Quem come folhas de rosa e como lidar com as pragas?
A rosa é uma das flores mais comuns cultivadas em estufas e canteiros de flores. Porém, esta planta, não menos que as outras, é atacada por insetos, que podem não só prejudicar, mas também destruir tal beleza.
Para proteger o seu jardim de flores, é importante reconhecer o problema desde o início e saber como prevenir as consequências. Gostaríamos de chamar sua atenção para informações úteis sobre pragas que representam um perigo para as rosas, sintomas de aparecimento e métodos de controle.
Descrição de pragas
Hoje, existem muitos tipos de pragas que podem comer folhas de rosas, roer flores, comê-las em círculos e deixar buracos em seu rastro. A partir desses sintomas, você pode reconhecer o que exatamente a planta está comendo.
Pulgão
Este inseto compacto come brotos jovens e flores não abertas. Assim que o pulgão ataca o arbusto, este se torna mais atraente para outros parasitas. A planta não pode combater vírus e bactérias que surgem das numerosas colônias de pulgões. Acima de tudo, os parasitas amam o lado interno das folhas e botões.
As fêmeas representam uma grande ameaça, seus descendentes esculpem buracos no caule e comem placas de folhas. Essas pequenas pragas são glutonas, e os jovens se desenvolvem rapidamente e começam a se reproduzir.
Pulgões devem ser combatidos cedo. Se o arbusto estiver muito danificado, você terá que recorrer a produtos químicos.
Escudo
Este inseto é de vários tipos. Alguns deles gostam especialmente de roseiras. Se uma flor pegajosa apareceu nas folhas, isso indica a presença de uma cochonilha. Vale ressaltar que por causa dela, a planta se infecta mais facilmente com várias doenças. Você precisa limpar a parte verde. O parasita perfura não apenas a folhagem, mas também o caule.
Ácaro-aranha
Este parasita é invisível no início, sua presença só pode ser detectada por um jardineiro experiente. Um inseto com corpo translúcido tem uma cor amarelo-esverdeada, por isso se esconde bem. Os carrapatos são atraídos por seiva e brotos.
Este parasita se reproduz durante todo o verão. Se nenhuma ação for tomada, danos serão causados a todo o pouso. A presença do ácaro-aranha pode ser reconhecida pelas folhas enroladas, que logo se transformam em rede. Se a planta for gravemente afetada, não será mais possível salvá-la. Será necessário remover o arbusto para evitar novas infecções.
Rolo de folhas
Esta praga pertence à espécie Lepidoptera, tem uma aparência indefinida, mas é muito perigosa para qualquer folhagem. Assim que chega o outono, o parasita põe ovos que amadurecem durante o inverno. Na primavera, as lagartas eclodem deles e começam a comer os botões, a folhagem, que se enrola em um tubo.
Não se deve permitir que as lagartas se tornem borboletas, caso contrário, começarão a criar novos descendentes, e isso é destrutivo para o jardim.
Cigarras rosa
Este inseto voa de arbusto em arbusto e roe as folhas, e suas larvas se alimentam da seiva das plantas. Se as folhas ficarem amarelas e começarem a desbotar, é mais provável que essas pragas tenham começado em seu site. Pequenos buracos também podem aparecer na vegetação.
Uso de produtos químicos
Se as suas roseiras estão em buracos, isso indica a predominância de pragas no local. Primeiro você precisa descobrir qual inseto afeta os arbustos para entender o que fazer a seguir. Existem muitos produtos no mercado que podem ser usados para cultivar o solo, pulverizar as plantações e tratá-las contra parasitas. A proteção contra insetos requer uma abordagem cuidadosa e séria. Dependendo do tipo de praga, um método de controle é selecionado. Em casa, você pode lidar com esse problema se começar na hora certa. Jardineiros experientes já estão familiarizados com os métodos e podem compartilhar truques pessoais que usam para proteger suas plantas. Alguns preferem preparações exclusivamente químicas do armazém, outros escolhem remédios populares, mas tudo depende do grau de dano.
Para o tratamento de roseiras, existem muitas ferramentas diferentes que o ajudarão a resolver este problema. O primeiro deles é o Aktara, que pertence à categoria dos inseticidas. O preparo de nova geração destina-se ao tratamento de solos sob arbustos. A principal vantagem do produto é sua eficácia contra centenas de espécies de insetos que podem causar danos às roseiras. O medicamento é produzido na forma de pó, comprimidos e grânulos, você pode escolher qualquer uma das opções apresentadas, o principal é seguir as instruções e observar a dosagem. Dissolva o agente em água morna e trate o solo. O período de validade pode ser de até dois meses, o que é uma vantagem.
Além da proteção, o Aktara pode melhorar o estado das flores e até acelerar o seu crescimento. Não existem insetos resistentes a este produto químico. Outra vantagem é a segurança para a saúde humana, animal e das abelhas. É importante realizar o processamento antes da floração.
O próximo na lista dos melhores medicamentos é o inseticida Calypso, vendido em frascos. É uma suspensão líquida branca destinada à pulverização durante a primavera e o outono. A vantagem é que não vicia, por isso pode ser usado todas as vezes e dura de 2 a 4 semanas dependendo do clima. Os insetos que se alimentam de folhas serão neutralizados. A suspensão é diluída em água de acordo com as proporções indicadas nas instruções, sendo a pulverização efectuada de manhã e à noite. É importante que as folhas estejam secas, pois o preparo escorrerá da superfície úmida. O "calypso" não representa perigo para as abelhas, no entanto, o inseticida pode prejudicar os habitantes do reservatório, o que é importante considerar se houver um lago artificial no local.
Se durante a inspeção do local foram encontradas pragas no solo, deve-se escolher o “Bazudin”, que se destina ao tratamento do solo. Esta opção é adequada para controlar pulgões e insetos que comem folhas. O agente é absorvido pelos verdes junto com a umidade e entra no parasita, envenenando-o. Este medicamento vem na forma de um pó granulado. Um saco é suficiente para processar 20 quadrados. Também é perigoso para a vida aquática. Após o tratamento, a planta ficará protegida por um mês e meio. Se houver tripes ou gorgulhos no território, eles precisam ser tratados com a ajuda de "Gamair" ou "Topázio".
O tratamento com qualquer substância química é feito duas vezes por temporada, o intervalo entre os procedimentos deve ser de no mínimo 10 dias.
Maneiras populares de lutar
Você também pode usar esses métodos, especialmente se não puder tomar produtos químicos ou quiser usar o que já tem à mão. Por exemplo, uma tintura de pimenta e casca de cebola pode funcionar bem. Para cozinhar, você vai precisar de 0,5 kg de casca, uma colher de chá de pimenta vermelha moída e metade de sabão em pó, tudo isso despejado com água quente (balde) e infundido por 3 dias. Em seguida, você precisará coar a composição e pulverizar a planta por três dias seguidos. Esta opção é adequada para o combate aos rolos de folha, moscas e gorgulhos, lida bem com pulgões, ácaros e tripes.
Em qualquer jardim você pode encontrar folhas de mil-folhas e tomate. A partir desses ingredientes é preparada uma infusão, que além de afetar negativamente os parasitas, é capaz de fortalecer a imunidade do mato. Para a fabricação, você precisará de 2 kg de grama e 3 kg de topos, que são preenchidos com um balde de água. A mistura deve ser fervida e depois deixada por várias horas. O caldo é filtrado, um detergente é adicionado a ele. Na prática, está provado que esses remédios populares são realmente capazes de ajudar a enfrentar o flagelo dos parasitas que se esforçam para prejudicar o plantio de rosas.
Medidas de prevenção
Durante a estação de crescimento, as rosas devem ser cuidadas constantemente, caso contrário, os arbustos morrerão. Os cuidados básicos consistem em capinar regularmente a área, arrancar ervas daninhas, soltar o solo e amontoar arbustos. Todos os meses é necessário pulverizar não só as plantas, mas também o solo. Uma solução fraca de permanganato de potássio também é adequada para processamento. Existem várias flores que repelem os insetos, por isso podem ser plantadas junto a roseiras.
É importante inspecionar as plantas regularmente. Se houver folhas danificadas, elas devem ser removidas imediatamente e o arbusto deve ser tratado com um inseticida. As rosas são consideradas uma das melhores cores, mas também são as mais populares e, além disso, existem em diferentes tipos. É necessário escolher os medicamentos de acordo com o tipo de pragas que destroem as plantas.
O controle constante do estado das plantações ajudará a prevenir a morte das flores no país, pois numa fase precoce é muito mais fácil lidar com o problema. Se os rastros nas folhas são redondos ou são comidos nas bordas em um semicírculo, a razão para isso é o cuidado inadequado, a partir do qual os parasitas se originam.
O comentário foi enviado com sucesso.