Rosas arbustivas: variedades e regras de cuidado
As rosas arbustivas pertencem à família Rosa Mosqueta. Eles apareceram na natureza cerca de 40 milhões de anos atrás. Os antigos gregos, persas e romanos começaram a usar a planta para decorar o território próximo da residência. A beleza estonteante dessas rosas e a facilidade de tratamento tornam-nas indispensáveis para jardineiros profissionais e amadores.
Peculiaridades
As rosas arbustivas podem parecer muito variadas. As flores não são a única diferença entre espécies e variedades. Até a coroa do arbusto em si pode ser larga e estreita (piramidal). Existem arbustos mais grossos e ramos esparsos. A altura dos arbustos também é muito diversa. Plantas gigantes de até 3 metros de altura e suas contrapartes anãs - até 0,5 m são afetadas.Os ramos dos arbustos são de dois tipos: uterinos (principais) e brotos anuais, que aparecem na primavera. As folhas são representadas por placas pinadas com borda serrilhada. Além disso, cada folha possui duas estípulas.
O pedúnculo tem vários comprimentos que variam de 10-15 a quase 1 metro.
As flores têm muitas pétalas (5-120 pedaços), e o diâmetro da decoração principal do arbusto chega a 20 centímetros. Existem flores individuais e aquelas que fazem parte das inflorescências. Atualmente, existe uma grande quantidade de rosas do arbusto que se diferenciam na duração da floração, na forma e na cor das flores, bem como no aroma. Apenas rosas azuis brilhantes não existem na natureza. Mas eles inventaram flores que mudam de cor durante o período de floração.
Muitas variedades de rosas pulverizadas se assemelham a uma roseira-brava regular, mas também estão presentes espécimes de aparência mais original. Existem arbustos assim que florescem apenas uma vez e depois apenas se deleitam com seu verde, mas existem outros que liberam beleza todos os anos em uma estação adequada.
As principais vantagens das rosas em spray são:
- resistência relativa à geada em comparação com rosas comuns;
- cuidado pouco exigente;
- eles são excelentes cercas-vivas.
As melhores variedades e suas características
Rosas arbustivas são muito diversas em sua composição de espécies. Você pode encontrar uma cópia para todos os gostos e cores. Mas algumas das rosas spray mais populares são aquelas criadas pelo criador D. Austin. São as chamadas rosas inglesas, que combinam os genes da floribunda, da rosa bourbon e do chá híbrido.
As rosas do arbusto inglesas são muito versáteis e despretensiosas.
Por exemplo, a variedade Espirito de liberdade tem um visual verdadeiramente lindo: flores com um número abundante de pétalas em forma de tigela, que, com o desenvolvimento da planta, adquirem um tom lilás. Esta rosa de jardim é resistente a muitas doenças. O arbusto cresce até 2,5 metros de altura.
The Albrighton Rambler É outra variedade maravilhosa com cheiro de almíscar descoberta por David Austin. Esta rosa distingue-se pela abundante floração com flores brancas, colhidas em inflorescências, até 5 centímetros de diâmetro. Existe um botão no meio da flor. Esta rosa é resistente à chuva e as folhas são resistentes a muitas doenças.
O arbusto é bastante alto - até 3 metros.
Abrahamdarby - roseira trepadeira com pesadas flores de pêssego que dobram os rebentos. Benjaminbritten é um arbusto curto com flores vermelhas rosetas brilhantes. Uma variedade muito despretensiosa e resistente a fungos. Ele só não gosta de chuvas fortes, que estragam a coroa do arbusto.
Rosas arbustivas são populares, que pertencem à classe Shraba. Westerland É uma variedade de rosa desta classe, o que é interessante na medida em que pode ser cultivada tanto como exemplar ereto como como rosa trepadeira. Os rebentos atingem 3,5 metros, as folhas são complexas, brilhantes, verde-escuras. As flores podem ser de amarelo claro a rosa, semi-duplas e muito grandes. Atingem um diâmetro de 10 cm. Uma flor vive cerca de 5 dias.
O período de floração é longo - de junho a setembro.
Existem variedades populares de rosas francesas.
Eles diferem de outras espécies nas seguintes características:
- principalmente com flores pequenas;
- os tiros são direcionados para cima;
- flores duplas de tons vermelhos;
- aroma incrível;
- muitos pequenos espinhos pontiagudos.
Representantes brilhantes de rosas francesas são variedades como "Galika" e "Cardeal Richelieu"... Estas últimas têm flores de duas faces interessantes: uma é roxa e a outra rosa. As rosas-chá híbridas têm arbustos pequenos e dois períodos de floração com uma pequena pausa. As flores são grandes - até 10 cm de diâmetro. Muito adequado para decorar pequenas áreas residenciais. Variedade de chá híbrido "Flamingo" tem uma cor rosa pálido, como o nome indica. As flores são solitárias, o período de floração é muito longo - desde o início de junho até as geadas.
"Big Purple" - um excelente representante da rosa roxa híbrida do chá. A flor tem 35 pétalas, com até 15 centímetros de diâmetro. Espécie bastante resistente à geada e, apesar de algum exotismo, é adequada até mesmo para o cultivo na região de Moscou. Floribunda - Este é outro tipo popular de rosas em spray. Suas variedades são muito resistentes ao inverno, o que possibilita o uso da floribunda como parque. As flores são coletadas em inflorescências.
Variedades populares de Floribunda são Lily Marlene e Niccolo Paganini.
"Lily Marlene" são plantas com flores vermelhas brilhantes de até 8 cm de diâmetro. Os arbustos atingem meio metro de altura, caracterizados por sua abundante vegetação. Quase não suscetível a quaisquer doenças, exceto o oídio. Eles são perfeitos para qualquer área e têm outra vantagem invejável - um período de floração muito longo. Lily Marlene floresce durante todo o verão.
"Niccolo Paganini" mais adequado para regiões quentes do país. Lindas flores cor de vinho têm uma textura aveludada. Existem cerca de 12 botões na inflorescência. Para que essa variedade prospere, ela precisa de um solo bastante fértil.
Por falar em rosas do mato, não se pode deixar de mencionar as variedades trepadeiras que são muito populares para o paisagismo. Por exemplo, conhecido e amado por muitos jardineiros, Excelsa... A variedade é muito antiga, foi criada no início do século XX. Esta linda rosa tem flores rosas brilhantes com um perfume perfumado e deslumbrante. Ele cresce muito rapidamente. As qualidades decorativas indiscutíveis desta rosa são acompanhadas por uma despretensão absoluta e facilidade de tratamento. "Excelsa" tolera facilmente geadas, cresce em solos não fertilizados.
Ela floresce por cerca de um mês, e a folhagem é agradável à vista até a geada.
Regras de pouso
Para que a rosa agrade aos olhos o máximo possível e não morra, é necessário plantar os arbustos corretamente. Toda a vida futura da planta depende disso. Como plantar rosas do mato da forma correta: da escolha das mudas à época e local de plantio.
Seleção e armazenamento de mudas
O crescimento e desenvolvimento de uma planta adulta depende da saúde do material de plantio. Ninguém quer comprar mudas de baixa qualidade. Aqui está o que procurar ao comprar material de plantio.
- Conformidade da variedade e características externas com outras condições de cultivo. Nem todas as variedades de rosas em spray são universais. Muitos morrem de geadas severas, típicas das regiões do norte de nosso país, enquanto outros não suportam o calor do sul. Portanto, é necessário estudar cuidadosamente as possibilidades das espécies selecionadas crescerem em um determinado território. As características externas também não podem ser ignoradas.Se as rosas estiverem se aproximando de uma área já decorada, é importante prever como os arbustos serão combinados com outras plantas e se eles se encaixarão em um estado adulto no local que foram designados.
- As mudas são enxertadas ou não. Depende muito desse fator. Algumas rosas enxertadas crescem exclusivamente em estufas. As plantas com raízes próprias são mais adaptadas à vida no campo aberto, mas são inferiores na variedade de formas e cores às suas contrapartes, bem como em muitos outros fatores. As plantas não enxertadas geralmente não criam raízes bem, pois levam muito tempo para formar o sistema radicular. Mas eles excluem o crescimento da raiz e o excesso de ramos.
- A idade das mudas. As plantas não devem ter mais de 3 anos. São esses espécimes que criarão raízes facilmente, uma vez que serão mais instáveis a mudanças nas condições de cultivo. As rosas velhas perdem o aspecto: têm floração menos abundante, a folhagem desenvolve-se pior e são mais susceptíveis a doenças e pragas.
- A aparência da planta. O material de plantio de rosas do arbusto de alta qualidade tem 2-3 hastes lignificadas e o restante deve parecer fresco e verde. Hastes lentas indicam o ressecamento da planta ou sobre a doença. As raízes também devem estar em boas condições: desenvolvidas, fortes, não quebradas. Recomenda-se que as folhas que permanecem nas mudas sejam verificadas quanto a várias manchas e ressecamento.
- Em que forma eles são vendidos. Mudas de alta qualidade devem ser armazenadas por muito tempo. Não se sabe exatamente quando serão adquiridos e até onde deverão ser transportados. Se os recipientes na forma de potes ou recipientes não forem usados, o polietileno é usado sobre panos úmidos ou papel.
As mudas também devem ser armazenadas de uma certa forma, se armazenadas de forma inadequada, é fácil estragar a planta e não haverá nada para plantar.
É assim que o material de plantio correto deve aguardar o plantio.
- Após a compra, o sistema radicular da planta deve ser desinfetado para evitar o crescimento de bactérias e patógenos. Para fazer isso, você pode diluir uma solução de base ou sulfato de cobre e mergulhar as raízes de uma rosa do arbusto nela.
- Pedaços pequenos podem ser armazenados na geladeira. Para isso, são colocados em um recipiente e embrulhados em polietileno com furos ou papel. As plantas são pulverizadas desta forma a cada 3-5 dias. Se a temperatura na geladeira for superior a 3 graus, as rosas podem soltar brotos, já que não podem ficar em repouso. Isso é normal e não afeta o transplante posterior de mudas. Desta forma, as rosas podem ser armazenadas por cerca de um mês.
- Se o material de plantio já tiver brotos tenros quando comprado, ele não pode ser armazenado na geladeira. Agora deve ser transferido para panelas com capacidade para cerca de 2 litros. Este volume permite formar um excelente caroço de barro, que será fácil de transportar para o futuro local de crescimento. É melhor armazenar essas plantas em uma varanda coberta ou em um porão, o que lhes permitirá ganhar alguma massa vegetativa e se preparar para o transplante. Se o material de plantio vai hibernar na varanda, a luz solar direta deve ser evitada. Na primavera, recomenda-se providenciar o endurecimento das mudas com a ajuda de um esboço.
- Se houver um lugar na cabana de verão, as mudas de rosas pulverizadas podem ser armazenadas na neve. Para fazer isso, escolha o canto mais escuro e não aquecido. Lá é colocada uma grande caixa de papelão e nela são instalados recipientes com material de plantio, que é coberto com turfa. A próxima camada é o tecido e a última é a neve, que está abundantemente coberta com a estrutura. Para o armazenamento mais longo possível, o monte de neve é coberto com ramos de abeto.
- Se forem adquiridas mudas com sistema radicular aberto, elas devem ser armazenadas em um balde com água em local fresco. Eles não são muito duráveis e permanecerão viáveis neste estado por cerca de uma semana.
Hora e local de desembarque
Os arbustos desta bela planta podem ser plantados na primavera e no outono. Muitas rosas de plantas compradas em recipientes durante toda a temporada, incluindo o verão quente. A decisão ideal para o plantio de rosas do mato deve ser feita com base na região de crescimento e na própria variedade plantada. Nas regiões do sul, é aconselhável plantar no outono. Como as geadas nessa região chegam muito tarde, as raízes terão tempo para se recuperar e desenvolver força. Na parte central da Rússia, é melhor plantar rosas na primavera, quando as geadas diminuíram e o solo conseguiu aquecer a uma temperatura de 10 graus.
As rosas arbustivas distinguem-se pelo amor ao sol, por isso, ao escolher um local, deve concentrar-se numa área com boa iluminação.
As rosas não gostam de umidade, então o local de seu crescimento não deve ser influenciado por água subterrânea e água de degelo. As correntes de ar não são boas companhias para essas plantas, portanto, uma área aberta demais para elas também não é adequada. A cova de plantio de uma roseira deve estar a pelo menos 0,5 metros de distância de outras plantas para o desenvolvimento normal da copa.
Um buraco é cavado em profundidade e largura para que todo o sistema radicular fique localizado lá o mais confortavelmente possível, sem dobrar as raízes grandes individuais. Depois de instalar a planta, polvilhe com solo fertilizado preparado, pisoteie e coloque uma camada de turfa por cima. Em seguida, regado abundantemente. Quando a planta cria raízes, eles picam a rosa e cobrem o solo.
Como reproduzir?
Os métodos mais populares de propagação de uma rosa do arbusto são métodos: estacas e camadas, sementes, enxertia, divisão do arbusto. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens específicas, que devem ser consideradas na escolha. A reprodução por estacas é feita no final do verão. Para este método, é selecionado o espécime mais forte e saudável que não apresenta danos e doenças. Um rebento maduro, equipado com várias folhas, é cortado e apenas ficam as folhas de cima. O broto é plantado em vasilha previamente preparada com uma mistura de solo preparada, regada, coberta com uma película e aguardar o enraizamento.
Camadas são usadas se a roseira brava tiver brotos longos e flexíveis.
Em seguida, um ou mais dos ramos mais saudáveis são dobrados no chão e uma incisão é feita no ponto de contato. Um fósforo é inserido nesta incisão, e o final do broto é fixado verticalmente com um suporte. As mudas podem ser transplantadas separadamente quando dão origem ao primeiro botão e criam raízes.
As sementes de rosas pulverizadas são propagadas principalmente por criadores. Para esse método de reprodução, são utilizadas espécies silvestres, visto que são as mais adaptadas a ele. Os frutos vermelhos são colhidos em agosto-setembro, depois são descascados e colocados na areia por 4 meses em baixas temperaturas. Na primavera, eles são embebidos em uma solução estimulante do crescimento e mantidos por cerca de duas horas. Em seguida, semeie, cobrindo com uma fina camada de terra, e aguarde os primeiros brotos. Após o aparecimento de duas folhas verdadeiras, as plantas são separadas e continuam crescendo.
É muito difícil propagar uma rosa do arbusto por enxerto. Para plantar um espécime varietal, a roseira brava comum é mais frequentemente usada como estoque. Um local em forma de T para enxerto é cortado no rebento uterino, em seguida, um botão com um pedaço de madeira é cortado do rebento. Insira este olho mágico na fenda recortada e embrulhe-o com papel alumínio. Após três semanas, é necessário verificar o estado do rim. Se não criar raízes, ficará preto. Na primavera ou no outono, um grande arbusto coberto de vegetação pode ser facilmente propagado por divisão.
Para fazer isso, você precisa afiar um instrumento pontiagudo e esterilizá-lo.
Em seguida, cave o arbusto e comece a dividi-lo de forma que pelo menos um caule e várias raízes permaneçam em cada parte separada.
Como cuidar?
Cultivar rosas do mato não é muito difícil se você souber como cuidar adequadamente delas.Luvas devem ser usadas durante qualquer operação com rosas, pois os espinhos espinhosos ferem facilmente a pele e deixam feridas muito dolorosas. Uma das principais etapas para cuidar das rosas arbustivas é beliscá-las. Rasgue as folhas nas extremidades dos brotos de arbustos grandes e pequenos, a fim de formar uma copa ampla e densa. Caso contrário, os brotos crescerão e prejudicarão o efeito decorativo da planta. Para as mudas do primeiro ano de vida, é muito importante cortar os primeiros pequenos botões. A planta gasta muita energia na floração, e nos primeiros anos isso pode interferir no pleno desenvolvimento do arbusto.
Top curativo
A aparência e a saúde da planta dependem da alimentação. Este momento de partida não deve ser esquecido. A seqüência de curativos obrigatórios para rosas do arbusto é a seguinte.
- Início da primavera (abril-maio). Eles são podados e alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio e matéria orgânica. A partir de produtos baratos e de alta qualidade, a ureia, a nitroammophoska e o esterco de vaca comum são perfeitos.
- Período de floração. Antes da floração, é necessário apoiar a planta com a introdução de esterco de cavalo, esterco de galinha ou cinza. Tudo isso pode ser pulverizado com uma vassoura especial dentro da planta. É melhor fazer este procedimento duas vezes antes da floração.
- Imediatamente após a floração. É necessário nutrir a rosa do arbusto com um fertilizante universal ou solução de verbasco.
- Antes da queda. Uma roseira arbustiva deve ser cuidadosamente preparada para o inverno, para que a encontre em um estado saudável. Esta cobertura tem uma composição muito diversa: fósforo, potássio, molibdênio, ferro e outros oligoelementos não serão supérfluos no cuidado de roseiras.
- Depois caiu. Além dos fertilizantes de fósforo, nada deve ser adicionado ao solo durante este período, caso contrário, a dormência da planta pode diminuir. O fertilizante mais simples com fósforo pode ser o superfosfato.
Rega
Rosas arbustivas são bastante caprichosas quanto à rega. É melhor não usar água da torneira, preferindo água derretida ou da chuva. Se não houver como encontrá-lo, você pode simplesmente esperar por água comum por 24 horas. A temperatura da água para irrigação também é importante: não deve diferir muito da temperatura ambiente, pois sua mudança abrupta é destrutiva para as rosas do mato.
As rosas adoram umidade, mas não em excesso, com falta de água elas se desenvolvem mal, as folhas começam a desmoronar e os brotos param de crescer.
Mas com o excesso de umidade, o sistema radicular superficial desenvolve-se muito fortemente, o que dificulta o afrouxamento e pode até levar à morte do arbusto. A rega deve ser feita no início da manhã ou tarde da noite para que não haja umidade nas folhas durante a hora de sol do dia.
