Como processar rosas no outono com vitríolo de ferro?
O tratamento de outono de rosas com vitríolo de ferro previne o desenvolvimento de infecções fúngicas, espanta roedores e pragas de insetos... O produto químico é frequentemente usado como fertilizante, pois mantém a composição mineral do solo e melhora a imunidade da planta. Prepare-se para o processamento Solução aquosa a 3%, que irrigam a parte aérea do mato e a camada superficial do solo.
Processando recursos
Os nomes alternativos para o sulfato ferroso são sulfato ferroso, sulfato ferroso. Na aparência, a substância é um pó cristalino verde que se dissolve rapidamente em água. Os jardineiros usam-no para cultivar o solo em seu local no final do outono. Em casos raros, o procedimento é repetido no início da primavera.
Uma solução aquosa de sulfato ferroso tem as seguintes propriedades:
após o processamento no outono, as rosas não serão atacadas por pragas;
a substância química contém mais de 50% de ferro ativo, além de enxofre - devido à inclusão na composição de componentes minerais em estado diluído, a solução de vitríolo pode atuar como fertilizante micronutriente;
refere-se a fungicidas de contato potentes;
em alta concentração, o sulfato ferroso exibe propriedades inseticidas, por isso é utilizado para eliminar larvas, ovos e adultos de insetos que permanecem nos resíduos orgânicos durante o inverno.
Ao criar o rosário, o sulfato ferroso é usado como um fungicida barato. É necessário preparar fábricas para o inverno. Uma solução aquosa de um composto químico tem as seguintes vantagens:
alta resistência a doenças infecciosas e fúngicas;
preço acessível - 200 g de pó são vendidos por 20-25 rublos;
fácil de usar;
longa vida útil do produto.
Na hora de realizar o processamento, é importante lembrar que a substância ativa em alta concentração atua agressivamente sobre as plantas.
Como resultado, apesar de uma série de vantagens, jardineiros experientes destacam as seguintes desvantagens do sulfato ferroso:
o excesso de um composto químico causa queimaduras nos botões, brotos e folhas das plantas;
facilmente lavado da superfície das rosas por precipitação;
retarda o desenvolvimento das plantas durante a estação de crescimento na primavera.
O vitríolo de ferro é um sal de ácido sulfúrico, respectivamente, tem pH dentro de 3-5 unidades. Por causa disso, não é adequado para o processamento de solos ácidos e ligeiramente ácidos.
O sulfato de ferro é necessário para o tratamento de brotos jovens de uma rosa, uma mistura de solo perto dos círculos do tronco, cobertura morta no período de outono-inverno.
Recomenda-se pulverizar as rosas com uma solução aquosa de sulfato ferroso apenas no outono. Ao usar o medicamento na primavera, existe o risco de prejudicar a planta: devido às queimaduras, aparecem manchas marrons escuras nas placas das folhas. No outono, o trabalho de desinfecção é feito após a queda da folhagem ou a eliminação artificial da massa verde, portanto, não surgem consequências negativas após a aplicação de um composto químico. Para profilaxia, é permitido o tratamento com solução aquosa de concentração de 3%. É feito pela mistura de 30 g de pó de sulfato ferroso com 1 litro de água.Concentrações mais altas levam à morte dos brotos verdes do roseiral, enquanto concentrações mais baixas são ineficazes na luta contra infecções fúngicas e bacterianas.
Em casos excepcionais, é permitido tratar as rosas com uma solução aquosa de sulfato de ferro a 1% para dissolver os botões e acelerar o crescimento da folhagem jovem. É importante lembrar que o medicamento não deve atingir as pétalas da planta. A solução é distribuída uniformemente sobre as folhas e caules usando um borrifador. A desinfecção é realizada 2 vezes com intervalo de 10 dias. É aconselhável realizar o tratamento na ausência de precipitação, pois a chuva lava rapidamente o produto dos arbustos.
A solução leva 48 horas para funcionar. O processamento é realizado antes do abrigo para o inverno. As folhas caídas são queimadas ou jogadas fora, pois podem permanecer vestígios do produto químico. Ao usar sulfato ferroso na horticultura, é importante lembrar que a solução não pode ser usada em conjunto com cal e outros tipos de fungicidas.
Por que isso é necessário?
A pulverização de rosas no outono com uma solução de sulfato de ferro concentra-se nas seguintes tarefas:
para fornecer proteção para arbustos contra o congelamento no inverno;
prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas
eliminar as pragas de insetos;
assustar os roedores.
Tratamento químico faz com que a planta perca folhagem e acelera sua preparação para a hibernação.
Para que o arbusto sobreviva ao frio, é necessário cobri-lo com cuidado.
No cultivo de flores, além de sulfato de ferro, muitos preparações fungicidas, porque o sulfato ferroso não consegue lidar com a eficiência máxima com todos os tipos de infecções e pragas. Esta desvantagem é compensada pelo fato de que aumenta a imunidade da planta. Apesar da folhagem cair após o uso da solução, o sulfato ferroso é frequentemente usado como fertilizante. Promove o crescimento ativo do arbusto, reduzindo assim as consequências negativas do uso de outros fungicidas potentes.
Uma preparação à base de sulfato ferroso evita o desenvolvimento das seguintes doenças perigosas:
oídio;
podridão cinzenta;
reduz o risco de uma perna preta;
coccomicose.
Ele mantém o equilíbrio do ferro no solo, permitindo que a planta receba os nutrientes necessários. Por meio do uso de sulfato de ferro, os seguintes objetivos podem ser alcançados:
aumentar o número de botões e acelerar o processo de floração;
evitar o desenvolvimento de clorose ou amarelecimento da parte verde;
provocar o crescimento abundante de brotos, causar paisagismo.
Essas propriedades do sulfato ferroso Aplique principalmente na primaveraquando é necessário acordar rapidamente a planta da hibernação e plantar vegetação no local. É estritamente proibido usar um produto químico para tratar rosas de interior. Estes últimos não possuem imunidade forte e não hibernam, podendo morrer rapidamente sob a ação da droga.
É importante lembrar que o vitríolo do ferro é facilmente lavado com água... Isso se aplica não apenas à parte aérea da planta, mas também ao solo. Para evitar o apodrecimento do sistema radicular no outono antes de se abrigar para o inverno, é necessário esperar até que o solo esteja completamente seco.
Portanto, a pulverização é realizada em tempo seco, após a rega do arbusto.
Instruções
Para alcançar o efeito terapêutico máximo do uso de sulfato ferroso, uma solução aquosa para o trabalho deve ser preparada antes do uso direto. Caso contrário, o efeito da droga é reduzido, razão pela qual o sulfato de ferro não ajudará a livrar o arbusto de lesões infecciosas ou pragas de insetos. Esse efeito é devido ao fato de que o sulfato ferroso é rapidamente oxidado na água e no ar ao longo do tempo. Como resultado, a solução finalizada torna-se inútil durante o armazenamento. Os demais produtos da reação oxidativa podem prejudicar as plantas.
Jardineiros experientes afirmam que a concentração mais segura e eficaz de sulfato de ferro é de 3%. Elimina a maioria dos adultos de insetos, larvas, ovos e microorganismos patogênicos. Ao mesmo tempo, o produto acabado não queima as partes aéreas das plantas. Para prepará-lo, uma pessoa deve medir 300 g de um preparado em pó seco e dissolvê-lo em 10 litros de água.
Se o rosário estiver afetado por clorose ou manchas, é recomendável preparar uma solução de sulfato ferroso a 1%. É usado apenas até a queda da folhagem. O tratamento é realizado pelo menos 3-4 vezes para obter o efeito máximo. Com irrigação adequada, a imunidade da planta melhora.
Preparação da solução
Para a irrigação de outono da roseira, recomenda-se preparar uma solução aquosa de sulfato ferroso com concentração de 3% ou 5%... Para iniciantes em jardinagem, a questão pode surgir: como criar tal composição. É preciso lembrar o seguinte: se você tomar um pó de sulfato ferroso na dosagem de 100 ge diluir em 10 litros de água, você obtém uma solução de concentração de 1%. A matéria seca e o solvente são considerados na proporção de 1: 100.
Uma solução aquosa de sulfato ferroso para o tratamento desinfetante de rosas é preparada de acordo com os seguintes esquemas.
Irrigação de brotos verdes com concentração de 3%. 10 litros de água representam 300 g de matéria seca.
Pulverizar solo e cobertura morta com solução aquosa a 5%. Em 10 litros de água, 500 g de sulfato de ferro são diluídos.
Recomenda-se não utilizar água da torneira como solvente, mas sim água decantada. O uso de água da chuva é permitido.
É necessário diluir o pó até que os cristais de sulfato ferroso estejam completamente dissolvidos.
Se o pó de sulfato de ferro não estiver disponível, qualquer fungicida de contato funcionará como uma alternativa:
"Abiga-Peak" ou oxicloreto de cobre;
Oxicromo, representando oxadixil e oxicloreto de cobre;
Mistura bordalesa - sulfato de hidróxido de cálcio e cobre;
Ridomil Gold.
Os medicamentos apresentados são mais seguros que o sulfato de ferro, devido ao seu baixo nível de toxicidade. Ao mesmo tempo, eles não podem ser usados contra uma forte infecção por fungos de rosas e também não ajudam a destruir uma grande colônia de pragas de insetos.
Pulverização
O tratamento de arbustos com sulfato de ferro é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
você deve primeiro cortar os brotos verdes que não tiveram tempo de se desenvolver;
pedúnculos e botões são cortados;
as trepadeiras precisarão ser removidas da parede de suporte e espalhadas sobre o solo coberto;
rosas padrão são dobradas no chão;
preparar uma solução aquosa de sulfato ferroso a 3%, enchê-la com um borrifador;
é necessário pulverizar uniformemente as plantas, o processamento é feito de baixo para cima.
Recomenda-se despejar a mistura de solo sob os arbustos com água ou tratá-la com uma solução de sulfato de ferro a 5%. A pulverização é realizada somente após a remoção dos detritos orgânicos ao redor do caule das rosas, soltando o solo e hidratando a rega. O tratamento com vitríolo de ferro é realizado apenas nos casos em que os arbustos estão há muito tempo afetados por infecções bacterianas ou fúngicas, que não puderam ser completamente eliminadas.
Pulverizar com um composto químico da cobertura morta usada para abrigar rosas para o inverno é obrigatório. Depois de concluir o procedimento, você precisará secá-lo.
Com uma infecção fúngica
Na maioria dos casos, os fungos caem em arbustos com novas variedades. Portanto, antes de plantar rosas recém-adquiridas no local, é necessário examinar cuidadosamente os caules e as folhas em busca de sinais de infecção. A pulverização de plantas com sulfato de ferro é realizada para as seguintes doenças fúngicas:
ferrugem;
septoria;
spheroteka;
peonosporose;
vestígios de podridão cinzenta;
folha queima por infecção fúngica.
Você pode usar uma solução aquosa de sulfato de ferro para o tratamento e prevenção de doenças em mudas jovens. A composição é aplicada por meio de um borrifador. É importante lembrar que neste caso as folhas caem e a planta vai doer um pouco. A recuperação leva de 7 a 10 dias.
Para combater pragas de insetos
Para o tratamento de plantas de fitófagos, uma solução aquosa ele é usado apenas antes do abrigo de arbustos da geada. Antes de pulverizar a parte verde do arbusto, efetua-se a poda, retira-se do solo as folhas caídas e os caules cortados. Na preparação para a desinfecção, o solo é abundantemente regado e a rosa é alimentada com fertilizantes minerais.
Processamento como alimento complementar
O vitríolo de ferro é usado não apenas para destruir doenças infecciosas e insetos herbívoros, mas também como vestir-se para rosas antes do inverno. O sulfato ferroso é necessário para a oxidação do solo, íons metálicos assimilado pelas plantas e posteriormente ir para o desenvolvimento do arbusto.
Para realizar o tratamento, 30 g de sulfato de ferro em pó são dissolvidos em 3 litros de água com baixo grau de dureza. A irrigação do solo é realizada em tempo claro e sem vento. É proibido o uso de vitríolo no verão, pois o excesso de luz solar pode acelerar a reação de oxidação e as folhas receberão queimaduras químicas.
Medidas de segurança
A composição de uma solução aquosa de sulfato de ferro corresponde totalmente à estrutura química da substância cristalina original. Como resultado, o sulfato ferroso é classificado como classe de perigo III. O composto inorgânico pode prejudicar os humanos.
Devido à elevada acidez, são possíveis queimaduras, erupções cutâneas, comichão e rubor.
Portanto, ao realizar trabalhos de jardim, as seguintes precauções devem ser observadas:
use um traje de proteção apertado;
trabalhe com sulfato de ferro em um respirador e óculos de proteção;
remova crianças pequenas e animais de estimação da área de tratamento;
É estritamente proibido usar recipientes para conter alimentos para a preparação e armazenamento de uma composição ácida.
Se o produto atingir os olhos, o trato digestivo e o sistema respiratório de forma dissolvida e cristalina, você precisa chame os primeiros socorros imediatamente. Uma solução alcalina é usada para neutralizar os ácidos.
Conselho de profissional
Jardineiros experientes são aconselhados a seguir as seguintes recomendações ao processar rosas com sulfato de ferro.
Antes de realizar a pulverização de outono da roseira, você precisa certifique-se de coletar e queimar as folhas caídas... Os brotos restantes precisarão ser cortados. No lixo orgânico, ovos e larvas de insetos-praga permanecem hibernando, assim como fungos e microorganismos patogênicos. Para acelerar a queda das folhas e reduzir a carga fitopatogênica, é recomendado pulverizar as plantas com solução de uréia a 1%.
O processamento deve ser realizado em clima seco e calmo. Antes de iniciar o trabalho, é recomendável olhar a previsão dos meteorologistas para uma semana, pois 48 horas devem se passar para se obter o efeito da pulverização.
Você deve tentar pulverizar a solução para que cobriu completamente o arbusto inteiro. A exceção são os caules das flores e os botões durante o processamento na primavera.
Não use sulfato de ferro com outros medicamentos antifúngicos ou antibacterianos... Caso contrário, a morte da planta pode ser causada.
Depois que as rosas secarem, você pode cortar e cobrir arbustos para o inverno.
Se, algum tempo após o processamento do outono, os brotos e folhas verdes sob o abrigo ficaram pretos, você precisa esperar pela primavera... Somente durante o período vegetativo se pode descobrir o motivo de tal reação: o escurecimento causado por uma queimadura de vitríolo é devido a uma alta concentração da droga ou um fenômeno natural. No primeiro caso, geralmente ocorre a morte da planta, que para de crescer após o inverno.
No próximo vídeo, você conhecerá claramente as regras para processar rosas no outono com vitríolo de ferro.
O comentário foi enviado com sucesso.