Rosas roxas e lilases: variedades com descrição e cultivo

Contente
  1. Variedades populares
  2. Descrição e tons
  3. Condições necessárias para o cultivo
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado

As rosas sempre foram consideradas as flores mais bonitas. Até o momento, os criadores criaram milhares de variedades diferentes de todos os tipos de tons. Mas as rosas roxas e lilases atraem atenção especial por sua singularidade. Em psicologia, o roxo simboliza luxo, riqueza e também sabedoria. E não é de se surpreender que muitos jardineiros queiram diversificar seus jardins e lotes de flores exatamente com essas flores.

Variedades populares

As rosas são classificadas em três tipos: rosas cortadas, em vaso e de jardim.

Mas deve-se notar que as variedades modernas nem sempre correspondem estritamente a esta classificação, uma vez que os criadores combinam as melhores qualidades das diferentes variedades e procuram criar espécies que se adaptassem às mais variadas condições climatéricas, fossem resistentes a doenças e pragas.

As variedades mais populares de rosas são os chás híbridos. A maioria delas são flores duplas grandes e simples em brotos longos e fortes. A altura dos arbustos é de cerca de 1 metro. Estas rosas são cultivadas principalmente para corte. Flores com tons lilás e violeta incluem variedades como Blue Perfume, Delilah, Mainzer Fastnacht.

Também um grupo muito importante para os jardineiros é a escalada, a escalada das rosas., com o qual você pode decorar sebes, gazebos, arcos, pérgulas, grupos de entrada. Têm rebentos muito longos e fortes, atingindo 2 a 6 metros, flores grandes e de aroma brilhante, florescendo durante todo o verão até às geadas. Dos tons de roxo mais populares deste grupo, pode-se chamar de "chuva lilás", "Indigoletta".

As chamadas rosas de fronteira são muito procuradas. Não são muito altos, formam densas inflorescências nos brotos, às vezes até cobrindo a folhagem. Portanto, essas pequenas variedades são plantadas ao longo de becos, caminhos, pequenos canteiros de flores são feitos, que florescem continuamente até o final do outono. Um exemplo notável desse tipo é "Lilac Mist".

Rosas de cobertura do solo. Até o nome deste grupo pode ser adivinhado. que eles cobrem o chão como um tapete. E realmente é. Estas rosas têm muitas vantagens: são despretensiosas, resistentes a pragas e doenças, enraízam-se facilmente, impedem o crescimento de ervas daninhas. Das variedades com tons roxos, recomendamos o Batom rosa.

Rosas em vasos podem ser distinguidas separadamente. Eles também são muito populares porque podem ser cultivados em casa durante todo o ano. As variedades de Kordana são muito comuns e conhecidas por sua floração exuberante. Mas essas flores são muito caprichosas e exigentes para cuidar. Dos lilases, a Lavender pode ser recomendada.

Recentemente, as rosas quenianas são especialmente populares. E isso é compreensível, uma vez que essas flores, cultivadas em plantações no Quênia, têm uma série de vantagens, têm um grande número de todos os tipos de tons e um aroma incomum, delicado, lindo botão elástico. Apesar do longo transporte, eles mantêm sua aparência fresca por muito tempo e não perdem a forma. Variedades de maravilhosos tons delicados de lilás - "Vanguard", "Nightingale", "Ocean Song".

E mais um tipo de rosa que merece atenção são as rosas padrão. Estas são rosas de qualquer tipo, enxertadas em um caule de roseira brava (árvore). Isso é o que dá à rosa muitas propriedades úteis, como resistência à geada e resistência a doenças. As raízes fortes da roseira brava fornecem à rosa nutrição suficiente e, consequentemente, garantem uma floração exuberante.Dependendo do tamanho do caule, as variedades correspondentes de rosas são plantadas. Ou seja, quanto mais alto o caule, maiores variedades de rosas são enxertadas neles.

Descrição e tons

As rosas peônia são originárias de velhas rosas inglesas. São híbridos do famoso criador inglês David Austin. Por exemplo, a rosa spray Misty Bubbles é uma rosa spray da série Bubbles (que se traduz como "bolhas") tem grandes botões rosa-lilases esféricos, é bastante resistente às mudanças climáticas, é muito boa no corte e pode ficar em um vaso por até 10 dias.

Maré vazante de Rosa - uma das últimas variedades cultivadas na Inglaterra, famosa por seu rico tom de ameixa. Pertence ao grupo floribunda. Possui um aroma muito forte e picante de cravo. Uma cor escura incomum, quase preto-violeta cobre algumas imperfeições (flores em duas ondas com uma pausa). Outra variedade roxa escura é Night Owl.

Excelente rosa, que pertence a variedades trepadeiras de cobertura do solo, e também é usada como um matagal em meio-fios, resistente a doenças, floração abundante é "Chuva lilás"... As flores são inicialmente carmesim, depois desbotam para uma cor lilás clara. A rosa floresce abundantemente, fácil de cuidar, ótima para jardineiros iniciantes.

Rosa híbrida de chá "Delilah" tem botões de uma tonalidade púrpura pálida muito bonita, formato clássico. Esta variedade é adequada para plantações individuais e em grupo e é boa para o corte.

Mainzer Fastnacht - uma rosa grande de delicada cor púrpura pálida em um longo caule, não perde sua beleza mesmo no final da floração.

"Purple Haze" - um meio-fio rosa de cor lilás profundo no botão e branco-lilás quando aberto. Ela floresce profusamente e por muito tempo.

"Batom" - uma ampla cobertura do solo com flores semi-duplas, nas quais as pétalas externas são claras, quase brancas, e as internas são vermelho-púrpura brilhante. Muito aromático e resistente a doenças.

Lavender Cordana - uma das variedades de rosas em miniatura com flores duplas de lavanda e aroma delicado. Elas florescem o ano todo, são cultivadas em recipientes e potes e são levadas para o quarto durante o inverno.

"Avangard" - uma variedade de rosas quenianas de cor lilás claro. Flor grande, resistência ao corte até 10 dias.

Condições necessárias para o cultivo

As rosas são muito caprichosas e exigem cuidados. E isso deve ser levado em consideração se você deseja cultivar essas flores lindas. Os quatro fatores principais são luz, calor, ar e solo fértil.

  • As rosas precisam de uma boa iluminação ao longo do dia., mas ao mesmo tempo, a luz solar direta deve ser evitada. Isso é especialmente verdadeiro em relação às nossas variedades favoritas de roxo e lilás, que são cultivadas por meio de uma seleção de longo prazo e são muito delicadas.
  • Climas quentes são desejáveis, mas agora muitas variedades recém-criadas são resistentes a ondas de frio e mudanças climáticas. É importante escolher a variedade certa que seja adequada para a zona climática específica.
  • Locais onde há muito ar e espaço são adequados para rosas., mas é melhor não plantar onde há correntes de ar constantes.
  • O melhor solo para jardins de rosas é neutro. O solo não deve ser pesado nem muito leve. Em solo argiloso, a umidade estagna, o que leva a doenças. E em um solo muito leve, todos os nutrientes são rapidamente lavados e a água sai rapidamente, caso em que as rosas precisam ser regadas e alimentadas com frequência, o que também nem sempre é correto.

Aterrissagem

A escolha correta da muda e o plantio correto já representam a metade do sucesso no cultivo de uma rosa.

É melhor escolher mudas em viveiros ou lojas especializadas. E compre apenas as variedades adequadas para uma determinada zona climática. Ao escolher uma muda, preste atenção ao estado das raízes para que fiquem livres de danos e apodrecimento.

Ao plantar, primeiro você precisa determinar corretamente o local e preparar o solo. Primeiro, desenterre o local de plantio e selecione todas as raízes das ervas daninhas.Em seguida, prepare um buraco, que deve ser de tamanho bastante livre para o sistema radicular da muda, de preferência de modo que ainda haja espaço para as adições necessárias.

Os complementos são necessários para melhorar a qualidade do solo. Por exemplo, argila e húmus podem ser adicionados a solo arenoso muito leve, enquanto solo pesado, ao contrário, pode ser diluído com areia e turfa. Cinza ou outro agente desoxidante pode ser colocado em solo ácido. E também seria bom usar fertilizantes especiais para rosas, existem à venda. Se a água estagnar no local, a drenagem (cascalho, tijolo quebrado, etc.) deve ser colocada no fundo do buraco. Despeje o furo preparado com água.

Cave a muda para que o local do enxerto fique 6 a 7 cm abaixo da terra. Compacte o solo, mas não muito.

As rosas podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono, mas isso deve ser feito para que a muda tenha tempo de criar raízes antes do frio.

Cuidado

Apesar do fato de que as rosas são flores bastante caprichosas, cuidar delas não é um processo tão difícil.

É importante lembrar os pontos principais:

  • rega correta e oportuna;
  • fertilizantes e adubos pontuais;
  • proteção contra pragas e doenças de insetos;
  • poda competente e abrigo para o inverno.

Regar as rosas é suficiente uma vez por semana, a menos que o verão seja muito quente. A regra de rega é melhor com menos frequência e com maior abundância. No tempo quente, regue as rosas pela raiz à noite. Se não for possível regar em tempo hábil, é aconselhável cobrir as rosas com grama cortada, palha, folhagem, serragem.

Os fertilizantes são aplicados em várias etapas. Na primavera - fertilizantes de nitrogênio para o cultivo de massa verde. Durante a brotação e a floração - fertilizantes de potássio e fósforo. Na segunda metade do verão, pare de se alimentar. No outono, antes que os arbustos sejam preparados para o inverno, é melhor usar apenas fertilizantes à base de potássio para lignificação mais rápida dos brotos recém-surgidos.

E fertilizantes universais especiais para rosas também são vendidos. Mas é melhor usar adubo natural, como cinzas, estrume podre (necessariamente!), Húmus de uma pilha de composto.

As principais pragas da planta são o oídio e pulgões. Para não ter que lidar com esses problemas, é melhor fazer pulverizações preventivas. Uma solução de refrigerante de chá salva do oídio e uma solução de sabão em pó e absinto da invasão de pulgões. Jardineiros experientes têm muitos outros métodos de luta (decocções de cascas de cebola e alho, calêndula, malmequeres e muito mais). E também atualmente existem vários medicamentos eficazes, como "Fitosporin-M", "Aktar" e muitos outros.

Mas a poda das rosas também ajuda no controle de pragas. Também é importante para a correta formação do arbusto. A melhor época para a poda é a primavera, pois a poda estimula o surgimento de novos brotos, e no outono, antes das geadas, isso é indesejável. Você precisa cortar caules danificados, brotos que crescem dentro do arbusto, bem como flores murchas.

Outro ponto importante é a proteção contra congelamento. Mesmo se variedades zoneadas forem plantadas, as rosas podem morrer em um inverno rigoroso. Além disso, as variedades com flores roxas e lilases são bastante sensíveis e vulneráveis.

Quando a temperatura do ar abaixo de zero começa de forma constante, você pode começar a cobrir as plantas.

Antes de se abrigar, você precisa borrifar os arbustos com uma solução de líquido bordalês, isso irá proteger contra podridão e fungos.

Em seguida, remova todos os resíduos orgânicos de debaixo do arbusto e cubra com solo cerca de 20-25 cm.

Vários materiais podem ser usados ​​para esconder rosas, como estopa, lutrasil, papelão, sacos de juta. E também use ramos de abeto conífero, qualquer tipo de escudo protetor feito de madeira.

Em qualquer caso, deve-se tomar cuidado para que a planta não entre em contato com o solo de forma estanque, haja um entreferro e que estruturas muito pesadas não esmaguem os arbustos com seu peso.

Se você seguir todas as recomendações de cuidados, então suas rosas roxas favoritas sempre irão deliciá-lo com uma floração exuberante até o final do outono.

Para saber como as rosas são cultivadas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário