1 kg de casca de cebola, complementado com 5 litros de água. Após 5 dias, a infusão estará pronta. Deve ser filtrado e usado para pulverizar as folhas.
  • Dente-de-leão... Você precisa tirar 30 g de raízes de dente de leão, adicione 1000 ml de água. Após 3 horas, coe e use conforme as instruções.

Além disso, as pessoas que possuem uma casa de campo de verão podem usar os seguintes meios:

  • tabaco;
  • topos de batatas ou tomates;
  • raiz-forte.

Em alguns casos, o uso de álcool é eficaz. É necessário umedecer levemente um cotonete e limpar as folhas.Limpe levemente e é aconselhável testar em uma folha separada antes de tratar toda a planta. Além de utilizar várias técnicas, recomenda-se o transplante de rosas de interior para outro solo, pois as larvas podem permanecer no solo por até 5 anos. A nova composição e o pote devem ser desinfetados, e a rosa deve ser sacudida do coma de barro tanto quanto possível e processada.

Prevenção

Lutar contra os ácaros da aranha é uma tarefa longa e, para não desperdiçar dinheiro com drogas e tempo para destruição, é melhor entender de antemão várias regras importantes para a prevenção de seu aparecimento.

  • Inspecione plantas em vasos com freqüência. Dessa forma, você pode reconhecer a praga antes que ela se reproduza.
  • Mantenha o microclima correto. A rosa não deve ser mantida ao ar seco e ao calor. Não coloque a flor perto de radiadores ou outros dispositivos de aquecimento. Dê-lhe um local fresco durante o inverno. Recomenda-se colocar vários recipientes com água na sala ou instalar um umidificador.
  • Dê às suas flores um banho quente. Isso pode ser feito algumas vezes por semana. Cubra o solo e banhe a flor com jatos de água morna. Ou borrife-o regularmente com um borrifador.
  • Mantenha a área das rosas limpa. O peitoril da janela em que ele está deve ser lavado algumas vezes por mês com sabão em pó. A lavagem oportuna de cortinas e cortinas também será útil. Além disso, também é recomendável limpar o pote com uma rosa com água e sabão.
  • Ao comprar novas plantas, reserve um tempo para colocá-las ao lado da rosa. Mantenha-os em uma sala de quarentena separada por 14 dias. Já as orquídeas nunca são colocadas ao lado delas, pois também são suscetíveis aos ataques dessa praga.
  • Cuide bem da sua cultura... Siga o regime de rega, vestir. Remova as folhas caídas do solo.

De vez em quando, você pode fazer tratamentos com produtos biológicos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário