Por que uma flor branca apareceu nas folhas da rosa e o que fazer?

Contente
  1. Tratamento de doenças
  2. Controle de pragas
  3. Medidas de prevenção

Doenças e pragas afetam rosas de qualquer variedade - trepadeira, chá híbrido, remontante e quaisquer outras. E não importa se eles crescem dentro de um vaso ou na rua. Por que razão esta ou aquela doença pode surgir, como tratá-la e o que fazer com os insetos nocivos, nós lhe diremos em nosso artigo.

Tratamento de doenças

Oídio

O oídio é uma das doenças fúngicas mais comuns e perigosas dos arbustos de rosa., devido ao qual uma flor branca se forma nas folhas, caules, botões, espinhos e rebentos jovens de uma planta de jardim. Normalmente, esta doença é ativada no final dos dias de primavera, no verão ou próximo ao outono em condições de iluminação insuficiente, plantações espessas, picos bruscos de temperatura e falta de cálcio, especialmente quando se trata de trepadeiras

O fungo, que é o agente causador do oídio, é transferido de plantações doentes para ventos saudáveis, insetos, que é especialmente típico de plantas ao ar livre que crescem em terreno aberto, bem como ferramentas de jardim que não foram desinfetadas antes do uso.

O fungo hiberna em rachaduras na casca, sob a folhagem velha e, quando surgem condições favoráveis, o fungo começa a precipitar as colheitas novamente.

A placa branca formada nos locais das plantas se apaga facilmente com o dedo, por isso algumas pessoas preferem ignorar, o que não vale a pena: então é só começar a situação, porque a placa vai reaparecer na folha, vai começar a aumentar visivelmente de tamanho, capturando uma grande área da planta. Inibe o processo de fotossíntese, devido ao qual as áreas afetadas começam a desbotar, amarelecer e cair. E se novas folhas aparecem em tal planta, então elas se enrolam e parecem, como regra, feias, uma vez que não podem se desenvolver totalmente.

Se uma rosa apresentar oídio, ela pode morrer rapidamente se você não agir, e a própria doença se espalhará para os arbustos vizinhos.

Para se livrar dessa doença fúngica, é necessário eliminar todas as áreas afetadas da planta, tratá-la com líquido bordalês ou solução de oxicloreto de cobre, arrancar as folhas inferiores que tocam o solo, estabelecer um regime de ventilação quando se trata de casa de vegetação , e regar, evitando o alagamento do solo. A rosa também pode ser tratada com agentes fungicidas como Topaz, Skor e Previkur, principalmente quando se trata de casos avançados. Além disso, durante este período, será melhor abandonar a fertilização.

O próprio processo de tratamento dessa doença é muito difícil e, portanto, sua ocorrência é mais fácil de prevenir. Para isso, a planta deve ser cortada regularmente para garantir a plena circulação das massas de ar, realizar tratamentos preventivos, eliminar ervas daninhas e estabelecer um regime de irrigação.

Míldio

O míldio é em muitos aspectos semelhante ao normal. Esta doença é ativada em alta umidade e calor. Ao contrário do oídio real, o falso se manifesta de uma maneira ligeiramente diferente: a placa nesta doença é formada a partir da parte inferior da lâmina foliar, o que torna mais difícil perceber os sintomas em tempo hábil. No futuro, as folhas, que ficaram brancas por causa da placa, ficam deformadas, ficam marrons ou avermelhadas.

Você precisa tratar esta doença o mais rápido possível para ter tempo de salvar a roseira. Para fazer isso, suas áreas afetadas devem ser eliminadas por meio de queimadas, mas esse curso de ação só é adequado se a doença foi detectada nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, caso contrário, a maior parte da mata terá que ser destruída. Além disso, com esta doença, também é necessário realizar o tratamento com medicamentos com alto teor de cobre - por exemplo, Bordeaux líquido ou sulfato de cobre. O plantio deve ser pulverizado pelo menos três vezes com um intervalo de 10 dias.

Para maior segurança, o tratamento com preparações fungicidas especiais pode ser combinado com a pulverização com soluções caseiras, por exemplo, à base de mostarda, alho, cinza ou refrigerante.

Podridão cinzenta

Aparecem a podridão cinzenta, ou melhor, os fungos, agentes causadores desta doença, geralmente durante o inverno em restos vegetais. As condições favoráveis ​​para a formação dessa doença são a grande quantidade de fertilizantes nitrogenados no solo, alto índice de umidade e clima frio, além do espessamento excessivo das plantações, o que interfere na plena circulação das massas de ar.

Você pode entender que a roseira foi infectada com esta doença específica por uma série de sinais: assim, na folhagem, brotos, tronco e brotos, começa a se formar uma placa fofa de cor serosa, que é acompanhada de manchas podres acastanhadas. Com o desenvolvimento da doença, as folhas ficam amarelas.

Você pode lutar contra esta doença, especialmente se você conseguiu notar seus primeiros sintomas a tempo. Então, primeiro você precisa eliminar todas as áreas afetadas da roseira e parar de inundar a planta, pois uma quantidade abundante de umidade nesses casos só será prejudicial.

Numa fase inicial, é bem possível recorrer ao uso de remédios populares, mas em casos avançados recomenda-se a utilização de medicamentos mais fortes e eficazes, nomeadamente o "Fundazol" ou o líquido bordalês.

Controle de pragas

A causa do aparecimento de uma placa esbranquiçada, acastanhada ou serosa nas áreas de uma roseira também podem ser insetos glutões, que muitas vezes deixam para trás apenas listras ou orifícios com buracos. É preciso também combatê-los, pois os parasitas não só comem a planta, reduzindo significativamente sua imunidade e resistência a diversos tipos de doenças, mas também a infectam com fungos e vírus.

Usualmente, as pragas começam a atacar no início da estação de crescimento. Alguns deles atacam o sistema radicular da planta, enquanto outros preferem festejar na parte do solo.

Usualmente, se uma flor acastanhada apareceu nas rosas, isso indica que os tripes estão atacando a rosa. São pequenos insetos, cujo tamanho não ultrapassa 14 milímetros. São velozes, possuem asas e, via de regra, se distinguem pela coloração marrom, esverdeada, cinza ou preta quando se trata de adultos. As larvas são geralmente imperceptíveis: elas são cinza ou amarelo claro. Essa coloração das larvas causa dificuldades, pois fica muito difícil percebê-las. Caso contrário, eles não são diferentes dos adultos, exceto pela ausência de asas.

Esses parasitas infectam as plantações com doenças fúngicas e também sugam ativamente a seiva celular da planta, por isso ela começa a ficar coberta por manchas incolores, que crescem com o tempo, aumentando de tamanho, e surge a placa. Então, buracos começam a se formar nas folhas, à medida que algumas de suas partes começam a morrer, e os botões rosa morrem. É recomendado combater o parasita com produtos químicos - é assim que você pode salvar a planta. Os jardineiros recomendam especialmente Aktellik, Karbofos e Decis.

Antes de usá-los, você deve ler atentamente as instruções, que geralmente se encontram no verso da embalagem.

Outro inseto que causa o aparecimento da placa de fuligem e não só é a cochonilha, que afeta ativamente não só as ruas, mas também as plantações de interior.Este parasita se parece com um pequeno besouro de não mais de 4 milímetros de tamanho, com um corpo arredondado, alongado ou em forma de pêra, de cor acastanhada ou marrom. O aparecimento desta praga é evidenciado não apenas por uma placa pegajosa, mas também pela parada do crescimento das plantas, bem como pelo aparecimento de manchas avermelhadas em suas partes. Você pode combater esse parasita tratando com uma solução à base de sabão de alcatrão. Você também pode usar produtos químicos como Aktara ou Actellic.

Medidas de prevenção

O cumprimento das medidas preventivas ajuda a prevenir a ocorrência desta ou daquela enfermidade, ou a prevenir o seu desenvolvimento nas fases iniciais.

  • Portanto, primeiro você precisa inspecionar as roseiras continuamente. Se você encontrar sintomas da doença, as áreas afetadas precisam ser eliminadas o mais rápido possível, e o próprio arbusto e as plantas que crescem ao lado dele devem ser tratados com um fungicida especial.
  • Não se esqueça dos cuidados de alta qualidade, que incluem alimentação, rega e poda dos arbustos - tudo isso ajuda a fortalecer a planta e sua imunidade, o que lhe permite suportar com mais facilidade os ataques de doenças e parasitas.
  • No final da temporada, remova as folhas velhas, pois é sob elas que muitas vezes hibernam parasitas e fungos nocivos, que são ativados quando as condições climáticas se tornam mais favoráveis ​​para eles.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário