Rosas verdes: características e descrição das variedades
A ciência do melhoramento não pára e cria novas variedades e variedades de várias culturas. Uma dessas maravilhas únicas da criação é a rosa verde.
Tipos, variedades e sua descrição
Ao longo dos séculos, a rosa sofreu inúmeras alterações, tanto naturais como devido à participação das pessoas, até adquirir harmonia na forma de botões, contornos de delicadas pétalas e vários tons de cores. O aparecimento de uma rosa verde foi facilitado por acaso - não foi retirado propositalmente.
No final do século 18, um botânico da Holanda A. Mayer, que fez experiências com rosas, implantou um caule de uma rosa branca em um toco de espinho selvagem. Depois de um tempo, uma rosa floresceu com pétalas verdes peculiares. Assim, o estereótipo sobre a cor que uma rosa deveria ter foi destruído. Mas a falta de aroma era a falta de um botão verde, distinguindo-o das cores habituais.
A seleção posterior teve como objetivo formar uma silhueta de pétalas ideal e várias combinações de verde e outras cores na flor. Como resultado, surgiram muitos tipos originais desta rosa, diferindo em diferentes saturação de verdes com tonalidades de flores: verde-branco, verde-rosa, verde-amarelo e vermelho com núcleo verde.
Tipos de rosas verdes.
- Chá híbrido. Eles foram obtidos através da hibridização de variedades de chá e remanescentes. Este tipo é muito popular e é usado para formar canteiros de flores, canteiros de flores. Uma característica distintiva deste tipo de rosas é a floração contínua durante todo o verão. Representado por variedades como "Super Green", "Mythos", "St. Patrick's day ”,“ Misteli ”.
- Alpinistas (escalada). É um híbrido de escalada, chá híbrido, chá, variedades remanescentes e espécies de floribundo. Esta variedade decora gazebos e varandas, varandas e paredes de edifícios, várias cercas e sebes. Variedades - "Elfe", "Aelita".
- Rosas em miniatura. Eles apareceram na Europa no início do século XIX. E depois disso, criadores espanhóis, holandeses e americanos criaram novas variedades dessas pequenas flores. Eles são amplamente utilizados na criação de bordas, canteiros de flores, canteiros de flores e são cultivados com sucesso em ambientes fechados. Apresentado pelas variedades "Green Eyes", "Green Diamond", "Green Ice Min".
- Rosas Floribunda (florescendo abundantemente) são o resultado da hibridização de chá-híbrido, noz-moscada, polyanthus. Eles se distinguem pela duração da floração, resistência ao frio e infecções. As rosas Floribunda são despretensiosas no cultivo e as flores grandes conferem-lhes uma aparência decorativa elegante. Estes são Greensleeves, Sheila Mac Queen, Jade, Lovely Green.
- Criadores americanos também contribuíram para o desenvolvimento de novas variedades de rosas verdes. Como fonte de material, eles usaram não apenas o mais recente, mas também variedades antigas de rosas de jardim. As flores desta espécie apresentam as seguintes características: crescem rapidamente e têm caule forte, toleram bem o frio, são imunes a doenças e insetos nocivos e florescem por muito tempo e em abundância. Variedades - Chá Verde, Limonada, Wimbeldon.
Das variedades e variedades listadas, as seguintes são as mais populares.
- Chá verde. Esta variedade é destinada ao corte. O botão de rosa tem a forma de um copo, atinge um tamanho de 7 cm e é composto por 25-30 pétalas de uma tonalidade verde pálida. As pétalas são arredondadas, suas bordas onduladas conferem à rosa um aspecto duplo. Um botão em flor, em sua forma, assemelha-se a uma tigela profunda de até 10 cm de diâmetro.O caule da rosa é reto, atingindo 90 cm de altura, com alguns espinhos. Grandes folhas verdes escuras brilhantes realçam delicadas pétalas verdes claras.
As rosas podem permanecer frescas após o corte e permanecer frescas por quase duas semanas. A roseira é altamente resistente a infecções.
- Gelo Verde. Uma roseira exuberante em miniatura desta variedade, é caracterizada por um longo período de floração e abundância de botões. Os botões verde-rosa fechados perdem gradualmente sua tonalidade rosa original durante o processo de floração, e as belas pétalas sinuosas e desgrenhadas se transformam em verde-branco. Como a roseira atinge uma pequena altura (cerca de 0,5 m), é frequentemente usada para formar bordas.
- "Limbo". As características da variedade são a ausência de espinhos no caule, a compactação do arbusto (altura 50-80 cm e largura cerca de 50 cm), imunidade à mancha negra e ao oídio. As folhas são muito grandes e brilhantes, e as flores verde-amarelas têm um leve perfume. Os botões não abertos têm uma forma cônica, mas a abertura gradual de 47 pétalas transforma-os em um copo largo (de até 9 cm). Nas bordas, as pétalas têm uma orla aberta.
- Olho vermelho. A combinação original das cores vermelho escuro e verde escuro tornam esta rosa escarlate com um coração verde único. A flor é exuberante, dupla, de formato achatado, é quase um círculo regular. As pétalas vermelhas ricas de pequenos botões (cerca de 5 cm) circundam luxuriantemente o meio verde brilhante das pétalas densamente e firmemente encaixadas. O caule desta rosa é médio - 50-60 cm, e o arbusto em si é baixo - 40-50 cm. É indispensável para decorar colinas alpinas, decorar bordas.
- "Elfe". Esta rosa peônia trepadeira atinge com flores grandes (cerca de 14 cm) fofas de cor branco-esverdeada. Numerosos botões se formam e florescem em longos caules ao longo da temporada. São tantos que, sem apoios, seus caules, pesados de flores, se curvam ao chão. Cada botão contém cerca de 57 pétalas. Sua cor passa imperceptivelmente de um tom marfim na parte superior para um verde claro com um tom limão na base. Os caules longos devem ser apontados para cima.
- "Wimbeldon". A roseira destaca-se pela altura (até 1 m) e espinhos esparsos em longos caules. A delicada cor esverdeada das pétalas tem uma saturação diferente: a cor verde claro torna-se imperceptivelmente verde pálido com um ligeiro tom limão. O centro do denso botão é destacado com uma borda bordô brilhante ao longo da borda ondulada das pétalas. A variedade tolera bem as flutuações de temperatura.
- "Helena". Esta é uma variedade de seleção russa. Não pode ser atribuído a verdadeiras rosas verdes. Seus botões arredondados, apontados para cima, escondem as delicadas pétalas amarelas. Após a abertura, listras verdes aparecem nas pétalas inferiores, o que torna a rosa invulgarmente bonita. Os arbustos são altos - até 1,5 me largura - até 0,9 m. A variedade é caracterizada por uma floração longa.
Além das listadas, existem muitas outras variedades igualmente populares - "Super Verde", "Dia de São Patrício", "Carlsbad", "Gloria Dei", "Rosa Verde", "Limonada", "Diamante Verde" e outras .
Aterrissagem
O cultivo desta flor única, mas exigente, exigirá muito trabalho, conhecimento e habilidades. Em primeiro lugar, a qualidade das mudas desempenha um papel importante, por isso é aconselhável adquiri-las em viveiros e não submetê-las a longos transportes e armazenamento. Isso afetará negativamente a taxa de sobrevivência de roseiras. Recomenda-se escolher mudas de variedades zoneadas, caso contrário, a planta que ama o calor morrerá. Deve-se dar preferência a mudas com raízes fortes e vivas, sem sinais de doenças, danos, apodrecimento.
A escolha do local de pouso também é importante. Esta rosa ama a abundância do calor do sol. Não tolera ventos e cresce mal em áreas baixas e úmidas. Um trecho ensolarado, de preferência sul, fechado do vento norte, é perfeito.
Para um bom crescimento de uma rosa verde, recomenda-se um solo fértil solto e ligeiramente ácido. A areia deve ser adicionada ao solo argiloso e ao solo do jardim e à matéria orgânica em quantidades iguais ao solo arenoso. Em qualquer tipo de solo, húmus (húmus) e composto devem ser introduzidos com antecedência. Também é útil adicionar superfosfato, nitrophoska, cinzas ou fertilizantes complexos. Nas regiões da zona média do nosso país, a melhor época para o desembarque é a primavera e o início do outono. Isso geralmente ocorre na segunda quinzena de abril até o final de maio. Uma condição importante deve ser observada - a terra deve ser aquecida a pelo menos +12 graus e um clima quente deve ser estabelecido. Para as regiões do sul, o plantio de primavera não é recomendado, pois o calor do verão tem um efeito prejudicial sobre os arbustos jovens.
No outono, as rosas são plantadas de meados de setembro ao início de outubro. Essas datas de plantio garantem que os arbustos criarão raízes e criarão raízes antes da geada, e que os botões nas hastes não se desenvolverão. Antes do início do tempo frio, as mudas rosadas jovens precisam ser isoladas com algum material de cobertura. O plantio correto desempenha um papel importante no desenvolvimento subsequente da rosa verde.
Regras de plantio.
- Com antecedência (uma a duas semanas), cave um buraco de tal tamanho que as raízes da muda se encaixem livremente nele. Normalmente seu tamanho é de 0,6 x 0,6 m com uma profundidade de 0,7 m. A camada superior mais fértil da terra deve ser removida com cuidado.
- A drenagem de entulho, cascalho ou quaisquer seixos é colocada no fundo.
- Em seguida, a drenagem é coberta com uma pequena camada de mistura de solo com fertilizantes complexos. A seguinte composição é possível: farinha de dolomita (2 copos), superfosfato (2 punhados), argila moída, turfa (em um balde), terra de jardim e farinha de osso (2 baldes cada). Um buraco de 0,4 m é preenchido com esta composição.
- Despeje bastante água sobre o buraco.
- Mergulhe as raízes nele e espalhe-as suavemente, e então cubra-as com a camada superior da terra removida e compacte o solo.
Também existe um método mais complexo para plantar uma rosa verde: o plantio preliminar em um recipiente. É selecionada levando-se em consideração o tamanho das raízes da muda e deve ter furos. Ele é preenchido com terra de envasamento. O plantio posterior é feito da seguinte forma: o recipiente é colocado em uma cova previamente preparada, coberto com terra e bem regado.
Ao plantar diferentes tipos de rosas verdes, é preciso observar as lacunas entre os arbustos. Rosas arbustivas são plantadas a uma distância de 1,5-3 m, rosas subdimensionadas - após 0,4-0,6 m, crespas - com intervalo de 2-3 m, e canteiros de flores - após 0,3-0,6 m.
Regras de cuidado
O cuidado bem organizado promove bom crescimento e floração abundante da rosa verde, o que implica cumprimento de algumas regras.
- A rega deve ser sistemática e abundante. Mas um excesso de umidade não deve ser permitido, o que leva ao apodrecimento das raízes e posterior morte da planta. Você deve verificar regularmente o teor de umidade do solo sob o arbusto e regá-lo conforme necessário.
- A rega deve ser acompanhada pelo afrouxamento do solo sob o arbusto. Isso deve ser feito depois que toda a água foi absorvida. As ervas daninhas são removidas ao mesmo tempo. A cobertura morta do solo perto do arbusto não apenas retém a umidade, mas também inibe o crescimento de ervas daninhas.
- A planta é alimentada a cada 2 semanas. A fertilização começa 14 dias após o plantio da muda. Eles também usam matéria orgânica que melhora o crescimento da massa verde (isto é especialmente necessário na primavera) e fertilizantes minerais que suportam a floração abundante e formam resistência ao frio (eles são aplicados no verão e no outono).
- Uma inspeção sistemática do mato permite detectar atempadamente uma doença ou a presença de pragas e começar a combatê-las.
- É necessário fazer uma poda sanitária anual do arbusto - cortada desatualizada, seca e com sinais de caules de doenças, além de formar um arbusto - retirar brotos desnecessários que interferem nos demais ramos.
- É importante preparar rosas a tempo do inverno. A cobertura morta de turfa e o húmus costumam ser usados para cobrir o arbusto. O uso de outro material isolante também é permitido.
- Na primavera, no primeiro calor, o isolamento é retirado, pois pode levar ao apodrecimento das raízes. O abrigo pode ser deixado até o início do calor estável, mas então você precisa fazer uma ventilação regular das raízes.
- Após a retirada final do abrigo, o arbusto deve ser borrifado com sulfato de cobre para desinfecção.
A vizinhança correta com outras culturas também tem um efeito benéfico no crescimento da rosa. A beleza verde pode ser combinada no jardim com outras plantas com flores - sino e sálvia, dedaleira e lobélia, tomilho e alfazema, orégano, cravo e viola, arbustos de bagas perenes. Dálias e gladíolos têm um efeito avassalador sobre a rosa, então sua vizinhança é indesejável.
Doenças e pragas
Insetos nocivos podem aparecer na roseira durante a formação de botões e folhas. Eles destroem as flores futuras e estragam a beleza de toda a planta. Na maioria das vezes, uma rosa verde é afetada por pragas:
- a lagarta da mosca-serra rosa, que suga o suco da folhagem, prejudicando os processos metabólicos do mato;
- formigas que se alimentam de pulgões;
- penny babando, localizado na superfície interna da folha e tirando o suco da planta, envenenando-a com espuma;
- leafroller, que surge na fase inicial de maturação dos caules e aí permanece até o final do verão.
Cada inseto nocivo deve ser tratado à sua própria maneira: moedas babadas e rolos de folhas são coletados manualmente e destruídos, as preparações inseticidas são eficazes para matar pulgões e formigas e as lagartas podem ser colhidas manualmente ou pulverizadas com pesticidas.
As doenças mais comuns da rosa são as seguintes.
- Oídio, um sinal disso é o aparecimento de uma flor branca nas folhas e caules. Com esses sinais, você precisa pulverizar imediatamente a planta com preparações "Topázio", "Chistotsvet", "Fundazol".
- Ferrugem. Os caules afetados pela ferrugem tornam-se tortos e grossos. Em seguida, uma flor de laranja aparece no colo basal e perto dos botões, e no interior da folha - protuberâncias alaranjadas, que subsequentemente tornam-se pretas. O tratamento consiste na poda oportuna dos ramos doentes e pulverizá-los após a abertura dos botões com líquido bordalês a 1% ou meios "Oxyhom", "Hom", "Abiga-Peak".
- Mancha negra as folhas são caracterizadas pelo aparecimento de manchas marrom-escuras. As folhas ficam marrons e caem. A luta contra esta doença consiste em borrifar o arbusto com preparações contendo cobre ou Skor, bem como em recolher e destruir as folhas doentes.
A tentação de cultivar essa beleza verde maravilhosa no jardim é grande. No entanto, será difícil para os cultivadores novatos fazer isso devido ao cuidado complexo com o arbusto. Faz sentido primeiro dominar o cultivo de variedades clássicas comuns de rosas, e só então, depois de ganhar experiência, seu trabalho poderá ser coroado de sucesso.
No próximo vídeo você confere a rosa do chá verde.
O comentário foi enviado com sucesso.