Como guardar uma rosa antes de plantar?
Muitos jardineiros que plantam diferentes variedades de rosas costumam pensar em como preservar o material de plantio até o momento do plantio. A experiência mostra que isso pode ser feito de diferentes maneiras.
Como guardar na geladeira?
É mais conveniente guardar a rosa na geladeira até o plantio. As mudas devem primeiro ser embrulhadas com um pano úmido ou colocadas em um recipiente com musgo úmido. Depois disso, a peça de trabalho é colocada em um pequeno saco. Ele precisa ser amarrado e transferido para o compartimento de armazenamento de vegetais. Lá ficará armazenado até o momento do plantio. A temperatura neste compartimento é ideal. Portanto, as mudas não morrerão, mas não crescerão.
O rolo de broto não deve ser guardado na parte de trás da geladeira ou na porta. No primeiro caso, eles podem congelar. Na segunda, as mudas começarão a crescer mais rápido. Isso é muito ruim para a condição deles.
Também é muito fácil manter as mudas com um sistema radicular fechado. Eles são colocados na geladeira junto com o recipiente. Não remova a planta do recipiente até que seja plantada. Certamente não fará nenhum bem a ele. O recipiente onde se encontra a muda adquirida deve ser embalado em polietileno. Isso ajudará a manter o nível de umidade correto no recipiente. Com o tempo, os brotos podem ficar verdes claros. Mas isso é normal, então não há necessidade de se preocupar com a qualidade do material de plantio.
Se mudas de rosas diferentes forem armazenadas na geladeira, adesivos devem ser colados nos sacos ou recipientes. Cada um deles deve escrever o nome da variedade.
Armazenamento em caixas na varanda
Se não houver espaço para as mudas na geladeira, elas podem ser guardadas na varanda. O principal é que é envidraçado. Para que as plantas permaneçam o maior tempo possível, elas devem ser colocadas em uma caixa grande cheia de um substrato leve e solto. Para a sua preparação, a turfa e a serradura são misturadas em proporções iguais. As mudas são colocadas em cima deste substrato.
Em seguida, as plantas verdes são pulverizadas com água sedimentada. Polvilhe-os por cima com os restos do substrato nutritivo. Nessas condições, as plantas podem ser armazenadas por muito tempo, resistindo a pequenas mudanças de temperatura.
Se os invernos na região são muito frios, nas noites geladas as mudas devem ser cobertas ou transferidas para a casa.
No início da primavera, as caixas podem ser levadas para o local. Em seguida, o recipiente deve ser colocado em um buraco cavado na queda. Polvilhe as mudas por cima com um substrato nutritivo. Isso se deve ao fato de que, com o início do calor, a varanda envidraçada se transforma em uma mini-estufa. Mudas nessas condições podem começar a esticar.
Outros métodos
Existem outros métodos igualmente comuns de armazenamento de brotos.
No porão, adega
Este método é adequado para proprietários de áreas suburbanas. No porão, as rosas podem ser armazenadas por vários meses. Portanto, os blanks comprados no outono geralmente são enviados para lá.
As mudas devem ser colocadas em qualquer recipiente de tamanho adequado. A seguir, as rosas devem ser cobertas com serragem seca ou qualquer outro material semelhante. É importante que o colo da raiz das mudas esteja em um abrigo. Se várias plantas forem armazenadas em um recipiente ao mesmo tempo, deve-se tomar cuidado para que elas não entrem em contato umas com as outras.
Se a água se acumular no chão do porão, as rosas devem ser colocadas em uma colina.Afinal, a exposição à umidade tem um efeito negativo na condição das plantas. Normalmente os recipientes com flores são colocados em prateleiras ou paletes de madeira.
Este método de armazenamento também tem uma desvantagem. Afinal o porão geralmente contém outras mudas, bem como suprimentos de frutas e vegetais... Alguns deles podem ser a origem da doença. Portanto, é muito importante fornecer às mudas e colheitas as condições corretas de armazenamento. É aconselhável colocar as rosas longe de todas as outras culturas. As flores precisam ser verificadas de vez em quando. Eles devem estar livres de quaisquer sinais de podridão, mofo ou qualquer outro sinal de doença.
Na véspera do transplante das mudas para campo aberto, elas devem ser retiradas da adega e deixadas um pouco na parte sombreada do quintal. Isso permitirá que as plantas se adaptem às novas condições. Portanto, será mais fácil para eles se estabelecerem após pousarem em uma área bem iluminada.
No banho
Um banho com sauna a vapor vedada também pode ser utilizado como local de armazenamento de mudas de rosas, tubérculos e bulbos de outras flores. O material de plantio é preliminarmente colocado em uma caixa. Ela é enviada para a sauna a vapor. Lá a caixa é colocada no chão e coberta com um pano grosso ou coisas desnecessárias.
É muito importante que a sala esteja às escuras. Em tal sala, as rosas jovens podem sobreviver facilmente até a primavera.
Na neve
Este é um método bastante incomum de armazenamento de mudas jovens. É ideal para quem não dispõe de varanda isolada ou espaço livre na cave.
Mudas compradas ou colhidas no outono devem ser embaladas em uma caixa de papelão comum. Eles precisam ser polvilhados com serragem seca. Em seguida, o recipiente com as mudas deve ser fechado. Para armazenar rosas, você precisa escolher o canto mais sombreado do jardim. Na primavera, a umidade não deve estagnar nesta parte do território.
É lá que vale a pena colocar uma caixa com mudas de inverno. Placas largas podem ser colocadas sob o contêiner. De cima, deve ser coberto com agrospan ou qualquer material semelhante. Em seguida, polvilhe a caixa coberta com uma espessa camada de neve. O monte de neve deve ser grande. Esse "cobertor" denso salvará as mudas do frio do inverno. Para atrasar o derretimento da neve na primavera, o monte de neve deve ser coberto adicionalmente com ramos de pinheiro ou abeto.
Será possível começar a plantar plantas em terreno aberto depois que o monte de neve derreter completamente. Se nesta hora ainda estiver frio no local, eles precisam ser plantados sob os frascos ou cobertos com qualquer material não tecido por cima.
Em casa
Separadamente, vale a pena falar sobre o armazenamento de rosas em flor. Flores em vasos são geralmente compradas no início da primavera. Até o momento do transplante, são armazenados por 20-25 dias. Neste momento, eles já parecem feios. Mas não se preocupe. Após o transplante correto, a flor se recupera muito rapidamente.
Essas rosas são plantadas após o aquecimento do solo. Vale lembrar que é muito difícil para uma planta assim se adaptar às novas condições. Portanto, após o plantio em terreno aberto, a planta precisará de sombreamento. Uma flor sob a luz direta do sol morrerá rapidamente.
O que fazer com as mudas germinadas?
Mudas jovens, nas quais os primeiros botões ou brotos maduros já apareceram, também podem ser bem guardadas antes do plantio. Em primeiro lugar, eles devem ser imediatamente movidos para a posição vertical. Se as mudas mentirem, ainda assim se esticarão para cima. Por causa disso, as flores vão crescer tortas após o plantio. Isso afetará negativamente a aparência da planta.
Se não houver oportunidade de plantar rosas em terreno aberto em um futuro próximo, os brotos fortes devem ser removidos. Se isso não for feito, eles tirarão nutrientes da planta. Eles devem ser removidos com cuidado, tendo o cuidado de não danificar a haste.
Se os brotos das mudas forem muito pequenos, as flores podem ser mantidas por alguns dias na geladeira ou adega. Mas, ao mesmo tempo, as plantas precisarão ser verificadas regularmente, monitorando seu desenvolvimento.
Alguns jardineiros praticam o plantio de mudas germinadas em pequenos recipientes separados. O processo de transplante consiste nas seguintes etapas.
- Inspeção da planta. O primeiro passo é examinar as raízes da rosa. Se uma planta com sistema radicular aberto secou significativamente, ela precisa ser "revivida" um pouco. Para isso, as mudas são colocadas em um recipiente com água limpa e decantada por 5 a 8 horas. Alguns jardineiros adicionam uma pequena quantidade de uma solução para estimular o crescimento das raízes. Isso aumentará a taxa de sobrevivência das mudas em um novo local. As partes secas ou danificadas do rizoma são pré-cortadas com uma tesoura afiada.
- Escolhendo um container. O recipiente temporário pode ser de plástico ou cerâmica. É importante que seja do tamanho correto. Também deve haver orifícios de drenagem na parte inferior para drenar a água. Nesse caso, as raízes da planta definitivamente não apodrecerão com o tempo. Uma pequena camada de perlita pode ser adicionada ao fundo do recipiente.
- Preparação do solo. Os recipientes selecionados devem ser enchidos com uma mistura de solo de jardim solto, perlita e turfa. Os produtos devem ser misturados na proporção de 2: 1: 2. O recipiente é enchido primeiro com terra por um terço e depois derramado com água. Deve ser aquecido e bem conservado.
- Plantio de mudas. Além disso, as mudas germinadas são colocadas em recipientes com solo estável. Eles devem ser instalados retos, não inclinados. De cima, a muda é coberta com os restos da mistura de solo. O solo é cuidadosamente calcado e regado novamente. Para que a planta se sinta bem, o solo deve ser coberto com cobertura morta. Nesse caso, a umidade será muito melhor retida no solo.
Guarde os recipientes com flores em uma sala fria. Isso ajudará a evitar que as plantas cresçam. Será possível plantar rosas em campo aberto no final da primavera ou início do verão. O solo nesta época já deve esquentar bem.
Deve-se observar que esta opção não é adequada para todos. Afinal, após o transplante de uma flor para campo aberto, a pessoa terá que cuidar de seu estado. As plantas precisarão ser protegidas de ventos fortes e sol forte. Se algo for feito errado, a flor morrerá sob os raios escaldantes do sol.
Em geral, a escolha de um método para armazenar mudas de rosa depende apenas das preferências e capacidades do produtor. Seguindo essas dicas simples, será muito fácil manter os brotos em boas condições até o momento do plantio.
O comentário foi enviado com sucesso.