Tudo sobre uma rosa enraizada

Contente
  1. Descrição
  2. Qual é a diferença dos vacinados?
  3. Tipos e variedades
  4. Crescente

Rosa é a rainha das flores, e isso é um fato bem conhecido. Uma bela planta com botões perfumados adornará qualquer jardim, mas a escolha de um arbusto adequado deve ser abordada com responsabilidade. Recentemente, as rosas com raízes próprias estão ganhando popularidade. Vale a pena entender com mais detalhes o que são e quais são as características que possuem.

Descrição

A maioria das variedades modernas de rosas são o resultado de muitos anos de seleção de roseiras, que deram frutos maravilhosos. Há muito tempo, as rosas eram usadas como planta medicinal, mas com o tempo, o óleo de rosa se tornou uma inovação na perfumaria e as flores se tornaram a decoração do jardim.

Hoje, todas as variedades cultivadas são divididas em dois grupos:

  • rosas de raiz própria;

  • rosas enxertadas.

A peculiaridade das rosas auto-enraizadas é a maior resistência a fatores externos. Em caso de geadas severas, essas flores podem congelar, mas todas as características da variedade de seleção permanecerão nas raízes, e a planta poderá germinar novamente. Os vacinados não apresentam essa característica, por isso não são tão populares.

Outras vantagens das rosas auto-enraizadas incluem:

  • imunidade a doenças e pragas;

  • floração abundante;

  • incapacidade de formar brotos de raiz.

Os arbustos de tais flores não se tornarão selvagens e, no caso de um inverno experimentado sem sucesso, o arbusto irá literalmente rejuvenescer, liberando novos ramos, e ao mesmo tempo não perderá seu efeito decorativo. A única desvantagem de tal planta é o aumento da demanda por cuidados. Para crescer arbustos poderosos com um sistema radicular forte e bem desenvolvido, vai demorar pelo menos dois anos, durante os quais a planta deve ser cuidadosamente cuidada.

Além disso, ao escolher um local para plantar uma rosa, você precisa selecionar apenas solos de alta qualidade.

Qual é a diferença dos vacinados?

Rosas com raiz própria e rosas enxertadas são os dois grupos principais da flor popular, em que se dividem todas as variedades. Qual a diferença entre eles? Considere as diferenças características entre o primeiro e o último.

  1. Cuidado exigente... Os jardineiros não se atrevem a cultivar suas próprias rosas enraizadas apenas porque elas requerem uma manutenção cuidadosa nos primeiros anos. Isso é especialmente verdadeiro para o grupo de chá híbrido, que levará vários anos para cuidar.

  2. Alta taxa de sobrevivência... Curiosamente, este indicador para uma rosa auto-enraizada é maior em comparação com uma amostra enxertada. Eles se enraízam melhor nos solos e começam a crescer.

  3. Crescimento lento... Aqui vencem os arbustos enxertados, que rapidamente começam a crescer e se deliciam com a floração em apenas 1-2 anos. Os arbustos com raiz própria demoram pelo menos 5 anos a ganhar força.

  4. Longa vida útil. Ao contrário das enxertadas, as auto-enraizadas podem viver até 15 anos, durante os quais libertarão um grande número de botões.

  5. Ausência de crescimento excessivo. Uma característica das plantas com raízes próprias.

Como mostram as estatísticas, os jardineiros na maioria dos casos, com o tempo, tendem a transferir variedades enxertadas para suas próprias raízes, e isso é perfeitamente possível.

Tipos e variedades

Existem muitas variedades e tipos de rosas auto-enraizadas. Aqui estão os mais populares.

  • Chá-híbrido... A rosa foi criada no século 18 por jardineiros franceses através do cruzamento de culturas remanescentes e de chá. As principais características incluem caules eretos, uma copa que se espalha, botões grandes de formato refinado.

  • Grandiflora... E também a rosa é conhecida como "Elizabeth".A variedade é um híbrido obtido pelo cruzamento de uma rosa de chá híbrida com Charlotte Armstrong em 1954. A peculiaridade do arbusto está nos brotos longos, cada um dos quais cresce de 2 a 5 flores.
  • Escalando... A variedade foi trazida da China, distingue-se pelos brotos trepadores, cujo comprimento chega a 5 metros com os devidos cuidados. Outras características da rosa: rica folhagem verde escura e diferentes tamanhos de pétalas dependendo da estação. A rosa trepadeira pode ser cultivada tanto no jardim como em casa.
  • Floribunda... Variedade bastante jovem, que se distingue pela pequena altura e botões perfumados. As pétalas das flores são em sua maioria duplas, com pontas pontiagudas. Em média, o broto libera até 15 flores.
  • Parque... Uma variedade popular de rosa, desenvolvida no século XVI. Ela cresce em quase todos os lugares, pelo que é apreciada pelos jardineiros. Difere nos rebentos altos, cada um dos quais contém um grande número de flores. Duração da floração - de meados de junho à primeira geada.
  • Arbustos... As rosas foram cultivadas no século XX, o comprimento máximo do caule chega a 15 metros, sendo esta uma característica ímpar da casta. Brotos crespos espalham-se pelo solo, formando botões luminosos multicoloridos e com um aroma agradável.
  • Miniatura... Trazidas da China em 1810, são pequenas em tamanho, a altura máxima do arbusto é de apenas 45 cm. A planta forma pequenas inflorescências, cada uma contendo 15 botões. Floresce até três vezes por temporada, deliciando-se com os botões terry e perfumados.
  • Spray... Arbustos de pequena altura, que se distinguem por pequenos botões. Durante o período de floração, cada haste forma até 15 flores, pelas quais é apreciada pelos jardineiros. Além disso, a variedade é frequentemente cruzada com outras espécies, o que permite obter uma variedade de cores de flores.
  • Cobertura do solo... Espécies rastejantes importadas da Grécia. Ainda é popular. Entre as características: a altura do caule é de 45 cm, as folhas são verdes escuras, os botões são pequenos, coloridos e perfumados. Uma inflorescência forma até 15 botões.
  • Centifol... Uma espécie de arbustos grandes, cuja altura chega a 2 metros. Em média, 3-4 inflorescências são formadas por botões grandes e esféricos. Uma flor contém até 45 pétalas, cada uma das quais exala um perfume leve e discreto.
  • japonês... Rosas jovens criadas não há muito tempo. A altura máxima dos brotos não passa de 1,5 m, o diâmetro da flor chega a 10 cm.
  • canadense... A peculiaridade das rosas é sua maior resistência à geada. Os arbustos são capazes de resistir a geadas de até -40 graus Celsius sem abrigo adicional. Esta espécie possui subespécies grandes e anãs.
  • inglês... Não é difícil adivinhar onde a variedade foi criada. Distingue-se pela distribuição de rebentos e flores grandes com 15 cm de diâmetro, pétalas em forma de língua, sendo o número médio de 50 peças em cada flor.

E esta não é uma lista completa das variedades e tipos existentes de rosas auto-enraizadas, criadas por criadores.

Os arbustos são procurados por jardineiros e paisagistas que usam plantas exclusivas para criar composições coloridas. Algumas variedades de rosas auto-enraizadas são adequadas para o cultivo doméstico.

Crescente

Antes de começar a cultivar sua própria rosa enraizada, você precisa preparar cuidadosamente o local para o plantio adequado. Isso é especialmente verdadeiro se o arbusto for planejado para ser plantado na Sibéria. Etapas principais.

  1. Primeiro, você precisará cavar de forma independente um buraco de aterrissagem, cuja profundidade e diâmetro serão de 50 cm.

  2. Uma camada de argila expandida deve ser derramada no fundo do poço para organizar a drenagem eficaz e evitar a estagnação da umidade após a irrigação.

  3. A seguir, após a argila expandida, é necessário colocar uma camada de fertilizantes orgânicos. O húmus misturado com cinza ou farinha de dolomita é perfeito.

Uma jovem rosa é plantada na cova preparada, cultivada a partir de uma muda ou comprada em uma loja de jardinagem, a qual é cuidadosamente polvilhada com solo fértil e regada abundantemente. Depois disso, resta cuidar da planta para que ela se enraíze mais rápido e comece um crescimento ativo.

Sair inclui vários pontos.

  • Rega... Se a rosa for cultivada em clima úmido, o afrouxamento regular do solo para saturá-la com oxigênio é um excelente substituto. Em condições normais, o arbusto precisará de irrigação regular e abundante para evitar o risco de doenças desnecessárias e flores picadas. Recomenda-se reduzir a rega apenas com o início do frio do outono, e no inverno vale a pena abandonar completamente a rega da rosa.

  • Top curativo... Fertilize arbustos com raízes próprias várias vezes por temporada. Os primeiros fertilizantes começam a ser aplicados no verão, depois o solo é fertilizado a cada 2 semanas com compostos orgânicos ou minerais. No meio do verão, deve-se dar preferência aos complexos contendo nitrogênio, bem como composições com potássio e fósforo, para retardar o crescimento dos caules.
  • Poda... É realizado principalmente no outono para ajudar os arbustos a sobreviverem ao inverno. Recomenda-se que algumas semanas antes da primeira geada, remova cuidadosamente todas as pontas do arbusto e ramos jovens e, em seguida, bata a planta.

Uma atenção especial deve ser dada ao preparo de rosas para o inverno. Quando o termômetro cai para -10 ... 15 graus Celsius, é recomendável cobrir os arbustos com ramos de abeto ou uma camada de folhagem seca. E também serragem ou agulhas são adequadas como material de proteção. A espessura máxima da camada é de 20-25 cm, o que será suficiente para proteger a planta da geada.

Para evitar o aparecimento de roedores que possam gostar desse abrigo, você deve instalar hastes de plástico ou metal ao redor do arbusto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário