Rosas pequenas: variedades e regras de cuidado
A presença de flores dentro e fora da sala é sempre apropriada e agradável, principalmente se forem rosas. Freqüentemente, as dimensões de um cômodo ou jardim são insuficientes para o crescimento de arbustos crescidos, portanto, pequenas variedades dessas flores foram cultivadas. A abundância de variedades faz você pensar na escolha, portanto é necessário entender a diferença entre cada uma delas. Para plantar e cultivar adequadamente essas rosas, é importante saber como isso é feito.
Peculiaridades
As rosas pequenas não são inferiores às grandes variedades em beleza e aroma, apenas tais características serão distintas como:
- a altura do mato, que é em média 15-20 cm, embora existam variedades que crescem até 50 cm;
- características da copa, é formada mais densa, com folhas pequenas que apresentam superfície fosca;
- o tamanho e a formação dos botões - são pequenos, de 3 a 6 cm, e crescem em inflorescências de 5-6 pedaços;
- a possibilidade de formação de botões com cores diferentes em uma flor.
A descrição de uma variedade anã de rosas dá uma ideia de como exatamente o arbusto se parece, mas esta planta tem uma série de diferenças de um parente superior. As rosas pequenas florescem quase todo o ano, pois são facilmente transferidas da rua para a sala.
Para tornar o procedimento de cultivo mais conveniente, existem várias opções de como exatamente isso pode ser feito durante todo o ano:
- plantar em um vaso de flores;
- pouso em um contêiner aberto localizado do lado de fora;
- plantar rosas no jardim na estação quente.
Devido à grande variedade dessas flores, você precisa aprender o máximo possível sobre as variedades de rosas anãs.
As melhores variedades e suas características
A popularidade das rosas sempre esteve no seu auge, mas nem sempre é conveniente cultivar arbustos maduros em casa, mesmo com um jardim de flores. O aparecimento de mini-variedades dessas flores simplificou muito a tarefa de cuidar delas. Especialmente popular é a rosa com flores múltiplas. variedades "Garden Aroma" por causa de sua beleza e despretensão. Um diferencial é o cultivo com sementes, o que dispensa a compra de uma muda, que custa várias vezes mais.
Cuidar do "Perfume de Jardim" é bastante simples, a flor não exige muito, pode ficar no jardim o ano todo, pois tolera bem o frio. No tempo quente, os arbustos florescem abundantemente, agradando aos olhos, e também exalam um agradável aroma de mel.
Das características externas da variedade, vale a pena notar o seguinte:
- altura de 20 a 30 cm;
- folhas de tom verde escuro, densas;
- as flores têm uma estrutura semi-dupla e um tamanho de cerca de 3 cm;
- a gama de cores pode variar de claro, quase branco, a rosa profundo.
O período de floração começa em junho até o início do clima frio no final de setembro. Vale ressaltar que essa variedade produz flores no primeiro ano após o plantio. As condições de temperatura mais confortáveis para as rosas são os verões quentes e secos, portanto, não precisam de rega abundante. No inverno, é possível não cobri-lo até que a geada não ultrapasse a temperatura de 15 graus. Outra vantagem desta flor é sua resistência à maioria das doenças.
Outra variedade de pequenas rosas tem um nome "Epricot Clementine", que está associado ao esquema de cores da flor.No processo de floração, a tonalidade muda de rosa para pêssego, o que parece lindo e espetacular. As flores são maiores que o Garden Aroma, podem atingir 5 cm de diâmetro, mas a Epricot Clementine é praticamente inodora.
Esta variedade pertence ao re-florescimento, as condições para o seu cultivo são ligeiramente diferentes. É aconselhável plantá-los em uma área aberta, mas para que de vez em quando uma sombra caia sobre eles, caso contrário os arbustos irão murchar e cair rapidamente. Se a rosa ficar exposta ao sol o dia todo, marcas de queimadura podem aparecer em suas folhas. O cuidado com a variedade Epricot Clementine consiste em soltar o solo, regar, capinar, podar e pulverizar contra pragas. No primeiro ano após o plantio, é melhor remover completamente os botões para que o arbusto crie raízes melhor e floresça bem para a próxima temporada. As rosas podem resistir a geadas de até -7 graus, portanto em regiões quentes não podem ser cobertas, mas em frias - este procedimento é obrigatório. A cultura pode ser propagada apenas por opção vegetativa, mantendo todas as características da planta original.
Outra variedade de mini rosas é "Rud Morsdag", que é um pequeno arbusto com rosas vermelhas brilhantes. A altura da planta não ultrapassa os 40 cm, as inflorescências são pequenas, mas as flores são bastante grandes.
Esta variedade deve ser plantada ao sol, o solo deve ser preparado com antecedência, mais adequado:
- bem fertilizado;
- argiloso;
- respirável;
- absorção de umidade;
- ligeiramente ácido.
"Rud Morsdag" é considerada uma variedade resistente ao inverno, portanto, quando a geada é amena, os arbustos não precisam ser cobertos. Esta variedade em particular é reconhecida como a mais adequada para cultivo em vasos e recipientes.
Outra variedade interessante que vale a pena considerar é o nome "Degenhart"... Os arbustos podem crescer até 70 cm de altura e se espalhar por um metro de largura. As flores têm coloração rosada e são semidobradas, com diâmetro de 4 cm, variedade em re-floração, apresentando robustez média no inverno. Os arbustos amam o sol, são bastante resistentes às chuvas fortes e às doenças mais comuns.
"Degenhart" deve ser coberto para o inverno, embora nominalmente o arbusto seja capaz de suportar até -24 graus. Na maioria das vezes, essas rosas são plantadas em recipientes e colocadas em plantações de grupo.
Outra variedade de pequenas rosas é a rosa spray "Sari"que cresce até 50 cm e tem flores amarelas. A planta pertence à variedade de floração contínua. As flores são grandes, podem atingir 8 cm, e seu número na inflorescência varia de 8 a 10 peças. O formato dos botões é cálice, as pétalas são duplas, o aroma é delicado, muito delicado. A planta é resistente a doenças e tolera bem as geadas.
Separadamente, deve-se dizer sobre a variedade "Tantau Honeymilk"o que também se aplica a pequenas rosas. As flores são densamente duplas, de um branco leitoso com um centro amarelado. Muitos deles são formados no arbusto, por isso a planta parece muito impressionante e atraente. As rosas são resistentes a doenças e resistentes, sobrevivendo bem a quaisquer condições meteorológicas. O plantio da variedade é feito ao sol, enquanto se cuida de um solo rico e de alta qualidade. O solo ideal será argiloso, respirável, absorvente de umidade e levemente ácido. Você pode colocar os arbustos no jardim ou plantá-los em recipientes. Parece muito impressionante em um jardim de flores, onde há uma mistura de variedades que apresentam diferentes alturas de mato, cores e aromas de flores.
Regras de pouso
As rosas em miniatura, como suas variedades maiores, preferem crescer em solo fértil e solto, bem ventilado e permeável à umidade. Na hora de escolher um local, deve-se dar preferência a uma área iluminada, mas com qualquer plantação não muito longe do futuro jardim de rosas. Isso é necessário para criar uma pequena sombra para os arbustos, sem a qual eles florescerão e desbotarão rapidamente ao sol.
As rosas pequenas podem crescer ao ar livre e em recipientes que são trazidos para dentro para o inverno. As variedades resistentes ao inverno geralmente são deixadas no jardim durante todo o ano, e aquelas que não toleram bem o frio são transferidas para um local mais quente. Existem variedades para as quais crescer a partir de sementes será uma vantagem e existem aquelas para as quais apenas as mudas são necessárias. Para escolher o tipo certo de cultivo, você precisa ser bem versado nas características da variedade e fazer a escolha certa.
No caso de as rosas já estarem crescendo no jardim há muito tempo, podem simplesmente ser transplantadas escolhendo o lugar certo. Se as condições não corresponderem ao normal, as rosas serão pequenas, podem até morrer. É importante notar as anormalidades no desenvolvimento e na floração com o tempo e agir. Para realizar o plantio de rosas pequenas, é necessário seguir instruções simples.
- Preparando a cova onde será plantada a muda. Suas dimensões devem ser pelo menos 10 cm maiores do que o caroço de terra em que as raízes estão localizadas. O fundo do poço deve ser bem afrouxado.
- Para aprofundar adequadamente a rosa no solo, é importante plantá-la enxertando 4-5 cm abaixo do nível do solo. O solo que foi cavado do buraco da flor deve ser misturado com composto na proporção de 1 para 3 e um punhado de cinzas deve ser adicionado.
- A muda deve ser mantida na altura desejada, preenchendo gradativamente o buraco com terra. É importante plantar o arbusto direito.
- Após o plantio, o solo próximo à rosa é compactado.
- Para uma rega conveniente, é necessário fazer bordas que impeçam a propagação da água. É ideal colocá-los a uma distância de 15 cm do arbusto. Na primavera e no outono, você precisa colher rosas.
Se você seguir essas instruções, poderá plantar facilmente pequenas roseiras e logo desfrutar de sua floração incomparável.
Como cuidar?
Cuidar de pequenas variedades de rosas em casa é simples, mas cada variedade tem suas características próprias. As regras gerais resumem-se ao facto de ser necessário dar humidade à flor, dar ao solo todos os nutrientes necessários e podar na altura certa. Um bom lugar para o plantio de arbustos, o cumprimento de todos os cuidados resultará em um jardim de rosas magnificamente florido. Em caso de problemas de crescimento ou floração, deve-se tratar imediatamente do motivo para não perder todo o jardim florido.
Para um bom crescimento e desenvolvimento dos arbustos, é necessária proteção contra pragas, por isso não se esqueça do procedimento de pulverização. A preparação para o inverno também é parte integrante do cuidado com os arbustos, pode haver várias opções. Para climas frios, é necessário transplantar plantas com flores pequenas para um vaso e colocá-las dentro de casa ou cobri-las muito bem.
Para a faixa do meio, bastará realizar medidas de proteção do roseiral, que se resumem a:
- quebrar flores e pedúnculos;
- cobrindo arbustos com ramos de abeto;
- a construção de uma estrutura de arame, que excederá o tamanho da bucha em 10-20 centímetros;
- coloque esta moldura sobre a rosa;
- cubra a planta com isolamento e uma camada de filme.
Além disso, existem outros procedimentos igualmente importantes, como poda, alimentação e controle de pragas.
Top curativo
O procedimento de fertilização é importante para a criação de um lindo e exuberante jardim de rosas, principalmente no caso de solo pobre e com composição mínima de nutrientes. É importante realizar o processo de alimentação de acordo com o esquema:
- o primeiro fertilizante é aplicado na primavera, após a retirada do abrigo, será ideal aplicar nitrato de amônio ou ureia;
- um mês depois, você deve repetir o mesmo curso;
- assim que os botões aparecem, é necessário aplicar fertilizantes complexos;
- no final do verão, nitrato de potássio ou superfosfato é adicionado ao solo.
As variedades varietais costumam ser exigentes no solo, o que significa que você tem que mexer com elas, mas o resultado valerá o esforço e o tempo despendidos.
Rega
É aconselhável colocar água debaixo dos arbustos duas vezes ao dia, antes e depois do sol ativo, mas apenas em dias de sol e seco.Se estiver nublado e não estiver quente lá fora, uma rega será suficiente. Em caso de chuva, não há necessidade de umedecer adicionalmente o solo, pois isso levará ao apodrecimento das raízes das plantas. Após cada rega, é necessário soltar o solo e tirar as ervas daninhas. Essa rega abundante envolve a introdução de uma pequena quantidade de água. Se não for possível ficar tanto tempo no jardim, você pode regar as rosas uma vez a cada poucos dias, enchendo bem o solo. Para escolher o dia certo para o procedimento, basta avaliar o estado do solo, se ainda estiver úmido vale a pena aguardar e aguardar pelo menos mais um dia. Os arbustos jovens consomem mais água do que os maduros, pois precisam de mais força e energia para o processo de enraizamento e crescimento ativo.
A frequência e quantidade de rega também irão variar dependendo da floração: quando aparecem os botões, vale a pena aumentar a rega, durante a floração dos botões a humidade deve ser fornecida com moderação. É melhor usar água decantada, que deve estar em temperatura ambiente, pois as plantas frias podem adoecer. É melhor regar com um regador em vez de uma mangueira.
Controle de doenças e pragas
A variedade varietal das rosas é enorme e diferem não apenas nos sinais externos, mas também no grau de resistência a certas doenças. Se você comprar flores no mercado, há uma chance de aprender sobre o que a muda pode adoecer e como tratar. No caso de obter uma rosa de origem desconhecida, será mais difícil ajudá-la. Para minimizar as chances de ser danificado por doenças e pragas, você precisa escolher o lugar certo para o arbusto e tratá-lo com soluções preventivas em tempo hábil. Na maioria das vezes, as rosas são prejudicadas:
- pulgões rosa;
- cigarrinhas rosa;
- ácaro-aranha;
- rolos de folhas de rosa;
- podres rosados.
Para tratar a flor com a preparação adequada a tempo, é necessário examinar cuidadosamente os arbustos pelo menos uma vez por semana para detectar quaisquer sinais de danos. Caso sejam detectados, é necessário identificar a praga e escolher o medicamento certo para combatê-la. As áreas afetadas devem ser removidas da flor e queimadas. As doenças mais comuns que podem ser vistas em pequenas rosas incluem:
- mancha negra;
- oídio;
- ferrugem rosa;
- míldio;
- podridão cinzenta.
As doenças são detectadas da mesma forma que os ataques de pragas, com um exame cuidadoso de todas as partes da flor. Quanto mais cedo a doença foi detectada, mais fácil é se livrar dela sem perder o arbusto e sem prejudicar as plantas vizinhas. Depois de identificar corretamente a causa do problema, você pode encontrar facilmente o medicamento certo para tratar os arbustos afetados.
Poda
É necessário cortar os arbustos anualmente, isso permitirá substituir os caules velhos por novos, os doentes por saudáveis, os fracos por fortes. É impossível cortar o arbusto com força, pois a planta vai precisar de muita força para restaurar o que foi perdido. A poda da primavera é realizada no momento em que os botões começam a inchar nos ramos fortes e poderosos. É preciso cortar o broto acima do botão, que fica voltado para cima, o que permite evitar que o arbusto engrosse. O corte é oblíquo, dirigido para baixo a partir do rim, para que o orvalho não fique estagnado por muito tempo e o rim não apodreça.
O procedimento de poda também é útil quando é necessário aumentar a floração. Com a correta retirada dos ramos, o arbusto pode dar toda a sua força ao crescimento das flores. Outra tarefa importante da poda é a preparação para a hibernação, para a qual é necessário retirar os ramos que não serão necessários no próximo ano e os que atrapalham o abrigo do mato. Conhecendo os meandros do procedimento de poda de rosas, você pode obter arbustos bem formados com floração abundante.
Mini rosas e paisagismo
Colocação correta de pequenas rosas em paisagismo irá ajudá-lo a criar um incrível arranjo de flores e decorar qualquer área.
- No caso de uma abundância de castas, vale a pena reservar uma área separada para cada uma delas, para que se possa admirar cada uma delas separadamente, depois de ponderar cuidadosamente e apreciar o aroma.
- Com a ajuda de rosas, você pode fazer mixborders, combinando lindamente diferentes variedades. A área verde, complementada por plantas em floração, terá sempre um bom aspecto.
- A combinação de rosas altas e pequenas em uma composição parecerá original. É importante selecionar flores que tenham tons contrastantes para que enfatizem favoravelmente a beleza umas das outras.
Para obter informações sobre por que as rosas em miniatura de interior secam, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.