Como cortar rosas?
Cortar rosas é um dos métodos mais populares de cultivo dessas flores. Usando-o, você pode obter uma planta que mantém todas as características da flor-mãe.
Que tipo de rosas você pode enxertar?
Jardineiros experientes sabem que nem todas as rosas do jardim podem ser cortadas por estacas. As seguintes variedades de flores podem ser propagadas por este método:
-
escalando;
-
floribunda rosas;
-
cobertura do solo;
- miniatura.
Muitos jardineiros também conseguem propagar rosas canadenses e inglesas com sucesso.
É muito difícil cultivar flores e arbustos no parque dessa maneira. Não vale a pena tentar cortar rosas-chá híbridas. Os rebentos jovens ainda não conseguirão criar raízes.
Características do procedimento
É necessário preparar uma rosa para propagação com antecedência. A flor é bem pré-alimentada. Isso é feito na primavera e no início do verão. Os rebentos costumam ser cortados na segunda quinzena de julho ou em agosto. Neste momento, a planta já acumulou nutrientes suficientes. Portanto, as futuras estacas enraizarão perfeitamente.
Alguns jardineiros também usam mudas de "inverno" para propagação. Eles são colhidos no outono. No inverno, as mudas podem ser armazenadas em uma adega ou geladeira. Sob as condições certas, as plantas podem ser facilmente preservadas até o plantio na primavera. Mas esse método de cortar rosas é usado com menos frequência.
Escolha plantas saudáveis para estacas de verão.
Não corte brotos de flores lignificadas ou muito jovens.
Antes de iniciar o trabalho, os futuros cortes devem ser examinados cuidadosamente. Eles não devem mostrar quaisquer sinais de doença ou danos mecânicos.
O tamanho dos brotos deve ser de 20-30 centímetros, a espessura deve estar dentro de 10 mm. Corte as estacas com um podador de jardim afiado ou uma faca. Nesse caso, o corte será perfeito. Antes do uso, o instrumento é desinfetado com água fervente ou álcool.
A parte inferior da estaca cortada deve ser limpa de espinhos e folhagens. Na parte superior, seu número deve ser reduzido à metade.
Os rebentos jovens não podem ser transportados a longas distâncias. Recomenda-se enraizar os ramos no primeiro dia após o corte.
Você pode completar a preparação dos cortes desinfetando-os com uma solução de permanganato de potássio e colocando-os em um recipiente com uma solução de estimulador de crescimento. Para isso, costuma comprar "Kornevin", "Zircon" ou produtos semelhantes. Devem ser usados de acordo com as instruções de uso.
Um produto caseiro também é adequado para o processamento de fatias.
- Água com mel. Para prepará-lo, dilua uma colher de chá de mel em meio litro de água pura. O produto deve ser natural.
- Infusão de fermento. O fermento de padeiro é diluído em água fervida morna. Normalmente, 100 gramas do produto são adicionados a um litro de água. Você pode aumentar a eficácia da infusão adicionando uma colher de chá de açúcar ao recipiente. O fermento seco não é usado para a preparação da infusão.
- Suco de Aloe. Suco de babosa fresco também pode ser usado para tratar as fatias. Para isso, a folhagem da planta deve ser colocada no liquidificador e picada. Coe o mingau em uma gaze. Neste suco, as mudas são deixadas durante a noite. Em seguida, é diluído em água na proporção de 1 para 9. Em seguida, as mudas são colocadas em um recipiente com um produto líquido por mais algumas horas.
Depois de preparar as estacas desta forma, pode começar a germiná-las imediatamente.
Os caminhos
Existem várias maneiras principais de cultivar rosas no futuro.
Na água
Esta é a maneira mais fácil de germinar mudas de rosa. Primeiro você precisa ferver a água.Depois disso, é resfriado. O carvão vegetal deve ser adicionado ao recipiente. Isso ajuda a desinfetar o líquido.
Em seguida, as mudas são colocadas na água. Isso deve ser feito com cuidado. Sua folhagem não deve entrar em contato com a água. Caso contrário, a planta pode começar a apodrecer. Em seguida, o recipiente deve ser coberto com uma película transparente, havendo nele furos para os troncos das flores.
Dessa forma, o recipiente com as mudas é enviado para um local escurecido. Uma vez a cada 2-3 dias, as raízes dos brotos devem ser examinadas. Nesse caso, a água precisa ser trocada. Após cerca de 20 dias, um novo sistema radicular começará a se formar nas bordas das mudas.
A única desvantagem deste método de enxertia é que, devido à falta de oxigênio, as raízes das plantas permanecem muito frágeis. Portanto, é muito fácil danificá-los durante o transplante.
Em batatas
Este método de cultivo de rosas é bastante conhecido. Recomenda-se usar batatas de tamanho médio ou grande no trabalho. Todos os "olhos" devem ser cuidadosamente cortados dos tubérculos. Um pequeno buraco é feito no centro da batata. Não deve ser mais largo que o diâmetro do corte.
As rosas são inseridas nas batatas assim preparadas com pontas pontiagudas. Tubérculos preparados com flores são transferidos para recipientes com solo solto. Eles são cuidadosamente adicionados e cobertos com uma garrafa.
As plantas precisam ser ventiladas regularmente. Faça isso por 10-15 minutos. Uma vez a cada 5 dias, as mudas são regadas com água e açúcar ou mel. Você pode enraizar uma planta dessa forma muito rapidamente. Após 15-18 dias, o pedúnculo pode ser transplantado para um local permanente.
Pacote de suco de aloe
Desta forma, você pode propagar um arbusto ou uma rosa de jardim. Usando o suco de babosa, a flor germinará muito rapidamente.
Primeiro você precisa encher o saco com musgo esfagno. Verduras devem ser derramadas com suco de babosa misturado com água na proporção de 1 para 9. Os cortes são colocados no saco. Suas bordas estão bem amarradas. Depois disso, o pacote é pendurado na janela.
Não há necessidade de regar as flores. Será possível plantá-los em campo aberto em 20-25 dias.
No jornal
Os cortes de burrito são populares entre muitos jardineiros. Para embrulhar, costuma-se usar folhas de jornal ou papel higiênico. Em vez disso, as mudas também podem ser embrulhadas em guardanapos. O principal é não molhar muito.
As estacas são dobradas em pilhas de várias peças. Depois disso, eles são embrulhados firmemente com papel úmido. Os pacotes são colocados em um saco plástico. Ele é imediatamente enviado para um lugar escuro. De vez em quando, pacotes de mudas são desenrolados. Ao mesmo tempo, o papel é umedecido com um borrifador. Se apodrecer aparecer em um dos cortes ao longo do tempo, será necessário removê-lo. O restante dos brotos deverá ser enxaguado em água morna e embrulhado novamente em papel.
Em breve, raízes aparecerão nas estacas. Quando atingem 4 a 6 centímetros de comprimento, podem ser transplantados para terreno aberto.
Fazendo as mudas germinar e embrulhando-as em papel úmido, até mesmo as variedades de rosas consideradas difíceis de enraizar podem ser plantadas.
Na areia
O método incomum é adequado para cortar a maioria das variedades de rosas. O processo de germinação de estacas em areia consiste nas seguintes etapas.
- Para começar, um recipiente com orifícios de drenagem é preenchido com areia limpa.
- Você precisa colocar galhos verdes nele.
- A areia deve ser pulverizada com um borrifador.
- Depois disso, o recipiente é movido para um local bem iluminado.
As rosas plantadas na areia são regadas diariamente. Depois de um mês, certificando-se de que cada ramo tenha criado raízes, as flores podem ser transplantadas para o campo aberto.
Em vermiculita
Este método de propagação pode ser usado por proprietários de rosas de interior. Primeiro, encha um copo plástico com vermiculita. Você pode comprá-lo em uma loja de jardinagem. Em seguida, o "solo" é regado com água morna. Tendo separado o rebento verde do arbusto principal, é colocado num copo.
O recipiente com o broto é coberto com um saco e enviado para o parapeito da janela. A planta é regada apenas 3-4 vezes durante todo o tempo, porque a vermiculita permanece úmida por muito tempo.Será possível transplantar as mudas para um novo vaso com solo nutritivo em cerca de um mês.
Em substrato de coco
Este método de enraizar rosas tem muito em comum com o anterior. Desta forma, as flores de interior também costumam ser propagadas. A muda verde é colocada em um pote de terra misturada com fibra de coco. Você não precisa cobrir a flor. Mas você precisa regá-lo a cada poucos dias.
Depois de um tempo, a rosa criará raízes neste vaso. Não há necessidade de transplantar uma rosa jovem em qualquer lugar no futuro. Ele vai crescer bem em um pote de meio nutritivo.
Em uma banana
Este é um método incomum, mas muito eficaz de cultivar rosas.
- Sem separar o caule da planta, deve-se fazer uma incisão com faca limpa, retirando parte da casca.
- Esta parte da planta deve ser envolvida em uma casca de banana.
- Um gargalo de uma garrafa de plástico cortado de uma garrafa de plástico e cortado de um lado é colocado na parte superior.
- O espaço livre entre o plástico e a casca é preenchido com terra umedecida.
- Além disso, esta estrutura é fixada com braçadeiras de plástico.
- Após cerca de duas semanas, ele é removido. A rosa é cuidadosamente cortada.
- Um talo preparado de forma tão incomum é plantado no solo.
Qualquer rosa de jardim pode ser enraizada em uma banana.
No Jardim
Para plantar no jardim, vale a pena usar galhos cortados. Para enraizar rosas, você precisa escolher um local adequado. Deve estar em sombra parcial. Isso se deve ao fato de que as rosas precisam de luz para um desenvolvimento normal. No entanto, eles crescem mal sob a luz solar direta.
Escolhido um local adequado, as estacas devem ser plantadas no solo em ângulo. Você pode ter 2-3 mudas nas proximidades. Imediatamente após o plantio, devem ser regados abundantemente com água sedimentada e cobertos com um jarro ou garrafa de plástico cortada.
Para o inverno, o contêiner é estimado com folhagem seca. Só será possível remover o abrigo depois de estabelecido o calor estável. Normalmente, essas condições favoráveis só podem ser esperadas no final de maio.
No futuro, rosas podem ser plantadas. O principal é fazer isso com cuidado.
Cuidado com as estacas
Ao plantar plantas no verão ou no outono, é importante levar em consideração o momento do transplante das mudas. É muito importante que a muda tenha tempo para se estabelecer em um novo lugar, mas ainda não começou a crescer ativamente. O enraizamento das mudas em campo aberto leva cerca de um mês e meio. Portanto, é mais conveniente plantar estacas no final de agosto ou setembro. Deve-se escolher um momento mais preciso para o plantio de plantas em local permanente, com foco no clima local.
As instruções para o plantio de estacas germinadas em uma nova parcela são as seguintes.
- Primeiro, o solo deve ser afrouxado. Em seguida, no site, você precisa cavar o número necessário de buracos. A distância entre eles depende das características varietais das rosas. Se forem arbustos subdimensionados, ele deve estar dentro de 30 centímetros, se alto - 50 cm, se escalar - 100 cm ou mais.
- Em seguida, o talo é removido do recipiente ou saco. Eles fazem isso com cuidado, tentando não danificar as raízes.
- Em seguida, os galhos são colocados nas covas e cobertos com uma mistura de terra e composto.
- Terminado o transplante das mudas, são regadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso ajuda a descontaminar o solo.
Se os botões dos ramos já eclodiram, as estacas devem ser sombreadas.
No futuro, as rosas novas serão tratadas da mesma forma que as plantas adultas. As flores são regadas e inspecionadas regularmente. O solo próximo às hastes é solto de vez em quando. A princípio, isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes das flores.
As flores são geralmente cobertas para o inverno. Para proteger as rosas, é melhor instalar arcos sobre elas. Eles são cobertos com uma película ou qualquer outro material de cobertura. Eles o removem dos arcos somente após a chegada do calor.
Em geral, as mudas são uma ótima maneira de propagar suas rosas favoritas. Seguindo regras simples, as flores podem ser cultivadas em qualquer área.
O comentário foi enviado com sucesso.