Rosas vermelhas: variedades e regras de cuidado
As rosas vermelhas são um verdadeiro clássico. Algumas variedades deliciam-se com a sua resistência ao gelo, outras com uma floração bonita e abundante, outras são capazes de criar arbustos extensos. Os jardineiros gostam muito de variedades que podem escalar uma parede vertical por vários metros, pois ajudam a criar objetos únicos no paisagismo.
Peculiaridades
As rosas vermelhas no jardim são imediatamente marcantes, porque têm uma cor viva e viva. Não é à toa que são considerados um dos melhores para a criação de buquês românticos. Os criadores criaram muitas espécies desta flor, cujos botões diferem em forma, intensidade de cor e tamanho. Existem flores com uma tonalidade delicada de escarlate, e a intensidade da cor de algumas variedades chega ao bordô. Sensuais e estimulantes, as rosas vermelhas conquistam os corações dos jardineiros.
Os criadores conseguiram obter a maioria das variedades por meio de cruzamentos repetidos e seleção subsequente. Algumas das variedades de rosas são espécies domesticadas de plantas selvagens.
As melhores variedades e suas características
Na natureza, quase não há tons de vermelho escuro de rosas, muitas foram criadas por criadores por décadas. Isso inclui variedades de plantas de chá híbridas, floribundas e rosas inglesas. Uma lista das variedades mais proeminentes é apresentada abaixo.
- "Chuveiro carmesim" - mostra cachos de pequenas flores vermelho-carmesim de meados do verão. A planta se mantém em grandes cachos nas inflorescências. A folhagem é escura e brilhante. O arbusto agrada com floração até setembro.
- A confiança do príncipe - uma rosa com flores vermelhas brilhantes. Pertence a variedades que podem tecer em superfícies verticais. Durante o período de floração, surgem grupos de botões vermelho-carmesim com belas pétalas aveludadas. O arbusto tem folhagem brilhante e brilhante e um aroma leve.
- "Glória Escarlate" - uma rosa encaracolada com um grande botão de cor carmesim escuro, no qual uma tonalidade roxa aparece com o tempo. A floração começa no início do verão, os botões são abundantes no mato. Vai deliciar a planta com um aroma rico. A rosa foi criada em 1935.
- Peter Pan - rosa, que foi criada em 1998. É uma flor de chá híbrido vermelho escuro com minúscula folhagem brilhante.
- "EU. D. Braithwaite " - Rosa inglesa com flores grandes que aparecem no arbusto durante todo o período de floração. É a mais brilhante de todas as rosas inglesas com uma cor carmesim clara. As pétalas estão dispostas de maneira solta, formando belas inflorescências grandes. O resultado é um arbusto fofo e bastante espalhado.
- Manstead Wood - uma rosa que ganhou muitos prêmios. É uma variedade espessa com flores aveludadas de cor framboesa com pétalas exteriores mais claras. Flores grandes degeneram com o tempo em flores menores. Um aroma forte emana do arbusto.
- Guilherme Real - uma rosa de chá híbrida com um aroma maravilhoso e flores clássicas vermelhas pontiagudas. Os botões apresentam uma cor vermelha aveludada e aroma rico. O arbusto cresce muito rapidamente.
- "Violetta" - tem flores pequenas, cortadas, púrpura carmesim com estames amarelos. O arbusto espalhando pode agradar com um aroma leve e frutado.
- "Alec Red" - uma rosa, que se caracteriza pela presença de muitas pétalas grandes no botão.Tonalidade de vermelho cereja. A planta tem um aroma forte, floresce várias vezes durante a estação.
- "Alexander" - é apreciada pelas suas flores muito brilhantes e duradouras. A variedade pertence ao chá híbrido, portanto, cresce rapidamente, demonstra excelente resistência a temperaturas extremas e pode crescer em áreas sombreadas. A rosa foi criada pela primeira vez em 1972.
- Allen Chandler - famosa por suas flores grandes, semidobradas, com brilho especial e cor viva, mais próxima do carmesim. Abrindo-se, a flor revela estames dourados. O arbusto floresce profusamente no início da temporada e várias outras vezes durante o verão.
- "Spray" - esta não é uma rosa de flor pequena, pelo contrário, é popular por suas flores grandes e seu tom rosa profundo.
A descrição diz que a altura máxima dos arbustos é de um metro. Apesar da abundância de flores, o arbusto não cheira nada.
Regras de pouso
Existem certas regras para o plantio de mudas de rosa e, se não forem seguidas, será muito difícil conseguir arbustos saudáveis. O corte ou enxertia é feito no horário estritamente especificado por profissionais, caso contrário, uma planta adulta pode morrer. As rosas crescem melhor com boa luz solar. Se não for possível encontrar um local onde os raios solares incidam o dia todo, então vale a pena encontrar um local onde eles fiquem pela manhã, pois o sol da manhã ajuda a secar rapidamente as folhas. Os raios solares da manhã são uma excelente prevenção de doenças. Mas o sol da tarde no meio do verão pode queimar as pétalas.
Rosas não toleram solo úmido. Se não houver áreas bem drenadas, pode valer a pena considerar o plantio em uma posição elevada ou a instalação de drenagem separadamente. As raízes da maioria das variedades não competem com as árvores e arbustos plantados nas proximidades. Mas os melhores resultados podem ser alcançados cultivando flores em canteiros de flores. É aconselhável alimentá-los periodicamente com fertilizantes e regá-los com água para repor a quantidade de elementos consumidos por outras plantas. É muito importante saber que o sistema radicular das rosas não compete bem com as raízes da grama, por isso não deve crescer perto de sua base.
Seleção e armazenamento de mudas
As rosas são geralmente vendidas quando são bienais, depois de serem cultivadas ao ar livre, se uma planta adulta com flores for comprada. Eles são classificados de acordo com o tamanho. A maior é a primeira variedade, e cada uma subsequente tem flores de diâmetro menor. As rosas podem ser vendidas com sistema de raiz aberta em viveiros locais. Você também pode fazer o pedido pelo correio. Ao escolher as plantas na loja, certifique-se de que os caules sejam densos e verdes com casca lisa e não descascada. É importante considerar as raízes - deve-se dar preferência ao material de plantio em que o sistema radicular esteja bem equilibrado. Uma rosa morta tem menos peso e os galhos são quebradiços.
Vale lembrar que as rosas adormecidas vendidas para venda nas lojas logo começam a crescer prematuramente, fraco em uma sala quente. Ao longo de várias semanas, isso pode enfraquecer ou até matar a planta. Após a compra e imediatamente antes do plantio, vale a pena mergulhar as raízes desse material de plantio em água.
As plantas em recipientes podem ser compradas e plantadas em praticamente qualquer momento durante a estação de crescimento. Às vezes são vendidas já com flores, na hora do plantio as inflorescências não serão descartadas, o processo continuará conforme o esperado. Essas plantas devem estar sempre em um recipiente grande, pois seu sistema radicular cresce muito bem na hora da venda. Se você planeja plantar no mesmo dia ou no próximo, deixe as raízes de molho por várias horas ou durante a noite em água; do contrário, você pode secar a rosa um pouco antes de guardá-la. Eles são mantidos na água por no máximo 24 horas, caso contrário, a muda pode ser danificada.
Você pode umedecer o material de embalagem e armazenar em local fresco, onde os arbustos não congelem.Nesta forma, as rosas podem ser armazenadas por 2-3 dias adicionais. Se precisar segurar por mais tempo, vale a pena tirar as raízes ao ar livre. As rosas são colocadas em uma trincheira rasa e as raízes são cobertas com solo. Se as copas estiverem secas, é útil colocar a planta inteira em uma trincheira e cobrir a parte superior e as raízes com terra antes de plantar.
Hora e local de desembarque
Para que os arbustos cresçam, é necessário determinar com clareza a época e o local de seu plantio. O melhor momento de pouso depende das características climáticas da região. Onde a temperatura não desce abaixo de -10 graus Fahrenheit, seja no outono ou na primavera, vale a pena plantar. Se o produtor mora em uma área onde a temperatura cai abaixo dessa marca, o plantio na primavera é preferível. As plantas são plantadas no solo quando estão dormentes se forem compradas com a raiz nua, mas rosas cultivadas em recipientes podem ser plantadas durante a estação de crescimento.
A distância entre os arbustos pode depender da temperatura. Em áreas com invernos rigorosos, é melhor plantar com mais frequência; em climas amenos, é possível plantar arbustos mais separados. A raiz da rosa precisa ser ligeiramente aparada antes do plantio para remover pontas quebradas. Após a compra, a planta é imediatamente desempacotada.
Quando as rosas estão prontas para plantar, você precisa se certificar de que as raízes não estão secas e que o buraco está devidamente preparado. O solo ou a cama devem ser preparados desde o outono ou início da primavera, se o tempo e as condições climáticas permitirem. É aconselhável que o solo seja tratado pelo menos 4-6 semanas antes de as rosas serem plantadas.
Primeiro você precisa cavar um buraco no chão. Sua largura e profundidade devem ser tais que o sistema radicular possa ser completamente submerso. A forma cônica do furo permite que a camada fértil seja colocada no centro do furo. Depois de colocar o arbusto, o buraco é coberto com solo fértil, que é misturado com cobertura morta, fertilizantes. A cabeça está necessariamente escondida sob o aterro. Depois disso, é realizada uma compactação completa e uma rega.
A profundidade de plantio de rosas híbridas modernas é determinada pelo ponto onde o sistema radicular e o tronco se encontram. Se essa junta for danificada pela geada, toda a parte superior pode morrer e novos ramos começarão a crescer a partir da raiz, mas a planta pode ser diferente da versão original. É por isso que é tão importante que este elemento específico esteja localizado um pouco abaixo do nível do solo. Nas regiões do norte, fica alguns centímetros abaixo do solo.
Depois que o buraco for cavado, será necessário polvilhar cerca de metade com solo fértil. A forma cônica elimina bolsas de ar. A planta é retirada do recipiente junto com as raízes e o solo, isso deve ser feito com muito cuidado. Se o sistema radicular for muito grande, você não deve cortá-lo, basta cavar um buraco maior. Após o preenchimento, um pequeno monte deve se formar. A planta deve ser regada e polvilhada com cobertura morta no solo para que a umidade permaneça o maior tempo possível. Ao plantar rosas trançadas, elas são imediatamente amarradas a estacas ou suportes.
Como reproduzir?
A propagação por estacas é de longe o método mais comum para rosas. No entanto, mesmo em condições ideais, 90% de sucesso é considerado um resultado excelente. O fato é que as mudas não têm sistema radicular suficiente para absorver água e nutrientes. Assim, para propagar roseiras com sucesso, o cultivador precisa criar um ambiente que suporte os brotos até que desenvolvam raízes suficientes para sobreviver por conta própria. A melhor época para colher mudas de plantas é o início do verão. Caules que não são muito jovens, mas também não amadurecem com flores murchas, se encaixam perfeitamente. Um galho com botão é muito jovem para se reproduzir.
O processo começa enchendo um recipiente limpo com uma boa mistura fértil.Deve conter uma quantidade suficiente de compostos orgânicos úteis para a planta. Antes de plantar as mudas, o solo é regado, mas não deve ser muito molhado, caso contrário a rosa simplesmente apodrecerá. Selecione mudas saudáveis e representativas. São sempre retirados de cima e de lado. As estacas retiradas do meio da planta não criam raízes, o que continua a ser um mistério para os jardineiros.
Escolha um caule de 4 a 6 centímetros de comprimento com 2 ou 3 folhas. São eles que produzem açúcar a partir da fotossíntese e hormônios que promovem o enraizamento. Use uma lâmina de barbear ou tesouras de poda afiadas para fazer um corte limpo em um ângulo de 45 graus. É esse ângulo que promove o enraizamento rápido.
Na próxima etapa, as flores ou botões são removidos, assim como as folhas inferiores. Corte as folhas restantes ao meio para reduzir a perda de umidade por meio da transpiração. Usando um lápis, faça um pequeno furo no chão, mergulhe o cabo. Cubra o topo da muda com um frasco de vidro ou o recipiente inteiro com um saco plástico para criar um efeito estufa e manter um alto nível de umidade. Rosas enraízam-se melhor em luz forte. Por este motivo, colocam recipientes na janela, mas deve-se evitar o superaquecimento dos cascalhos. Após 3 ou 4 semanas, as primeiras raízes aparecerão.
Como cuidar?
O principal cuidado com as rosas é a introdução oportuna de cobertura, rega de alta qualidade e, às vezes, poda. Se você fizer tudo na hora certa, o jardim de rosas ficará grande e bonito, deliciar-se-á com o seu aroma e as cores da primavera ao final do outono.
Top curativo
A maioria das variedades é bastante tolerante ao tipo de solo. No entanto, os arbustos crescem mais rápido em solo relativamente fértil, no qual existe uma alta densidade de matéria orgânica. O solo onde crescem grandes plantações de vegetais também permite o crescimento de roseiras largas e ricas em flores. Pode-se usar esterco envelhecido, que é um dos melhores aditivos de solo disponíveis. Onde não estiver disponível, turfa ou composto de folhas podem ser usados.
Espalhe uma camada de matéria orgânica com vários centímetros de espessura na superfície interna da cova de plantio ou próximo aos arbustos. Certifique-se de cavar o solo o mais cuidadosamente possível. É melhor fazer isso bem antes do plantio. Muitos jardineiros preferem cavar o solo no outono e uma segunda vez na primavera. Ao plantar em covas separadas, o solo é completamente misturado com fertilizantes orgânicos. Use aproximadamente uma parte de material orgânico para duas partes do solo. Não plante rosas quando o solo estiver excessivamente úmido.
A cobertura é aplicada no início da primavera ou durante o plantio de novas mudas. Às vezes, com um forte esgotamento do solo, é usado em pequenas quantidades durante a floração e o crescimento das rosas.
Rega
A rega é o aspecto mais importante do cultivo de qualquer planta. A quantidade certa de umidade promoverá o crescimento saudável do arbusto, que florescerá por um período prolongado. Cada vez nas rosas do arbusto, 5 litros de líquido devem ser gastos, nas rosas de vime - 10 litros.
A necessidade de irrigação varia muito ao longo do ano e está diretamente relacionada à quantidade de precipitação observada na região. Em outubro e fevereiro, na maioria das áreas, as rosas não são regadas porque estão dormentes. Março-maio é a hora do despertar, então você precisa ter certeza de que o solo está sempre úmido, mas não pantanoso. Se o tempo estiver quente e as chuvas raras, você pode regá-lo uma vez a cada duas semanas.
De junho a setembro, as rosas devem receber umidade uma vez por semana. Assim que o arbusto começar a florescer, preste atenção se as flores murcham. Nesse caso, este é o primeiro sinal de que as rosas precisam de mais água. Rosas recém-plantadas precisam ser regadas pela primeira vez a cada dois dias. A melhor maneira de fazer isso é regar com um regador e, se houver muitas plantações, através de uma mangueira. É melhor regar o mais próximo possível da base do arbusto.Se a água começar a fluir e não for absorvida, vale a pena parar por um momento para permitir que a umidade seja absorvida e depois continuar. Não regar as flores ou folhagens, isso pode estimular o aparecimento de doenças, especialmente se a umidade permanecer nas folhas durante a noite.
Os especialistas recomendam um spray suave em vez de um spray poderoso. Se estiver usando uma mangueira, é melhor instalar a conexão com um regador.
Controle de doenças e pragas
A maioria das rosas modernas é cultivada seletivamente, portanto, apresentam excelente resistência a pragas e doenças fúngicas. No entanto, alguns precisam ser processados para serem protegidos. Se um jardineiro tem que lidar com o problema das doenças das rosas, então, na maioria das vezes, essas podem ser as três doenças mais comuns.
- Mancha negra. Às vezes, manchas pretas aparecem em caules e folhas. Com o tempo, as folhas doentes vão cair, deixando a planta nua e dolorida. Para o processamento, uma preparação contendo cobre é usada na primavera. Além disso, o agricultor deve certificar-se de que os ramos e folhas doentes são removidos e os que caíram no chão. Se isso não for feito, a doença se espalhará ainda mais.
- Oídio. Com esta doença, a penugem branca aparece na folhagem e, com menos frequência, pode ser encontrada em novos botões. Se não for tratada, a doença se espalhará para o resto do arbusto, matando todas as folhas. Trate a planta com uma mistura de bicarbonato de sódio, óleo vegetal e água. Para 1 galão de líquido, pegue 3 partes de bicarbonato de sódio e 2 partes de óleo. A mistura deve ser pulverizada por cima e por baixo do arbusto. Embora as folhas já danificadas não possam ser curadas, isso ajudará a impedir a propagação de bactérias.
- Ferrugem. A doença se manifesta como manchas vermelhas na parte inferior das folhas. O melhor tratamento é idêntico ao usado para a mancha preta.
As roseiras têm muitas pragas com que lidar. Por exemplo, pulgões, besouros japoneses e moscas brancas são apenas alguns dos mais comuns. Na maioria dos casos, essas pragas são fáceis de eliminar se forem identificadas imediatamente. O sabonete inseticida é o produto principal.
Poda
A poda é intimidante para alguns jardineiros, mas aprender a podar as rosas não é tão difícil. A necessidade de poda tem vários motivos.
- Saúde. Galhos mortos ou danificados devem ser colhidos no final do outono ou início da primavera antes que a planta retome o seu crescimento. Os processos de adoecimento são removidos assim que percebidos, para que a doença não se espalhe para toda a planta. Além do mais, a poda pode melhorar a circulação do ar, afinando o arbusto.
- Aparência. Rosas densas e modernas precisam de ajuda para manter uma forma compacta e atraente.
- Ao controle. Algumas variedades de rosas crescem com muito vigor e a poda ajuda a conter o processo de crescimento.
Princípios de poda:
- sempre remova a madeira morta;
- cobrir a superfície de cada corte da planta com uma gota de cola para garantir uma recuperação rápida, bem como proteção contra doenças e pragas;
- remover o excesso de brotos do galho principal, que não é capaz de suportar uma segunda haste suficientemente espessa;
- remover crescimentos da estrutura da raiz que crescem de baixo;
- remova velhos galhos lenhosos;
- após a poda estar completa, remova as folhas e inflorescências velhas de todo o arbusto.
Como se preparar para o inverno?
A principal preparação dos arbustos para o inverno é a poda e cobertura, se necessário. A primeira deve ser feita de acordo com os princípios descritos no parágrafo anterior. Quanto à cobertura, é necessária para aquelas variedades que não estão incluídas na lista de variedades resistentes à geada. Como abrigo, utilizam o solo, que é simplesmente coberto com um arbusto preparado e podado, ou folhagem velha. Às vezes coberto com cobertores velhos ou outros tecidos.
O enfeite de inverno é feito em pequenas quantidades e a critério do próprio jardineiro.
No próximo vídeo, um especialista do Greensad explicará como propagar uma rosa usando estacas.
O comentário foi enviado com sucesso.