Por que a rosa interna não floresce e como consertá-la?

Contente
  1. Doenças e pragas
  2. Clima
  3. Falta de fertilizante ou superalimentação
  4. Falta de luz
  5. Corte incorreto

Se a rosa de interior não florescer, é necessário separar todas as variantes possíveis das causas e eliminá-las. Normalmente são limitados a uma pequena lista, são todos típicos e muitos são completamente reversíveis.

Doenças e pragas

Em termos de frequência de ocorrência, o ataque de patógenos à rosa é o principal motivo da falta de flores. E tudo porque não é fácil para uma rosa criar raízes em ambientes fechados, mas eles não são inteiramente característicos dela. Uma planta enfraquecida pela falta de imunidade evolutiva natural é mais fácil de atacar por pragas e fungos.

E se também houver ar seco na sala, as doenças da rosa estão praticamente garantidas.

As fontes de danos são as seguintes.

  • Ácaro-aranha. Quase todos os jardineiros conhecem esse inimigo "de vista" por experiência amarga. E, infelizmente, nem sempre é detectado imediatamente. Ele aparece na parte inferior das folhas como um pequeno ponto vermelho. Se o broto for jovem, os pontos brancos nele são provavelmente larvas. É necessário tratar a rosa com "Fitoverm", "Akarin", "Vertimek" ou outras preparações de ação semelhante. E para que o carrapato não ataque, é necessário manter a umidade ideal no ambiente.
  • Escudo, escudo falso. Eles se assemelham a placas marrons. É preciso lutar da mesma forma que o ácaro-aranha. Você também pode removê-lo manualmente, mas é difícil e demorado. No entanto, a limpeza manual costuma ser combinada com o mesmo Fitoverm.
  • Pulgão rosa. Já pelo nome fica claro que essa praga "se especializa" em rosas. Os insetos verdes-claros se reproduzem de maneira fenomenal e rápida. Com uma corrente de ar, é fácil para eles entrarem em casa, eles se movem com a ajuda de plantas compradas, podem entrar na sala em um cão para passear. É preciso combatê-los com inseticidas, além de mostarda em pó ou água com sabão com adição de alho.
  • Oídio. As pessoas também costumam encontrar uma flor acinzentada. Se aparecer na planta, todas as partes afetadas devem ser removidas. A flor é tratada com fungicidas. O orvalho aparece mais frequentemente com quedas de temperatura.
  • Vírus. Mais frequentemente, eles aparecem como listras ou manchas de cor predominantemente amarela. Por alguma geometria da imagem, ficará claro que se trata de um vírus. A cura é impossível, tudo afetado deve ser removido. Às vezes, infelizmente, a flor inteira, porque pode infectar as vizinhas.

Para que doenças e pragas não se tornem o motivo da falta de floração, é preciso organizar um cuidado competente para a rosa. Em primeiro lugar, é o nível de umidade e temperatura. Como meio de pulverização preventiva, você pode usar "Zircon" e "Epin".

Clima

Em uma corrente de ar, a rosa reage agudamente às mudanças de temperatura. Se não houver nenhum local no apartamento onde essa corrente de ar dificilmente seja sentida, pode-se instalar algum tipo de cerca protetora, pelo menos a metade da altura da planta.

Para resolver o problema do ar seco, você pode organizar um chuveiro de rosas. Uma vez por semana é suficiente, as folhas devem ser enxaguadas abundantemente, a pressão deve ser fraca, a água deve ser confortável. Melhor tomar um banho à noite.

Você também pode comprar um umidificador, só fitodirecional. Porque a rosa gosta de umidade de 70-85%, mas para uma pessoa é muito alta. Isso significa que a umidificação local será melhor.

Vale lembrar também que as rosas não desabrocham bem no calor. O processo de fotossíntese definitivamente vai desacelerar a + 28 ° C, a planta vai consumir umidade apenas para fins de resfriamento. Se os verões forem quentes, podem surgir problemas de floração.Seria bom manter a temperatura ideal durante o período de brotamento, mesmo que seja problemático. O principal é não piorar: em uma loggia quente e varanda, cujas janelas estão voltadas para sudeste, a rosa ficará a uma temperatura de + 30 ° C a maior parte do dia.

Falta de fertilizante ou superalimentação

Funciona nos dois sentidos e, às vezes, a superalimentação é ainda mais perigosa. Se as folhas da planta ao longo da nervura central tornam-se pálidas, as folhas novas são anormalmente claras e até caem, e os brotos são curtos, então a planta tem pouco nitrogênio. Provavelmente não haverá flores. Necessita alimentação foliar. Se aparecer amarelecimento entre as veias, significa que se formou clorose (falta de ferro). Se as próprias veias ficaram amarelas, pode ser devido à falta de potássio. E a deficiência de fósforo pode ser observada em manchas amareladas com uma tonalidade bordô.

Mas o excesso é ainda pior do que a falta: se você superalimentar a rosa, o solo ficará salino. A dosagem de fertilizantes não deve se desviar da norma, é ainda melhor reduzir um pouco a concentração. Antes de enviar o fertilizante para o solo, é necessário umedecer levemente o substrato. Um sinal de superalimentação será uma abundância de vegetação (muito nitrogênio). O crescimento deficiente e a falta de floração também são consequência da sobrealimentação.

Falta de luz

A rosa é considerada uma planta que adora muito a luz e é impossível fazê-la florescer no escuro. Mas para que a rosa floresça, não é preciso colocar a planta perto da janela que dá para o sul: no verão vai fazer muito calor para a flor ali. E no calor, como já foi dito, a rosa caseira não floresce.

As janelas oeste e leste são adequadas para o cultivo de rosas em um vaso. Na janela norte, a previsão de boa floração é improvável.

É verdade que existe uma saída - iluminação artificial. As rosas florescem bem sob luz artificial. A duração do dia também é importante: se for inferior a 10-11 horas, a flor precisará de iluminação adicional. As lâmpadas são acesas e deixadas acesas até meia-noite. Basta colocar a fonte de luz a uma distância não superior a 30 cm do topo das flores. E se tudo estiver bem organizado, a rosa pode florescer antes mesmo do inverno.

Corte incorreto

Como a planta irá florescer depende da força dos caules. A poda é necessária para todas as rosas: chá e outras variedades de plantas de interior. Também promove uma floração exuberante. Mas o principal é que a poda seja pontual. Deve ser realizada na primavera, quando a flor entrou no estágio de crescimento ativo. Isso será visto pelo inchaço dos rins. Obviamente, tanto o regime de luz quanto a observância dos padrões nutricionais são levados em consideração. Com poucas horas de luz do dia, a rosa vai simplesmente esticar, mas os caules ficarão fracos, não serão capazes de dar uma escala de floração decente.

Se você apertar com poda, a planta já gastará sua energia no crescimento dos brotos, e uma nova "mudança de rota" estará além de sua força. Em suma, tardia e inútil, tal poda só cansa a planta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário