Rosas amarelas: descrição e cultivo das melhores variedades

Rosas amarelas: descrição e cultivo das melhores variedades
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares
  3. Ajuste e cuidado corretos
  4. Doenças e pragas
  5. Aplicação em paisagismo

As rosas amarelas são um verdadeiro sonho para muitos jardineiros e residentes de verão que não querem tolerar o tédio e a monotonia em seus canteiros de flores. São as plantas com inflorescências de tom pêssego, laranja e ensolarado que mais interessam aos criadores modernos. Mesmo na época do aparecimento das primeiras coleções, as rosas amarelas eram incrivelmente raras. Hoje são muito mais comuns, encantando com sua beleza não só os floricultores experientes, mas também os amadores que desejam desfrutar de seu esplendor em seu jardim.

Peculiaridades

Por que as rosas amarelas são consideradas difíceis de cultivar? O fato é que o ancestral de todas as variedades desta planta é a Foetida Persiana, quase todos os descendentes são suscetíveis ao desenvolvimento de inúmeras doenças, incluindo manchas pretas... Quando outras variedades foram cultivadas em sua base, a tendência para resistência reduzida a doenças persistiu. Foi apenas nas últimas gerações de flores que essa hereditariedade desagradável foi superada. Mas as variedades de plantas de chá clássicas e híbridas ainda requerem atenção máxima durante o cultivo.

A instabilidade da cor é outro desafio no cultivo de rosas amarelas.

Nas variedades de laranja, sob a influência da luz solar, começa a aparecer uma pigmentação rosa e, em um ano particularmente quente, pode-se observar uma repintura bastante rápida do jardim de flores. Um exemplo notável dessa mudança de tonalidade pode ser chamada de variedade Antao Chippendale, cujos botões têm uma rica cor laranja e a flor em flor assume a tonalidade do amanhecer.

As rosas amarelas são muito sensíveis à composição do solo. Além disso, podem mudar de cor mesmo sob a influência de fatores climáticos, adquirindo um tom rosado nas pontas. As principais características das rosas “Mãe das Amarelas” de Michurin e outras espécies populares são recomendadas pelos criadores para levar em consideração ao criar jardins de rosas, a fim de evitar a variegação.

Variedades populares

As melhores variedades de rosas amarelas e vermelho-amarelas com uma descrição de suas capacidades e características realmente merecem atenção. Normalmente, todas as plantas são divididas em inglês clássico, criação moderna, sul da Ásia. A geografia do crescimento não é um fator fundamental, mas influencia as tendências gerais na criação de plantas varietais. Pertencer a um determinado grupo também é importante.

As rosas amarelas trepadeiras, de chá híbrido, de flores grandes, anãs ou de caule longo, mantêm o seu esplendor até ao final do outono e servem como uma verdadeira decoração do canteiro de flores. Vamos considerar suas melhores variedades com mais detalhes.

Amarelo

  • Variedade de rosa lendária "Mãe do Amarelo" Michurin recebeu o nome do criador mais ilustre. Claro que a floricultura estava longe de ser o seu negócio principal, mas no final do século XIX este incansável experimentador foi levado pela criação de flores de cor estável. As cultivares Persian Yellow e Lutescens foram tomadas como base. Mas depois da revolução ele nunca mais voltou a cultivar rosas, hoje é quase impossível encontrar esta flor em sua forma original.
  • Kerio. Entre as rosas modernas, que têm um tom ensolarado impecável, os jardineiros apreciam especialmente a variedade de chá híbrido holandês "Kerio". As flores pertencentes à variedade cortada têm um centro alto, um botão estético denso e uma rica tonalidade dourada.Uma flor totalmente aberta adquire uma borda laranja em torno das bordas das pétalas. A rosa "Kerio" tem um arbusto alto com folhagem verde rica e espinhos médio. A decoratividade das flores é enfatizada por uma rica vegetação.
  • Portão Dourado. Dentre as variedades trepadeiras, as rosas Golden Gate merecem atenção especial. São adequados para a criação de arcos decorativos no jardim devido à altura dos rebentos até 3,5 m, têm flores grandes, cujas margens esmaecem ao sol quase para um tom branco. As pétalas de Terry parecem muito impressionantes e magníficas.

Por ter sido cultivada recentemente, em 2006, apresenta a resistência característica das rosas modernas às geadas e às doenças comuns das plantas.

  • Landora. Cor amarela intensa, efeito decorativo da gema. A variedade de rosas Landora é um chá híbrido, perfeito para uso em chalés de verão e jardins. Uma planta despretensiosa está protegida das doenças mais comuns, não tem medo de geadas. Belos botões apertados, de tonalidade dourada ensolarada, têm forma alongada, crescem em caule reto, cuja altura chega a 120 cm.
  • Alsmeer Gold. Rosa luxuosa para cortar um delicado tom amarelo cremoso Alsmeer Gold pertence a variedades que crescem em um caule alto e reto de até 1 m de comprimento. A flor clássica fica espetacular em buquês e arranjos florais. A folhagem verde escura realça favoravelmente a nobreza da sombra dos botões. A variedade é caracterizada por um pequeno número de espinhos.
  • Lichtkonigin Lucia. O tipo de rosa conhecido desde 1966, Lichtkonigin Lucia, pertence a arbustos que crescem em hastes fortes e bastante duras. Eles crescem até 150 cm de comprimento. As flores têm uma estrutura dupla, rica cor dourada, com transição para creme pálido ao longo da margem da pétala. O arbusto continua a florescer ao longo da temporada e tem um aroma requintado. Entre as características da variedade, destaca-se a robustez invernal.
  • Graham Thomas. Desde 1983, uma das variedades mais populares de rosas inglesas com uma cor amarela cremosa persistente é Graham Thomas. As flores duplas grandes têm forma de taça, exalam um aroma adocicado, o arbusto é bastante ramificado, mantém-se bem a sua forma. A variedade é caracterizada por hastes retas de até 1,4 m de altura.
  • Sonnenschirm. Variedade ensolarada com forma de xícara arredondada - Sonnenschirm pertence à categoria de plantas de cobertura do solo. A rosa mantém sua cor brilhante e saturada por muito tempo, parece muito decorativa.
  • Gina Lollobrigida. Batizada com o nome da grande atriz italiana, a rosa foi criada seletivamente em 1989 e pertence à espécie do grupo do chá híbrido. Esta variedade de roseiras é caracterizada pela formação de um botão com núcleo denso e uma cúpula exuberante nas bordas. O tamanho total da inflorescência é de até 13 cm.
  • Mabella. A variedade Mabella é muito apreciada pelos fãs do cultivo de plantas por sua versatilidade - o arbusto cresce bem tanto com haste quanto em grupo. Pode ser usado para corte, cultivo em estufa. A altura dos caules chega a 1,2 m, as flores na superfície dos ramos são amarelo-limão, têm uma estrutura dupla, as pétalas têm formato pontiagudo, um aroma delicado. Entre as vantagens desta rosa, nota-se a resistência aos efeitos do frio, infecções fúngicas.

Todas essas variedades podem crescer ao ar livre mesmo nas condições da zona central da Rússia, são decorativas e têm uma preservação estável de uma rica gama de cores amarelas.

Amarelo vermelho

Flores brilhantes com uma cor dupla - bordas laranja ou rosa, e um núcleo dourado, parecem muito impressionantes e decorativas. Além disso, esses botões parecem especialmente expressivos em um jardim de rosas ou em um arbusto. Também existem variedades ricas em antocianinas, que têm folhas vermelhas no interior - isso não é uma anomalia, mas a norma.

Entre as variedades populares de rosas, em que predominam os tons laranja e rosa no exterior das pétalas, podem ser notadas as seguintes variedades.

  • Dia da gloria É uma variedade híbrida de chá com excelentes propriedades decorativas.Botões grandes com um núcleo amarelo-laranja, com bordas vermelhas, parecem requintados, adequados para a criação de buquês. Os rebentos retos da rosa são eretos, atingindo uma altura de 120 cm, a rica folhagem da folhagem complementa na perfeição o encanto das flores. Mas essa variedade é bastante caprichosa e requer proteção confiável contra clima frio e doenças.
  • Beija Flor. Pequenas rosas anãs crescendo em arbustos compactos de até 35 cm de altura.O centro amarelo brilhante de uma flor dupla é rodeado por pétalas contrastantes com um rico tom laranja. Os botões crescem em cachos, formando inflorescências de 3-5 peças, continuam a floração até meados do outono.
  • Tequila. Uma rosa que desabrocha lindamente de meados do verão ao outono, permitindo-lhe desfrutar simultaneamente dos botões e das flores exuberantes. O tom das pétalas é de um laranja profundo, desbotando para o damasco e até mesmo para o branco com o tempo. A variedade tem uma estrutura semi-dupla, um belo gradiente de cores. Uma característica distintiva da variedade é a sua excelente adaptação às mais difíceis condições de cultivo, não tem medo de doenças.
  • "Gueixa". Uma variedade de terry amarelo-vermelho que mantém o meio denso e as bordas exuberantes. Difere na capacidade de manter o frescor na forma cortada por muito tempo. O aroma é bastante fraco, não pronunciado. Uma grande flor atinge 12 cm de diâmetro, as bordas são mais claras do que o núcleo. Os arbustos chegam a atingir 1 m de altura, os caules são grossos, fortes, a variedade de chá híbrido é resistente aos efeitos do frio, não necessita de cobertura adicional.
  • Rugelda. Distingue-se por uma tonalidade escarlate de botões, nos quais, quando abertos, encontra-se um núcleo amarelo com uma borda vermelha nas bordas. A planta arbustiva atinge a altura de 2 m, distingue-se por um número significativo de espinhos, e é adequada para a formação de arcos decorativos.

    As luxuosas flores de rosas podem diversificar o magnífico equipamento do roseiral, tornando-o mais expressivo e original.

    Ajuste e cuidado corretos

    Para que uma rosa amarela crie raízes no jardim, ela precisa receber o máximo de atenção. Para o plantio, deve-se escolher os meses de outono, de setembro a meados de outubro. A compra do material de plantio também deve ser realizada na véspera do plantio, escolhendo as mudas mais potentes. Recomenda-se colocar os arbustos em áreas ensolaradas, longe de arbustos e árvores que dão sombra. Evite planícies, locais com lençol freático alto, áreas abertas ao vento. A melhor solução seria um canteiro preparado com solo levemente ácido (até 6,5 PH), drenado e saturado de minerais.

    O plantio em vasos é feito após rega abundante, as raízes são aparadas, os brotos são encurtados. A profundidade da cova de plantio deve ser igual ao comprimento das raízes + 10 cm, no momento do plantio o enxerto deve estar localizado na profundidade de 3-4 cm. Após o plantio, o solo é compactado ao redor da planta, com rolo. formado para evitar o fluxo de água. Nos primeiros 10 dias, a planta precisa de proteção do sol, regando no segundo dia.

    Durante o crescimento da roseira, deve-se apertar regularmente as pontas dos ramos, os botões devem ser arrancados à mão até meados do verão. Será necessário podar os caules, regar regularmente, afrouxar, remover ervas daninhas e alimentar-se.

    Doenças e pragas

    Rosas amarelas, especialmente suas variedades clássicas, são suscetíveis ao desenvolvimento de doenças. Eles são especialmente detectados quando a planta é plantada em áreas muito sombreadas ou pantanosas. Via de regra, o arbusto é afetado por doenças fúngicas como ferrugem, mancha preta e míldio. Com a falta de oligoelementos, ocorre clorose.

    As roseiras podem atrair uma grande variedade de pragas, capaz de destruir partes da própria planta ou sugar seus sucos, privando-a de sua vitalidade. Pulgões, cochonilhas e vários ácaros podem interromper o ciclo de vida de uma planta. Danos aos caules e folhas são produzidos principalmente por lagartas, larvas do besouro.

    Aplicação em paisagismo

    No projeto paisagístico, luxuosas rosas amarelas são utilizadas para formar arcos e outras composições no espaço do local. De crescimento baixo - as variedades anãs são adequadas para decorar canteiros de flores. Na parte frontal da composição da paisagem, vale a pena colocar rosas-chá híbridas de espécies remanescentes, quebrando um exuberante jardim separado de flores.

    Floribunda pode ser usada para criar medalhões de gramado elegantes, que são colocados ao longo das bordas, na forma de orlas.

    Na presença de gazebos, pérgulas, treliças, você pode plantar variedades de rosas amarelas trepadeiras que parecem especialmente decorativas e luxuosas. Aqui, eles devem ser complementados com videiras e outras plantas trepadeiras.

    Para saber como é a aparência de uma roseira-do-chá amarela, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário