Como propagar uma rosa ambiente em casa?
Uma das plantas de interior mais populares hoje é a rosa. Cuidar dela não é difícil. Mas, talvez, a reprodução seja considerada o momento mais crucial. Falaremos sobre os métodos e regras básicas do artigo.
O que é necessário?
A primeira etapa do fluxo de trabalho é preparar o inventário e o solo. Os especialistas aconselham optar por vasos de cerâmica espaçosos. Ao reutilizar os recipientes, recomendamos tratá-los cuidadosamente com alvejante e carbonato de sódio.
Verificamos as ferramentas: devem ser afiadas, tratadas com solução de permanganato de potássio ou álcool.
Um papel importante é dado ao preparo do solo. Os principais requisitos para o solo são valor nutricional, frouxidão, neutralidade, umidade e permeabilidade ao ar. Você pode pegar um substrato de loja ou prepará-lo você mesmo. Quando nos cozinhamos, usamos solo de turfa, areia de rio e húmus nas proporções de 4: 1: 4. Alguns usam a seguinte composição: húmus, turfa, areia nas proporções de 2: 2: 1.
A mistura finalizada é mantida em um forno a uma temperatura de 90 graus dentro de uma hora. Esta é uma ótima maneira de impedir a entrada de pragas e doenças. Depois disso, a cinza ou parte do carvão vegetal é adicionada ao solo calcinado preparado. Antes do plantio, a drenagem lavada em água fervente (argila expandida, seixos, tijolos quebrados) é adicionada ao recipiente e, em seguida, metade do vaso é preenchido com terra.
Estacas
Os métodos de melhoramento vegetativo em casa permitem rejuvenescer a planta, mantendo todas as características varietais, bem como obter novos exemplares. Dentre esses métodos, destacamos a divisão do arbusto, propagação por estratificação, estacas.
A maneira mais fácil de propagar rosas de interior em casa é por meio de estacas. Existem muitas técnicas com as quais você pode enraizar as estacas: pelo método Burrito e Trannois, em saco, solo, água, areia.
Você pode até mesmo cortar batatas. É conveniente plantar uma flor da casa em esfagno, papel, misturas de barro de composição diversa.
Os resultados das mudas dependem de muitos fatores, incluindo o preparo competente do material de plantio. Se, por exemplo, uma rosa de chá em um pote está enfraquecida, então você não deve esperar uma prole saudável dela. Ao preparar, é preciso prestar atenção à elasticidade e densidade dos caules. Além disso, os arbustos devem ser lignificados, com casca impecável, mas com brilho característico.
Vale a pena atentar para o fato de que a planta neste momento deve estar se preparando para florescer ou já para florescer. O material ideal para o enraizamento será um broto fino e desbotado na parte do meio. É esse material que cria raízes mais rápido no plantio. Você pode entender que a planta está pronta para enxertar da seguinte maneira: com uma leve pressão, os espinhos caem livremente.
Recomenda-se a propagação de uma flor por meio de estacas a partir do segundo ano de vida. É neste momento que amadurece o número necessário de rebentos fortes. Via de regra, todo o trabalho é feito no verão. É conveniente para germinar estacas em casa a partir de rebentos maduros na parte inferior ou média do caule. O material selecionado deve conter até 4 botões maduros.
Preparação
É necessário dividir o caule em segmentos de até 15 centímetros de comprimento, cortá-los de baixo, em um ângulo de 45 graus, mas 1 centímetro abaixo do rim são. E o corte superior pode ser feito 0,5 cm acima do rim superior.Assim, pelo menos três placas de folhas vivas e de 2 a 4 botões funcionais devem permanecer em todas as partes cortadas.
Depois disso, as placas das folhas inferiores são removidas e as placas e espinhos restantes são encurtados em 1/2 do comprimento. O material acabado é enviado para o estimulador de crescimento radicular "Kornevin" ou "Heteroauxin". A duração do conteúdo é determinada pelas instruções.
Não é recomendado secar os cortes: eles precisam imediatamente de um ambiente úmido.
Na água
Para o enraizamento com água, os especialistas aconselham a utilização de vários recipientes, o principal é que sejam opacos. Antes de usar, a água deve assentar, aquecer ou você pode primeiro fervê-la e resfriá-la até a temperatura ambiente.
As xícaras onde as mudas "assentam" devem ser deixadas em um local bem iluminado. Na verdade, o processo de enraizamento requer 15 horas de luz do dia. Se houver falta de iluminação, um fitolamp é usado. Depois de algumas semanas, as primeiras raízes podem aparecer. Mas você precisa esperar pelo seu alongamento e ramificação de até 1-1,5 centímetros.
No chão
A conveniência desse método é que o material de plantio é imediatamente colocado naquele recipiente com solo, onde irá enraizar e crescer mais. Mas é bastante difícil entender como são ativamente o enraizamento e o enxerto das estacas. Para o plantio no solo, é necessário preparar com antecedência um recipiente de diâmetro conveniente, drenagem e mistura de solo, e a estaca em si já deve ser processada em estimulador de crescimento.
Depois disso, o material acabado é plantado com metade do comprimento em um ângulo de 45 graus, e o solo é compactado e irrigado suavemente com água. Para um melhor enxerto, recomenda-se criar um efeito estufa cobrindo o recipiente com um recipiente transparente ou de polietileno. Se o diâmetro do vaso for relativamente grande, várias mudas podem ser plantadas de uma vez, mantendo uma distância de 5 centímetros entre elas. Será possível falar sobre os resultados do enraizamento não antes de três semanas.
Na areia
O material processado para o plantio pode ser colocado em uma mistura de areia, aprofundando no máximo 1 centímetro. O ajuste correto é determinado pela posição da primeira gema em relação à superfície da areia: deve sobressair ligeiramente. Depois, agem por analogia com o solo comum: são levemente compactados, regados com cuidado, cobertos com polietileno. Um mês depois, aparecem os verdes jovens - este é um sinal de sucesso no enraizamento das mudas.
Em batatas
Este método é comprovado e muito simples. E a disponibilidade se explica pelo fato de todos terem tubérculos de batata em casa. Uma amostra saudável de tamanho médio deve ser selecionada. Em seguida, corte todos os olhos e faça um corte na parte central igual em diâmetro à espessura do caule. O caule é fixado no corte e o tubérculo é inserido no solo. A mistura de terra deve ser umedecida e as mudas cobertas com polietileno.
Na embalagem
Com este método expresso, as raízes aparecem duas semanas após o plantio. Antes de plantar, é recomendável preparar previamente aloe, musgo. Depois que uma solução é preparada com suco de aloe vera e água na proporção de 1: 9, o musgo é enviado a ela. O caule é embrulhado em musgo e um saco plástico. A bolsa é ligeiramente inflada e neste estado é suspensa em um local quente. Depois que os brotos aparecem, a muda é transplantada para o solo preparado.
Método Trannois
A técnica é interessante porque muitas estacas são enraizadas em vasos de grande diâmetro ao mesmo tempo. Vantagem do método: você pode observar o processo e escolher o material saudável. Antes de iniciar o trabalho, prepare material para plantio com até 20 centímetros de comprimento, corte todas as chapas e determine em recipiente previamente preparado com terra. A terra está levemente umedecida, coberta com polietileno.
Método burrito
Este método também é simples, mas não há garantia definitiva de enraizamento. Após o corte do material, ele é colocado em um estimulador de raízes. Depois de um dia, os cortes encharcados são cuidadosamente embrulhados em jornal ou papel úmido. Todo o conteúdo é enviado para aquecimento com controle obrigatório de umidade.
Reprodução por camadas
As plantas com rebentos longos são geralmente propagadas por estratificação. Do fundo do arbusto em flor, você precisa dar um tiro. Para isso, em determinado local, as placas foliares são cortadas e um broto é obtido com o auxílio de um entalhe longitudinal. Em seguida, o material acabado é adicionado ao solo ou coberto com um saco plástico. As primeiras raízes podem aparecer após um mês.
Dividindo o mato
Este método funciona bem no final do verão. A planta está se preparando para o descanso, é nesse momento que você pode plantar. Folhas, botões, flores são cortados dos brotos selecionados e é feita uma poda reduzida. Recomenda-se umedecer bem o solo em um vaso de flores.
A planta é retirada do recipiente antigo e o sistema radicular é completamente colocado em água morna, as raízes são lavadas suavemente, removendo-se o solo velho e as raízes danificadas. Após todos os procedimentos, os arbustos com raízes são divididos em várias partes. Os arbustos jovens são classificados em contêineres. O solo é bem umedecido e o material de plantio colocado em local escuro.
É necessário controlar o nível de umidade na panela, é perigoso secar a terra. Os arbustos se recuperam com os devidos cuidados por um mês.
Como plantar com sementes?
Este é o método mais difícil, demorado e ineficaz. Os cultivadores ou criadores de flores experientes levam-no principalmente para o trabalho. Mas antes que as sementes maduras apareçam, você precisa esperar a planta florescer, polinizá-la ou esperar pela polinização pelas abelhas, e então o tempo deve passar antes de amadurecer.
À medida que amadurecem, as vagens das sementes são cuidadosamente removidas, abertas, enviadas para uma solução de peróxido de hidrogênio e ligeiramente secas. Em seguida, eles enviam para um saco plástico e determinam seu lugar na geladeira. A estratificação leva pelo menos dois meses. Só então as sementes são distribuídas nos vasos com a mistura de nutrientes.
Também existe um método de reprodução por vacinação. É conveniente usá-lo na primavera e no verão quentes. O método artificial de cultivo de estacas é praticado com plantas semelhantes nas características das espécies.
O comentário foi enviado com sucesso.