O que pode ser feito para que as rosas durem mais?

Contente
  1. Preparação de buquê
  2. A escolha do vaso e a quantidade de água
  3. O uso de remédios populares
  4. Cuidado diário
  5. Dicas úteis

Um bouquet de rosas frescas impressiona pela sua beleza, mas ao mesmo tempo provoca sentimentos contraditórios, uma vez que a estética destas flores é passageira. No entanto, existem oportunidades para prolongar a vida deste esplendor tanto quanto possível. É importante saber exatamente o que fazer para manter as rosas no vaso por mais tempo. Floristas e floristas experientes conseguem manter as flores por 2 a 3 semanas e em condições favoráveis ​​- até um mês. A propósito, rosas claras (rosa e brancas) ficam em vasos mais longos do que as escuras.

Preparação de buquê

Inicialmente, é importante destacar que a preparação do bouquet começa na fase de sua seleção. Naturalmente, quem tem seu próprio jardim de rosas não precisa se preocupar com o frescor das flores. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que as variedades arbustivas e encaracoladas em vasos não ficam em casa por muito tempo. Paralelamente, ao cortar rosas, certas regras devem ser seguidas.

Em primeiro lugar, vale a pena ter uma abordagem responsável na escolha dos espécimes, em que não só os botões, mas também as folhas e os caules devem ser inteiros, saudáveis ​​e fortes.

Na altura da poda é importante ter em consideração os seguintes pontos chave, dos quais dependerá directamente a duração da frescura do futuro bouquet.

  1. A melhor hora para o procedimento é de manhã cedo ou tempo nublado. É importante que a poda não seja feita quando estiver chovendo, ou seja, quando o teor de umidade do caule e da folhagem está no máximo.

  2. É usado um instrumento excepcionalmente afiado, devidamente afiado e desinfetado (podador ou faca). O principal é que o caule não amasse quando a flor se separa.

  3. É necessário escolher botões ainda não abertos, mas já coloridos. Se falamos de variedades de turco, elas são cortadas com as pétalas inferiores abertas, porque, do contrário, botões bastante densos, uma vez no vaso, podem não florescer.

  4. O corte deve ser feito obliquamente.

  5. Não mais do que três hastes são retiradas de um arbusto.

Na hora de comprar flores e buquês, é importante abordar sua escolha com a máxima atenção. Aqui está o que você precisa prestar atenção primeiro.

  • Certifique-se de ter uma camisa chamada. É assim que as pétalas que circundam o botão são chamadas entre os floricultores. Eles podem ser esverdeados ou ligeiramente mais escuros do que a própria flor. Devido ao fato de que tais elementos dificilmente podem ser chamados de bonitos, às vezes os floristas os removem. Nesses casos, as pétalas da rosa geralmente se desintegram muito mais rápido, pois ela perde sua base (moldura). Acontece que é necessária a presença de uma camisa.

  • Se as flores estiverem na água, aperte suavemente a junção do caule e do botão. É importante que seja suficientemente denso e elástico. Se esta zona for mole, significa que a rosa está na água há algum tempo.

  • Estude a forma do botão cuidadosamente. Vale a pena escolher flores que não tenham florescido mais do que dois terços. Se for revelado mais, então é improvável que fique em casa por muito tempo. Mas um botão excessivamente fechado é uma indicação de que a rosa foi cortada muito cedo e, provavelmente, não teve tempo de acumular nutrientes.

Estas regras mais simples irão ajudá-lo a escolher corretamente um bouquet de rosas, que depois ficará mais tempo no vaso, deliciando a todos com a sua beleza. Mas a preparação para a vida em casa não termina com a escolha certa das flores.

Vale a pena esclarecer imediatamente que não serão necessários muito tempo e esforço para isso.

A primeira coisa a fazer é aparar cada rosa corretamente. É importante lembrar que esta operação é realizada imediatamente antes de as flores serem enviadas para um vaso com água devidamente preparada. Caso contrário, o corte terá tempo de secar, o que impedirá que as rosas se mantenham frescas por muito tempo.

É desejável cortar as pontas dos caules obliquamente. A propósito, alguns floristas e floristas experientes recomendam dividir o caule em 2 ou 4 partes após a poda. Essa técnica ajudará a aumentar significativamente a superfície de absorção de umidade e, portanto, a secagem das flores ficará mais lenta.

Como na situação com rosas autocortantes de arbustos, é importante prestar atenção à ferramenta utilizada.

A deformação das hastes ao realizar o procedimento descrito é inaceitável, pois acarretará em rápida murcha, mesmo com o cumprimento estrito de todas as demais normas de cuidados. Entre outras coisas, certifique-se de que as pernas da flor cortada não encostam no fundo do vaso. É melhor não tirar a camisa das rosas.

A escolha do vaso e a quantidade de água

O próximo ponto importante é a seleção correta da embarcação. Deve ser lembrado que um vaso para rosas não deve ser apenas estético, mas também atender a certos padrões. Na prática, fazer a escolha certa não é tão fácil quanto pode parecer.

Em primeiro lugar, é recomendável decidir sobre o material do vaso. Basicamente, estamos falando mais sobre o fato de que a melhor opção seria um vaso opaco. Isso se deve ao fato de que os microrganismos se multiplicam muito mais lentamente no escuro, portanto, o apodrecimento não ocorre de forma tão intensa. A escolha por um material opaco será racional do ponto de vista estético.

É improvável que a beleza dos botões fique melhor perto das hastes e da água lamacenta dentro do vaso.

Uma exceção serão os produtos feitos de cristal natural. Graças às suas características únicas, complementam o arranjo floral. Por outro lado, tais recipientes não estão isentos das desvantagens acima mencionadas do vidro transparente.

Depois de selecionar o vaso correto, você precisa decidir a quantidade de água. Na maioria das vezes, os recipientes são preenchidos com um líquido previamente preparado em dois terços de seu volume. Mas é importante verificar que as folhas inferiores das flores não vão para a água, pois neste caso começarão a apodrecer muito rapidamente. Tal processo causará o aparecimento de um odor característico desagradável e, ao mesmo tempo, acelerará o processo de desbotamento das flores.

Se necessário, essas chapas devem ser removidas.

O volume do próprio recipiente e do líquido é determinado diretamente pelo número de flores (tamanhos) do buquê, e a dependência, neste caso, é a seguinte:

  • de 5 a 15 rosas - de 1 a 1,2 litros serão suficientes;

  • de 20 a 40 unidades - serão necessários de 1,5 a 2 litros;

  • para buquês verdadeiramente chiques com mais de 40 flores, você precisará de pelo menos 2,5 litros.

O uso de remédios populares

Inicialmente, é importante destacar que a grande maioria das substâncias utilizadas como aditivos atuam na desinfecção da água. Esses fundos destroem a microflora, para cuja reprodução um ambiente úmido é mais favorável. Com base nisso, é necessário manter constantemente a qualidade da água necessária para a preservação a longo prazo do frescor das rosas.

Hoje, em lojas especializadas, bem como em recursos online relevantes, você pode adquirir os medicamentos necessários.

Ao mesmo tempo, muitos floristas e floristas costumam usar remédios populares que há muito se provaram seguros para as flores e eficazes no contexto da purificação da água e do prolongamento da vida das rosas. É o que é necessário para que o bouquet dure o máximo possível, mantendo a sua estética e aroma.

  • Adicione amônia na proporção de 1 colher de chá. por litro de água.

  • Jogue alguns cristais de permanganato de potássio na água.

  • Dissolva alguns comprimidos de carvão ativado em água.

  • Use ácido cítrico (meia colher de chá é suficiente para cada litro de água).

  • Adicione sal comum (1 colher de chá por 1 litro), que limpa muito bem a água do vaso.

  • Adicione o vinagre (1 colher de sopa por litro).

  • Adicionar ácido acetilsalicílico. Neste caso, um comprimido é suficiente por litro de água filtrada.

  • Use ácido bórico, cujo consumo é de 200 ml por 1 litro.

  • Use o produto de clareamento famoso e mais acessível "Whiteness". Por mais estranho que possa parecer, as rosas adoram esse alvejante. Apenas algumas gotas serão suficientes em um grande vaso de flores.

  • Adicione partes iguais de água sanitária, suco de limão e açúcar à água.

  • Coloque qualquer produto de cobre (por exemplo, uma moeda) ou apenas um pedaço de metal no fundo do recipiente. As moléculas de cobre oxidam ativamente a água, aumentando significativamente a vida das flores em um vaso. Um pedaço de açúcar refinado ajudará a aumentar o efeito.

  • Coloque prata em um vaso, que atuará da mesma forma que o cobre.

  • Adicione uma solução de refrigerante de baixa concentração (uma colher de chá para cada 1,5 litros de água).

  • Dissolva um sachê de estreptocida (um medicamento antibacteriano de venda livre) em 3 litros de líquido.

Em situações em que não é possível reanimar um buquê desbotado usando os métodos listados, você pode tentar recorrer a métodos extremos, mas, como mostra a prática, métodos eficazes. O procedimento é simples.

  1. Atualize as fatias.

  2. Coloque as rosas em água quente.

  3. Cubra as flores com plástico.

  4. Após 5 minutos, mude a água quente para água normal.

  5. Adicione 2 comprimidos de aspirina. Uma alternativa neste caso pode ser um detergente de loiça.

Se a sala onde o buquê está localizado estiver muito quente e as rosas começarem a secar ativamente, você deve tentar colocá-las na geladeira.

Este procedimento leva várias horas.

É importante embrulhar primeiro as hastes com um pano úmido, e por cima - com um saco ou filme plástico.

Cuidado diário

Na prática, não basta preparar bem as flores para o armazenamento em casa, escolher um vaso adequado e criar condições externas. É igualmente importante cuidar adequadamente de suas rosas todos os dias. É importante ressaltar que todas as ações são simples, não requerem um grande dispêndio de tempo, mas ao mesmo tempo são obrigatórias. Como regra, todas as operações não levarão mais do que 5-10 minutos diários. Por outro lado, com a abordagem certa, será possível por uma semana ou até mais estender a vida de um buquê ou de uma cesta de rosas cortadas.

Mudança de fluido

Naturalmente, a água é a força vital das rosas cortadas. É por isso que a maior atenção deve ser dada ao seu estado e qualidade. É altamente recomendável repor completamente o líquido do vaso pelo menos uma vez a cada 2 dias.

Mas se a sala estiver muito quente, um procedimento semelhante deve ser feito diariamente. Nem é preciso dizer que só é permitida água doce.

Também é importante lembrar sobre sua preparação, cujos pontos-chave são:

  • desinfecção;

  • adicionar curativos;

  • temperatura.

Uma parte integrante do processo de reposição de fluido deve ser a lavagem completa das áreas das hastes que estão na água. Para isso, utiliza-se água corrente em jato fino e uma esponja macia, com o auxílio da qual é retirado todo o muco das pernas. Essas manipulações simples permitirão que a água no vaso permaneça fresca por mais tempo.

Atualização de fatia

Foi comprovado por muitos anos de prática de floristas e floristas experientes que esta técnica simples permite refrescar rosas com eficácia e mantê-las em casa em um vaso por muito mais tempo. É importante notar que na área da lesão, o verde do caule morre rapidamente e aparece a podridão. Em tais condições, a umidade é previsível e todos os aditivos usados ​​não serão capazes de entrar e absorver normalmente.

Por outro lado, as flores cortadas não precisam de ser mexidas mais uma vez - assim ficarão mais tempo e o risco de danificar o botão diminuirá.Ao mesmo tempo, como você terá que trocar regularmente a água do vaso, não se esqueça de atualizar o corte. Essa abordagem dará às rosas mais alguns dias. É importante lembrar que basta cortar cerca de 1 a 2 cm de uma só vez, usando uma ferramenta afiada e sempre limpa.

Irrigação

É muito mais difícil manter as flores e, claro, as rosas frescas em altas temperaturas e em condições de baixa umidade, quando secam muito mais rápido. Como mostra a prática, em tais situações, as tentativas de adicionar vários medicamentos à água e até mesmo banhos noturnos frios não resolvem totalmente o problema. É importante lembrar que uma flor cortada morre inevitavelmente e, portanto, perde sua capacidade de absorver totalmente a umidade necessária para preservar sua aparência.

A pulverização é a única maneira mais eficaz de retardar a secagem das rosas tanto quanto possível em casa.

Para isso, utiliza-se a pistola pulverizadora mais comum. Se você umedecer suavemente as folhas pelo menos 1 a 2 vezes ao dia, poderá estender a vida útil do buquê por vários dias. Considerando que tal procedimento requer não mais do que 2-3 minutos, isso pode ser considerado um bom resultado.

No entanto, uma nuance muito importante deve ser levada em consideração. Apenas as placas de folha são irrigadas de um borrifador. A umidade nos botões é altamente indesejável. Se a água se acumular dentro da flor, ela começará a apodrecer rapidamente e, em vez de estética, um odor desagradável aparecerá no ambiente.

Dicas úteis

Vale a pena focar no tópico do uso de vodka, para que os buquês de rosa mantenham seu frescor por mais tempo possível em casa, inclusive em climas quentes. Esta receita popular tem tanto defensores quanto adversários ardentes. Previsivelmente, os primeiros provam em muitas fontes, incluindo fóruns temáticos e sites especializados, propriedades quase milagrosas desta famosa bebida forte. Eles afirmam que seu uso pode literalmente reviver flores murchas e prolongar seu frescor por muito tempo.

Porém, é importante levar em consideração que a composição da vodka contém muito mais substâncias do que o mesmo álcool salicílico.

É importante que esses elementos químicos possam ter um efeito extremamente negativo até mesmo nas flores cortadas, incluindo as rosas do mato. E com grande concentração, resultará não tanto para salvá-los, mas para envenená-los literalmente. Além disso, os oponentes do uso da vodka se concentram em seu cheiro específico e forte o suficiente para muitas pessoas, que inevitavelmente se espalhará por toda a casa e qualquer outro cômodo.

Para que as rosas durem melhor e por mais tempo, mesmo no calor, as seguintes regras e recomendações básicas devem ser levadas em consideração.

  • As flores cultivadas no território da Rússia, via de regra, têm hastes finas em comparação com as holandesas. No entanto, ao mesmo tempo, costumam durar mais, mantendo sua aparência e sabor.

  • Não é altamente recomendável colocar rosas em buquês, vasos, cestas sob os raios ultravioleta diretos. E também vizinhos extremamente indesejáveis ​​estarão trabalhando dispositivos de aquecimento e uma TV.

  • As flores devem ser protegidas de correntes de ar.

  • Rosas podem ser enviadas para "passar a noite" em uma banheira cheia de água fria. Isso irá garantir que a umidade suficiente seja mantida. Mas aqui é importante ter certeza de que os botões não estão em contato com o líquido e acima de sua superfície.

  • É melhor atualizar a fatia com a maior freqüência possível.

  • Os vasos opacos são mais adequados porque os microrganismos se multiplicam menos intensamente no escuro.

  • É importante lembrar que a rosa é egoísta e não quer dividir um vaso com outras flores.

  • É melhor manusear o recipiente do buquê com uma solução de refrigerante.

  • As variedades de rosas são individuais, por isso é recomendável selecionar o seu próprio vaso para cada uma delas.

  • É necessário monitorar constantemente a condição dos botões.Se um deles mostra sinais mesmo insignificantes de apodrecimento à primeira vista, deve ser imediatamente separado pelo menos. Caso contrário, todo o buquê ficará maravilhado muito rapidamente.

  • No tempo frio, buquês e cestas não podem ser trazidos diretamente da rua para uma sala aquecida. Mudanças repentinas de temperatura podem encurtar significativamente a vida útil das flores cortadas. Para evitar tais consequências, eles devem ser colocados em água fria por um tempo.

Não é segredo que as condições externas são um dos fatores-chave que afetam o quanto um buquê de rosas manterá seu frescor. E estamos falando principalmente sobre a temperatura de armazenamento. No calor, o processo de evaporação da umidade vital é significativamente acelerado. No entanto, é importante lembrar que a exposição prolongada ao frio pode ser fatal. A geada e as correntes de ar também provocam o murchamento das flores.

Entre outras coisas, vale a pena prestar atenção ao bairro das rosas. Assim, por exemplo, os cultivadores de flores experientes recomendam enfaticamente não colocar buquês perto de vasos de frutas. Isso se refere ao fato de algumas frutas serem capazes de liberar etileno, também chamado de hormônio do envelhecimento. Está provado na prática que, devido ao seu efeito, as flores secam muito mais rápido.

Em princípio, não é tão difícil criar condições favoráveis ​​para a longa vida das rosas cortadas em casa. É importante ter informações relevantes sobre as características das próprias flores e seu conteúdo. Um ponto igualmente importante é o cumprimento das recomendações de especialistas e floristas experientes. Como resultado, acabará por prolongar o período durante o qual as rosas se deliciarão com a sua beleza, pelo menos durante uma semana, e este será um bom resultado de todos os esforços desenvolvidos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário