Por que uma rosa tem folhas claras e como consertar?

Contente
  1. Doenças e a luta contra elas
  2. Erros de cuidado
  3. Outras razões

Muitos jardineiros cultivam rosas em seus terrenos. Esta vegetação pode embelezar quase qualquer paisagem. Mas às vezes as folhas das rosas do jardim começam a murchar. Hoje vamos falar sobre por que isso acontece e o que fazer a respeito.

Doenças e a luta contra elas

Freqüentemente, as folhas das rosas ficam pálidas devido a várias doenças.

  • Oídio. Na maioria das vezes, essa doença aparece devido ao uso muito frequente de fertilizantes que contêm nitrogênio. O oídio também pode ocorrer devido a rega excessiva, clima muito quente e úmido no verão. Muitas vezes aparece nas plantas que são plantadas em áreas mal iluminadas. Quando infectadas, as lâminas das folhas começam a murchar, forma-se uma flor esbranquiçada na superfície, que se espalha muito rapidamente pela planta. Com o tempo, a folhagem começa a enrolar e cair. Gradualmente, a flor de luz pulverulenta começará a adquirir uma cor vermelho-amarronzada.
  • Clorose... Esta doença se desenvolve devido à falta de ferro. Afeta folhagens excepcionalmente jovens. A folhagem fica pálida, depois fica branca e cai.
  • Podridão cinzenta. Esta doença fúngica é muito semelhante ao oídio. Com o tempo, uma fina camada de tonalidade cinza se forma nas folhas, a folhagem apodrece e cai. Na maioria das vezes, a podridão cinzenta se desenvolve devido à umidade excessiva. Se as plantas forem plantadas muito próximas umas das outras, a infecção se espalhará o mais rápido possível.

Somente o tratamento oportuno restaurará a rosa do jardim. Se a infecção for forte, é melhor usar imediatamente produtos químicos prontos. A melhor opção seria fungicidas ("Fundazol", "Falcon"). A solução medicamentosa é preparada estritamente de acordo com as instruções. A composição acabada é pulverizada três vezes com um intervalo de dez dias. Algumas semanas após o último tratamento de rosas, especial fungicidas biológicos ("Fitosporin-M"). Lembre-se de que tais formulações podem ter um bom efeito somente quando usadas em climas quentes (a temperatura não é inferior a +15 graus). Também é permitido o uso de preparações que contenham cobre. Isso inclui o líquido HOM, Abiga-Peak e Bordeaux.

Lembre-se de que um tratamento único não matará o fungo prejudicial, portanto, após um curto período de tempo, a planta começará a doer novamente.

Se a doença apenas começou a se desenvolver nos arbustos, remédios populares podem ser usados.

  • Argamassa com freixo e verbasco... Para isso, um balde de água é levado, 1 kg de verbasco é criado nele. 200 gramas de cinzas de madeira também são adicionadas lá. Neste formulário, todos são encaminhados para um local aquecido para fazer a infusão por uma semana. Em seguida, a composição acabada deve ser filtrada. Às vezes é usado como medida preventiva. Neste caso, a solução não precisa ser diluída adicionalmente com água antes do uso. Se você planeja usá-lo durante o período de crescimento ativo, então ele é diluído em água na proporção de 1: 10. O tratamento é feito por pulverização.
  • Uma solução com bicarbonato de sódio e sabão... Tome 4 litros de água ligeiramente aquecida. 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 0,5 colher de chá de sabão em pó são adicionadas a ele (é pré-triturado). Todos os componentes são completamente misturados. Com a composição finalizada, várias pulverizações são realizadas com um intervalo de 10-12 dias.
  • Permanganato de potássio... Neste caso, 3 gramas de pó rosa são diluídos em um balde de água. A pulverização também é realizada com a composição acabada. É permitido apenas regar os arbustos. Se necessário, repita o procedimento após alguns dias.
  • Tintura de alho. Moa previamente 300-350 gramas de alho. Depois disso, a massa de alho resultante é despejada em um balde de água. Neste formulário, todos são enviados para fazer a infusão por um dia. Em seguida, a composição deve ser filtrada. Eles são pulverizados com arbustos danificados. Repita o procedimento se necessário.
  • Tintura de cavalinha. Um quilo de uma erva tão útil é esmagado. Em seguida, é derramado desta forma com 10 litros de água. A composição deve ser infundida durante o dia. Depois disso, é fervido por cerca de 1 hora. O caldo é resfriado e filtrado. Imediatamente antes do uso, é diluído em água na proporção de 1: 5.

Em qualquer caso, o processamento de uma rosa de jardim deve ser realizado apenas em tempo seco e nublado ou claro. Isso maximizará a eficácia do produto usado. Se choveu após o procedimento, o tratamento deverá ser repetido.

Erros de cuidado

As folhas muitas vezes ficam muito claras devido a cuidados inadequados... As lâminas das folhas muitas vezes tornam-se de cor verde claro. devido ao regime de rega impróprio. As rosas adoram muito líquido. Um arbusto adulto deve ter pelo menos um balde de água. Não se esqueça de afrouxar a área ao redor das plantas após cada procedimento, isso proporcionará uma boa aeração.... Às vezes as folhas ficam pálidas pelo fato de a vegetação ter sido plantada no lugar errado. Lembre-se de que não é recomendável plantar uma rosa de jardim em áreas próximas ao lençol freático.

Além disso, a rosa pode ficar pálida devido ao uso impróprio de fertilizantes. Na maioria das vezes, as folhas claras indicam que a vegetação é severamente carente de componentes minerais... Depois de um curto período de tempo, a folhagem também começa a enrolar, secar, as veias vão adquirir várias cores incomuns. Na maioria das vezes, uma rosa pálida carece de nitrogênio. Mas lembre-se de que muito disso levará ao aparecimento de podridão cinza na planta.

Freqüentemente, as folhas de uma rosa trepadeira ficam mais brilhantes. Isso geralmente acontece por falta de nutrição, bem como por infecção por clorose, oídio ou ferrugem... Nesse caso, é utilizada uma suspensão de enxofre coloidal. Você também pode borrifar a planta danificada com uma solução de carbonato de sódio e sabão em pó. Em seguida, aplica-se a fertilização mineral.

Outras razões

Freqüentemente, as folhas ficam verdes claras devido à exposição a insetos nocivos. Dentre eles, vale destacar ácaro-aranha. Este parasita deixa secreções especiais na folhagem, devido às quais começa a ser coberto por uma flor pálida e depois morre. Para se livrar dos ácaros, você pode usar acaricidas (por exemplo, Fitoverm). Eles lavam cuidadosamente todas as lâminas das folhas em arbustos danificados.

Pulgão verde também pode causar o desbotamento da rosa. Este parasita suga rapidamente todos os sucos da planta jovem. Gradualmente, a folhagem começará a se deformar, enrolar e cair. Pulgões também podem infectar caules e flores. Para se livrar de um inseto tão prejudicial, é melhor usar uma solução de sabão simples. Nesse caso, todo o arbusto é tratado de uma vez. Se houver muitas pragas nos arbustos, recomenda-se a aplicação imediata de inseticidas.

Rosas podem bater e cigarrinha... O parasita se alimenta da folhagem suculenta da planta. As folhas da flor primeiro ficam pálidas, depois ficam amarelas e caem. É muito difícil lidar com essas pragas, portanto, jardineiros experientes são aconselhados a tomar medidas preventivas para prevenir o seu aparecimento.

Como profilaxia, são utilizados tratamentos com diversos inseticidas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário