Cortando rosas no verão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Cronometragem
  3. Seleção e preparação de material
  4. Os caminhos
  5. As nuances dos cortes, tendo em conta a variedade

A rosa é uma das flores mais comuns e bonitas. Portanto, muitos jardineiros tendem a criá-los em sua área. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é propagando rosas por meio de estacas.

Peculiaridades

Cortar rosas no verão permite cultivar arbustos saudáveis ​​no final da temporada, que manterão todas as principais características varietais. Antes do início do frio, as plantas criam raízes, para que sobrevivam ao inverno sem problemas. Flores de qualquer tipo podem ser propagadas dessa maneira.

Deve-se notar que o enxerto só vale a pena se o tempo lá fora não estiver muito quente. É melhor fazer isso em dias nublados, quando a temperatura não sobe acima de 22-23 graus.

As mudas plantadas em terreno aberto precisarão ser cobertas durante o inverno. Isso deve ser feito em regiões frias e quentes. Você pode usar uma camada densa de serragem, folhagem seca ou galhos de abeto para abrigar flores em seu jardim. Nesse caso, as rosas conseguirão sobreviver ao primeiro inverno.

Cronometragem

Recomenda-se cortar as plantas no verão em julho. Mas os produtores preferem trabalhar com as primeiras variedades de rosas em junho, e com as tardias - em agosto. Afinal, este procedimento deve ser realizado durante a floração ou antes do seu início. Nesse momento, as plantas estão cheias de vigor. Além disso, uma pessoa já pode ver as características varietais do espécime selecionado para reprodução.

Alguns jardineiros preferem cortar as plantas de acordo com o calendário lunar. Recomenda-se fazer isso na lua crescente. Acredita-se que é nesse caso que as plantas enraízam melhor. Mas na lua cheia, você não deve trabalhar com mudas.

Seleção e preparação de material

Os caules jovens com botões em botão são mais adequados para enxertar rosas. Rebentos muito velhos ou finos se enraízam em um novo lugar, de maneira bastante precária. Para a reprodução do arbusto, vale separar a parte do broto, que fica bem na base.

O corte deve ser feito em um ângulo agudo. Da mesma forma, você precisa cortar a parte superior do corte. Seu comprimento médio deve ser de 15 centímetros. O caule preparado deve ser limpo de folhagem. Os espinhos da superfície do caule também devem ser removidos. Isso é feito para que a umidade das plantas evapore mais lentamente.

Corte os cortes com ferramentas bem afiadas. Neste caso, a haste pode ser destacada sem danificá-la. Antes do uso, as ferramentas são tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio ou álcool medicinal. Isso é feito para minimizar o risco de infectar a planta com algum tipo de doença.

É melhor colher as estacas de manhã cedo. Neste momento, as roseiras ainda estão cheias de umidade. As estacas devem ser enraizadas imediatamente após o corte. Caso contrário, eles vão secar e criar raízes muito piores.

Para acelerar o processo de enraizamento das estacas, o material cortado deve ser embebido numa solução de "Kornevin" ou em preparações semelhantes. Alternativamente, você também pode usar remédios populares. Para preparar soluções caseiras, 40-50 gotas de suco de babosa ou 2 colheres de chá de mel são diluídas em 500 ml de água pura.

Os caminhos

Depois de preparar as mudas, você pode prosseguir para a próxima etapa de trabalho. Existem vários métodos básicos de enraizamento de estacas que são usados ​​durante o verão.

Em pacotes

Este método simples de propagação de rosas leva muito pouco tempo. Em primeiro lugar, os sacos densos são preenchidos com musgo umedecido ou substrato nutritivo. Os cortes são enterrados nele. Em seguida, a bolsa é inflada e amarrada. Como tal, está suspenso em um local ensolarado.

Um efeito estufa é criado dentro da bolsa densa. Portanto, as raízes se desenvolvem muito rapidamente ali. A única desvantagem desse método de preparação de rosas para o plantio é que algumas delas podem apodrecer no processo.

Outro método de criação usando pacotes é chamado de método de Burito. Jardineiros desenvolveram esse método recentemente. O processo passo a passo de enraizar estacas parece muito simples. As partes cortadas da planta devem ser embrulhadas em papel ou jornal úmido. Normalmente os jardineiros escolhem vários espaços em branco saudáveis ​​de uma vez. Eles são cuidadosamente colocados com uma fina camada de musgo. Em seguida, as estacas preparadas são colocadas em um saco apertado. Deve ser enviado para um lugar escuro e quente.

De vez em quando, as estacas assim preparadas são verificadas e arejadas. Isso ajuda a prevenir a deterioração da raiz. Se você fizer tudo certo, as raízes aparecerão no local do corte em duas semanas. Isso acontecerá mesmo que o produtor não use estimulantes de crescimento. Depois que as raízes aparecem no lugar do corte, a futura flor pode ser plantada sob um jarro em terreno aberto.

Em batatas

Este método de enraizamento de estacas é considerado um dos mais eficazes. O jardineiro precisará de batatas de tamanho médio. A raiz das raízes deve estar completamente sã, sem sinais de podridão ou mofo. Batatas devem ser embebidas em uma solução de drogas como Stroby, Horus ou Delan. Em seguida, ele precisa ser limpo de olhos e brotos.

Fatias de cortes são imersos em um recipiente com suco de aloe por 12 horas. Qualquer estimulante de crescimento pode ser usado em seu lugar. Eles são usados ​​seguindo as instruções na embalagem. Em seguida, pequenos orifícios são feitos nos tubérculos com uma faca afiada. Uma estaca é colocada dentro de cada batata. Em seguida, seu corte superior é cuidadosamente selado com parafina.

As batatas, junto com as mudas, são colocadas em uma panela com solo nutritivo. Neste formulário, as peças são deixadas por 14-20 dias. Uma vez a cada poucos dias, as mudas são regadas com água morna. Recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de açúcar.

Este método de enraizamento é bom porque os nutrientes e amido contidos nos tubérculos estimulam o crescimento de raízes jovens. Portanto, depois de duas semanas, as plantas geralmente estão prontas para serem transplantadas para um novo local.

Alguns jardineiros fazem isso de maneira diferente e plantam batatas com mudas diretamente no campo aberto. De cima, as plantas são cobertas com potes ou garrafas plásticas. No futuro, as rosas são ventiladas de vez em quando e regadas com uma pequena quantidade de água decantada.

Em contêineres

Este método de criação é adequado para pessoas que vivem em regiões com invernos frios. Além disso, pode ser usado por quem ainda não decidiu onde exatamente quer plantar novas rosas.

Para propagar plantas usando este método, o jardineiro precisa preparar um pequeno vaso. Seu diâmetro deve estar dentro de 10 centímetros. Os orifícios de drenagem devem ser feitos no fundo do recipiente selecionado. Isso é necessário para remover o excesso de umidade.

O recipiente é preenchido com um solo especial para rosas. Em seguida, é feita uma pequena depressão no solo. Areia ou vermiculita são despejados nele. Isso é feito para evitar a podridão da raiz. Mas os fertilizantes não devem ser adicionados ao solo. As plantas maduras precisam de alimentação, mas as rosas jovens sofrem com o excesso de nutrientes.

Em seguida, a ponta do corte deve ser baixada para um recipiente com um estimulador de crescimento. Depois disso, a rosa é plantada no solo sob uma garrafa com fundo recortado. De vez em quando, os cortes podem ser ventilados simplesmente removendo a tampa do recipiente. Solo seco também precisa ser regado periodicamente.

Você pode entender que o caule foi enraizado com sucesso observando pequenas folhas verdes em seu topo. Depois disso, o abrigo pode ser removido.No futuro, a rosa em crescimento também é borrifada com água decantada de um borrifador. Eles fazem isso diariamente. Assim que a flor tiver idade suficiente, será possível plantá-la em campo aberto.

No outono, as plantas devem ser cobertas com ramos de abeto e, em seguida, com uma película ou material de cobertura. Depois disso, as rosas jovens são polvilhadas com terra. Será possível abrir os recipientes após o derretimento da neve, quando a probabilidade de retorno das geadas tiver passado. Primeiro você precisa remover a tampa protetora. O lapnik só pode ser removido após alguns dias. Isso tornará muito mais fácil para as plantas se adaptarem às novas condições.

Caules lenhosos

Este método de corte não é exatamente verão. Mas os materiais para o trabalho são adquiridos apenas no final da temporada. Nessa época, as plantas são podadas para prepará-las para o inverno. São esses caules cortados que serão usados ​​no futuro para o cultivo de rosas.

Os caules lignificados são colocados em um recipiente com areia ou musgo úmido. Dessa forma, os blanks ficam armazenados na geladeira ou adega até o final do inverno. As plantas são inspecionadas regularmente para ver se apodreceram. As mudas estragadas são jogadas fora.

Na primavera, as flores são plantadas em trincheiras ou covas preparadas com antecedência. Após o plantio das mudas, elas são regadas regularmente. As plantas geralmente criam raízes no final de junho.

Rosas de buquês

Para enxertia, é perfeitamente possível usar até rosas de buquês. Eles fazem isso não apenas no verão, mas em qualquer outra época do ano. Infelizmente, este está longe de ser o melhor método de propagação de rosas. Afinal, apenas 20-30% das estacas selecionadas criam raízes. Além disso, apenas rosas frescas são adequadas para propagação. É desejável que as flores sejam locais. Só neste caso eles poderão se adaptar na área selecionada e não morrer após a primeira geada.

Os caules das plantas selecionadas devem ser cortados em pedaços. O tamanho de cada um deles deve ser de 15 a 18 centímetros. As estacas preparadas são colocadas em um recipiente com água filtrada ou decantada. Uma pequena quantidade da solução de cinzas pode ser diluída nela.

Em tal recipiente, as flores devem permanecer até o aparecimento de pequenas raízes. A água neste momento deve ser trocada todos os dias. Depois que as raízes aparecem, as estacas podem ser plantadas em um vaso com substrato nutritivo ou em terreno aberto. Eles cuidam dessas plantas da mesma maneira que cuidam de quaisquer outras.

As nuances dos cortes, tendo em conta a variedade

No planejamento das mudas de rosas, vale considerar as peculiaridades do enraizamento das diferentes variedades dessas nobres flores.

  1. Rosas de chá híbridas. Essas plantas não enraizam muito bem. As estacas são colhidas de rebentos semilignificados. O comprimento dos espaços verdes deve ser de até 7 centímetros. As fatias são feitas oblíquas. Deve haver 2 folhas em cada corte. Sem eles, as mudas não criarão raízes. Você pode prepará-los para o plantio no solo ou substrato nutritivo de qualquer forma. No futuro, as estacas enraizadas terão o mesmo cuidado que as outras rosas.

  2. Escalada rosa. Apenas as variedades com botões pequenos são adequadas para enxertia. Além disso, as flores de cobertura do solo também podem ser propagadas dessa maneira. Essas flores são mais convenientemente propagadas pelo método de Burito. As estacas são cortadas de um grande arbusto. Eles devem ser verdes e mais longos do que o normal. As estacas preparadas são enraizadas de qualquer forma. Após o plantio em terreno aberto, eles são regados regularmente. O solo próximo às hastes verdes deve ser afrouxado. Em pouco tempo, desta forma, você pode criar uma sebe completa de rosas trepadeiras.

  3. Floribunda. Este tipo de rosa é muito difícil de propagar. De todas as estacas plantadas, apenas metade cria raízes. Portanto, ao planejar seu pouso, a quantidade de material colhido deve ser duplicada.

As estacas de verão são um método de propagação de rosas adequado tanto para iniciantes quanto para jardineiros experientes. Se você fizer tudo certo, no final da estação quente, o número de rosas em seu site pode ser aumentado várias vezes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário