O que são suportes para rosas e como usá-los?
Os caules das roseiras trepadeiras, dependendo da variedade, crescem de 1,5 a 15 metros de comprimento. O aumento das dimensões afeta a escolha dos suportes para cada caso específico. Nem todas as plantas nesta categoria são capazes de criar um gazebo espesso com sombra; para algumas variedades, um suporte simples na forma de um pilar pode ser necessário. Mas não importa como a rosa crespa seja decorada, ela sempre será a melhor decoração do site.
Requisitos
Existem vinhas selvagens; elas crescem no sudeste da Ásia. As plantas encontram seu próprio suporte na forma de arbustos vizinhos, árvores, saliências rochosas. Rosas domésticas precisam de suportes feitos à mão, cuja produção tem certos requisitos.
Força e estabilidade
A rosa parece ser uma planta requintada e delicada, mas na massa total de vinhas, ramos, folhagens e botões, adquire um peso impressionante, que nem todas as estruturas suportam. É necessário cuidar imediatamente da confiabilidade dos suportes para que não tenham que ser refeitos quando a planta crescer. É melhor escolher madeira ou metal para apoiar a haste de tecelagem. A estrutura deve ser escavada no solo ou fixada à parede.
Decoratividade
Além da praticidade, requisitos estéticos também são impostos ao produto suporte. Alguns proprietários constroem um gazebo com acessórios enferrujados e contemplam os galhos por anos, esperando que a rosa cresça. Você precisa pensar imediatamente sobre o design do suporte, estilizá-lo para combinar com a paisagem circundante. Numa parceria, o apoio-bush assume a liderança, o que significa que o suporte deve ser o mais discreto possível - pinte-o de verde, use materiais resistentes mas sofisticados para sua construção.
Alguns jardineiros constroem suportes escultóricos, transformando uma roseira em uma bola, um cone, um cubo. Você não pode alcançar formas geométricas ideais de uma rosa, ela realmente não gosta de seguir formas dadas. É melhor fazer o próprio suporte decorativo, gracioso, mas sem chamar a atenção para si mesmo. Tal produto poderá complementar discretamente o mato e ao mesmo tempo deliciar-se com suas linhas artísticas.
Como exemplos, oferecemos uma seleção de designs espetaculares.
- Um belo arco com trança rosa parcial torna-se uma decoração de jardim extravagante.
- À medida que o arbusto cresce, o arejado gazebo de ferro forjado se veste com uma deliciosa roupa floral.
- Um suporte em forma de guarda-chuva forma uma exuberante árvore florida de uma roseira.
Comparabilidade com a variedade
Já observamos que o comprimento das vinhas depende da variedade. Isso deve ser levado em consideração ao construir suportes. Você não pode instalar um suporte frágil para variedades altas, não importa o quão elegante pareça... À medida que cresce, a planta poderosa vai esmagá-lo com seu peso. Suportes de carga confiáveis não são adequados para níveis relativamente baixos. Contra seu pano de fundo, as belezas das rosas parecerão pequenas e não serão capazes de proporcionar plenamente o visual espetacular do arbusto que se espera delas.
Conveniência e simplicidade
Os suportes devem ser instalados tão simples e conveniente quanto possível... O jardineiro sentirá a relevância desse requisito quando se deparar com o cuidado de uma rosa trepadeira. A planta não consegue envolver o suporte sozinha - o máximo que pode fazer é agarrar-se aos espinhos. O dono do arbusto, à medida que este cresce, terá de amarrar manualmente os galhos aos suportes. O acesso gratuito à planta ajudará a facilitar o trabalho. No inverno, muitas variedades de jardim são removidas dos suportes e cobertas, protegendo-as da geada.Neste caso, o minimalismo da estrutura de suporte é simplesmente necessário. Formas de suporte complexas ou a presença de uma malha fina complicarão significativamente a tarefa.
Lucratividade
A estrutura de suporte pode ser adquirida já pronta em exposições de jardins ou encomendada a especialistas. Mas a simplicidade de fazer os suportes permite que você faça sua própria montagem, escolhendo materiais baratos, mas resistentes. Os adereços são necessários para a maioria das roseiras, pelo menos em versões mínimas, as únicas exceções são as espécies de meio-fio e de cobertura do solo. Não precisa de suportes e floribunda.
Visualizações
No projeto paisagístico de uma casa de campo ou casa de verão, as rosas trepadeiras são frequentemente utilizadas como jardinagem vertical. Escolhido um local adequado no local, instale primeiro um estande correspondente à variedade a ser plantada. Se você fizer o oposto e cavar no suporte próximo a um arbusto que já está crescendo, você pode acidentalmente danificar as raízes.
Existem muitos tipos de suportes, incluindo postes redondos e verticais, arcos e pérgulas, treliças e pirâmides. Às vezes, os galhos da rosa são direcionados para as cercas ou paredes do prédio, usando prendedores para amarrar os brotos. Em vez de suportes na parede, você pode montar grades prontas ao longo das quais a planta irá se arrastar.
A rosa deve ser plantada a uma distância de 50-80 cm da cerca para que o sistema radicular possa se desenvolver livremente.
Os seguintes tipos de suporte são os mais comuns.
Malha de treliça
A rede de treliça pode ser adquirida em lojas especializadas. Dele você obtém o tipo mais simples de suportes: basta cavar em dois pilares e puxar uma tela de arame entre eles, ou instalá-lo em uma moldura e depois fixá-lo na parede. Uma treliça de madeira parece mais decorativa, é organicamente integrada no design do jardim. Esse produto é geralmente um quadro de vigas com ripas cruzadas no interior, mas existem outras opções, mais artísticas. As treliças de metal forjado são especialmente bonitas. Apesar de sua força e confiabilidade, eles parecem leves e elegantes.
Arcos e pérgulas
O arco é uma estrutura sobre pilares com uma linha arredondada no topo... Esta forma distribui a carga da melhor maneira e permite que você suporte o peso até dos arbustos mais pesados. Além de ser um suporte ideal para rosas, o arco serve como um elemento decorativo eficaz. E também com a sua ajuda resulta bem em zonear o local, por exemplo, separar o pátio do jardim colocando um suporte em arco por cima do caminho no local certo.
Mais maravilhoso do que um arco feito de roseiras só pode ser uma arcada - toda uma série de abóbadas em arco. É de tirar o fôlego enquanto você caminha por um corredor de esplendor florido e perfumado.
A pérgula tem 4 pés e um telhado de treliça. Estruturas maiores se assemelham a gazebos. Se você tentar, poderá preencher o teto aéreo e as paredes com uma massa florescente. As roseiras criam uma sombra agradável para relaxar. Em tal lugar, você pode instalar um banco, balanço, uma pequena mesa.
Ao plantar roseiras perto de pérgulas e arcos, é melhor escolher variedades de flores longas ou vários tipos de plantas com diferentes períodos de floração, então o milagre perfumado no jardim vai durar muito tempo.
Aqui estão alguns exemplos de arcos e pérgulas que servem de suporte para roseiras e uma decoração deslumbrante de áreas suburbanas.
- Um banco rodeado por um arco torna-se uma confortável área de estar localizada em um lugar pitoresco.
- A beleza mágica do corredor em arco sem fim, plantado com rosas, cativa.
- Uma pequena pérgula está organicamente integrada na bela paisagem montanhosa.
- A rosa chá não só parece incrível no arco, mas também cheira muito bem.
- A sombreada abóbada de roseiras é o melhor lugar para relaxar e conversar em particular.
Pilares
Os pilares são adequados para rosas arbustivas altas com caules eretos; para trepadeiras, estruturas mais volumosas são necessárias.O arbusto é amarrado ao talhão à medida que cresce, a planta que cresceu em largura dificulta a abordagem do suporte. Os suportes são feitos de metal ou madeira, mas também existem opções de concreto. A foto mostra como um poste de concreto foi usado na área do parque para apoiar uma roseira. O resultado é uma decoração vertical vibrante que esconde a aparência desagradável do concreto.
Na maioria das vezes, os racks são feitos e instalados pelos proprietários de roseiras por conta própria, às vezes usando belas opções de encaracolados. Mas você também pode comprar produtos acabados em lojas especializadas. Por exemplo, um pilar de metal de parafuso é inserido profundamente no solo pelo método de rotação, mas não precisa ser concretado. Os fechos de metal (KS 91) para racks são adquiridos em lojas de construção. Eles são martelados no chão, em seguida, uma barra é inserida no orifício do fecho, que mais tarde servirá de suporte para a rosa.
Outros tipos de suportes
Os suportes são diferentes, a direção de desenvolvimento da roseira e sua posterior aparência dependem de sua forma. Às vezes, os próprios adereços passam a fazer parte da decoração do jardim: cacheados, como na foto, feitos em forma de violão, barco, bicicleta.
Pilares com uma bela trança com elementos cacheados que servem de fixadores para a planta também podem se tornar um sucesso na decoração da paisagem. Cada poste é coroado com um cone esculpido, completando o elegante poste.
Os suportes de metal em forma de pirâmide encerram a planta dentro deles. Um arbusto em crescimento ativo é sustentado por uma moldura, que eventualmente se torna quase invisível cercada por galhos. Suportes-guarda-chuvas erguem a rosa bem acima do solo. Ao remover os galhos do topo da estrutura, os jardineiros obtêm uma exuberante exibição de fogos de artifício de rosas em uma haste alongada.
Mesmo uma escada de jardim comum pode lidar com a função de suporte. Galhos inseridos entre os degraus da escada seguram a roseira com segurança acima do solo.
Materiais (editar)
Os principais requisitos para o material dos suportes são confiabilidade e durabilidade... Afinal, eles terão que servir em condições de rua, por isso é melhor usar estruturas que suportem a umidade, a geada e o sol escaldante.
Madeira
A madeira está organicamente integrada no quadro geral do jardim, como se brotasse junto com as rosas. Mas apenas variedades densas e caras de plantas diferem em durabilidade. O larício é ideal para esses fins, com o tempo ele literalmente "se transforma em pedra", e nenhuma umidade tem medo dele. A impregnação, coloração ou envernizamento antibacteriano ajudam a proteger qualquer tipo de madeira.
Metal
As estruturas metálicas são particularmente duráveis e confiáveis, embora possam ser elegantes e parecer leves. Essas propriedades tornam possível combinar bem adereços extravagantes com uma delicada rainha das flores. Os adereços forjados são especialmente impressionantes. No combate à ferrugem, o metal é tratado com compostos anticorrosivos e pintado.
Como fazer isso sozinho?
Os próprios residentes de verão fazem estandes para rosas ou uma treliça, não é difícil concluir corretamente o projeto. Onde a roseira estará, dois suportes são cavados e cimentados. Se for pelo caminho mais fácil, você pode simplesmente puxar uma grande rede de malha entre eles. Mas uma moldura de madeira com tábuas em forma de cruz terá uma aparência mais agradável esteticamente. Ele é preso às cremalheiras de modo que o arbusto, à medida que cresce, seja amarrado ao plano da treliça ao plano da rede.
Como amarrar rosas?
Uma planta se forma, quase desde o primeiro dia, direcionando-a ao longo de adereços pré-preparados. A aparência da bucha depende diretamente do tipo de suporte. Uma rosa é amarrada das seguintes maneiras.
- Os ramos são fixados horizontalmente em uma grade ou superfície de treliça (treliça).
- Em torno dos pilares e racks decorativos, o tronco do cipó dirige-se em espiral.
- Em cones ou para o crescimento de massa verde em arcos e pérgulas, as hastes podem ficar na vertical.
- O preenchimento do plano da cerca ou parede com rosas é feito em leque.
Na hora de formar um belo arbusto, além da liga, também é necessária a poda, que permite retirar galhos caoticamente salientes, bem como partes doentes e ressecadas da planta.
Para informações sobre como fazer um suporte para rosas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.