Se o tempo estiver seco, as rosas devem ser regadas 2 a 3 vezes por semana. Para regar regularmente, use meio balde de água por planta. Uma vez por semana, é recomendado regar abundantemente, fazendo um buraco ao redor da planta e despejando cerca de um balde de água nela. Polvilhe a terra regada e solte-a. É importante regar as rosas imediatamente após a fertilização do solo para que não haja excesso de sais e minerais. Antes do inverno, as rosas não são regadas. A rega deve ser concluída em agosto-setembro e, se esses meses forem chuvosos, ainda mais cedo.
Controle de doenças e pragas
O controle de pragas e doenças pode ser realizado de diferentes maneiras, mas a primeira ajuda nessa difícil tarefa é a prevenção: inspeção visual e eliminação de resíduos. Folhas caídas e flores murchas devem ser removidas em tempo hábil, pois rapidamente apodrecem e provocam o aparecimento de apodrecimento e a reprodução de patógenos.
A remoção oportuna de ervas daninhas também ajuda a remover o excesso de ervas daninhas que podem abrigar vários tipos de microorganismos.
As doenças fúngicas podem causar os maiores danos às rosas do mato, portanto, os cuidados adequados devem incluir a poda e o desbaste da copa.Um local de plantio sem muita umidade ajudará a evitar o ataque de microorganismos fúngicos. Isso também se aplica ao armazenamento de mudas e plantas adultas: alta umidade durante o inverno é inaceitável. Se, no entanto, a roseira é afetada, todos os brotos e folhas afetadas devem ser cortados imediatamente. Em seguida, trate a planta com um fungicida. Se você deixar focos de infecção na rosa, isso pode levar à morte de todo o arbusto.
Não apenas as doenças fúngicas afetam as rosas do mato. Doenças como oídio, ferrugem, mofo, manchas pretas e outras também se manifestam com frequência. Para se livrar desses problemas, você precisa comprar medicamentos modernos e acessíveis para eles a tempo. Sua escolha dependerá da variedade da rosa e da zona climática de crescimento.
Das pragas que afetam as rosas do mato, os pulgões são os mais comuns. Se o acúmulo desses insetos não for muito significativo, você pode usar este método: ensaboar um pano úmido com sabão em pó e limpar as folhas. Se houver muitos pulgões, deve-se usar inseticidas. As rosas de arbustos também podem danificar outras pragas: cigarras, carrapatos, várias lagartas. É imperativo combatê-los, pois muitas vezes os danos à planta por insetos são seguidos por algum tipo de doença devido ao estado de debilidade. É necessário saber com precisão o tipo de praga e entrar em contato com a loja para a compra de um agente contra determinado inseto. Para eliminar os mamíferos roedores, é melhor armar armadilhas, pois elas podem estragar as rosas ainda mais do que doenças e insetos.
Poda
A poda é feita para formar uma bela coroa da planta e se livrar dos brotos danificados. A melhor época para podar é no início da primavera, quando os botões estão começando a inchar. Neste momento, vale a pena dar uma olhada mais de perto e escolher ramos indesejados a serem removidos. Após o inverno, você deve prestar atenção aos galhos onde os botões morreram. Eles devem ser removidos primeiro para deixar o mais saudável possível.
Deve-se lembrar que a abundância de floração depende do comprimento do galho após a poda.
Portanto, uma poda muito curta leva à perda de botões. No verão, a poda também é indispensável. Os ramos secos devem ser removidos imediatamente, assim como as flores murchas. Ocasionalmente, deve-se desbastar a copa de uma roseira para que haja ventilação natural. Ele minimiza o risco de desenvolver doenças. Os rebentos que são muito longos também podem ser podados, dependendo da forma da coroa desejada.
Como se preparar para o inverno?
A preparação de rosas de spray do inverno deve executar-se no outono. É necessário cortar todos os caules maduros, secar os rebentos e lubrificar os cortes com breu. Todas as folhas, sem exceção, devem ser removidas e destruídas, após o que a planta deve ser tratada com líquido bordalês. Quando baixas temperaturas estáveis são estabelecidas à noite, você precisa preparar um abrigo de inverno.
Para regiões quentes do país, você pode se limitar à serragem comum, polvilhada com uma lâmina em uma planta cortada. Para condições climáticas mais severas, recomenda-se construir uma espécie de cabana para as rosas do mato no inverno. Baseia-se em dois arcos, sobre os quais é colocada uma tampa. Vista de cima, esta casa é coberta com isolamento e filme. No início da primavera, em dias bons, é melhor arejar as rosas para evitar assaduras.
Para uma visão geral de como cuidar das rosas do arbusto, veja o vídeo abaixo.
Que bonito!!!
O comentário foi enviado com sucesso.