O que são rosas curb e quais são as variedades mais populares?
As rosas são consideradas as flores mais bonitas, por isso podem ser encontradas em diversas opções de paisagismo para chalés de verão e casas de campo. Apesar da grande variedade de variedades, as rosas de borda são especialmente populares entre os jardineiros. Por serem diminutas e sofisticadas, essas flores complementam originalmente a paisagem do local, atuando como uma moldura inusitada.
O que é isso?
As rosas de borda são arbustos baixos e médios caracterizados por uma floração abundante e repetida. A altura dessas plantações não excede 60 cm. Como as flores parecem uma moldura pitoresca, elas são chamadas de "meio-fio"... As pétalas deste tipo de rosas têm uma base dupla. Os botões são impressionantes em uma variedade de cores. Em algumas variedades, uma flor pode combinar vários tons que mudam ao longo da estação. Por exemplo, a rosa "Masquerade" tem pétalas amarelas brilhantes que no outono adquirem uma cor carmesim.
As rosas de borda são classificadas como culturas despretensiosas no cultivo. Eles criam raízes bem após o transplante e podem suportar baixas temperaturas. Essas flores são amplamente utilizadas por designers e arquitetos no projeto de áreas suburbanas, áreas de recreação e ruas. Sua principal característica é que eles são combinados idealmente com outras culturas de floração. Estas rosas podem crescer em pequenos vasos no apartamento e no jardim. Devido à sua compactação, são perfeitas para o plantio de grandes e pequenas parcelas pessoais.
As rosas bordadas são diferentes, por isso antes de comprar é necessário estudar a descrição de uma determinada variedade para ter em conta as recomendações de plantio e cuidados. Neste caso, você receberá uma linda decoração de estar que o deixará encantado por um longo tempo.
Variedades
Hoje, o mercado de flores é representado por uma grande variedade de pequenas rosas bordadas. Além disso, cada variedade é caracterizada por suas próprias características, condições de cultivo e cores. Os residentes de verão preferem escolher as melhores variedades para o plantio, que têm recebido muitas críticas positivas, incluem várias opções.
- "Cordula". Graças a um leve aroma e a belos botões esféricos de tom laranja-avermelhado, essas rosas não deixam ninguém indiferente. A floração das plantas é observada durante todo o verão. Seus pincéis grandes e brilhantes parecem originais contra o fundo de folhas verdes escuras com um tom bronze. Na maioria das vezes, rosas vermelhas são encontradas, mas sua tonalidade pode mudar para pêssego. Os arbustos são caracterizados por baixo crescimento e ramificação. A variedade é fácil de cuidar e se propaga facilmente por estacas.
- Little White. Esta é uma rosa canadense com uma delicada cor branca. As flores de Terry têm um tamanho médio não superior a 5 cm de diâmetro. Eles se reúnem em pequenas inflorescências de cinco e dão um aroma suave. As roseiras são subdimensionadas, atingindo uma altura de 80 cm. No cultivo, é necessária a poda regular dos rebentos e a instalação de protecção contra o vento. Em jardins, flores brancas como a neve estão em boa harmonia com outras flores perenes.
- Clementine. Esta variedade é representada por arbustos verticalmente ramificados. A altura das plantas é de 50 cm e a cor laranja das inflorescências confere-lhes um aspecto bonito e romântico.Uma rosa do meio-fio também pode mudar sua tonalidade para um delicado damasco, dependendo do nível de iluminação do local. A principal vantagem da variedade é que tem um longo período de floração, pelo que surgem constantemente novas inflorescências nos arbustos.
- Lidia. Esta é uma das variedades de rosas em spray. A pátria da flor é a Holanda. A altura dos arbustos é pequena, raramente ultrapassando 70 cm. Os arbustos podem crescer até 60 cm de largura. Os botões das plantas têm uma tonalidade rosa pálido, podem cintilar ao sol de carmesim brilhante a rosa claro. Estas são culturas resistentes ao inverno que raramente são expostas a doenças.
- Boneca amarela. Esta é a variedade de mini rosas mais popular e exigida, caracterizada por uma aparência elegante e diminuta. O arbusto é extenso, chega a atingir 25 cm de comprimento, o período de floração da cultura é longo, por isso agrada com a formação abundante de botões brilhantes por vários meses. Pequenas flores amarelas (6-7 cm de diâmetro), reúnem-se em pequenas inflorescências de 4 peças e criam um aroma adocicado com notas frutadas. A variedade pode ser cultivada tanto em vasos como no jardim, decorando as orlas.
- Bebê doce. A rosa em miniatura tem um tom incomum de limão, transformando-se suavemente em vermelho brilhante ou rosa claro. A altura dos plantios chega a 40 cm, não crescem muito, o que economiza espaço no local. As flores toleram bem o inverno e florescem constantemente no verão. Até 15 flores pequenas podem ser coletadas em uma inflorescência. Esta variedade é recomendada para ser plantada em conjunto com outras plantas de meio-fio.
Aterrissagem
O cultivo de rosas no meio-fio é um processo simples. Porém, para obter um bom resultado, os moradores do verão precisam conhecer algumas características do plantio e do cuidado. Normalmente, estas mini-flores são plantadas no jardim, tendo previamente selecionado uma área protegida por um abrigo do vento e iluminada pelo sol. Fortes rajadas de vento retiram umidade do solo, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento da planta. A falta de luz também afetará a cultura de maneira negativa. As rosas que crescem em vasos caseiros também devem receber nutrição adequada.
Não é recomendável fazer plantações de rosas em áreas onde anteriormente eram cultivadas culturas da família Rosaceae, pois a terra "cansa" e se esgota. Além disso, doenças fúngicas e pragas podem permanecer após os plantios anteriores. As rosas curb não são extravagantes para a composição do solo, eles se sentem bem em qualquer tipo de solo. As únicas exceções são as áreas densas, secas e pantanosas. Antes do plantio das mudas, o solo deve ser melhorado, misturando-o com compostos orgânicos e drenagem.
O plantio e o replantio devem ser realizados no início da primavera, após o aquecimento total do solo. Isso proporcionará aos arbustos um rápido desenvolvimento e fortalecimento dos rizomas para o inverno. Após o transplante das mudas para um novo local, pela primeira vez elas precisam ser protegidas das geadas noturnas, cobertas. O tamanho da cova de plantio não deve ser maior que o diâmetro das raízes, que são suavemente esticadas e aprofundadas no solo em 3-5 cm. Deve-se manter uma distância de cerca de 30 cm entre as plantações. As plantas plantadas são regadas em abundância .
Crescente
Cuidar das rosas do meio-fio não é particularmente difícil, por isso mesmo os residentes de verão novatos podem lidar com isso. Para que a rosa agradeça ao jardineiro pela floração exuberante e crescimento saudável, ela deve ser regada periodicamente, cortar os brotos e alimentar as raízes com minerais. As áreas onde as flores crescem não devem ser muito úmidas ou secas. A rega deve ser feita à noite, com água previamente decantada e aquecida. Você não pode usar a irrigação da parte aérea das flores, você pode regar apenas na raiz.
Cuidar de flores decorativas também permite uma alimentação oportuna, que deve ser realizada 2 a 3 vezes por temporada.Como fertilizantes, é permitido o uso de misturas destinadas especificamente para flores decorativas, "Kornevin". Além disso, pode-se usar matéria orgânica na forma de esterco de cavalo, mas é preciso ter muito cuidado com ela para evitar a queima dos rizomas.
O cultivo dessas rosas não está completo sem a poda. Ao mesmo tempo, essas safras devem ser capazes de produzir corretamente. O procedimento é a limpeza dos arbustos de brotos secos e doentes, durante o qual se forma uma bela e cuidada parte do solo. A área cortada do broto pode ser afetada por doenças virais e podridão. Para evitar isso, você deve sempre usar apenas ferramentas de jardim limpas. A poda deve ser feita durante todo o verão.
Se você cuidar bem das plantas, elas se transformarão em lindos arbustos no outono. Eles podem ser propagados por estacas e mudas.
Como abrigá-los para o inverno?
Muitas variedades de rosas bordadas são resistentes à geada e proporcionam um bom inverno, mas, apesar disso, precisam ser isoladas no outono. A preparação começa com a remoção da folhagem seca e rebentos, após o que é preparado um abrigo protetor. Isso geralmente é feito com o aparecimento das primeiras geadas noturnas. A planta não tem mais de 20 cm de altura e ramos de pinheiro ou abeto são dispostos em volta da circunferência. Eles são pressionados firmemente ao solo e adicionalmente cobertos com ramos de abeto ou folhagem seca. Você também pode fazer uma moldura protetora de material de cobertura e filme.
Doenças possíveis
Como quaisquer outras flores, as rosas bordadas às vezes estão sujeitas a ataques de doenças e pragas. Para evitar o aparecimento de insetos, é recomendável plantar flores ao lado de cebolas, sálvia e malmequeres. Graças a isso, ácaros, pulgões, moscas-serras e lagartas nunca aparecerão neles. Além disso, é necessário realizar periodicamente o tratamento preventivo dos arbustos com infusões de alho, cebola e calêndula. Em caso de aparecimento de massa de pragas, agentes químicos como "Aktara", "Sunmight", "BI-58" devem ser usados.
Quanto às doenças, as rosas em miniatura são mais frequentemente suscetíveis à mancha preta, oídio, alteriose e ferrugem. Proteger a cultura das doenças acima mencionadas ajudará no seu tratamento com uma solução de sulfato de cobre, nitrofenol e DNOC, que é feito antes dos arbustos serem abrigados para o inverno, e depois de abertos. A rega moderada também ajudará a evitar muitas doenças fúngicas.
Se a cultura ainda estiver doente, os especialistas recomendam o processamento com mistura de bordeaux, base e oxicloreto de cobre. As áreas afetadas da planta são cortadas e queimadas.
Exemplos em paisagismo
As mini-rosas bordadas se encaixam perfeitamente no projeto paisagístico de qualquer terreno pessoal. Devido ao seu tamanho compacto, cores vivas e sofisticação, combinam-se perfeitamente com várias plantas de jardim. Essas cores podem ser usadas para decorar bordas de várias formas e desenhos. As composições de roseiras plantadas perto de escadas, caminhos, áreas de recreação e "riachos secos" são lindas. Para obter um efeito interessante, as rosas devem ser combinadas com outras flores vibrantes e perenes herbáceas. As combinações de rosas com bérberis anãs, espirea japonesa e arbustos de mirtilo ajudam a enfatizar a beleza das flores.
Ao decorar um terreno, é importante considerar que as rosas vermelhas não devem ser colocadas ao lado de flores laranja, roxas e rosa. Se uma borda de flor for instalada ao longo do caminho do jardim, ela pode ser preenchida com combinações de branco com azul, vermelho com lilás, amarelo com roxo. É melhor usar flores da mesma variedade para o design. Essas composições podem ser feitas na horizontal ou colocadas em canteiros de flores forrados com pedra natural. Na primavera, plantar flocos de neve, cascas e muscari ajudará a diluir as cores suculentas.
Se muitos arbustos forem plantados no terreno pessoal, eles podem ser complementados com canteiros de rosas. Eles parecerão ganha-ganha contra o pano de fundo de abeto, thuja, cotoneaster e magnólia. Para evitar projetos desajeitados, arbustos e plantas devem ser colocados a uma distância de 1 metro. As cercas do pátio parecem ótimas, perto das quais estão plantadas roseiras e lilases, chubushnik, acácia amarela. Essa combinação da paleta dá ao site uma aparência incomum.
Para chalés de verão espaçosos equipados com área de estar, meios-fios unilaterais e laterais são uma excelente solução. Ao mesmo tempo, as rosas podem ser combinadas com outras variedades, selecionando corretamente a altura dos caules, o tamanho dos botões e a tonalidade. As mais populares são as calçadas com 80 cm de altura, dispostas em duas fileiras, usando rosas brancas, amarelas, rosa e roxas.
Para informações sobre como plantar rosas de bordadura, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.