O que fazer com rosas desbotadas nos arbustos?
Muitas pessoas cultivam rosas em suas propriedades, especialmente nas regiões do sul. Mas os jardineiros novatos sempre têm muitas dúvidas, uma vez que essas flores requerem atenção especial e cuidado de qualidade. Uma das questões que preocupa os veranistas é o que fazer com os arbustos quando as rosas já murcharam. Portanto, vale a pena considerar com mais detalhes.
Como podar após a primeira floração?
É um erro pensar que, se a rosa desbotou, nada mais precisa ser feito com os botões nos arbustos. Na verdade, ainda há muito trabalho a ser feito. E isso não é só o corte das flores, que pode ser feito nos meses de julho e agosto, e ao longo da temporada, é também toda uma lista de cuidados.
A poda é muito importante para quaisquer rosas, especialmente aquelas que florescem várias vezes ao longo da temporada.... Após a floração, a força da rosa é gasta na formação de sementes. Mas a reprodução da semente é um processo complexo e nem sempre bem-sucedido. Portanto, quase ninguém usa esse método como o principal. Botões desbotados devem ser removidos. Assim, a rosa direcionará suas energias para a posterior formação de novos botões, bem como para o desenvolvimento do arbusto. É assim que se formarão os botões do próximo ano.
E mesmo que a rosa não floresça novamente, a poda oportuna permitirá que o arbusto fique limpo e bonito, além de garantir a formação de uma folhagem abundante e saudável, o que também é importante.
Além disso, a rosa requer poda sanitária. Neste caso, é necessário retirar não só flores secas, mas também ramos quebrados, rebentos doentes. Tudo isso favorece o desenvolvimento do mato. Também é muito importante remover os ramos que crescem para dentro, eles contribuem para o engrossamento do arbusto, o que não é nada útil para uma rosa.
Top curativo
Qualquer rosa na rua do jardim, seja trepadeira, arbusto, floribunda ou outras variedades, precisa ser alimentada e depois da floração também.
-
No processo de floração, a rosa gasta muita energia, por isso é imprescindível reabastecê-la, fornecendo nutrientes à planta. Nesse caso, a melhor opção seria alternar os curativos radicular e foliar.
-
Para a alimentação foliar, costuma-se usar uma solução de cinzas, que abastece a rosa com potássio, fósforo, cálcio... Para isso, basta despejar dois copos de cinzas com um litro de água fervente, deixar fermentar por várias horas, depois diluir com 10 litros de água e começar a regar.
-
Desde que as rosas ainda estejam floridas, devem ser fertilizadas com nitrogênio. Uma solução de ureia é adequada para este propósito. Uma colher de sopa pode ser diluída em um balde de água e despejada sobre a rosa.
-
Outro bom tempero é grama e excrementos de frango. O balde é enchido até a metade com grama cortada, um litro de esterco líquido de galinha é adicionado. Você precisa infundir a solução por uma semana, depois coar e diluir 10 litros de água. Então você pode regar as roseiras.
-
Se você não quiser preparar a cobertura sozinho, pode usar preparações prontas que podem ser compradas em qualquer loja de jardinagem. Estes incluem Fertika, Universal-2, Primavera-Verão, Floral Aquarine, Agricola Aqua e outros. Via de regra, indicam a dosagem necessária e os métodos de preparação da solução.
Afrouxamento do solo
Cuidar das plantas após a floração inclui o afrouxamento. Este procedimento é especialmente relevante no verão. Se as rosas murcharam em julho ou agosto, o afrouxamento deve ser realizado junto com outros procedimentos.
É especialmente importante após a rega, pois ajudará o ar a penetrar no solo devido ao fato de que não se formará uma crosta na superfície.
Além de afrouxar, também vale a pena fazer a cobertura morta, que também ajudará a reter a umidade e evitar o crescimento de ervas daninhas. Casca de árvore ou serragem funcionam melhor e também enobrecem a aparência de um canteiro de flores com rosas.
Proteção contra doenças e pragas
A rosa é suscetível a uma variedade de doenças e pragas. Portanto, para proteger os arbustos, você não deve esperar o início desses momentos desagradáveis, é melhor evitá-los.
Depois que todos os botões secos forem cortados, você pode regar as rosas e borrifá-las com Fitosporin. É vendido em pó, pasta e líquido. Existe também uma especial "Fitosporina para flores". Todos os esquemas de processamento estão indicados na embalagem e devem ser seguidos. Ele irá proteger a rosa do oídio e outras doenças que freqüentemente afetam a rosa.
Se a doença cobriu completamente os arbustos, você pode usar medicamentos mais radicais, por exemplo, o líquido bordalês.
Freqüentemente, a rosa é afetada por pragas como pulgões e ácaros. Nestes casos, você pode preparar uma solução de sabão usando sabão de alcatrão. Uma opção muito boa é a composição pronta "Sabonete Verde", que pode ser adquirida em uma loja de jardinagem.
Como profilaxia contra qualquer infortúnio, os remédios populares também são adequados. Esses incluem:
-
infusões de cinzas;
-
casca de cebola;
-
alho;
-
amônia;
-
uma decocção de malmequeres.
Muitos desses componentes não só ajudarão no enfrentamento de doenças e pragas, ou melhor, na prevenção de sua ocorrência, mas também servirão de alimentação ao mesmo tempo.
Além disso, as rosas não só podem ser regadas e pulverizadas, mas também pulverizadas. Para este propósito, um pó preparado à base de cinza ou tabaco é bem adequado.
É importante notar que quando as pragas já apareceram, é necessário processar com muito cuidado cada folha, e também por dentro. Isso dará a certeza de que todas as pragas deixaram o arbusto e não serão capazes de se reproduzir mais. Neste caso, um tratamento não será suficiente, é imprescindível repetir os procedimentos mais algumas vezes. Tudo depende do grau de dano ao arbusto. Em caso de danos graves, os brotos afetados devem ser removidos antes do processamento, eles ainda não podem ser restaurados e novos crescerão já saudáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.