O que fazer se o caule de uma rosa ficar preto?

Contente
  1. Sinais da doença
  2. Razões para derrota
  3. Medidas de controle
  4. Métodos de prevenção

As rosas são a principal decoração do jardim para muitos veranistas, o que é perfeitamente compreensível: esta flor é muito bonita e sempre agradável aos olhos. No entanto, os jardineiros frequentemente enfrentam problemas como o escurecimento de um arbusto: manchas pretas ou placas se formam nele. Este fenômeno não é um bom presságio para as rosas. É preciso lutar com ele, senão o risco de morte do mato aumentará. Sobre por que a rosa fica preta e o que fazer a respeito, nós contaremos neste artigo.

Sinais da doença

Muitas vezes você pode notar que o caule, botão ou folhagem de um jardim ou rosa ambiente fica preto. Muitas vezes, isso é causado por câncer bacteriano ou queimadura de fogo. O primeiro sinal dessa doença são manchas acastanhadas que afetam o caule. Gradualmente, os tecidos vegetais nesta área começam a morrer, o que acaba resultando em úlceras profundas com uma tonalidade marrom escura. As hastes afetadas começam a secar com o tempo. No entanto, às vezes o escurecimento é causado por podridão cinzenta... Via de regra, nessa doença, próximo ao botão e mesmo no meio, nota-se uma substância mucosa de cor preta, assim como o escurecimento das pétalas.

Muitas vezes, a causa das manchas pretas é e mancha negratambém conhecida como marsonina. Via de regra, essa doença é ativada no meio do verão, quando o calor se instala, acompanhado de fortes chuvas. A ocorrência da doença é evidenciada por pontinhos claros de formato arredondado - é neles que, no futuro, surgem esporos pretos de fungos, que aumentam de tamanho. As folhas afetadas adquirem uma tonalidade acastanhada, começam a enrolar e a cair.

Com a mesma frequência, uma rosa crescendo na rua ou em casa em um vaso afeta oídio... Os sinais desta doença (placa acinzentada) podem ser vistos inicialmente no caule e, a seguir, nas flores que se deformam e, posteriormente, não se abrem. Com essa doença, as pétalas externas afetadas começam a escurecer, enrolar e cair. Vários vírus e fungos, dos quais existem mais de uma dúzia, costumam ser a causa do escurecimento.

Via de regra, precipitam brotos, caules e folhas jovens, contornando os próprios botões, que é sua característica distintiva.

Razões para derrota

Há muitas razões pelas quais uma roseira pode ser afetada e, como resultado, ela começa a ficar preta.

  • Um deles é o espessamento excessivo das plantações. Isso interfere na circulação total das massas de ar, o que cria as condições ideais para a ativação e posterior desenvolvimento de vários tipos de doenças.
  • A doença também pode ocorrer com cuidados inadequados, em particular com um regime de irrigação incorreto. Devido à abundância ou, ao contrário, à deficiência de umidade, muitas vezes ocorre um fungo, que é a razão do escurecimento das plantas.
  • O top dress, que, na opinião de alguns, só beneficia a cultura, também pode vir a ser a causa dos problemas surgidos. Claro, essa opinião está errada. O excesso ou a falta de fertilizante serão igualmente prejudiciais para a roseira. Portanto, se a planta for superalimentada com nitrogênio, isso contribuirá para o desenvolvimento do oídio. O mesmo acontecerá se não houver cálcio suficiente no solo onde a roseira é cultivada.

No entanto, deve-se observar que o escurecimento da planta nem sempre está associado a uma doença fúngica ou viral.Assim, muitos veranistas se deparam com a derrota das mudas, que são utilizadas para a reprodução da roseira: essas mudas ficam pretas e consequentemente não dão raízes.

Isso ocorre, via de regra, devido ao congelamento ou ao fato de as estacas terem sido retiradas de arbustos doentes. Nesse caso, a escuridão deve ser removida do meio do caule e, em seguida, tratada com um estimulante de crescimento.

Medidas de controle

O processo de tratamento de diferentes doenças fúngicas ocorre da mesma maneira, principalmente apenas os sintomas das doenças diferem.

  • Portanto, para se livrar da doença e devolver o arbusto rosa à sua beleza anterior, primeiro você precisa eliminar todas as partes afetadas. Não se arrependa neste caso, caso contrário não conseguirá deter a doença, pelo que existe um grande risco de se alastrar pelo jardim e estragar mais plantas. Observe que é melhor arrancar completamente e eliminar arbustos fortemente afetados, uma vez que é improvável que sejam curados.
  • Todas as partes afetadas devem ser eliminadas por incineração sem falhas. Mas você não deve adicioná-los ao composto: usando esse fertilizante no futuro, você só vai espalhar o fungo por toda a área.
  • Após a retirada das áreas infectadas, as plantas devem ser tratadas com um produto industrial especial. Mas você não deve recorrer à ajuda de remédios populares: se a doença já atingiu a flor, então eles não vão ajudar. Misturas caseiras podem ser usadas para profilaxia ou como adição a um medicamento comprado, caso contrário, não terão nenhum efeito.
  • Para tratar roseiras e livrar-se de uma determinada doença, é necessário recorrer a produtos que contenham princípios ativos como famoxadona, penconazol, cimoxanil, epoxiconazol ou ciproconazol. Essas drogas incluem "Topaz", "Skor", "Profit Gold", "Healer" e "Rakurs". É necessário realizar tratamentos em intervalos de uma semana, mas não deve fazer mais do que três pulverizações por temporada.
  • Separadamente, notamos que é necessário pulverizar não só a planta em si, mas também o solo ao seu redor, já que o fungo também pode permanecer nela.

Antes de começar a usar este ou aquele medicamento, não se esqueça de ler atentamente as instruções de uso, que se encontram na embalagem.

Métodos de prevenção

Seguir rigorosamente as medidas preventivas o ajudará a prevenir muitos dos problemas que incomodam os jardineiros.

  • Vale a pena verificar as roseiras regularmente. Assim, você pode perceber a tempo a doença ou outro problema e evitar que a situação piore.
  • Não se esqueça do cuidado de qualidade que toda planta cultivada necessita. Forneça aos arbustos um abrigo de alta qualidade durante o tempo frio para evitar que congelem. Adicione água ao solo a tempo, mas não exagere: uma grande quantidade de umidade leva ao aparecimento de fungos. Certifique-se de cortar o arbusto para evitar densidade e não se esqueça da introdução de fertilizantes complexos, que contribuirão para o desenvolvimento e crescimento da roseira, além de ajudar a fortalecer sua imunidade.
  • Perto do outono, quando a temporada terminar, remova a folhagem velha da área. Parasitas ou esporos de fungos podem se esconder facilmente embaixo dele. Lá eles suportarão as geadas de inverno quase sem dor e serão ativados novamente quando as condições forem favoráveis ​​para isso.
  • Remova as ervas daninhas da área. É nelas, via de regra, que vivem insetos nocivos, que não só causam enormes prejuízos às plantações culturais, mas também muitas vezes carregam várias doenças perigosas para as plantas.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário