De que tipo de solo as rosas gostam?
Para que as rosas cresçam belas e saudáveis, é necessário que elas escolham o terreno certo não só, mas também o solo. Vale dizer que esta flor é bastante caprichosa e não tolera o encharcamento do solo, bem como alto nível de pH. É simplesmente impossível arranjar um jardim de rosas em um pântano, já que este é um tipo de solo que não combina com essas flores. Vamos falar sobre os tipos de solo em que as rosas podem se desenvolver e florescer normalmente no artigo.
Seleção do tipo de solo
Rosas internas e externas adoram solo com alto teor de húmus. Na rua, a argila é preferível, pois atende perfeitamente a esse requisito. É em um terreno aberto que as flores crescem bem, se adaptam rapidamente após o transplante e florescem ativamente na estação. Esta opção é adequada para rosas trepadeiras e variedades de arbustos.
Se houver muitas pedras no jardim, é melhor dar preferência a variedades de rosas anãs. Ao mesmo tempo, é muito importante controlar o nível de umidade, caso contrário, a umidade causará o apodrecimento das raízes e, como resultado, a planta simplesmente morrerá. Se a rosa estiver em um vaso, o solo comercial pronto será o melhor para ela, cuja composição já combina perfeitamente com a planta. Em tal terra, as rosas crescem bem e praticamente não adoecem, se você cuidar bem delas.
Atenção: se você não souber o tipo de solo que está presente no local, será impossível cuidar bem das plantas.
Acidez
A qualidade do solo desempenha um papel importante no cultivo de qualquer flor. Se o nível de pH não corresponder ao necessário, o jardineiro pode precisar acidificar levemente o solo ou, ao contrário, diminuir o nível de acidez.
Requisitos
Em casa, agradecer-se-á às flores pela terra ligeiramente ácida. O solo ideal para rosas deve ter um pH na faixa de 6-6,5. Isso é muito importante porque o solo levemente ácido favorece o desenvolvimento dessas flores. Um ambiente alcalino não é adequado para uma flor, assim como um pH neutro, por isso às vezes é necessário acidificar a área.
Você pode acidificar a terra usando sulfato de amônio. É imprescindível lembrar que esta ferramenta é utilizada na dosagem correta para que o solo não mude sua reação para uma muito ácida, mas tenha uma acidez fraca. É neste caso que as rosas absorvem melhor os nutrientes do solo onde crescem.
Como determinar?
Para determinar o nível de acidez, você pode usar um dos 4 métodos. Nesse caso, cada jardineiro decide por si mesmo qual é o mais conveniente.
Indicador
Este aparelho pode ser adquirido em loja especializada ou até mesmo em farmácia. Para fazer o teste, será necessário retirar um pouco da terra do local onde as rosas serão plantadas. Antes da verificação, deve ser secado e colocado em um recipiente.
Em seguida, adiciona-se ao solo uma pequena quantidade de água destilada e tudo se mistura bem. O indicador em forma de papel de tornassol deve ser colocado no interior do recipiente para que fique imerso na mistura.
Normalmente, 30 segundos são suficientes para que a mudança de cor se torne visível no indicador. Incluída com esta unidade está uma escala indicadora com a qual você precisará comparar a cor resultante.
Método popular
Não será possível saber o nível de pH específico do solo com este método, mas você pode determinar o indicador geral, ou seja, é ácido, neutro ou alcalino. É necessário colocar o solo do jardim em dois recipientes e preenchê-lo com água destilada. O bicarbonato de sódio é derramado em um deles e a solução de vinagre é derramado no outro.
Na presença de uma reação no primeiro caso, fica claro que o local é solo ácido. Se a reação ocorreu no segundo caso, o solo é alcalino. Quando nada acontece em nenhum dos recipientes, significa que o solo tem pH neutro.
Este é um bom método para descobrir rapidamente que tipo de fertilizante deve ser usado para alimentar uma planta em seu jardim.
Medidor eletronico
Um dispositivo muito conveniente que permite descobrir instantaneamente o nível de pH do solo. Todos os dados são exibidos no quadro, você só precisa furar o dispositivo no chão. A única desvantagem desse método é o custo de tal dispositivo. Por outro lado, pode ser usado várias vezes.
Plantas
Curiosamente, mas pelas plantas que estão no local, também dá para perceber que tipo de solo está presente ali. A camomila e o trevo adoram solo ligeiramente ácido e, se estiverem presentes no jardim, é melhor quebrar o jardim de rosas lá.
Qual deve ser a umidade?
Nem todo jardineiro novato entende por que é necessário controlar a umidade. As rosas não respondem bem à alta umidade, então um sistema de drenagem pode ser necessário para proteger as flores da podridão radicular.
Você pode verificar o nível de umidade sem dispositivos especiais, basta pegar um pequeno pedaço de terra em sua mão e apertá-lo. Se ela se desintegra depois de endireitar a palma, essa terra requer umidade e nutrição adicionais, já que o nível de umidade, neste caso, é zero.
Se a forma de um torrão de terra após a compressão não durar muito, o nível aproximado é de 30%, portanto, é necessário regar. Idealmente, quando o caroço mantém a forma, mas ao mesmo tempo não deve haver umidade na mão, pois isso já indica um alagamento, com o qual as roseiras podem morrer em breve.
Preparando o terreno para o plantio
Não plante rosas em solo pesado, úmido e argiloso. É melhor preparar previamente o local para o plantio desta flor, para que mais tarde possa desfrutar de uma floração ativa. No outono, primeiro você precisará desenterrar o local, alterar a acidez, se necessário. Não é difícil fazer isso com as próprias mãos, o principal é saber por onde começar.
Durante a escavação, é necessário adicionar esterco ou composto ao solo. Durante o inverno, eles perepriarão o suficiente e saturarão o solo com nutrientes. Se você tem um tipo de solo arenoso, então é melhor adicionar um pouco de argila, que posteriormente reterá a umidade necessária para as plantas. Uma boa opção seria uma mistura de terra de grama, húmus e composto (1 parte cada). Despeje 2 partes de pó de argila aqui.
Se o solo, ao contrário, for argiloso, é aconselhável adicionar areia grossa. A opção ideal é uma mistura dos seguintes componentes:
- 6 partes de areia do rio;
- 1 parte do gramado;
- 1 pedaço de terra frondosa;
- 1 parte de húmus;
- 1 parte de composto.
Acontece também que o local onde deveria romper o jardim de flores é pantanoso. A melhor maneira de criar o solo perfeito para as rosas é uma mistura especial de areia, argila, composto e cal. Se houver argila no local, apenas será necessário adicionar matéria orgânica. Já que, de acordo com outras exigências, esse solo é considerado ideal para rosas.
Importante: as rosas não são plantadas em local onde antes cresciam outras flores, pois facilmente se contaminam com doenças e sofrem infestações de insetos. Se não houver outra opção, jardineiros experientes aconselham a substituição de 70 centímetros da camada superficial do solo neste local. A terra fértil e solta é ideal para qualquer rosa.Antes de aumentar o teor de nutrientes do solo, primeiro você precisa ajustar o nível de acidez. Em terrenos pantanosos, é imperativo organizar uma drenagem de alta qualidade a partir de pequenos seixos.
Ao plantar rosas em vasos, a mistura para vasos pronta é a melhor solução, pois já está perfeitamente equilibrada. Deve ser lembrado que o sucesso no cultivo de rosas depende muito da qualidade do material de plantio. Quando as mudas estão saudáveis, podem criar raízes em qualquer solo, exceto nos pântanos.
Conselho: você pode substituir uma mistura complexa de grama, composto e húmus por vermicomposto. É esta substância que satura notavelmente o solo com oligoelementos necessários para a planta.
Jardineiros experientes dão suas recomendações sobre como plantar corretamente mudas de rosa no solo. Para fazer isso, você precisa mergulhar o sistema radicular em um purê de argila. É preparado de forma muito simples: você precisa de esterco e argila, que se misturam em partes iguais. A solução final deve se parecer com creme de leite.
As rosas preferem o calor e o sol, mas não gostam de exposição constante aos raios diretos. Neste caso, é necessário usar cobertura morta, que é abundantemente polvilhada no roseiral. A base é grama cortada ou serragem. É muito importante calcular corretamente a camada para que a umidade não se acumule sob ela. Se você não quiser recorrer a este método, então é aconselhável plantar flores de baixo crescimento ao lado das rosas, que irão cobrir o solo da luz solar direta.
Quanto aos fertilizantes minerais, eles devem ser usados estritamente em um determinado momento e apenas na quantidade certa. No início da primavera, é realizada a primeira alimentação das rosas; durante o período de floração, nenhum nutriente deixa de ser introduzido no solo.
Nos fóruns, você pode ver que jardineiros experientes estão substituindo fertilizantes por HB 101. Sua peculiaridade é que contém bagaço:
- cedro;
- cipreste;
- Pinheiros;
- banana-da-terra.
As substâncias benéficas dessa mistura ajudam a ativar o crescimento das rosas, além disso, aumenta a resistência da planta às doenças. Para alimentar o sistema radicular das rosas, você pode usar a mesma preparação na forma granular. Ao plantar, vários grânulos de liberação lenta são colocados na cova. Se o solo do local for muito pobre em micro e macroelementos, é aconselhável aplicar uma solução com o preparo indicado na planta a cada três semanas.
É muito importante fazer o furo de pouso corretamente e organizar a drenagem nele. A profundidade para o plantio não deve ultrapassar 70 cm, e o fundo deve ser triturado, tijolo quebrado ou pedrinhas. Um solo nutritivo com uma espessura de cerca de 40 cm é colocado no topo.
O comentário foi enviado com sucesso.