Decoração de canteiro de flores com rosas
As rosas não deixam indiferente nenhum jardineiro. Devido à sua variedade de formas, tamanhos e cores, essas lindas flores se encaixam em quase qualquer arranjo floral em paisagismo. Essas flores lindas podem adicionar charme até mesmo à área de aparência mais comum ou jardim de flores. As roseiras são usadas em projetos paisagísticos para várias opções de projetos para canteiros de flores, arcos, rabatki e gazebos. Não é de admirar que a rosa seja chamada de rainha das flores. Mas ao planejar um jardim de rosas ou um canteiro de flores complexo em seu site, você precisa pensar em todos os detalhes do plantio e escolher as variedades certas de rosas e plantas vizinhas.
Seleção de variedade
Para criar belos padrões e composições em canteiros de flores, as variedades de flores eretas com um formato de arbusto compacto são as mais adequadas. A rosa no canteiro de flores deve ser o destaque, e o resto das plantas deve criar o fundo para ela. É bom quando a variedade de flores tem um longo período de floração e as flores estão localizadas ao longo de toda a altura do caule.
Os seguintes tipos de plantas são adequados para um jardim de rosas:
-
padrão;
-
poliantia;
-
floribunda;
-
miniatura;
-
grandiflora.
As variedades de trepadeiras são adequadas para decorar sebes em casas particulares ou gazebos em terrenos particulares. As rosas, como nenhuma outra planta, são adequadas para decorar gazebos e arcos em paisagismo.
E seu maravilhoso aroma ficará no ar durante todo o verão. Variedades de trepadeira combinam bem com variedades de cobertura de solo ou de chá híbrido, tornando a composição mais interessante e complexa. As rosas trepadeiras também ajudam a arranjar uma estrutura vertical ou uma sebe no local. Eles ficam bem tanto como arbustos isolados quanto na vizinhança de outras plantas.
Para áreas com declives, variedades de plantas de cobertura do solo e trepadeiras são mais adequadas. Suas flores estão localizadas mais perto do solo, um tapete sólido de rosas de diferentes cores ficará espetacular. Neste caso, recomenda-se fortalecer os brotos longos e flexíveis no solo com cintas especiais.
Para o enquadramento das pistas, é melhor escolher variedades sem espinhos, para facilitar a caminhada pelo local e o cuidado das flores. E na segunda linha, você pode plantar variedades altas de uma cor diferente.
Na beira do caminho, a primeira fileira de plantas deve ser plantada a uma distância de pelo menos 50 cm. Não escolher variedades que cresçam rápida e fortemente, caso em que podem interferir no movimento ao longo dos caminhos, e sem controle de crescimento eles irão capturar toda a área.
Combinações de cores
Ao criar um jardim de rosas ou canteiro de flores misto certifique-se de selecionar os tipos de plantas cujos botões são combinados em cor e forma... Então, o jardim de flores parecerá harmonioso e agradável aos olhos. Os especialistas em paisagismo aconselham o plantio de vários arbustos diferentes em um canteiro de flores, de 3 a 5 peças de cada tipo. Por exemplo, flores vermelhas brilhantes e escarlates devem ser sombreadas com cores creme ou amarelo claro. Flores rosa não combinam bem com o escarlate.
Ao escolher flores para um canteiro de flores futuro, concentre-se em cores quentes ou frias. Cores na mesma faixa são melhor combinadas umas com as outras, e o canteiro de flores não ficará estranho, como se tivesse sido coletado do que foi encontrado.
Já para a combinação de rosas com outros tipos de plantas, os vermelhos combinam-se com as flores brancas e verdes, e o rosa com o azul (cor do céu) ou lilás. Rosas escarlates não são categoricamente combinadas com flores laranja e rosa, embora estejam no mesmo espectro de cores.
As plantas das variedades "Novalis", "Bolero", "Iceberg", "Flamingo" e "Elina" são as mais adequadas para decorar um canteiro de flores ou um jardim de rosas no país. Florescem em flores brancas, rosa claro e delicadas flores vermelhas, que vão trazer nobreza ao local.
Com o que você pode plantar?
Canteiros de flores com rosas são bons para complementar com outros tipos de plantas. Flores anuais são freqüentemente usadas para isso. As rosas ficam bem com plantas que têm um período de floração anterior. Assim, o canteiro de flores vai se deliciar com a floração durante todo o verão. No início, as crianças vizinhas de um ano florescerão, e então será a vez das rosas. Assim, as flores substituirão umas às outras até o outono. Violetas, floxes, verbenas ou hera comum podem ser plantadas como vizinhos. De plantas perenes, bulbos, cereais e flores secas combinam bem com rosas. No mesmo local com rosas, coníferas, barberries e clematis se dão bem. Uma combinação de variedades padrão de rosas com thujas em uma área é considerada um clássico. As rosas se sentem bem sob proteção confiável do vento e na sombra parcial de thujas altas.
Rosas não coexistem bem com sálvia, gerânio de jardim, calceolária, tagetes e outras flores brilhantes. O perfume das flores não combina com os lírios bulbosos das rosas. E a beleza dos botões de rosa e lírios vai competir e se interromper. Mas se você realmente quiser colocá-los juntos, então é melhor escolher rosas vermelhas e lírios brancos - esta será a combinação mais harmoniosa possível.
Com outras cores
Você pode combinar roseiras com quase qualquer planta anual. A regra principal é plantar outros tipos de plantas a uma distância de pelo menos 0,5 m das roseiras... Caso contrário, a rosa simplesmente esmagará outras plantas e as impedirá de crescer.
Na hora de escolher as vizinhas é imprescindível levar em consideração o período da floração, é melhor quando não coincide com a floração da rosa, pois o canteiro será sempre em flores.
Com coníferas e outros arbustos ornamentais
A combinação de roseiras com coníferas (abeto, thuja, zimbro) no projeto paisagístico é considerada clássica. E também a rosa dá-se bem com a roseira, a acácia e os arbustos de lilases.
Com outras rosas
Diferentes variedades de rosas dão uma sensação boa uma ao lado da outra. O principal é escolher as cores, a forma e o tamanho correspondentes das flores de várias variedades. É melhor plantar arbustos em um padrão xadrez a uma distância de 0,5-1 m um do outro. Use 3-4 arbustos da mesma cor para criar uma grande mancha colorida.
Um arbusto da mesma cor em um canteiro de flores parece pobre, não se destacando entre seus vizinhos.
Com ervas e grãos
Entre as plantas herbáceas perenes, vale a pena escolher variedades com folhagem verde brilhante ou prateada, que darão origem a flores rosa brilhante. Das plantas perenes, alfazema, verônica, verbena, sinos, ásteres e flox alpino são bem adequados.
As rosas parecem vantajosas no contexto de espiguetas de plantas perenes e anuais de cereais. Contra seu pano de fundo, as rosas jogam ainda mais brilhantes com as cores e seu aroma se intensifica. As espigas de cereais dão às roseiras uma leveza e enobrecem-nas, criando um fundo decente.
Padrões de pouso
Para um canteiro de rosas, várias formas são adequadas: redondo, oval, quadrado, retangular... Os canteiros, via de regra, são feitos na forma geométrica correta, e as flores são plantadas, criando padrões ou desenhos intrincados. O jardim de flores pode ser colocado no centro do terreno e perto da parede. É melhor fazer o tamanho do canteiro de flores pequeno para que você possa alcançar todas as flores nele, caso contrário, você terá que traçar caminhos, e isso nem sempre parece esteticamente agradável.
Canteiros de flores, emoldurados por uma borda de pedra, cerâmica ou tijolo, são lindos. Espécies de plantas de baixo crescimento, como buxo ou sálvia, podem ser plantadas como uma moldura. Contra o fundo de folhagem verde escura, flores rosas brilhantes parecem ainda mais espetaculares.
Ao formar um canteiro de flores, é melhor fazer uma colina no centro e, a partir dela, uma transição suave para as bordas. Nesse caso, todo o canteiro de flores deve se elevar 10-15 cm acima do nível do local.
As rosas não gostam de umidade estagnada no solo, então você precisa fornecer uma boa drenagem no canteiro ou fazer uma elevação.
Plante variedades altas de rosas no centro desse canteiro de flores e plantas menos altas nas bordas. O centro do canteiro de flores se tornará o destaque da composição; escolha um esquema de cores brilhantes com botões grandes. E que o enquadramento seja suave e calmo. As roseiras podem ser diluídas com outras plantas (gramíneas ornamentais). Você não deve plantar muitas rosas de várias cores em um canteiro de flores ao mesmo tempo; 4-5 cores combinadas entre si serão suficientes. Você pode decorar as laterais do canteiro de flores com suas próprias mãos. Para isso, os jardineiros usam materiais improvisados: pedras, tocos, cipós, tijolos ou blocos de concreto, plástico ou cascalho pequeno. Para enobrecer o jardim de rosas, você pode usar várias estatuetas de gnomos ou animais engraçados que são vendidos nas lojas. Assim, o jardim de flores parecerá uma composição completa.
É melhor colocar um canteiro de flores com rosas em um local protegido do vento.... As rosas não gostam de correntes de ar e de longa exposição à luz solar direta. É melhor se a luz do sol for de manhã e à noite, e durante o dia o roseiral está parcialmente à sombra de outras plantas ou edifícios.
É melhor plantar roseiras em um canteiro de flores em um padrão quadriculado. Assim, cada arbusto não interferirá na outra e será mais conveniente cuidar deles. Entre as rosas, outros tipos de plantas são plantadas. Entre pequenas roseiras você precisa deixar 25-30 cm, e entre grandes arbustos - pelo menos 50 cm, às vezes a distância chega a 1,5 m.
Colocar roseiras ao longo da sebe não só vai decorar o local, mas também protegê-lo do vento e de olhares indesejados de vizinhos e transeuntes. As roseiras trepadeiras tendem a crescer rapidamente e atingir uma altura superior a 1,5 m. Os arbustos são plantados a uma distância de cerca de 1 m entre si. Nesse meio tempo, você pode plantar plantas menores de outro tipo ou rosas de chá.
Rosas de cobertura do solo e variedades de chá ficam ótimas em slides alpinos. A combinação de rosas com pedras impressiona.
Para este projeto, é melhor usar variedades de crescimento rápido com cores brilhantes.
Exemplos de canteiros de flores em paisagismo
Um jardim de flores de rosas trepadeiras emoldurando o gazebo.
Ao criar uma borda, é melhor combinar rosas com hosta. A folhagem exuberante da hosta cobre o fundo pouco atraente das rosas e cria um efeito decorativo.
No slide alpino, um jardim de rosas com variedades de vegetação rasteira parece espetacular, que cresce rapidamente e cobre toda a colina com um tapete verde com flores brilhantes.
Percorrer uma trama pessoal com a ajuda de variedades híbridas de rosas de diferentes alturas.
O comentário foi enviado com sucesso.